Eu escrevo Deus com “D”

Esses dias, comentei um texto no Bule Voador sobre se essa questão de escrever “Deus”, com D maiúsculo, seria ou não uma contaminação ortográfica pela fé religiosa que se professa ao deus cristão, que, depois de virar Jesus, perdeu o nome que tinha — Jeová — e ficou sendo chamado de Deus mesmo. Contaminação essa à qual um ateu deveria ser imune.

Eu escrevo “Deus” com D mesmo. E, para isso, valho-me da mesma subserviência e fé que me faz escrever “Pinóquio”, com P maiúsculo. Ambos são personagens literários e eu os respeito imensamente como tal, e mais ainda a gramática normativa do português, que convencionou que os nomes próprios de seres reais ou fictícios devem ser escritos com a inicial maiúscula. Além disso, eu acho essa diferenciação ortográfica bastante útil, pois me ajuda a enfatizar bem, nos meus textos, as doenças mentais do deus cristão em frases do tipo:

Se você acha que um Deus maníaco-depressivo que se arrepende de sua obra e resolve afogá-la num dilúvio mundial é um deus de amor, então você não faz a menor ideia do que seja amor.”

Eu destaco o deus cristão no texto, quando escrevo o seu nome sacrossanto, Deus, com D, de forma que a ele fica mais fortemente vinculada a sua doença mental sacrossanta: a esquizofrenia.

Na minha opinião de condenado ao Inferno, a imposição gramatical religiosa que os ateus devem transgredir é a de se colocar em maiúscula a letra inicial de certos elementos gramaticais que se referem a Deus:

Deus é amor, mas se você não O amar, se não O seguir, se não puxar o Seu saco sagrado para tentar agradá-Lo; nem Lhe consagrar sua vida, passando toda a sua mísera existência molhando com a sua saliva o Seu ovo santo, Ele irá puni-lo eternamente.”

Aí sim: eu escrevo tudo isso com minúsculas. E se Deus não gostar… então ele que se foda! *


*  Só um “gancho” para um texto futuro [Blasfêmia] sobre esse tema: se você usar palavras ofensivas contra Deus, certamente será alvo de crítica ferrenha por parte dos seus crentes, quando não de violência física. Claro que alguém teria que tomar as dores, porque Deus mesmo…

.

Anúncios

6 Respostas

  1. hehehe…

    quando comecei a ler o texto, já estava preparando um comentário para te perguntar como vc age no caso dos pronomes… mas nem foi preciso.
    :p

    Abs

  2. Muito interessante o texto, tbm acho um exagero que pronomes que se referem a Deus sejam escritos em maiúsculas. Mesmo quando eu era crente evitava isso por acreditar q Deus não seria ludibriado por um puxa-saco.

    Uma certa ocasião passei por uma experiência interessante sobre Deus com “d” maiúsculo que gostaria de “testemunhar” rsrs. Favor ver o quinto comentário do link http://obomherege.blogspot.com/2011/01/rapidinhas.html

    Não quero perder a oportunidade de expressar que Deusilusão é um dos melhores, senão o melhor, sites do gênero.

  3. Nao raro, eu me deparo com crentes obtusos que, em sua infinita incapacidade de compreensao das coisas e das regras da Gramatica Portuguesa, acham que por eu escrever “Deus” com D maiuscula, é uma “prova” ou um reconhecimento de minha parte de que o mesmo existe.

    Os mesmos sao incapazes de perceber que a mesma regra é aplicada a qualquer deus, e qdo os atento para isso de que “Se eu escrever Thor com T maiuscula, prova o que mesmo ? Que ele existe ?”, os mesmos comecam a realizar contorcionismos verbais para justificarem as imbecilidades ditas.

    Pobres crentes…

  4. […] Eu escrevo Deus com “D” […]

  5. A ESSENCIA DE DEUS.
    A “ESSENCIA DE DEUS” é composta de: “ESPAÇO Físico DO UNIVERSO” ocupado por uma “INTELIGENCIA” do mais alto grau de perfeição, para dar a origem no tempo e no espaço de todas as formas de “ENERGIAS”, que movimentam, desde o átomo, com suas estruturas infinitesimais dimensões, até todos os corpos celestes, que compõe o Cosmo em perfeita harmonia e equilíbrio em seus movimentos, e a pureza de seus sentimentos de “AMOR” constituído de “PIEDADE”, “JUSTIÇA” e “AMOR”, nos dá a existência da vida

  6. Excelente propaganda, Ulysses. Acho que vou querer comprar dois frascos!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: