Três deuses, um funeral (parte 1)

.

O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.”

(Isaías; 1:3)

 

Essa “fala”, comparando o povo de Israel a um boi e a um jumento, é de Deus, um tanto quanto estressado com o seu “povo escolhido”, que, como sempre, não estava puxando adequadamente o seu saco.

Um Deus um pouco mais inteligente teria percebido, de cara, que nenhum povo, por mais primitivo ou humilde que fosse, iria nunca gostar de se sentir possuído por alguém, muito menos da forma como um animal é possuído por seu dono. Mas é assim que Deus vê sua obra-prima, de acordo com o livro sagrado que ele usa para ser revelado ao mundo.

E sorte daquele povo por isso, porque nem toda a obra-prima de Deus teria a mesma sorte:


ASSIM diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.” (Is 45:1)

 

É. Existiram nações, no plural, que deveriam ser abatidas pelo “povo escolhido”. Aí vem a pergunta inevitável: “Quem teve mais sorte nesse universo: os que nasceram fazendo parte da nação que é tratada como um animal, ou todo o resto que não teve a honra de ser escolhido pelo Criador de todas as coisas e foi predestinado a sucumbir pelo fio da espada dos seus apadrinhados?” Ou seja, é estar entre o cabresto e a espada.


Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.” (Is 45:7)

 

A Bíblia está repleta de coisas desse tipo (ou piores do que isso) que depõem fortemente contra a ideia de um Deus, ao mesmo tempo, todo-poderoso e, adivinha, bonzinho.

Um crente que venha até você com essa ladainha de que o Deus dele é um Deus de amor, ou é um grande hipócrita, ou um grande imbecil, ou um analfabeto, coitado, que só conhece da Bíblia o que o padre ou pastor leem para ele aos domingos.

Eu toleraria os dois últimos, porque não se escolhe ser analfabeto, ou imbecil. “Mas ai de vós hipócritas! Que, por fora, são como os túmulos caiados de branco, mas, por dentro, estão cheios de imundícies!” Vosso Deus foi nascido da hipocrisia da palavra e, pela palavra, é mantido vivo e perfazendo todos os tipos de barbárie ao longo dos séculos. Assim sendo, também pela palavra eu destruirei vossa hipocrisia e vos entregarei de volta o vosso Deus.

Morto.

.

Parte 2 –  Parte 3 –  Parte 4 –  Parte 5 –  Parte 6 –  Parte 7 –  Parte 8 –  Parte 9 –  Parte 10 –  Parte final

Anúncios

11 Respostas

  1. […] (parte…Matheus on Três deuses, um funeral (parte…Três deuses, um fune… on Três deuses, um funeral (parte…Três deuses, um fune… on Três deuses, um funeral (parte…Doug on O universo veio […]

  2. […] Pedradas Nadja Reis on Três deuses, um funeral (parte…Matheus on Três deuses, um funeral (parte…kleber lima on Três deuses, um funeral (parte…vikernes on Três deuses, um funeral (parte…No_Faith on Três deuses, um funeral (parte…Vanderlei on Três deuses, um funeral (parte…Vanderlei on Três deuses, um funeral (parte…No_Faith on Três deuses, um funeral (parte…Matheus on Três deuses, um funeral (parte…Vanderlei on Três deuses, um funeral (parte…Vanderlei on Três deuses, um funeral (parte…vikernes on Três deuses, um funeral (parte…Vanderlei on Três deuses, um funeral (parte…Vanderlei on Três deuses, um funeral (parte…Três deuses, um fune… on Três deuses, um funeral (parte… […]

  3. […] Nossa Sen…Matheus on Três deuses, um funeral (parte…Três deuses, um fune… on Três deuses, um funeral (parte…Nadja Reis on Três deuses, um funeral (parte…Matheus on Três deuses, um funeral […]

  4. […] Três deuses, um fune… on Três deuses, um funeral (parte…No_Faith on Três deuses, um funeral (parte…No_Faith on Três deuses, um funeral […]

  5. […] Três deuses, um fune… on Três deuses, um funeral (parte…Três deuses, um fune… on Três deuses, um funeral (parte…No_Faith on Três deuses, um […]

  6. […] Três deuses, um funeral […]

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: