Três deuses, um funeral (parte 6)

.

A Bíblia não aparenta, nem de longe, ter sido escrita, ou inspirada, por um “ser superior”. Muito ao contrário, ela só sugere ter sido obra de pessoas muito menos desenvolvidas do que nós — em todos os aspectos. Uma Bíblia que fosse a palavra de um Deus perfeito, onipotente e onisciente, não teria tantos erros, tantas contradições e aberrações; não seria um livro assim tão facilmente sujeito a interpretações e tão suscetível a despertar nas mentes mais atentas a impressão de que tudo parece não passar mesmo de um embuste mal feito.

A Bíblia foi escrita por humanos humanamente inspirados. Se você tivesse vivido há quatro mil anos e soubesse ler e escrever, já poderia se considerar uma pessoa muito culta. E se fosse um erudito, se tivesse lido textos de várias outras culturas que dessem conta de responder às questões de sua época, talvez você ficasse tentado a deixar registrada a sua própria versão entre o seu próprio povo. E essa sua versão, obrigatoriamente, seria a visão de alguém a quem faltassem todos os conhecimentos que viriam, então, nos próximos quatro milênios. Para os que tivessem acesso ao seu texto, hoje, não haveria como lê-lo sem fazer as devidas comparações com a nossa atual visão de mundo, e as correções, de acordo com o nosso grau de conhecimento adquirido até aqui.

Esse tipo de coisa, essa discrepância, não teria cabimento se o autor do texto fosse, realmente, um ser “superior”. E quando esse texto sugere, por exemplo, que o tempo em que vagamos sobre a Terra gira em torno de seis mil anos, enquanto nós temos evidências de que tal estimativa está absurdamente longe da verdade, não fica nada confortável admitir que ele veio desse autor especial. Como escreveu Gleason Archer,


se os registros bíblicos se mostram falhos quanto aos fatos que podem ser verificados, então dificilmente serão confiáveis quanto aos fatos que não podem”.

 

Para uma mente pensante, o raciocínio que depende da Bíblia para revelar Deus não encontra terreno onde germinar. Uma grande prova disso é que muitos “pensadores” religiosos abandonaram quase que completamente o livro sagrado cristão como ferramenta na justificativa, para si mesmos e para os outros, de que Deus existe, e passaram, então, a usar a lógica. Ou quase isso, porque, quando a coisa toda é examinada bem de perto, mais parece um jogo de palavras, uma brincadeira de criança.

É o que se passou a chamar de Argumentos Cosmológicos.

O argumento cosmológico é uma família de argumentos que procuram demonstrar a existência de uma Razão Suficiente ou uma Causa Primeira para a existência do cosmos. Uma versão do argumento, defendida por Leibniz, por exemplo, é o argumento da contingência.


1. Tudo o que existe tem uma explicação de sua existência, ou na necessidade de sua própria natureza ou numa causa externa.

2. Se o universo tem uma explicação de sua existência, essa explicação é Deus.

3. O universo existe.

4. Logo, a explicação para a existência do universo é Deus.”*

 

Se você é um hindu, por exemplo, e substitui a palavra “Deus” em 2 e em 4 por “Lord Brähma”, o argumento continua de pé e, aí, tudo começa a ficar mais divertido, porque essa “lógica” permite que qualquer deus tenha sido o criador do universo.

Eu não disse que era um tipo de brincadeira de criança?


* THE FUTURE OF ATHEISM, Alister McGrath & Daniel Dennett in Dialogue. Robert B. Stewart (editor). Fortress Press: Minneapolis. 2010. p.68. [Minha tradução].

 

<< parte 1

 

Anúncios

34 Respostas

  1. 1. Tudo o que existe tem uma explicação de sua existência, ou na necessidade de sua própria natureza ou numa causa externa.

    2. Se o universo tem uma explicação de sua existência, essa explicação é o blogue Deusilusão.

    3. O universo existe.

    4. Logo, a explicação para a existência do universo é o blogue Deusilusão.

  2. A bíblia realmente é um amontoado de baboseiras. O que impressiona é ainda ter gente que crê nas idiotices, defendendo veementemente algo que nunca viram, nunca comprovaram.

    Nossas “dúvidas”, nossas lacunas se transformam em deuses na mente do religioso ou é o próprio universo que se transforma num deus porque não temos respostas…

  3. Ha ha ha ha, que engraçado, ri muito, mesmo. Como eu já disse antes, esses ateus não tem nada pra oferecer além das suas frustrações e opiniões deturpadas do mundo e por isso só sabem como não tem argumentos, só sabem fazer piadinhas a lá Casseta & Planeta! Como eu já disse antes, não vale à pena perder tempo com isso. e se existe qualquer evangélico lendo minhas palavras, simplesmente não volte a esse site e deixe os ateus morrendo de raiva por que eles não vao ter a ninguém para contar piadinhas…

    Fui!

  4. Ha ha ha ha, olha o outro aí que na falta de argumenos sempre escreve piadinhas… hahhaha O ATEÍSMO É UMA PIADA. DESISTO DE VCS!!! NÃO TEM SOLUÇÃO.

  5. O Abençoado,

    Não desejaria que saísse das discussões. Sobre não termos soluções, depende do ponto de vista. Não desista! Um dia conseguirá ver que não temos solução para crê em mitos!
    abraço

  6. Hehehe o Abençoado é assim mesmo Saracura todo texto ele volta, falando que não vale a pena que não volta mais etc… é quase um spam.

  7. 1. Tudo o que existe tem uma explicação de sua existência, ou na necessidade de sua própria natureza ou numa causa externa.

    2. Se o universo tem uma explicação de sua existência, essa explicação é Deus.

    3. O universo existe.

    4. Logo, a explicação para a existência do universo é Deus.”*

    Para o Ser com uma inteligência questionável (a maioria infelizmente).

    Deus seria a explicação mais facil, é aquilo e acabou.
    Se todos os Humanos tivesse uma educação devida, se nao houvessem os malditos que se aproveitam da falta de conhecimento dos -fracos-, o numero de crentes em Super-Chimpazés Imortais seria infinitamente menor.

    É realmente triste ver pessoas já formadas, com uma inteligência Notável, acreditar em Amiguinhos Imaginarios do Reino dos Ursinhos Carinhosos;
    Auto-Enganados, e ainda ensinam outros a também serem Foolish People, o ciclo se fecha, e assim será por um bom tempo…

  8. Mas todos nós precisamos de Ilusões para viver, cada qual com sua inteligência, para deixar a existência mais aceitável, utilizando métodos diferentes, pois nenhum Ser Humano é o mesmo, Seja em deuses, na Ciência ou o que for.

  9. srs..

    Tá tudo ok aki embaixo.

  10. O que há de errado com esta teoria do Leibniz?

  11. Não precisa ser necessariamente este Deus biblico mas uma primeira força.

  12. O Jony foi muito acertivo qdo disse uam vez se o nada fizer algo deixa de ser nada.
    Porque o nada ja diz tudo NADA

  13. Realidade Oculta, Os Illuminatis

    Enigmas: As 13 Famílias mais ricas do mundo, Bilderberg, A farsa do Disco Voador e Óvnis, WTC, Roswell, Conspiração, Nova Ordem Mundial, Os caixões plásticos sendo armazenado nos Estados Unidos e na Geórgia, Extermínio dos 80% da População Mundial, 911, As Pedras da Geórgia com as profecias do extermínio em várias línguas.

    MONDEX e o BIOCHIP. (Cartão de Crédito do tamanho do Grão de arroz embutido na mão).

    E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas,
    Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Apocalipse 13:16, 17

    1º Se cria o Problema.

    2º Divulga o problema (Para deixar o mundo em Pânico).

    3º Apresenta a solução do problema (E assim ganha à simpatia, o carisma da população mundial).

    Detalhe: Hitler fez uso desta tática para poder ganhar o apoio da população Alemã.

    UM CANAL DE TV ANUNCIOU:

    A- A Dengue mata mais que a Gripe Suína, por que as outras emissoras de TVs não divulgaram isso?
    B- A Gripe comum mata mais que a Gripe Suína, por que as outras emissoras de TVs não divulgaram isso?
    C- Conspiração: A gripe Suína foi desenvolvida em Laboratório?
    D- A Vacina contra a Gripe Suína pode provocar Síndrome fatal?
    E- Essa Síndrome fatal surtiria efeito após todos tomarem a 3ª dose?
    F- Cientistas descobrem a vacina que vai salvar o mundo contra a (H1N1) Gripe Suína!!!! Maravilha! VIVA! Eles salvaram o mundoooooo!

    E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta Apocalipse 13:3

    Veja o documentário abaixo:

    Prepare-se 1.6 Palestras (11) 3862-0530

    São 6 Vídeos no You Tube na seqüência,
    ou pesquise no Google.

    Obs.
    Examina tudo e retém o que é bom. I Tessalonicenses 5.21

    Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 1 João 4:1

  14. Hagnus assisti seu documentário e me responda sinceramente
    Vc acredita qeu o homen não foi a lua?
    E porque só a globo Hagnus? e o macedão que ajunta politicos em brasilia e vive atrás de poder como a maioria dos evangélicos.
    Ele ta fora de tudo isto ai? é só a globo?

  15. Adamantdog,

    Acredito que o homem foi a Lua, inclusive o FANTÁSTICO apresentou um ótimo documentário sobre isso:

    Chegada do homem à Lua não foi uma farsa, diz a Rede Globo (Fantástico – 19.07.09)

    Alguns dos Evangélicos podem sim fazerem parte dos ILLUMINATIS,
    Judas conspirou contra Jesus!

    O Anti-Cristo sairá do meio de nós para se criar a Nova Ordem Mundial, se tornando o líder Global, Hitler desejou isso!

    Detalhe: A folha Universal divulgou uma Matéria contra os Illuminatis, O Edir Macedo estaria cometendo suicido com isso.

  16. Hahaha isso é conspiração tipo como foi a Guerra Fria. Já viu aqueles vídeos antigos ensinando o povo a sobreviver a uma bomba atômica ?
    Hehehe pura neurose.

  17. Adam,

    O Hagnus deve viver num mundo de fantasias, não se pode acordá-lo! ha!ha!ha!ha!ha!

  18. Hahaha o símbolo atrás do apresentador eu tenho tatuado hahaha eu acho que eles não sabem que significa “Perigo Biológico” .

  19. Outra coisa falou -se muito na maçonaria neste video (não que eu seja maçon não gosto de nada que me tolha a liberdade)
    Mas o que mais tem é pastor maçon eu não lembro de ter conhecido nem um padre maçon.

    Baseando -se nisto seria os evangélicos o povo da besta?

  20. Outra coisa os ateus são a coisa mais dificil de se organizar são iguais gatos segundo o Dawkins.
    Então fica dificil faze-los massa de manobra ; por ouro lado um ditador precisa de uma ideologia pra fazer miséria como o socialismo e o comunismo ja eram como ideologia o qeu resta ainda no mundo como ideologia? resposta = Religião
    Quem são as ovelinhas de presépio que fazem tudo e aceitam tb tudo o que os pastores querem?

    Baseando -se nisto seriam os evangélicos o povo da besta?

  21. Pensa comigo Hagnus pra besta ser aceita ela vai ter qeu ser do meio religioso ou voce acha que o mundo mulçumano fanáticos do jeito que são irão aceitar ordens de alguem não religioso?

    Baseando-se nisto seriam os religiosos o povo da besta?

  22. É claro qeu os ateus não creem nestas estórias mas partindo da premissa que esta estória da besta seja verdade.
    Quem serai o povo que vive babando o ovo do poder? a resposta é = Os religiosos no geral.
    Agora imaginem qdo a besta vir quem vai babar o ovo dela?

  23. Né Adamantdog hehehe falam de Hitler mas o cara era cristão hehehe as tropas alemãs usavam um emblema escrito “Deus está Conosco” http://www.portalateu.com/2008/04/10/gott-mit-uns/ e as Igrejas ajudaram hahaha.

  24. Hahaha olha a desculpa para o Símbolo

  25. http://pt.wikipedia.org/wiki/Risco_biol%C3%B3gico cuidado que é do Diabo hahaha.
    Será que a placa de Pare do Trânsito é demoníaca também ?
    Imagine então a perigo de morte por eletricidade http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/2ingles/9danger.jpg seria o raio uma mensagem da ira divina de Jeová contra um herege ?
    Hahaha isso é muito tempo livre, e abuso de mentes fracas isso sim hahaha.

  26. Léo imagine o que seria das igrejas evangélicas sem o DIABO ?!
    Elas iriam a falencia !! ele é o show men da igrejas evangélicas.
    Se eu fosse ele pediria uma parte maior do bolo pra continuar no show.

  27. É Possível existir organização entre os gatos, basta haver uma gata ano cio.

  28. Hahaha um dos requisitos para Jeová levar as ovelhas para o Céu não é o fim do mundo ?
    Dá pra ver como eles tem medo disso, mesmo tendo fé hahaha.

  29. Eu sempre tenho a impressão de que os crentes que comentam no DeusILUSÃO nunca se dão ao trabalho de ler os post…

  30. Putz Saracura vc falou tudo agora !! parece que o Hagnus não quer acordar mesmo, eu acho qeu o psicol[ogico dele não aceita acordar o que vai acontecer se ele acordar e Deus não existe mais ou não pelo menos da jeito da biblia.
    Bem qeu o Morfeu fala pro Neo ; o seguinte : Nós não libertamos as pessoas depois de uma certa idade

  31. ZZZzzzz……

  32. […] 2, –  Parte 3, –  Parte 4, –  Parte 5, –  Parte 6, –  Parte 7, –  Parte 8, –  Parte 9, –  Parte 10, –  Parte […]

  33. Nunca poderemos provar que não existe um deus. Mas o deus cristão da Bíblia é altamente improvável. Ou ele é onisciente e inteligente ou ele inspirou a Bíblia. As duas coisas juntas não se harmonizam, porque quem escreveu a Bíblia precisava de uns bons livros didáticos.

    Meu blog: http://historiaereligionis.wordpress.com/

  34. […] 2 –  Parte 3 –  Parte 4 –  Parte 5 –  Parte 6 –  Parte 7 –  Parte 8 –  Parte 9 –  Parte 10 –  Parte […]

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: