Três deuses, um funeral (parte 7)

.

 

Se você não entendeu o que eu quis dizer com “brincadeira de criança” quando mencionei os argumentos cosmológicos, aqui vão mais alguns exemplos.


O argumento axiológico:

1. Se Deus não existe, valores morais e deveres objetivos não existem.

2. Valores morais e deveres objetivos existem.

3. Logo, Deus existe. *

 

O criador desse argumento acredita que, sem Deus para servir de parâmetro, não seria possível saber o que é maldade ou bondade, certo ou errado, justo ou injusto, etc.

Deus servindo como parâmetro… Ups! Aquele que mandava apedrejar, sacrificar, matar? Aquele que aceitava sacrifícios humanos, que era a favor da escravatura, que torturou uma criança, até à morte, por 7 dias? Aquele que era a favor da submissão da mulher ao homem, que mandava pragas, que era um exímio exterminador de civilizações? Aquele que pune infinitamente um erro finito? É esse o seu parâmetro?

Em matéria de bondade, justiça e amor, por exemplo, se você usar Deus como parâmetro, atribuindo 10 a ele nesses quesitos, e se for me julgar na mesma escala, vai ser obrigado a me dar, por baixo, algo em torno de duzentos e oitenta e cinco!

Qualquer presidiário seria um parâmetro melhor de moral do que o Deus cristão. Uma grande parte deles, pelo menos, está presa por conta de um único crime.


O argumento teleológico:

1. O universo finamente ajustado é o resultado ou de uma necessidade física, ou do acaso, ou de um projeto.

2. Não é devido à necessidade física nem ao acaso.

3. Logo, é devido ao projeto.

 

O que se chama de universo “finamente ajustado”?

Bom, na Física existem as constantes universais, como, por exemplo, a constante da gravitação universal, a velocidade da luz e a carga do elétron. São valores fixos que entram nas equações matemáticas.

Pelo pensamento teísta, se o universo surgiu ao acaso, a carga do elétron, por exemplo, poderia ter assumido qualquer valor, certo? Qualquer valor mesmo! Mas só uma gama estreitíssima de valores permitiria que um elétron ficasse bonitinho e comportadinho dentro de um átomo. Ou seja, dentre todos os valores infinitos que a carga do elétron poderia ter assumido, por que diabos ela foi se enquadrar justamente dentro daquela faixa infinitesimal de valores que possibilitaria a formação de átomos e, consequentemente, tudo o mais que há? Resposta: foi Deus, o projetista, que, no ato da criação, “ajustou” a carga para aquele valor específico. Foi Deus que fez o “ajuste fino”.

É como se você se chamasse Ana e, tendo nascido no dia 8 de agosto de 1992, ganhasse de presente de aniversário de 18 anos um carro zero quilômetro cuja placa fosse ANA 8892. E você pensaria:


Carácules! Dentre todas as combinações possíveis para a placa do meu carro, calhou de ser justamente esta! É muita coincidência! Alguém deve ter mexido uns pauzinhos para me agradar!! Papai, foi o Senhor???”

 

É, Ana, pode ter sido seu pai. Mas quanto ao universo, pode ser apenas que o conceito de “finamente ajustado” seja fruto da nossa mania de grandeza, pois, como escreveu Hugh J. McCann,


Leis científicas são proposições (…). Elas existem em nossas cabeças e nas páginas dos nossos livros, e mais em nenhum outro lugar. E elas não governam nada. Em vez disso, são apenas descrições que fazemos sobre o jeito que as coisas são”. **

 

Eu, por mim, só digo que um Criador Todo-Poderoso poderia ter criado o universo independentemente da “permissão” das constantes universais da Física. Já pensou a cara de espanto dos nossos físicos?:

 

— Cara, pelos meus cálculos, esse elétron não poderia estar aí!…”


O argumento ontológico:

1. É possível que um ser supremo exista.

2. Se é possível que um ser supremo exista, então um ser supremo existe em algum mundo possível.

3. Se um ser supremo existe em algum mundo possível, então ele existe em cada mundo possível.

4. Se um ser supremo existe em cada mundo possível, então ele existe “neste” mundo.

5. Se um ser supremo existe “neste” mundo, então um ser supremo “existe”.

 

Entendeu agora o que são e para que servem os argumentos cosmológicos?

Eu entendi: é apenas o estrebuchamento intelectual da mente religiosa pensante que, ao se dar conta de que a Bíblia é uma prova cabal de que Deus é uma autêntica invenção humana, começou a entrar em desespero…


 

(*) Todos os argumentos cosmológicos deste post são traduções que fiz do livro The Future of Atheism.

(**) Mesma fonte acima.

 

<< parte 1


Anúncios

26 Respostas

  1. acompanho seu blog a quase um mês e gostaria de te dar os parabéns por essa série de artigos!!!

  2. Barros,

    Não importa se a carga do elétron é a constante que depois descobrimos, pela ciência, seus valores, pois se ela fosse diferente poderia o mundo ter se adaptado a este novo modelo e possivelmente teríamos situações diferentes….poderia até termos seres diferentes, equipamenteos diferentes..mas que no final apenas o “mundo” se adptaria à nova situação.

    Ou seja, o mundo nao foi criado para os homens. Os seres humanos é que surgiram de adaptações ao universo, senão não teriam sobrevivido, portante não teriam existido.

    É um ledo engano considerar as forças naturais como sendo feitas para que o homem usufrua delas, quando na verdade o homem só existe porque se adaptou às mesmas condições existentes antes da sua criação…

    Finalmente, os homens criaram deuses…e não o contrário, esta é a base de tudo..

  3. Ei blogueiro, não é argumento “teológico”, é “teleológico”.

  4. http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4482354-EI5030,00-MA+suspeito+de+abusar+de+filha+e+ter+filhos+com+ela+e+preso.html

    Que beleza…deus deve ter outras coisas mais importantes do que intervir num estupro a uma criança de 5 anos…ou quem sabe, ele seja um voyeur. Tem gosto pra tudo….

  5. Ops! Vou alterar. Já viu que esse mundo de deuses não é meu ramo, né?

    TeLEológico. Valeu.

    Muito grato.

  6. Ah, e obrigado pelo elogio, Hud.

    Saracura, meu velho, é isso mesmo, mas, como disse, o religioso tem sempre o hábito de inverter as coisas para encaixar na sua teoria maluca.

  7. CRIACIONISMO e não EVOLUCIONISMO

    A Biociência CRIOU a célula com genoma artificial! A célula foi criada por homens, ou seja! CRIACIONISMO e não EVOLUCIONISMO. Depois é lógico que essa célula poderá se evoluir de forma independente. VEJA O VIDEO:

    Bactérias, Moléculas, Genes e Blá blá blá não são dotados de RACIOCÍCIO, dotados de CÉREBRO.

    Um cego pode até tocar piano! Para isso Ele faz uso do PRÓPRIO raciocínio e um de seus SENTIDOS, o TATO.
    _________________________________

    Agora pouco foi criado um GAME onde VIRTUALMENTE a ESPANHA venceu o BRASIL na final da COPA DO MUNDO por 3×1.

    Incrível né? Foi INVOLUNTÁRIO! O computador jogou sozinho!

    Mas um robô também se move por conta própria não é?…
    LÓGICO! O Game e o Robô foram criados por HOMENS! Criados por seres Humanos racionais, que possuem CÉREBROS! CRIACIONISMO e não EVOLUCIONISMO.

    O Game NÃO EVOLUIU por acaso.
    Acreditamos em um Deus criador! Já acreditar em uma Proto-Bactéria que fez tudo perfeito por acaso, para nós cristãos isso é insano, uma aberração.

    É como afirmar que é POSSÍVEL um raio cair no mesmo lugar centenas de vezes! Eu disse centenas de vezes e não duas!…

    Gostaria de poder viver durante milhões de anos! Pois assim, após passar várias horas dentro do mar, poderia ver nascerem escamas e barbatanas no meu corpo, me tornando assim um ANFÍBIO! X-Men!

    Clique REVISTA ON LINE:
    http://www.renascebrasil.com.br/f_criador.htm

    E TUDO SE FORMOU POR CASO….

    TUDO POR CASO, PARTE SEGUINTE…..

  8. É possivel que um ser supremo exista?

    Depois do texto e links acima, com certeza!

  9. Só se ele for um grande macacão cósmico hahaha.

  10. Ou um Super-Chimpanzé Imortal…

  11. Hahaha o Silas só não fala que as estrelas tem bilhões de anos hehehe, hahaha o mundo invisível dos anjos

    Colossenses 1

    16 – porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.

    ———–
    Olha aqui a hierarquia dos anjos http://www.cot.org.br/igreja/hierarquia-dos-anjos.php agora quero que ele prove esse mundo de anjos hehehe.
    ——–

    http://grou.ps/ateueatoa/videos/1079989 sobre a evolução hehehe já observamos peixes mudando em lagos por exemplo.

    ———————-

    Hahaha bilhões de estrelas, milhões de planetas, vida conhecida em apenas um se isso não é obra do acaso eu não sei hahaha.
    Sobre o homem não ter moral , por exemplo existem padres e pastores que estupram crianças e não se entregam pois pedem perdão a Jeová e fica por isso mesmo hehehe.

  12. Uma coisa eu falo !! ele falo isto agora porque graças a Deus a ciencia evolui e provou até que o mundo não era chato.
    Porque se fosse por religiosos nunca teriamos nos lançado ao mar com medo de cair do mundo.
    Ainda bem que sempre teve gente qeu não parou frente ao fanátismo religioso.

  13. Mas qdo tem algo cientifico qeu não tem como contrariar mesmo ; o religoso vai e da um jeito de dizer que a biblia ja dizia isto.

  14. Sem contar que ainda existem Criacionistas da Terra Plana, que realmente crêem que o mundo é plano.

  15. […] 2, –  Parte 3, –  Parte 4, –  Parte 5, –  Parte 6, –  Parte 7, –  Parte 8, –  Parte 9, –  Parte 10, –  Parte […]

  16. Onde falou que Deus torturou uma criança até a morte por 7 dias?

  17. P/ refletir….
    Será que devemos agradecer pelo que temos???ou exigir o que não temos???
    será que os famintos da Africa devem agradecer por suas agruras…deus é sadomasoquista???
    Se não, porque permite uma criança de tres anos ser devorada viva por um chimpanzé???
    É voyer????
    Porque então ficou observando !!!!!!!SEIS MILHÕES!!!!! de judeus serem trucidados por alemães?????

    è um monstro????
    Poerque então devemos temelo????!!!!

  18. As religiões e afins são a grande mazela a humanidade, graças aos vários deuses, as pessoas ou macacs deste mundo fazem as piores maldades e crimes, para depois ir num templo qualquer e pedir perdão!!!

  19. Não precisa termer a Deus porque ele é bom , se existe algo de fato a ser temido é a sua ignorancia , esta sim pode vir a te prejudicar.
    Não se preocupe pois antes de voce ler isto milhares de pessoas tambem morreram, tanto eu voce as todas crianças da africa e até o chinpanzé assasino tambem irão morrer um dia, todos nós morremos inclusive todos aqueles que voce ama tanbem morreram.
    Então uma coisa é certa se sua crença atéia estiver com a RAZÃO COISA QUE EU DUVIDO MUITO, voce nem o prazer de saber que estava certo voce vai ter , o premio pela sua brilhante perspcacia sera um grandioso nada.
    Se estiver errado e a vida continuar após a morte ficará feliz eu acho, mas frustrado por esta errado ai dependerá do seu orgulho.

  20. Será que é porque ele não existe? É só um chute…

  21. sei… a Aposta de Pascal

  22. Esses argumentos de lógica furada religiosa podem “provar” qualquer coisa que se queira, desde que se tenha imbecis infantilóides suficiente que os tomem como verdadeiros.

    – Eu consigo enxergar uma árvore
    – Logo, Moloch existe

    – Moloch revelou sua existência para mim
    – Logo, Moloch existe

  23. Tentar comparar o Evolucionismo e a Teoria do Big Bang com a hipótese da Criação Divina é o mesmo que dizer que há duas possibilidades para a causa do azedamento do feijão: ação fúngica e bacteriana ou brincadeira do saci-pererê. Não podemos comparar todo um universo de lógica, razão e evidências científicas com desvarios de pessoas de fé.

    Meu blog: http://historiaereligionis.wordpress.com/

  24. Dei uma lida nos seus últimos textos e eles continuam muito bons!

    Parabéns!

    :)

  25. […] (parte…Três deuses, um fune… on Três deuses, um funeral (parte…Nadja Reis on Três deuses, um funeral (parte…Matheus on Três deuses, um funeral (parte…kleber lima on Três deuses, um funeral […]

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: