De olhos bem fechados (18ª parte)


Olhou bem para a foto acima? Espero que sim, porque é a foto do meu penúltimo argumento na série.

Bom, eu acho que, se estivesse dando um passeio por um lugar como esse, você certamente iria querer andar sobre uma trilha. E se fosse um local desconhecido, se fosse o seu primeiro contato com esse terreno, a trilha mais ainda exerceria uma atração muito, muito forte sobre você. Se a gente soltasse, sei lá… umas vinte pessoas dentro dessa foto apenas com a instrução de que elas saíssem por aí para um passeio de meia hora, acho que seria bem provável que todas elas procurassem, primeiro, entrar na trilha

Por vários motivos: porque uma trilha, necessariamente, tem um destino; porque, tendo sido percorrida por várias outras pessoas antes de você, é um caminho seguro por onde andar; porque, muito provavelmente, é o melhor roteiro por onde seguir, senão ela não teria sido a opção de tantas pessoas; porque é mais fácil de caminhar nela, uma vez que o terreno já foi previamente preparado por muitos outros desbravadores: agora ele está livre de entulhos, livre do capim e com um percurso bem visível. E isso tudo sem falar na pressão psicológica que você poderia sofrer caso resolvesse fazer seu passeio pelo capim, vendo o tempo todo a trilha bem ali pertinho. Seria um incômodo. Mais ainda se você ouvisse as pessoas na trilha te chamando para acompanhá-las.

A religião é uma trilha. As pessoas entram nela porque ela já está ali mesmo… prontinha para ser seguida… E, de mais a mais, outras pessoas já vêm andando nesse caminho por tanto tempo… por milênios… E, agora, gente tão próxima de você… seus avós, suas tias, seus pais, seus irmãos, seus amigos… Daí você pensa… Ups! Na verdade… daí é que você não pensa: você só entra na trilha, e segue junto com todo mundo. Porque, admita ou não, perceba ou não, isso torna as coisas bem mais fáceis.

Mas sabe que acabei achando essa metáfora incompleta — ou equivocada? Religião me parece ser mais como um rio caudaloso, no qual você já nasce inserido e é tragado pela força das suas águas, quase que obrigado a seguir seu curso por toda a vida, sem jamais conseguir chegar até à margem para se secar ao sol no capim.

Você, então, acaba aceitando esse mundo religioso em parte por você, como no caso da trilha, pela facilidade do caminho já pronto; em parte por incapacidade e inabilidade de vencer a multidão que te carrega no curso daquele rio.

E eu me permito fazer, agora, uma declaração absolutamente leviana; apenas a minha extrapolação linear de um microcosmo para um macrocosmo, seja lá o que diabos isso signifique, além de eu querer dizer apenas que estou sendo irresponsável e arrogante por querer expressar como verdade algo que eu apenas “acho” que seja verdade. Em outras palavras, estou usando o meu direito de também ter fé.

Pois bem, religiosamente falando, eu acho que uma proporção muito grande — impossível de ser calculada — de pessoas que se dizem pertencentes a essa ou àquela religião simplesmente estão ali por causa da influência do seu círculo social, e por causa da comodidade que é seguir um caminho previamente preparado.  Elas vão à missa, fazem suas orações, entram na fila da hóstia, batizam seus filhos, compram suas Bíblias… mas não creem.

Eu sei, porque já fui um desses.

Meus leitores ateus não precisam de mim nem dos meus argumentos para nada; e os crentes fanáticos não me interessam. É para esses indivíduos arrastados pela correnteza que eu dedico este blog. É a eles que eu me dirijo. É para eles que escrevo.

Com carinho, do meio do capim,

Barros.

*

<< Ler do início

Anúncios

27 Respostas

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Beth Amorim, blog deusilusao. blog deusilusao said: De olhos bem fechados (18ª parte): http://t.co/82f9cGl […]

  2. Bom dia.
    Gostei do seu argumento! É verdade.
    Também já fui um que fazia uma série de rituais religiosos porque muitos faziam isto, mas é muito importante buscarmos as razões das coisas.
    Gostaria de acrescentar algo: existem padres e pastores que falam de Deus sem nunca terem um encontro com Deus (isto é terrível), mas também existem cristãos simples, que não são comuns, que tiveram um encontro verdadeiro com Deus, além da religião, eles seguem de tal maneira a Jesus, pois já tem uma confiança própria em Deus. Eles tem esta fé, hoje, pois estas palavras de Cristo se tornaram verdade na vida deles:
    “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (João 14:21)
    Eu resolvi seguir de coração, por isto, houve uma manifestação na minha vida, na qual não existe argumento algum que seja mais forte que uma rocha eterna. Meu caro, não é à toa que a Bíblia revela que “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele”.

  3. “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama;

    Quantas pessoas você já apedrejou até hoje? Nenhuma? Nunca encontrou nenhum filho que vexasse os pais? nenhum adúltero? ninguém trabalhando no dia de sábado? ninguém adorando outro deus que não Deus? Eu duvido muito. Então você não ama a Deus, porque não guarda os seus mandamentos, que, é quase certo que você não saiba, vão em número pra lá de dez. Muito pra lá mesmo.

    E não venha me dizer que isso era “praquela época”, “praquele povo”, “não era para nós”… Aliás, pode até vir com isso sim, tendo o cuidado de colocar entre parêntesis o livro, capítulo e versículo da Bíblia em que estão essas prescrições temporais e geográficas. E no caso de você vir com a história de que o “seu pastor” disse que era assim, faça o favor de pedir a ele a referência bíblica solicitada acima, ou a justificativa dele para que Deus não tenha divulgado o que só ele aparentemente sabe sobre esse assunto.

    Porque, na Bíblia, Jesus não menciona um A sobre não mais aplicar as leis “daquele povo” e “daquela época”. Na verdade, ele diz justamente o contrário. E quando teve a chance de fazer isso, como no caso do apedrejamento de Madalena, ele não disse que o apedrejamento de adúlteros estava cancelado, revogado, extinto na nova lei de Deus (ele mesmo). Ele disse só que Madalena deveria ser apedrejada por quem estivesse sem pecados… Um lembrete sutil de que os que a acusavam não estavam cumprindo a sua própria parte e estavam, por isso, sujeitos eles próprios ao apedrejamento.

    Ou seja, sua desculpa não cola. Arranje outra.

  4. Barros
    estou começando a desconfiar que voce é um crente que escreve Deus em maiusculo, que confessou em matrix a sua duvida na crença ateia.
    Voce parece que é ateu apenas dos deuses dos outros, mas demonstra ser bem crente no seu deus.

  5. E, Vanderlei, eu estou começando a desconfiar que você também nunca apedrejou ninguém. Eu nunca encontrei nenhum cristão que realmente siga os mandamentos de Deus. Só encontro um bando de crentes covardes que fazem gato e sapato de um Deus bundão.

  6. isso só comprova o que eu disse:
    uma hora o deus dos outros é cruel e vingativo, agora é um bundão, continua sendo ateu do deus dos outros, mas diz ai como deveria ser o deus que voce acredita.

  7. Barros,
    eu concordo com você denovo que posso estar e estou infringindo a Lei de Deus em diversos aspectos pelo que está registrado na Bíblia, porém, eu creio em toda a Bíblia, logo sei que muitos dos rituais ensinados por Deus no passado eram sombra do que viria (Hb 8:4), até mesmo sobre o sábado.
    A Lei me mostra que sou devedor, mas a Graça me resgata do mal que faço e do bem que deixo de fazer (Rm 3:20-27; Gl 3:11). O exemplo que você quer encontrar, somente em Jesus Cristo, não vai encontrar em nenhuma outra pessoa.
    Eu entendo mesmo… Se eu fosse externar alguns pensamentos sobre os cristãos e o cristianismo muita coisa iria à tona, mas sabe, eu preciso de paciência e amor de verdade (que tudo crê, suporta e espera). Vão existir pedras, mas a gente precisa continuar caminhando.
    Abraços!

  8. Ah Abel você é um devedor por causa de uma cobra falante que os judeus alegam ter tentado uma mulher a menos de 6 mil anos ?

  9. E aê Vanderlei quantos gays já matou ?
    Romanos 1

    31 – néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;

    32 – os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

  10. O Vanderlei continua usando ad hominem, ou seja atacando diretamente o autor do post ou do comentário, sem provas ou argumentos válidos

  11. leonardo
    voce ta maluco ?
    Eu posso julgar pois possuo dicernimento, mas condenar a extinção é coisa de ateus, pois voce julgarm deus um carraco e o condenaram a morte.
    Continue disvirtuando, denegrindo Deus, Jesus pois eles são bons saberão entender eu sou a favor da vida eterna então matar e pregar o final da existencia humana é coisa tipica de ateus equivocados.
    tch.

  12. Leonardo, não… Sou responsável pelos meus atos. Mas a mulher que você fala é sua mãe ancestral também. O termo “Eva mitocondrial” é pertinente e mostra como a ciência pode provar coisas que pela nossa mente seriam difíceis de dar crédito, ainda q pela fé. Mas isto é outro assunto, se você desconhece pode ignorar meu comentário.

  13. Mas Vanderlei essa é uma ordem dos apóstolos de Jesus vai chama-los de ateus ?
    E Abel, Eva Mitocôndrial é isso
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Eva_mitocondrial

    “A Eva mitocondrial recebe seu nome da Eva que é relatada no livro de Gênesis da Bíblia. Isto tem levado a alguns mal entendidos entre o público geral. Um erro comum é crer que Eva foi o único ancestral feminino vivendo em seu tempo. É muito provável que muitas mulheres anteriores a Eva e também muitas pertencentes àquela época, haviam tido descendência até certo momento no passado. Entretanto, somente a Eva mitocondrial produziu uma linhagem completa de filhas mulheres até nossos tempos; pelo que é o ancestral feminino do qual provém toda a população atual.”

    E só para te lembrar levando em conta as gerações na bíblia de Adão e Eva até hoje o mundo teria por volta de 6 mil anos.
    E a Eva Mitocondrial data de pelo menos 200 mil anos.

  14. Leonardo,
    eu sei. Mas é interessante quando se faz uma associação com narrações bíblicas, ela é tratada como “mal entendido” ao invés de se tratar como uma “possibilidade”, pois tudo é possível até que se prove o contrário. Alguns tem tratado a ciência de maneira dogmática e preconceituosa. Tenta-se provar teorias como Big Bang (que exige “leis físicas desconhecidas”) e não se admite a criação como possibilidade alguma (embora o formulador do Big Bang tenha citado explicitamente “Deus” na teoria). A “geração espontânea” (surgimento da vida ao acaso) é uma “crença atéia”. No mais, a Eva mitocondrial continua existindo: uma única mulher que gerou a descendência atual. Minha e sua mãe ancestral.

  15. leo
    voce parece que continua meio doidão, ou então não estamos falando a mesma lingua, mas finalmente deu uma dentro:

    pois tudo é possível até que se prove o contrário.

    R: concordo com voce, ja que não consegue provar que Deus não existe , logo existi a possibilidade que ele exista.
    Eu pensei que voce era um teimoso, extremista radical ateu convicto na sua crença , mas vejo que voce confessou ser um ateu agnóstico possuidor de humildes incertezas, a verdade sempre acaba prevalecendo.
    obs: poupe-me por favor do onus da prova, êta argumento imoral ,batido e fraquinho.

    Srs: querer discutir sobre um personagem de eras tão remotas é pura expeculação.

    sds

  16. Abel chamamos os outros Planetas por nomes de outros deuses e até dias da semana como http://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta-feira
    Inglês Thursday Dia de Thor

    Agora vai dizer que a descrição da bíblia de menos de 8 mil anos é real ?
    Pois é isso que afirma o calendário judeu http://pt.wikipedia.org/wiki/Juda%C3%ADsmo#Calend.C3.A1rio_judaico

    E existem outros deuses certo ? Por que não afirma que eles criaram o mundo já que disse que “tudo é possível” ?

    E Vanderlei não teve resposta sobre o apóstolo e leu os comentários errados de propósito eu não disse que tudo era possível hehehe.

    Mas Vanderlei se deus existe e fala com os crentes como nenhum crente nunca provou que ele existe ?
    Já provamos por exemplo a existência de galáxias a milhões de anos luz mas é tão difícil assim provar um deus que está do seu lado agora ?
    Pois se ele fosse real os crentes não teriam fé teriam certeza hahaha.

  17. Bom dia, Leonardo. :) rs São 7:00 aqui.
    A Bíblia fala que depois da queda, houve um tempo em que a humanidade começou a invocar Deus, mas não detalha se foi com vários nomes diferentes ou da maneira deles. Isto não queria dizer que Deus atenderia a eles, por invocá-lo de qualquer maneira/por qualquer interesse. A verdade é que muitos crêem na existência de um Deus criador, mas precisam de maior conhecimento sobre Ele. O apóstolo Paulo discursou sobre isto: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez. E assim Paulo saiu do meio deles” (Atos 17:30-33)
    Veja que Paulo teve um encontro com Deus, Ele tinha certeza disto, assim como os demais apóstolos. É verdade, sim, que segundo seu julgamento, eu não tenho mais fé, mas, sim, certeza. Por isto, eu evangelizo quando posso, ou quando tenho coragem de ouvir escárnios de outras pessoas. Veja que não é fácil ser cristão hoje em dia, mas a minha certeza é inabalável, e eu não tenho desculpa alguma para me calar, pois serei julgado por Deus se assim eu fizer.

  18. Não é fácil ser cristão hoje em dia?? Não era fácil ser cristão no tempo em que eles eram lançados aos leões, isso sim.

    Faça um teste: saia pela sua cidade e selecione ao acaso umas 50 pessoas. Diga a elas: “Oi, eu sou cristão”. Algumas abrirão um sorriso pra você e algumas até poderão achar estranho, mas nada além disso. Depois escolha mais 50 pessoas ao acaso e diga a elas: “Oi, eu sou ATEU!”. Conte quantas te abrirão um sorriso.

  19. Fábio, é verdade. Eu exagerei “só um pouco”, não é mesmo? Talvez eu tenha exagerado devido às lembranças das ofensas que já recebi pela internet. Mas não me preocupo em processar ninguém, pois a justiça dos homens é falha, eu creio em outra justiça, embora não deseje o mal para quem me deseja mal, busco perdoar e esquecer. Embora eu tenha perdoado todas as ofensas q já sofri, a consequência delas continua em minha mente… é assim com o pecado… não se volta atrás com a conseqüência dele, ainda q exista o perdão divino… a morte é certa para todos. “Com o pecado entrou a morte”. Eu, de fato, sorrio para quem me diz que é cristão, pois eu experimento o mesmo que esta pessoa, tenho a esperança de que nela esteja a esperança e paz que hoje sinto e não se encontra à venda no mundo. Eu a encorajo, me sinto irmão de uma mesma família. Ah! E como eu amaria que esta família crescesse a cada dia. A Bíblia diz que Deus nos quer como um Pai quer adotar um filho. Que benção quando alguém mesmo tendo sido desprezado pode ser adotado! O único Deus (outrora chamado de vários nomes e línguas) se fez carne, habitou entre os homens e se entregou de braços abertos. Ele sorri para você todos os dias quando permite o sol entrar em sua janela, quande permite que a vida corra cada célula do seu corpo. Você é o melhor milagre dEle! “O amor de Deus nos constrange”.
    Abraços!

  20. Religião e fé devem ser tradadas com tato e cuidado porque pode ser que as pessoas nos interprete mal e se sintam ofendidas sem que isso seje nossa intenção.

  21. Eu acho que o Abel está querendo me converter…

  22. leo
    Mas Vanderlei se deus existe e fala com os crentes como nenhum crente nunca provou que ele existe ?

    R: o computador mais poderosos da terra possui conhecimento e velocidade de raciocinio muito superior ao mahlor Qi humano, ele não vai provar que Deus existe.

    leo voce é apenas um psseudo sabio que vive da “ciencia dos outros” ou seja os outros estudam , comprovam veem e voce apenas assume a sua pseudo ciencia acreditando neles , por incapacidade própria de poder comprovar pessoalmente, se eles estiverem errados voce os apoiará cegamente ?

  23. acho que Deus naõ se da ao trabalho de se apresentar pessoalmente ou em uma forma que todos os ignorantes possam reconhecelos.
    pois conhece a natureza da sua criação.
    provavelmente o homem iria culpa-lo por tudo e tentar tira-lo do poder, ou querer escraviza-lo como o genio da lampada infinita.
    mas a sabedoria é justificada pela suas obras, voce tem olhos e ouvidos.

  24. Mas Vanderlei você não fala com espíritos por exemplo ?
    Grava e manda para cá hahaha.
    E Abel o mesmo deus descrito na bíblia dizia que voltaria em uma geração, os próprios apóstolos diziam que o tempo estava próximo e recomendavam a redenção imediata dos pecados estou errado ?
    Então já se passaram 2 mil anos e só para lembrar as escrituras foram escritas séculos depois de Jesus.
    E também diz que pare ser um filho ter que levar uma “surra antes”:

    Hebreus 12

    6 – porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.

    7 – Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija?

    8 – Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos.

    ====

    E Vanderlei esqueceu eu sou cético, eu sempre reavalio os conceitos impostos assim como faz a real ciência.
    E você que se baseia em um livro de quase 2 mil anos, e em outros de um homem que prega que só brancos são evoluídos espiritualmente ?

  25. exatamente isso! eu não falo com espiritos!
    agora lembrei falo sim, pois voce é um espirito revestido de materia organica, saia definitivamente dele e observe o que acontece com o seu corpo, a materia ira desassociar-se tornando se novamente invisivel.

  26. Ah não fala hahaha e aquele caso do assalto que disse que o seu “guia”

  27. Ops cont.
    lhe avisou ?
    Ou outras tantas histórias como a da sua filha ou que diz que amigos seus viveram isso ?
    Então grava e manda.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: