Três deuses, um funeral (parte 4)

.

Para o leitor crente no Deus Jesus Cristo do Espírito Santo: o que há de concreto que diz para você, em primeira instância, que Deus existe?

Não me refiro a revelações, esses sentimentos da mais alta confiabilidade para aqueles que os experimentam; não me refiro a convicções pessoais, a certezas inerentes à condição humana, nem a nada que precise do intelecto para ser “manuseado”. Estou falando de aglomerados de átomos, de coisas que você poderia, eventualmente, pintar de roxo.

O que você tem? Cruzes? Igrejas? Estátuas? Livros? O planeta inteiro e tudo o que existe? Só que nada disso lhe ocorre “em primeira instância”. Quando você nasceu, começou a usar seus pulmões para respirar, mas ainda não considerava tudo o que existe como sendo obra de Deus. Esse seu pensamento deriva, obrigatoriamente, da resposta que deve ser dada à minha pergunta; da coisa material que é a fonte de tudo o que te faz pensar que há um Deus: a Bíblia.

A Bíblia é o que há de concreto no mundo em que você vive que, em primeira instância, diz para você que Deus existe. Todo o resto é sua consequência: sua religião, sua fé em Deus (em oposição à fé que você não tem, digamos, em Hórus), seu doutrinamento infantil, seus terços, suas orações, as cruzes, as igrejas, as imagens, tudo.

Dizer que o mundo, por si, já serve como “prova”, que o universo não poderia ter criado a si próprio e que precisava de um Criador — Deus, no caso — , etc., é dizer que você esqueceu que pensa assim por causa da Bíblia, que foi onde você leu (ou de onde ouviu dizer) que Deus fez todas as coisas materiais, e não um outro deus, como Lord Brähma, da trindade Brähma-Vishnu-Shiva, ou Osíris, da trindade Osíris-Hórus-Ísis, que, por sinal, são bem mais antigas do que a sua, Deus-Jesus-Espírito Santo.

Mas, de novo, essa sua “certeza” é de segunda mão: é uma consequência da Bíblia. Argumentar o contrário é desconsiderar o fato de que muita gente tem outras “certezas”, justamente por não ter a Bíblia como seu livro sagrado.

Mas o que seria, então, uma prova material de primeira instância? Vejamos… que tal uma fogueira?

Em 1 Reis, cap. 18, versículos 21 a 40, o profeta Elias faz um tipo de “concurso de deuses”. Ele propôs aos sacerdotes do deus Baal fazerem um sacrifício ao seu deus, enquanto ele, Elias, faria a mesma coisa para o deus Deus, com a condição de que o deus de cada um acendesse a sua respectiva fogueira. Assim foi feito, e os sacerdotes de Baal clamaram quase o dia todo para que ele mandasse o fogo necessário para que ganhassem a aposta. Adivinha: não mandou. Daí que, quando chegou a vez de Elias:


Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. (v. 36)

Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.

Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.

O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!

E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou. (v. 40)”


 

<< parte 1

Anúncios

31 Respostas

  1. É como eu disse uma vez por que ao invés de pessoas clamando ter um “encosto” nas igrejas , não descem anjos do céu no meio do culto ? Hehehe seria uma prova absoluta não concorda ? Mas é o medo que mantém o “rebanho” na coleira como nesse caso de quem não segue a Jeová merece a morte, mesmo sendo o mesmo Jesus paz e amor hahaha.
    As pessoas não tem fé por fé, ela precisa ser toda hora renovada pois elas não tem uma certeza absoluta disso por não terem fatos demonstráveis , aê entram as igrejas , os cultos , crucifixos, os DVDs , CDs…
    Isso gera uma histeria coletiva , uma mentira contada tantas vezes que soa como verdade.

  2. ô gentinha estúpida, Elias matou os profetas porque tinha que seguir a lei que diz que aquele que desviasse seu irmão para adorar outro deus que não o SENHOR deveria ser morto, e não precisamos de provas para crer que Deus existe, e está na lei tbm que não se deve por o Senhor Deus a prova, seria muito fácil dizer SENHOR manda um sinal agora para que eles creiam, pois, bem aventurados os que não viram e creram. São os mistérios da fé. Não espero que entendam…..

  3. se vcs se acham tão inteligentes, deviam era mais procurar alguma coisa mais inteligente para argumentar seu ponto de vista, pois pedir provas materiais é pura idiotice da parte de voces….. a maior prova é mesmo o fato de vcs estarem vivos e respirando: a vida.

  4. Leonardo, minha avó tem 79 anos, mora no interior numa casa isolada e ela não vai a missa, nao compra CDs nem livros nem crucifixos, pela sua teoria ela não deveria acreditar em Deus! Porque ela acredita então? Me responda!

  5. Abençoado,

    Nós estamos vivos graças a abiogenese e a evolução das espécies.

    A sua vó acredita em deus porque um dia alguém convenceu ela que um deus existia. Se a sua vó fosse indiana, pode ter certeza que o deus dela iria ser diferente.

    E para finalizar, a estória de Elias é tão verdadeira quanto a estória de papai noel.

  6. Abençoado,

    Ainda não nos mostrou como seus deus se manifesta nos seres. O fato de respirar não o torna o rei, afinal somos animais, mamíferos, que precisam respirar, mas que mesmo não acreditando num deus continuamos vivos…

    E os indianos? Só vivem porque acreditam em vixnu?O fato de eles respirarem é por causa de Ganesh? Para respirar temos que acreditar num deus?

    Nós somos privilegiados. Não sofremos consequências das desgraças do seu deus. Desafiamos sua existência, sua força e;…nada! Pode prometer o juízo final…não adianta..

    Será que não percebe que as faltas de ações od deuses são justamente suas inexistências!!!!!!

    Abençoado = Abobalhado = infantilizado = incapacitado mental

  7. Hahaha eu digo:
    “Eu fui pra Marte ontem”
    Você acreditaria sem provas ?
    Eu acho que não. A sua fé é uma mentira tão grande como essa mas se você encontra alguém que acredita na mesma mentira, ela parece mais real certo ?
    E se você nasce em um lugar em que todos acreditam que eu fui pra Marte há mais de 2000 anos mesmo sem provas ainda iria acreditar nisso ?
    Isso é o que você Abençoado tem do seu deus apenas uma história nada mais e todos os que acreditam em divindades.
    Agora aplique isso de crer sem ter provas a um remédio por exemplo tomaria uma comprimido sem saber o que ele faz ?
    E se for apenas placebo ? A sua mente poderia te dar várias reações físicas por exemplo, mas ainda seria uma mentira.

  8. Hahaha se “vida” é a prova que deus existe temos um Universo com bilhões de estrelas , provavelmente milhões de planetas e vida conhecida só no nosso.
    Ou isso é obra do “acaso” ou Jeová é um incompetente incapaz de trazer vida a todo Universo.
    Se não iria usar pra que criar ?
    Talvez ele estivesse entediado vai saber ?
    Hahaha.

  9. Como não podia deixar de ser, os ateus partem para ofensas pessoais irrelevantes quando não tem resposta para nossos argumentos. Eles passam a ofender. Sem argumentos, sem razão, sem nada para dizer, eles ofendem. Não podia esperar outra coisa de seres que rejeitam seu próprio criador. É inútil dialogar com vocês, por que vcs tem o coração vazio e já acreditam no que querem acreditar. Achei que poderia trazer vcs de volta a realidade mas não me presto para esse tipo de serviço.

  10. Se querem respostas, leiam a Bíblia Sagrada. Se querem continuar fingindo que o mundo é como vcs gostariam que fosse, continuem lendo esse site. A escolha é de vcs.

  11. Levítico

    O tratamento de Deus para lepra: Adquira dois pássaros. Mate um. Molhe o pássaro vivo no sangue do morto. Espirre o sangue no leproso sete vezes, e então solte o pássaro vivo no campo. Depois ache dois cordeiros e os mate. Esfregue um pouco de seu sangue na orelha direita do paciente, no dedo polegar, e no dedo polegar do pé. Espirre óleo sete vezes e esfregue um pouco do óleo na orelha direita dele, no dedo polegar e no dedo polegar do pé. Finalmente, arrume um par de pombas. Mate uma. Molhe a ave viva no sangue da morta e espalhe pela casa. [14:2-52]

    —————–
    Parece aquelas “garrafadas” que o povo vende.
    Será que funciona mesmo ?

  12. Leo,

    Rapaz de onde tirou isto? Tá engraçado demais! Parece o povo do interior quando quer curar ferida, coloca estrume de gado, manda o cachorro lamber!!!!Que mulher grávida mata cobra! essas coisas!ha!ha!ha!

    Muito bom

  13. Os livros de Moises são cheios de referencias a macumbas, formas de preparar um altar, sacrificios, etc…

    Continuo dizendo: Teistas são jogadores de um RPG Live Action que não leram o seu proprio livro de regras, com a desculpa que depois do Livro-Expansão “Jesus: O Enviado” não precisam mais seguir o “Antigo Testamento D20 3.0”

  14. Nós não podemos argumentar com vocês, que além de não conhecerem a Bíblia a fundo como a conhece os cristãos evangélicos, tudo o que tem pra responder é a teoria da Evolução, que por acaso voces não conhecem direito também. Discutir com ateus é realmente perca de tempo.

  15. meu pai diz que todo ateu crer em Deus, só está decepcionado/magoado com alguma coisa devido a sua propria incompetência e poem a culpa em Deus, quando são infelizes, quando não conseguem um bom emprego, etc….

  16. Realmente Zeus , Visha , Buda me magoaram nenhum me mandou scrap de parabéns no Orkut.

  17. Anônimo,

    Você pode ficar a vontade para falar da bíblia aqui.

    Eu sou teólogo. Já li a biblia de capa a capa várias vezes :-)

  18. Shiva ops hahaha.

  19. Anonimo

    “quando são infelizes, quando não conseguem um bom emprego, etc….”
    Engraçado. Bill Gates e Steve Jobs são ateus. Será que eles estão infelizes com os empregos? hehehehe

  20. Hahaha Icarus aê eles falam que eles são ricos pois tem pacto com o Diabo, que tem um chip 666 e todas aquelas baboseiras de conspiração hahaha.

  21. Como eu disse: não vale a pena discutir com voces. Tudo vcs levam pro lado da zoação da galhofa da bandalheira; e quando pegam alguém que conhece a Bíblia a fundo, vcs se amedrontam pq percebem que não ganham a discusão aí vem com a eterna teoria de Evolução… sejam honestos consigos mesmos e admitam que vcs realmente não sabem pq não acreditam em Deus e só querem causar! Mas vão ter que procurar outra pessoa com quem discutir q eu já estou cansada de tanta bobagem!

  22. Hum anônimo mulher, nós somos felizes não levamos para o lado da “zoação” só isso.

  23. Anônimo,

    Tá cansado e fica escrevendo posts aqui? hahahahaha

    Mentira é pecado hein? :-) Vai queimar nas masmorras do inferno hahahaha

  24. @ Anônimo

    Fala pro seu papai querido, que não precisamos da merda do seu deus para sermos felizes, ricos e termos uma ótima vida profissional. Corremos atrás dos nossos objetivos e dos nossos ideais, pois ao contrário de você, não ficamos sonhando de olhos abertos esperando alguma divindade nos presentear com qualquer coisa que seja…
    Se a pessoa conseguirá ou não, aí depende da capacidade e da obstinação de cada um, contando com uma pitada de sorte.

    Deus foi apenas uma das fábulas que vc ouviu do seu pai…;ou então nos prove o contrário.

  25. Cristão evangélicos conhecerem a Bíblia a fundo, me de um tempo!

    A maioria da população Cristã do mundo dificilmente lê a bíblia em todo o seu conteúdo, somente aceita o que o padre fala ou o que é mais conveniente a pessoa, sem saber ao certo das coisas que Deus a.k.a Jesus fez no Antigo Testamento(ou até pior…ignora completamente as atrocidades que seu deus fez).

    Ao que parece todos nós precisamos de ilusões para viver, seja em deus ou o que for, pois se não acreditar nas ilusões, o Ser verá apenas a desgraça e a ignorância no Mundo-Ironicamente o Mundo é exatamente isso-

    Minha Opinião> “Anonimo/a”

    Espero que reveja o fato de estar cansado de nós, seja mais flexível, da mesma maneira que nos somos com vocês.
    Ignorância não levará a lugar algum, o Mundo está assim exatamente por isso.

    Quando alguém tenta utilizar a palavra eu seu máximo para descrever ou refletir sobre algo….a Maioria o esmaga.
    Ao meu ver Anonimo, é exatamente isso que você está fazendo.

  26. Jony,

    Muito bem explicado, amigo! Legal. O povo crente é bitolado no que dizem seus líderes…não observa que o deus é violento, raivoso, invejoso, ciumento…

  27. […] 2, –  Parte 3, –  Parte 4, –  Parte 5, –  Parte 6, –  Parte 7, –  Parte 8, –  Parte 9, […]

  28. Engraçado como os cristãos tendem a achar que nós não conhecemos a Bíblia e as demais religiões – além das inúmeras facções cristãs. Leio a Bíblia constantemente. Quando não vejo leis promotoras da desgraça, vejo mitos e mentiras – salvo algumas poucas descrições condizentes com a História. Achar que a Bíblia prova que existe um deus é de uma redundância enorme. Ela nem sequer prova que tenha alguma inspiração de inteligência perfeita, pois há erros terríveis de História e Geografia. Mas, é claro, os crentes fiéis a ela, sempre sob o efeito do alucinógeno ES, persistem em tentar provar sua plena veracidade.

  29. Respondendo a pergunta, alguns acredita pela maravilha que a Deus preparou para eles, já eu acredito pela sabedoria que Bíblia traz, do mesmo jeito que o cientista explica o sabe com inteligência, a bíblia explica com sabedoria.
    Já que não acredita em Deus, poderiam fazer eles entender vocês de modo inteligente, o cientista estuda para ter certeza do que fala, porque vocês não podem se esforçar para convence de suas teoria.

    Vocês parece psicopata, concordo que muitos religiosos ignoram a ciência, e vocês estão se tornando igual a eles só que ignoram a religião.

    Eu consigo entender todos os lados da religião estou falando sobre todas que existe no mundo e entendo a ciência e apenas tiro uma unica conclusão que “o Ser Humano é burro o bastante para fazer o que quer achando que não vai dar nada”.

    Neste site achei uma coisa engraçada, eu vi que muitos só pensa que existe ou não Deus pelo motivo de salvação.
    Enquanto vocês estão ai, algumas partes da religião e ciência apenas querem deixar seu lado mais claro ao vez de muitos que querem criticar o acreditavam ou o que nunca concordaram.

  30. Apóiem o que acredita pelo que você sabe, está guerra entre ciência e religião vai causar um impacto muito grande no planeta um dia sem falar que aqueles que estarão na guerra serão as pessoas desculpe o termo mas é verdade na guerra estarão pessoas burras que só defende o que ouviu, enquanto o disse tanto com inteligência quanto com sabedoria estará apenas no seu canto estudando e fazendo sua obra.
    A ciência não é má, salvação é para todo mundo.

    Apenas se preocupem com a obra que você faz na Terra, pois muitos lembrarão de Deus no seu sofrimento tanto para culpa lo quanto para pedir perdão.

  31. […] 2 –  Parte 3 –  Parte 4 –  Parte 5 –  Parte 6 –  Parte 7 –  Parte 8 –  Parte 9 – […]

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: