O mais frágil deles sou eu!

Poema de Maiakovsky

Na primeira noite

Eles se aproximam

E colhem uma flor

Do nosso jardim

E não dizemos nada.

Na segunda noite,

Já  não se escondem:

Pisam nas flores

Matam o nosso cão,

E não dizemos nada.

Até  que um dia

O mais frágil deles

Entra sozinho em nossa casa,

E rouba-nos a lua.

E conhecendo nosso medo,

Arranca-nos a voz da garganta

E porque não dissemos nada,

Já não podemos dizer mais nada.”

(Autor)

 

Se eu tivesse uma alma, ela já estaria condenada ao Inferno! Mas eu não tenho uma alma. E você, seja ateu ou cristão, também não tem. Isso porque a alma é uma criação da mente humana que pertence ao mundo das ideias, assim como Deus e todos os deuses já inventados pelo ser humano.

Como eu sei disso não vem ao caso. O que importa, por ora, é o motivo que te leva a pensar que eu esteja errado. É isso o que me interessa.

Se você é ateu, como eu, convide um amigo religioso para vir aqui e me dizer o que o faz ter “certeza” de que Deus existe. Claro, não Alá, Shiva, Odin, Zeus, etc., pois todos esses são falsos deuses. A tal “certeza” é sobre o 3 em 1 da Galileia, chamado de Deus, Jeová, Javé, Senhor, Jesus, etc… Enfim. Convide seu amigo religioso para postar aqui um único argumento, aquele que ele considera o mais forte, aquele que irá mostrar para todos os outros leitores como o idiota do Barros é somente isso mesmo: um idiota. O argumento que, para ele, é a prova incontestável de que Deus existe, e, por conseguinte, que almas existem, que o Inferno existe, e que eu vou me arrepender logo logo de ter escrito essas linhas…

Se você é religioso, um crente no Deus cristão, dê você mesmo o seu lance, faça a sua aposta, ou chame alguém mais inteligente do que você; um pastor, um padre, o papa Bento XVI. Alguém precisa me ensinar a ser menos arrogante, a ter modos ou a, pelo menos, respeitar mais a fé alheia. Porque eu não respeito.

Eu vou esperar essa semana os argumentos chegarem. E, depois, eu vou desbancar a todos eles, um a um.

É. É isso mesmo que você leu.

E não é porque eu seja um gênio, um expert, um superdotado, o ateu mais inteligente que já existiu. Porque eu não sou. Muito ao contrário, eu sou o blogueiro mais chubrega de que você tomou notícia; sou o escritor mais fraco que você já leu; o filósofo mais sem futuro que poderia haver; o interlocutor mais despreparado com quem você já discutiu.

E isso tudo só vai mesmo servir para tornar ainda mais humilhante a tua derrota. Porque eu sou o mais frágil adversário que você já teve.


Anúncios

31 Respostas

  1. “A autoria deste poema tem sido atribuída, por equívoco, ao poeta russo Vladimir Maiakovski. O poema foi escrito pelo carioca Eduardo Alves da Costa, em 1964, e tem o título de “No caminho, com Maiakovski”.
    Talvez daí o equívoco.
    Abs!

  2. Obrigado, zcarlols. Taí que eu ia pro Inferno sem saber disso!!!

  3. Barros, sabe como tantas vezes me divirto com a sua ironia e como tantas outras concordo consigo. Mas mesmo assim, temos maneiras um pouco diferentes de encarar estas coisas… Porque, para mim, alma, inferno, céu, Deus… não são todos peças de um mesmo puzzle. Eu diria até que se o são, o puzzle está mal montado.
    Se questiono a existência de Deus – e questiono! – também questiono se a nossa essência é só matéria.. Será que você não tem alma mesmo? Ainda que não exista um Deus barbudo sentado numa poltrona de nuvens…

  4. Oi, Mukkinha. Como vão todos aí na terra-mãe? rsrsrs

    Eu entendo, sim, o seu ponto de vista e isso é matéria pra ser esmiuçada por gente bem mais qualificada do que eu. Aliás, com certeza há quem já tenha tratado do assunto, que é fascinante por si.

    Eu, entretanto, me arrisco a dizer que o que nós chamamos de “alma” é apenas e tão somente a nossa consciência. Parece mesmo inexplicável, mas só porque nós não temos ainda o conhecimento suficiente pra entender como tudo funciona, e, daí, o deslumbramento tende a assumir o comando e a nos fascinar. Imagine um homem comum de 2000 anos atrás — trazido ao nosso tempo por um milagre divino — ao contemplar um B-747 voando a baixa altura. Você acha que as suas explicações sobre empuxo, diferença de pressão e forças aerodinâmicas iam sobrepujar o fascínio que ele estaria sentindo? Eu acho que não. Nada do que você dissesse faria sentido pra ele; ele nem mesmo estaria lhe dando atenção… Não enquanto estivesse vendo aquela montanha voadora deslizar no ar bem na sua frente.

    É esse o deslumbramento que temos em relação à nossa própria consciência; àquilo que faz tudo ter sentido — e dá sentido ao que não tem sentido; àquilo que — em essência — somos nós mesmos.

  5. Tem toda a razão, Barros… Concordo :) Não sabemos mm tudo… e a tendência é catalogar o desconhecido como milagroso, divino, religioso, sobrenatural…. enfim… Acho q há uma parte de mim q tem a esperança de que haja mais qlqr coisa :) É qse infantil, eu sei!

  6. Cadê a crentalhada prá dar um laço no Barros?
    Tão tudo de ressaca por causa do carnaval, ops, esqueci que o carnaval é uma festa pagã. Gente direita não gosta de carnaval. Por isto esta festa pagã não faz sucesso.
    Vamos, irmaozinhos, desmascarar o Barros.
    Aguardo.

  7. Procurei alguem mais inteligente pela casa, velhos, crianças e jovens, mas não encontrei….porque na casa só estava eu, e como são raros os crentes que aparecem por aqui ,então vamos lá:

    Alguém precisa me ensinar a ser menos arrogante
    o interlocutor mais despreparado com quem você já discutiu.

    R: Voce esta um tanto confuso, então tente aprender algo com um bom psiquiatra.

    O fato de você não entender, nem conhecer Deus e ainda resumir-se a um monte de carne pensante, não quer dizer que voce esta certo.
    O fato do homem ser uma criança espiritual brincando didaticamente com o “lego divino”faz dele um mine deus da materia, ele pode descobrir as forças fisicas que agem nela e brincar com elas, mas na sua essencias naõ sabera dizer qual a “Causa primaria “, nem por que causa agem assim, nem como os atomos somaram suas energias invisiveis para formar a materia visivel, nem como um cerebro fisico é capaz de formar pensamentos imateriais assim como os sentimentos humanos.
    Sim a viagem do reino mineral.organico,vegetal ao animal ainda é um misterio que para alguns é justificado pela existencia de uma personalidade alma, a qual voce entende apenas como sendo uma consciencia gerada por uma maquina chamada de cerebro, sendo assim mortal e passageira, tudo teve origem simplesmente em uma seleção natural embora inteligente sem objetivo nenhum.
    Tambem por falta de evidências e de argumentos convincentes, se apegam numa lei humana do onus da prova é dos crentes, então eles que provem que Deus existe.
    Só quer provar quem ainda tem duvidas.
    Algumas pessoas ja nascem com uma forte intuição que Deus existe.
    Outros passaram por situações na suas vidas pratica que os levaram a conhecer a Deus.
    Todos que chegaram ao paraiso passaram primeiro pelo inferno, é a referencia.
    sds

  8. inverter o ônus da prova é desonestidade, o crente quer é escapar de fornecer algum indício. essa estória do ônus da prova incomoda mesmo o crente e quando ele fica com raiva disso ele ta demonstando que nao tem nada pra sustentar a besterira dele.

    e vanderlei…vc continua LUNÁTICO e IGNORANTE DAS COISAS como sempre. essa coisa de “lego divino” foi a maior palhaçada que eu ja li. bolei de rir, cara!!. num sei como tem gente que ainda de dá atencão.

    não esquece de guardar as pecinhas do seu lego quando for dormir. num perde nenhuma, senao o papai do ceu vai ficar puto com vc, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!

  9. O melhor argumento elo que eu pude ver até hoje dos teístas mais fanáticos de blogs é o tal do argumento
    cosmológico kalam, hahaha

    ——————-
    sobre prova eu sempre digo o seguinte
    não importa se é um réles pescador ou uma instituição com 2000 anos nas costas.
    Se inventam uma história fantástica eles tem que provar, a antiguidade não os isenta disso.

  10. Prezado Sem fé
    fico feliz de saber que voce ainda continua vivo!
    Do “Lego universal e Divino” você é uma da pecinhas raras.
    sds

  11. hahaha, já dentro de sua cabeça os neurônios é que são as pecinhas raras.

    mas fala aí, como foi que vc teve essa “revelação” do “lego divino”? foi por causa de bebida, droga ou falta de remédio?

  12. regis maus, até agora não apareceu nenhum nem pra se fazer um chá. Mas eu tô por aqui…

    Mukkinhha, isso é a coisa mais humana que pode haver em nós. Não ache que eu também não iria querer uma outra vida, ou que não iria querer ir viver num paraíso… Desejo a gente tem, mas desejo por si só não muda nada.

  13. Desejo e vontade é o principio das realizações. se não houvesse uma Vontade , nada tambem haveria.

    Sem Fé
    Drogas é coisa de gente sem consciência querendo perder a consciência, quem utiliza-se de garrafinhas de uisque de moteis como fonte de inspiração para escrever bobagens é o Sr. Valdimenio Barros.
    E ai? Ta a fim de dar umas beiçadas , tambem?

  14. HAHAHAHA, deixa de enrolação, vanderlei, responde a pergunta que eu fiz.

    tirou de onde essa babaquiçe de lego divino?

  15. Leia em matrix : a Matrix terrestre De Barros que voce entendera que este mundo fisico só existe para a nossa mente pré programada, para receber impulsos eletricos e trasnforma los em realidades virtuais.
    De fato não existe materia , só a nossa mente, quando voce morrer ela é que continuará a pensar logo voce existira.
    Este mundo virtual da materia fisica é apenas um lego divino com o fim didatico de treinar e desenvolver a nossa mente.
    Sim a terra é uma massinha divina:
    Olha Papai fiz uma casinha, um carro , um hospital assim as crianças espirituais vão aprendendo, crescendo brincando de mine deuses a procura do mundo perfeito, mas se não desenvolverem a moralidade vão destruir o brinquedinho e game over!
    sds

  16. melhor leia em “Passe a manhã” esta mais completo

  17. não existe matéria? corre e bate a cabeça na parede e depois diz se ainda pensa que não existe matéria. tu ta levando essa estória de matrix muito a sério, vanderlei. volta pro mundo real, cara!

  18. Não se trata de fantasia, o autor do filme quis passar uma mensagem , parece que a maioria não conseguiu captar.
    Leia o comentario sobre matrix que voce percebera quem é o mundo real e qual é o virtual ?
    se eu estivesse anestesiado não sentiria nada, ou seja o meu cerebro não recebera a informação da dor.
    Sua percepção do mundo fisico é através dos imperfeitos cincos sentidos sensoriais humanos, por exemplo se voce possuisse uma visão microscópia teria outra noção da realidade fisica.
    Se voce tivesse uma visão espiritual desenvolvida não seria um ateu….he…he…he.

  19. ih, vanderlei, mas outro dia eu li um comentario te4u dizendo que ateísmo era adequado pra espiritos desenvolvidos. entao eu sou desenvolvido pq eu sou ateu mas vc não é. vc seria um espírito inferior e eu um espírito superior. portanto eu sei o que eu estou dizendo.

    e visão microscópica a gente já tem há mais de dois séculos, cara. e adivinha: deus não apareceu nem quando a gente viu as coisas no mundo microscópico.

  20. não é a fé , crença ou descrença que determina o grau de evolução e sim suas ações praticas.
    E o pior cego é aquele que não deseja ver.

  21. não é a fé , crença ou descrença que determina o grau de evolução e sim suas ações praticas.
    E o pior cego é aquele que não deseja ver

    VANDERLEI E SUAS FRASES FEITAS… E INÚTEIS.

  22. vc falou que ateísmo era adequado pra espíritos mais evoluídos!! isso quer dizer que vc não é um deles. não negue nem venha querer consertar agora, pq vc já escreveu isso aqui.

  23. Venci por W.O. Que se foda!!!

  24. nego coisa nenhuma, falei e assumo não se pode querer contruir uma verdade falando mentiras.
    Disse que se existem alguns paises de maioria ateia onde conseguem construir uma sociedade mais humanitaria em relação a paises de maioria crente, é por que são mais evoluidos moralmente e espiritualmente independentemente de crenças e descrenças.
    não é a minha crença que determina a minha moralidade e sim minhas ações e atitudes.
    obs: o Valdimenio endoidou! Ta dando wipon no ar……he..he..he sai neura!

  25. VanLerDei, não apareceu ninguém pra me encarar. Não precisei dar nenhum golpe no ar: ganhei sem dar golpe nenhum.

    No fundo, no fundo, todo crente “sabe” que seu Deus é insustentável, que é uma ilusão tola, um brinquedo impossível… E ninguém iria querer correr o risco de ser desmascarado assim por um ateu bocó feito eu.

    Fujam, crentes!!! Fujam!!!!!! O Barros-Vai-Pegar!!!

    Como disse uma amiga minha:

    “Sem mais…”

  26. Essa foi boa, crente tem desculpa pra tudo, se existe uma sociedade que vive feliz e sem violência, sem Deus e Religião, eles ficam com dor de cotovelo, e logo dizem que eles não precisam mais de Deus, pois já são evoluidos espiritualmente, o saco de Desculpas do Crente não tem Fundo, o Loco!!

  27. Rafa
    procuro ser imparcial em reconhecer as virtudes divergentes, se contradigo sou um iludido, se elogio sou louco! Ta dificil em agradar, heim ?

  28. O loco pessoal, você temem que esse Deus exista?
    Você tem medo de esse negocio de o Ser humano ir ao inferno seja verdade?
    Eu não discordo da ciência pelos cientistas ter conquistado sua inteligência e usado para descobrir o Universo que vivemos, mas você sempre vou discorda por sempre se relaciona a fatos teórico que nem vocês sabe como funciona e também por muitos não acreditarem em Deus por não gostar de certas leis da Bíblia que levam os maus ao inferno.

    Resumindo: Os cientista prova sua teoria através da inteligência não porque o que fizeram levaram ao inferno. Tenho que admiti que acredito em Deus de uma forma diferente e nem por isso falo que estou certo porque não gosto do que a ciência fala.

  29. Muitos estão expressando tanta raiva em uma coisa que eles mesmo não entende, conheço cientistas e pastores, eles não procuram defeito na religião dos outros, repito “eles não procuram defeito na religião dos outros mas sim mais motivos para crer na sua teoria ser deixa de entender a crença do outro.

  30. Não culpe a religião de seus atos e condenações.
    O inferno não foi feito para o ser humano, mas muitos fogem de uma coisa que não necessidade para poder ter seus prazer sem se preocupa ou ficar com a consciência pesada.

    Atenciosamente,
    Renato

  31. Sr. Renato e Sr. Desconhecido

    Gostaria de convida-los a ler todos os posts do site; principalmente o Deus que não estava la e outros mais.

    Porque estão com medo dos ateus falarem mal das religiões?!

    Os senhores não tem convicções do que acreditam?
    Estão com medo do que?

    Ou viram que não tem respostas convincentes para dar e querem fazer calar a voz dos ateus para não ecoar la no fundo da alma e faze – los questionar tb?!

    Por min acabaria hoje todas religiões

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: