O Medo de Não Ser Nada

 

É fato costumeiro em discussões sobre religião – quando isso é possível –  o espanto proporcionado quando explicitamos que a falta do deus não afeta nossa vida, quando expomos que apenas fazemos parte mortal- como ser- do universo, ou apenas pedaços que não tem sua proteção, apadrinhamento. Nossa vida nada mas é que a vida de um cão, uma barata, um besouro – nascemos, vivemos e morremos, sem muita vantagem a não ser compreender a própria morte! Quando as pessoas resolvem, por um momento, aceitar a proposição, ficam desnorteadas, aflitas: “Então a vida não faz sentido assim! Não podemos apenas viver e morrer! Há de existir algo a mais!”. Já nos acostumamos a reações dessa natureza. Já compreendemos que a vida não precisa ser uma novela com final feliz e que somos os mocinhos protegidos.

As pessoas não querem morrer, não querem ser frutos do acaso.  Querem ser o centro do Universo, das atenções e com um Ser poderoso vigiando-as. Enganar-se faz bem aos seus egos, mas que só mostra que não são tão fortes assim, porque a necessidade de um deus já é uma fraqueza. Ao adotar essa “Força Superior” estariam desejando fugir da simplicidade e “crudelidade” indiferente da vida, do universo.

Sempre quando alguém me pergunta sobre minhas convicções religiosas, mostro que os deuses das “lacunas” não são necessários e que a vida não precisa ser um romance com final feliz. Até mesmo no decorrer dela possíveis reveses e sortes vão surgir de forma aleatória. Ninguém deseja ter uma doença grave, mas nenhum deus nos livra, ninguém quer nascer cego, mas pode nascer mesmo assim. Tantas doenças incuráveis existem ainda! Eu poderia nascer rico ou pobre, ou aleijado, ou morrer em tenra idade, nascer siamês. Tudo é possível. Então, não há uma regra definida sobre isso e nos resta viver a vida como ela própria nos presenteou e como humanos valorizando todos e os tornando iguais: seres pensantes, viventes e mortais!

Numa certa ocasião, uma moça me chamou atenção para o que, segundo ela, era presente de deus: a vida, o ar, o mar, dizendo que o seu deus deu tudo isso para eu viver. O problema é provar que deus tem uma fábrica de universos, de vidas, de mares, aí a coisa enrola, porque fazem uma afirmação, para em seguida dizer que tem fé nisso! Engraçado, eu faria a mesma afirmação de que foi o Sapo-doido-voador quem me deu tudo isso! Esqueceu, a referida, quem deu as doenças, as bactérias, a morte, a injustiça, maldade e por aí vai. Eu preferia que não me desse nada! Seria melhor, mas viemos de homens, de matéria e do universo, que sempre existiu e sempre existirá, pulsante ou não. Ele é o nosso deus, mas que não está nem aí para nossa vida sexual, nem se morremos ou nos transformamos.

Fazer estas colocações já são dífíceis por parecer trágico, mas a vida não nos revela tão cheia de surpresas indiferentes aos nosso desejo? Anos de exploração com explicações bonitas, colocando-os no centro e dada uma proteção inacreditavelmente sonhada, deixou o povo impossibilitado de questionar a realidade em que vive.

Matar um deus, que soa tão perfeito, acalentador das dificuldades, amenizador das vicissitudes, o pai, o herói, não é tarefa muito fácil. Retirar toda a proteção, assim sem dar nada em troca só deve soar como loucura dos ateus. No entanto, mais uma vez, não propomos troca quando falamos da realidade, no máximo mostramos que a liberdade faz bem e que a humanidade pode se ajudar, em detrimento de deuses loucos e inexistentes.

Fazer passar o efeito da droga das religiões é necessário uma clínica de recuperação poderosa, mas quando nos abstemos da sua prática, jamais voltamos a nos inebriar com idiotices dessa natureza. Daí tiramos que é difícil existir Ex-ateu. É um caminho sem volta, mas o caminho que nos faz melhor, por nós mesmos, sem um guru ou protetor por trás disso.

Saracura do brejo

Anúncios

32 Respostas

  1. Crentes em geral, percebam que a história do mundo não foi escrita, que a vida sem deuses é igual a com deuses, com um pequeno detalhe: ter deuses é fugir do real é se enganar.
    abração a todos

  2. Não sabia que tu eras de PE, Saracura. Também moro aqui em Boa Viagem e vc?

  3. Não sabia que tu eras de PE, Saracura. Também moro aqui em Boa Viagem e vc?

  4. O texto acima nos leva a uma excelente reflexão. Naturalmente um crente é incapaz de fazê-la pois, os que a fizeram, trocaram a “verdade” pela realidade e, diga-se de passagem, nunca antes experimentaram tanta paz e liberdade! Experiência própria… Belíssimo post!

  5. No final todos morremos.

    Parabéns pelo texto Saracura!

    Ainda estou vivo, ateu da silva e ativaço.

    Um abraço a todos!

  6. Uai, foi pregada do Senhor Argilas?

    O Blog não fechou as portas! srs…

    http://www.portaldeeunapolis.blogspot.com

  7. Anônimo,
    Legal….Sou cearense e moro aqui faz tempo……falaremos mais.Obrigado! também moro em Boa Viagem….rsrsrsrs…entrarei em contato

  8. Esqueceu, a referida, quem deu as doenças, as bactérias, a morte, a injustiça, maldade e por aí vai. Eu preferia que não me desse nada

    R: nem a sua vida ? Pois o fato de até os mais sofredores humanos e mesmo os seres ditos ‘irracionais” brigarem pela suas vidas até o ultimo suspiro, isto não te prova que a vida é muito mais do que voce quer atribuir ao seu deus, sapo doido.

    Toda essa sua teoria sobre a “Carencia de um Pai Paternal” faria sentindo se não fosse por uma razão a qual voce ainda desconhece, nem todo crente são de manadas, existem aqueles que tornaram se mais crentes observando fatos na sua vida pratica evidenciando uma consciencia bem acima da sua suposta falta de regras na teoria do acaso gerando aleatoriedade na sorte e no azar que voce acredita.
    Desde de quando sem planejamento, lógica e bom senso se constrói algo intligente com um propósito definido, este é voce eu acho……

  9. vanderlei,

    Eu só repito o que escuto. O tal do deus fez tudo, da desgraça à sorte. No entanto sabemos que a evolução é quem se encarregou das mudanças nos seres vivos e sua pemanência no mundo…valeu

  10. Deus, ciencia, religião,

    Obrigado pela contribuição e pelos comentários. É de grande importancia e nos enriquece mais.valeu. O povo crente não se desvencilha do proteção divina como se isso fosse verdade e não há como mostrá-los..abração

  11. vanderlei,

    Vanderlei,
    Se o cara é um macaco super evoluído, por que será que essa evolução se estagnou?
    Kkk
    ___

    Replay: O Senhor Argilas aplicou uma peça? Não havia fechado o blog?

  12. O opositor….

    amigo..aqui vai o e-mail pra contato..

    (osvaldoceara@yahoo.com.br)

  13. Amigo Saracura, vou dar uma kibada no post e postar no Bule Voador. Algum problema?

    Fabenrik

  14. Fabenrik,

    Fique à vontade amigo! Por favor, você pode e deve…..abração

  15. Ha qto tempo Fabenrik ; porque no bule? vc não esta postando mais no teu site?
    E o que é aquele convite que veio no meu email? não cliquei nem aceitei nada porque tenho medo de virus e os caras usam o nome de nossos amigos pra mandar.

  16. Hagnus
    Se o cara é um macaco super evoluído, por que será que essa evolução se estagnou?

    R: quem disse que estagnou, veja ele disse que continuou evoluindo:
    “Eu só repito o que escuto”
    Eita! que grande evolução!
    De Saracura para Papagaio!
    hahahahahhahahaha!

  17. Vanderlei,

    o macaco e tods os seres que vivem na natureza continuam o processo de evoução….~

    Não viemos de macacos modernos. Somos ramificações que na origem tem ascendentes comuns…..pra todos virem de seres menos capacitados, unicelulares..e por aí vai..

  18. ADAM

    Parece qe recebi também o e-mail do faber….parece ser vírus…..cuidado….abraço

  19. não stressou com a brincadeirinha, isto sim é um sinal de evolução .
    tirou ferias e escreveu muito…………

  20. Muleta psicológica para que os malogrados e servos continuem sua existência miserável em função da suposta recompensa no além, sem causarem maiores problemas para seus DONOS. Embuste para tolos da pior espécie. Aqueles que tem dificuldade em lidar com uma realidade fria e indiferente precisam de tais historinhas para deitarem suas cabeças a noite e para isso entregam sua liberdade intelectual. Afirmo sem NENHUMA dúvida: O cristianismo é a maior desgraça que aconteceu na história da humanidade e a causa da maioria dos problemas que temos hoje, pense na quantidade de culturas e conhecimento jogados na lata de lixo por OLIGARCAS POLÍTICOS que usavam a fachada religiosa para alcançar seus objetivos egoístas. Claro que hoje qualquer indivíduo com um grão de sensatez consegue constatar que deus está morto, mas atentem irmãos, aqueles que puxavam as cordinhas da marionete de deus na idade média hoje contam com meios infinitamente mais eficientes e maquiavélicos de controle social. A minha pergunta é a seguinte, se hoje em dia AINDA existem indivíduos que não conseguem se libertar das correntes mentais religiosas, como podemos esperar que venham se aperceber das outras diversas manipulaçoes que sofrem?

  21. […] Blog: Deusilusão […]

  22. Saudades da galera daqui!

    Ada, Saracura, Amorim, Doug, Barros, Ná, Até o Trollgnus… desculpem se esqueci alguém…

    Estou no Bule tem aprox um ano que recebi o convite pra participar,

    É uma equipe muito maneira e unida tbm.

    O meu blog no momento está parado, mas tenho planos de voltar e estou esperando sobrar uma graninha pra comprar um domínio e tbm mudar o layout.

    No momento podem me ver no Bule às sextas, ainda com meu velho estilo de sacanear os religiosos fundamentalistas e sabendo elogiar os de mente aberta (Tá aí o Ada q não me deixa mentir, aliás amigo q respeito muito).

    Sempre q posso passo por aqui, só não comento.

    Os textos sempre ótimos.

    E quando posso fazer uma homenagem a algum texto coloco lá no Bule.

    Também gosto de mostrar o trabalho da galera q tá iniciando e incentivar, já que ter um blog sobre ateísmo, religião, humor ateu, humanismo e secularismo não é fácil.

    Fabenrik
    Ateu e à-toa
    @fabenrikb
    @ateueatoa

  23. Fabenrik,

    Sempre é bom ver seus recados, agora como diz, vou ler seus textos no novo blog…ABração..quando quiser, pode por o texto que desejar…Valeu

  24. prezado vik
    permita-me acrescentando uma unica palavra tornar verdadeira a sua frase.
    O (anti-)cristianismo é a maior desgraça que aconteceu na história da humanidade e a causa da maioria dos problemas que temos hoje,

    Jesus resumiu tudo oque os verdadeiros profetas deveriam ter ensinado no seu cristianismo a verdadeira lei de Deus: “Ame ao seu proximo como se fosse voce mesmo”
    Voce concorda que se as religiões não tivessem desvirtuado este principal ensinamento cristão, o mundo estaria muito melhor?

    E os ensinamentos cristãos são representados por apenas 5% de toda biblia, chama-la de cristã seria justo em termos de qualidade, mas não em quantidade.
    Aproveitando a sua presença, gostaria de convida-lo a ler e comentar no meu blog: http://www.religiaodeuslivre.wordpress.com os posts:
    DEUS X IMPERFEIÇÃO X MALDADE E
    EPICURO QUESTIONA A IMPERFEIÇÃO DIVINA
    e confirme de uma forma inovadora livre dos tradicionais dogmas religiosos, porque a imperfeição da criação não prova a inexistencia de um Deus perfeito, eliminando assim esse argumento ateu.
    sds

    sds

  25. Trollgnus
    essa foi boa mas fiquei com inveja, em soliedariedade ao meu amigo de fé hagnus podem me chamar de : Trollander..hahahaha!

  26. Vanderlei

    Decerto desconhece história e as mais diversas atrocidades já cometidas sob a bandeira religiosa. Não me refiro aqui ao homem Jesus Cristo e sim ao monstro dogmático erguido em cima de seu nome que conquistou e governou com punho de ferro a europa. Como ja disse e volto a afirmar, a fachada religiosa foi o mais bem sucedido dispositivo inventado para controle social, quanto a isso não há dúvida nenhuma. O que se sucede depois da revolução francesa e industrial é uma mudança de práticas motivada por fatores econômicos e tecnológicos, a fachada de deus torna-se obsoleta e não é mais necessária para se obter os mesmos fins, vide imprensa, mídia etc. O que resta da toda poderosa igreja católica nos dias de hoje?? O que resta do cristianismo nos dias de hoje?? Virou uma piada, um insulto a qualquer ser pensante, um show de horrores que mais parece um circo, vide neo pentecostais.

  27. VIK
    conheço sim, de Moisés a fogueira da santa inquisição, desde o principo que o nome de Deus é usado em manipulações politicas, mais uma vez o convido a ler tambem este post : A BIBLIA COMO ELA É …… http://www.religiaodeuslivre.wordpress.com pois nele exponho a bilblia tambem como sendo um instrumento de descrença , sob o ponto de vista ateu..
    sds

  28. Vanderlei o homem que diz que Jesus não morreu hahaha, oh esse entende bem como ler ao gosto dele.
    E a evolução continua nem todos os seres humanos por exemplo tem resistência a lactose ou a grandes altitudes.
    E vale lembrar que a evolução demora pois precisa de um fator simples reprodução, olhe uma bactéria ela evolui muito mais rápido do que nós pois tem esse fator mais acelerado, criando mutações boas ou ruins, as boas ficam as ruins saem.
    Engraçado dizer que a imperfeição não torna o seu imperfeito, mas estranho se algo é perfeito seria impossível dele errar hahaha.

  29. Vikermes esqueceu de dizer:

    O SENHOR GOSTARIA DE DAR UMA BELA DE UMA CAGADAAAAAAAAAA.

    Muito coerente teus comentários parabens.

  30. Obrigado, Saracura. Mandarei um email pra você hoje.

  31. PREZADO LEO

    Vanderlei o homem que diz que Jesus não morreu hahaha, oh esse entende bem como ler ao gosto dele
    r: não sou um crente bitolado biblico, disse que poderia não ter morrido no momento da cruz e que isto justificaria sua aparições, assim como o sumiço do seu corpo.
    Mas porque disse isso? voce ja tem essa certeza de jesus realmente ter morrido no dia da crucificação?
    hjahahahaha! voce ta se tornando mais crente do que eu!

    Engraçado dizer que a imperfeição não torna o seu imperfeito, mas estranho se algo é perfeito seria impossível dele errar hahaha

    R: não consegui entender o que voce disse, mas reintero de novo o convite para voce ir no meu blog e comentar sobre o posts que fala sobre esse polemico e filófico assunto da imperfeição da criação, pois acredito que voce possui boas idéias e podera resultar em algo aproveittavel, portanto se for possivel leia com antenção e responda com seriedade, e ficarei grato pela sua colaboração.
    sds

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: