O sexo de Deus (parte 1)

Dos milhões de espécies de animais conhecidos, a vasta maioria reproduz-se sexualmente, incluindo a maioria dos insetos. Quase todos os animais maiores que alguns milímetros são reprodutores sexuais capazes de escolha sexual: todos os mamíferos, todos os pássaros e todos os répteis. A situação é similar com as plantas. Das cerca de 300 mil espécies de plantas conhecidas, mais ou menos 250 mil reproduzem-se pelas flores que atraem polinizadores.” *


Você sabe por que você faz sexo [em termos biológicos]? Se respondeu que é para preservar a espécie pela geração de novos indivíduos… bem… digamos que você tirou um 7. O que pouca gente sabe é que o sexo também protege a espécie do aniquilamento provocado pelo acúmulo de mutações ao longo do tempo. E, se foi Deus quem criou esse negócio, estamos, então, à mercê de um Deus pra lá de macabro, nada onipotente, nada inteligente e muito menos perfeito, porque, se Deus fosse essa Coca-Cola toda, teria criado tudo perfeito desde o começo, tendo feito da Evolução uma coisa absolutamente desnecessária.

Bom… o seguinte é esse.

Os primeiros organismos que surgiram na Terra, muito, muito antes de Adão ter comido a Eva, se reproduziam fazendo cópias de si mesmos. Parecia ser a coisa mais simples e mais eficiente do mundo. Só que, apesar de extremamente precisas, essas cópias não eram 100% perfeitas, de forma que, de vez em quando, surgia um erro em algum ponto da cadeia genética das cópias-filhas. De uma geração para outra, esses erros eram desprezíveis e não causavam danos. Mas como o processo envolvia a cópia da cópia da cópia da cópia… indefinidamente, os erros se acumulavam de uma forma perigosíssima para a sobrevivência daqueles organismos. Isso, após inúmeras gerações, acabava levando a espécie à extinção.

Para criaturas como as bactérias, a reprodução sem sexo ainda está na moda, mas para seres absurdamente complexos como nós humanos esse tipo de coisa não teria dado certo. Ao longo de milhões de anos, com erros e mais erros se acumulando nas gerações-filhas, nossa espécie teria sido extinta. Em outras palavras, não teríamos chegado até aqui, mas nem fodendo! Ups! Essa expressão chula, além de desnecessária num blog tão família quanto o meu, é também incoerente: foi justamente o sexo que nos fez o que somos, e que nos permitiu chegar até esse nível de desenvolvimento físico e intelectual a que chegamos.

Caso você venha de uma família cristã e acredite em Deus, é bem provável que acredite ainda naquela história de cegonha, porque quem acredita em Deus é capaz de acreditar em qualquer outra idiotice. A verdade, entretanto, é bem outra.

Cada ser vivo tem, em cada célula, o seu próprio DNA, que é um projeto para criar um novo corpo. Só que, para criar uma nova vida, de acordo com esse método revolucionário, seria necessário um parceiro da mesma espécie, mas do sexo oposto.


No caso dos seres humanos, o DNA é composto por 46 cromossomos, que são sequências de genes. Para fazer um filhinho, porém, cada humano entra somente com metade desses cromossomos, ou seja, com apenas um filamento do seu DNA. Dentro de cada célula do seu corpo existe uma cópia de metade dos genes do seu pai e outra de metade dos genes da sua mãe. Cada espermatozoide e cada óvulo é fabricado, aleatoriamente, com um ou outro dos filamentos disponíveis do DNA original dos pais.

Se você considerar a figura abaixo, onde cada uma dessas filas de bolinhas representa exatamente o mesmo trecho do cromossomo responsável, digamos, pelo perfeito desenvolvimento das válvulas do coração, com cada pai produzindo dois tipos diferentes de células reprodutoras — “H” e “h”, para o homem; e “M” e “m” para a mulher — , vai chegar à conclusão de que um casal poderia gerar até 4 filhos com características genéticas diferenciadas, dependendo de qual filamento do pai (H ou h) “casou” com qual filamento da mãe (M ou m).


As combinações são essas: HM, Hm, hM e hm. No desenho, as bolinhas pretas representam genes com defeito: aqueles erros de cópia que se acumulavam de geração para geração nas reproduções sem sexo. Perceba que num dos filamentos do DNA original, tanto do pai (H) quanto da mãe (M), esse trecho do cromossomo não apresenta genes defeituosos. Isto é, um tipo de espermatozoide (dentre 2 possíveis) e um tipo de óvulo (dentre 2 possíveis) têm esse trecho crucial da sua cadeia genética perfeito.

Agora veja o que acontece quando um espermatozoide de cada tipo fecunda um óvulo de cada tipo. “H” fecundando “M” é a perfeição total:



“H” fecundando “m”. Alguns genes de “m”, figura abaixo, estão defeituosos nesse trecho, mas não tem problema: o projeto da nova vida segue normalmente usando-se a cópia do gene correspondente de “H”, que está perfeita.


Esse é o “pulo do gato”: os genes vêm em pares. Se um está com defeito, usa-se a cópia reserva. Mas isso é só metade do segredo.

Continuando, quando temos “h” fecundando “M”, dá-se o mesmo caso acima, só que é “h” que apresenta alguns genes com defeito:



Por último, “h” fecundando “m”:


Percebeu o problema? Nesse caso, o trecho apresenta dois genes de “m” com defeito, mas com a cópia dos correspondentes em “h” perfeita. Até aí, tudo bem. Só que mais outros dois genes desse filamento de DNA da mãe também são defeituosos e, dessa vez, não há cópia em “h”, pois os mesmos genes são defeituosos no trecho herdado do pai.

Como os casos intermediários “Hm” e “hM” só nos levaram ao ponto de partida, ou seja, à mesma “condição genética” dos pais, examinemos os casos extremos. Digamos que esses pais gerem dois filhos: um foi produto de “HM” e o outro de “hm”.


O filho gerado por “HM”, figura acima, terá genes perfeitamente “limpos” nesse trecho do cromossomo. Ele está totalmente livre dos defeitos que seus pais tinham e que foram acumulados ao longo das gerações anteriores, podendo passar seus genes perfeitos para as gerações seguintes.


Já o filho que foi fecundado por “hm”, acima, pelo exemplo dado, não vai ter as válvulas cardíacas formadas e não vai sobreviver. Mas ele não é importante. Para a Natureza, ele é apenas “lixo genético” sendo jogado fora. Na verdade, é extremamente necessário que ele morra, para não passar à frente seus genes defeituosos.

Macabro, não?

Graças à reprodução envolvendo dois indivíduos, pode-se descartar, junto com um só “produto”, os genes defeituosos que vinham se acumulando ao longo das gerações. Esse artifício engenhoso garante a sobrevivência da espécie como um todo, mantendo seu código genético praticamente inalterado.


Parte 2 >>

.

* A Mente Seletiva: como a escolha sexual influenciou a evolução da natureza humana. MILLER, Geoffrey F. Editora Campus. 2000. pág. 194.

Anúncios

24 Respostas

  1. Agora vão começar a te chamar de nazista.
    haha

  2. E ai Barros ? Ta passando bem?

  3. Jesus, toma conta! Eu juro que nem tinha me tocado da correlação! rssss

  4. O Barros esta colocando a molecada para fazer os desenhos do site.

    *gargalhadas*

  5. E ai Barros ? Ta passando bem?

    se for da cabeça eu acho que não! he..he..he

  6. Genese Vander x gênese Barros

    No desenho, as bolinhas pretas representam genes com defeito: aqueles erros de cópia que se acumulavam de geração para geração nas reproduções sem sexo.

    R: alem de Hitler correrá o risco de ser chamado de racista, vejamos gens com defeito são os negros!
    Gens perfeitos são os brancos!

    he…he…he cuidado aquilo que falar podera ser usado como prova contra voce mesmo.
    Conforme a gênese vander, não foi a necessidade de acabar com as diferenças de auto copias reproduzidas por bactérias que gerou o sexo, mas sim uma bacteria ao se dividir gerou outra com de sexo contrario, e pela lei natural de atração ao se juntarem novamente acabaram formando outra menorzinha um filhote, que bonitinho não ? A primeira familia foi formada assim : bactéria adão, eva e o filhotinho caim!
    Eu gostei mais da minha versão…he…he…he.

  7. “Gênese Vander”… e depois ainda quer ser levado a sério.

  8. prezado fabio
    Eu não disse que da boca de loucos podem sair grandes verdades?
    Assim como de sabios podem tambem sair grandes tolices.
    mas quem com conhecimento de causa pode afirmar que num passado que de tão distante tornou-se desconhecido, com base no que se vê hoje depois de milhões de anos na evolução de seres primitivos, que era assim e ficou assado, pura expeculação cientifica.
    Esqueci que voce é um ciêntista amante da ciência, mas com certeza por faltas de recursos muito da sua ciencia humana é pseudo sabia, teórica ou seja, nunca a maior parte não teve como comprovar na pratica apenas aceitou pela fé! ué? Não é que tambem existem cientistas crentes! Essa foi boa…he…he..he
    Baseado no que voce pode afirmar que a minha idéia de geneses esta incorreta, voce possui memória daquela epoca?
    Esteve por la medindo a temperatura, os gases, observando as mutações genéticas, bom eu acredito em evolução e reencarnação, então se voce viveu naquela epoca possivelmente era uma améba, mas não creio que ainda guarde alguma memória disso, apenas o instinto primitivo.
    abraço

  9. Hummm… tô preocupado. Você está piorando…

  10. Eu não disse que da boca de loucos podem sair grandes verdades?

    Bom, reconhecer o problema já é um bom começo. Espero que dê tudo certo pra você.

  11. o seu senso de humor ta melhorando, deve ser a lei da compensação.

  12. eu sobrevivo e com a minha fé, até depois da morte.

  13. “A primeira familia foi formada assim : bactéria adão, eva e o filhotinho caim!
    Eu gostei mais da minha versão…he…he…he.”

    Será que Deus fez a bactéria Adão do pó, e fez a bactéria Eva da costela da bactéria Adão?

    Bactérias tem costela?

    Bactérias comem maçã e pecam?

    Hahahahahaha!

  14. que eu saiba bacterias e seres humanos foram formados a partir da agua.
    se as bacterias assim como todos os seres imperfeitos cometem ações que podem prejudicar ou ajudar outros seres.
    apesar de esta literalmente fazendo merda, uma bacteria no seu intistino é benefica.
    Mas se a mesma resolver ir dar uma voltinhas e conhecer o seu outro lado produtor de liquidos, ai ela estara sendo muito prejudicial ao seu sistema urinario com uma dolorosa infecção.

  15. Icarus, essas obras de arte foram feitas por mim mesmo. Obrigado. rsrs

  16. Vanderlei não esqueça que o espiritismo julga a raça branca superior a todas as outras

    Allan Kardec ficaria orgulhoso do trabalho de Hitler.

  17. Pois é a terra não é lugar de anjos.
    Mas tem mulheres que gostam de um “pretinho basico” he…he…he

  18. leo
    confira um big comentario que eu fiz em matrix, alice e o barros

  19. […] on Oração “em línguas estra…vikernes on Oração “em línguas estra…O sexo de Deus (part… on O sexo de Deus […]

  20. Querido, Deus não essa coca cola toda ele é a formula dessa coca cola, ele não está para ser entendido ou desvendado, ele está para ser vivido amado adorado respeitado, ele é tão bom, tão grandioso que te dá a liberdade de falar dele como está falando, o que não parece perfeito para você é perfeito para ele, para se ter idéia o ser humano usa 15% do cerebro, se ele usasse 100% ainda assim seriam humanos,querido, Deus não vai descer em carne para lhe mostrar que existe, para ter Deus tem de acreditar sem ver

  21. cidasoares, se Deus e o Batman saíssem na porrada, quem você acha que ganharia a briga?

    Eu aposto no Batman!

  22. […] O sexo de Deus […]

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: