Professora Amanda Gurgel – RN

http://bethiamorim.blogspot.com/2011/05/aqui-no-rn-os-professores-estaduais.html

Anúncios

43 Respostas

  1. Grande Barros! Tudo beleza, cara?

    Seguinte, você pediu pra te tirar do Projeto, mas não o fiz. Apenas mudei a configuração na lista de e-mails, para você não ficar recebendo aquele monte de e-mails enquanto estava parado.

    Mas, quando quiser, é só falar que reativo. ;)

    Forte abraço!

  2. Eta mulher arretada!

    Brincadeira a parte, muito interessante a colocação dela.

  3. Enquanto isso o país distribue dinheiro para a Cpoa de 2014; compra carros importados para vereadores; entopem os bolsos de pastores e padres de um dinheiro suado (porque o povo quer assim) sem pedir contas às igrejas que não pagam impostos; gastam fortunas na manutenção de propagandas de empresas públicas; senadores, deputados votam aumentos exorbitantes dos próprios salários!; empresas que se dizem filantrópicas abusam da sua posição enriquecendo seus dirigentes como foi o caso recente da ULBRA no RS. É um Brasil minha gente que come cuzcuz alegado e arrota nada.

  4. “Parabéns à Professora Amanda Gurgel”, últimas palavras da mesa diretora;acabou aqui.Nenhuma providência será tomada, a não ser as Eleitoreiras de sempre.A Professora Amanda Gurgel apenas emprestou sua voz aos que não têm voz neste país de Discursos e Propaganda.O salário mínimo foi corrigido em 6,86% enquanto os Aumentos no salário de qualquer político gira em torno dos 50%.Néscios acreditam que vivem em uma democracia apenas pelo fato de poderem chamar qualquer político de Filho de Prostituta.

  5. Professora Amanda, verdade que todos já sabem e conhecem a situação da educação do RN e do Brasil, mais ninguém nunca conseguiu expressar através da fala com tanta maestria, se fazendo entender tão bem a situação dos nossos professores. Parabéns pela sua atitude e pelo seu preparo como educadora.

  6. Desde ontem assisto a este vídeo e não me canso!Quanta coerência:mulher simples,educadora,expressões bem colocadas,desabafo abrangente de todo um povo! De vez em quando desponta alguém assim! DEUS PROVIDENCIA!

  7. A mensagem abaixo enviei aos Deputados Federais e à Secretária Estadual de Educação do RN.

    Assunto: Srs.(as) Deputados (as) Estaduais e Secretária Estadual de Educação – RN
    Para: agneloalves@rn.gov.br, antoniojacome@rn.gov.br, dbnasser@rn.gov.br, ezequielferreira@rn.gov.br, fabiodantas@rn.gov.br, fernandomineiro@rn.gov.br, gilsonmoura@rn.gov.br, georgesoares@rn.gov.br, gesanemarinho@rn.gov.br, getuliorego@rn.gov.br, gustavocarvalho@rn.gov.br, gustavofernandes@rn.gov.br, hermanomorais@rn.gov.br, josedias@rn.gov.br, larissarosado@rn.gov.br, tombafarias@rn.gov.br, leonardonogueira@rn.gov.br, marciamaia@rn.gov.br, nelterqueiroz@rn.gov.br, potijunior@rn.gov.br, raimundofernandes@rn.gov.br, ricardomotta@rn.gov.br, vivaldocosta@rn.gov.br, walteralves@rn.gov.br, gabseec@rn.gov.br

    Data: Quinta-feira, 19 de Maio de 2011, 19:34

    Srs.(as) Deputados (as) Estaduais e Secretária Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, boa noite!

    Tenho 44 anos, sou formado em Administração e, apesar de ser Capixaba, há dois meses resido em Campo Grande /MS.

    Ainda há pouco, recebi um link e, ao acessá-lo, fui transferido para a página do Youtube, em que constava o depoimento de uma Professora do RN, Sra. Armanda Gurgel. Apesar de NÃO ser professor, gostaria de ressaltar meu respeito e admiração pela profissão, que, apesar de ser tão desvalorizada, é a base para todos, aliás, para QUASE TODOS OS POLÍTICOS (com exceção do Tiririca). E, ainda assim, apesar de ser uma profissão tão importante e DETERMINANTE, ao longo dos anos vem sofrendo com o descaso. Os governantes, sejam eles no âmbito municipal estadual ou federal, pouco ou nada fazem para reverter a situação.

    O que a Professora disse, é a pura verdade. Estão jogando um fardo ‘de culpas’ em cima da classe. Alunos e Professores dividem uma culpa que é externa.

    Saibam que, no momento do discurso inflamado da Professora, se eu estivesse no lugar de vocês, teria ‘enfiado o rabo entre as pernas e corrido”…E, quem sabe, se meu fôlego permitisse, estaria correndo até hoje! Caso queiram rever a vergonha pela qual passaram, o link é :

    Aproveitem e leiam os comentários logo abaixo do vídeo. É bom fazer uma reciclagem de vez em quando (ouvir a voz do povo).

    É capaz de, agora, aparecer algum parlamentar e dizer que sempre apoiou essa idéia de valorização. Se apoiou, por que não fez nada? Estava amarrado à cadeira de parlamentar?

    Aparecerá também, algum parlamentar ou Secretário de Estado vingativo. Será bem capaz de querer transferir a professora para dar aulas lá no Morro do Caixote em Pé, afinal, GENTE COVARDE E FORMIGAS EXISTEM EM TODO LUGAR !

    O que me causa desconforto (mas, não surpresa) é saber que a maioria de vocês foi reeleita, apesar do caos…apesar da inércia…apesar do jogo de empurra…apesar da administração de egos..APESAR DOS PESARES! APESAR DE VOCÊS!!

    Que a partir desse ‘esporro’ que vocês levaram e que está repercutindo NACIONALMENTE, VOCÊS, Deputados e Administração Estadual, TOMEM VERGONHA NA CARA E AJAM…Que saiam do conforto de seus gabinetes, onde são bajulados por assessores e ‘assombrados por funcionários-fantasmas’ e PASSEM A ENXERGAR A REALIDADE DAS RUAS, seja na educação, saúde, segurança, etc.Que VOCÊS se proponham a serem os REPRESENTANTES DO POVO.

    Parem de distribuir dentaduras, lajotas, cestas básicas…Tenham um pouco de dignidade e, aí sim…DISTRIBUAM DIGNIDADE.

    Podem achar que sou intrometido. Sou mesmo! Sou Cidadão de um país chamado BRASIL e sei que os meus impostos Federais são, em parte, distribuídos para todos os Estados, inclusive o Rio Grande do Norte. Assim sendo, tenho TODO O DIREITO DE COBRAR. Assim como fazia quando morava no Estado do E.Santo, cobrando da Administração Municipal, Estadual e, por vezes Federal, continuo a fazer aqui no MS, onde já comecei a cutucar os políticos locais.E, quando necessário, cobro de quem agir errado, como estou fazendo agora.

    Enfim, MEXAM-SE, ACORDEM, MOSTREM A CARA!

    A minha esperança é que, num futuro que não seja tão longínquo, os brasileiros possam trocar o carnaval e futebol pela CONSCIENTIZAÇÃO e CIDADANIA. Assim (somente ASSIM), deixaremos de ser um país de POLITICAGEM e poderemos varrer da administração pública, tantas moscas que atualmente rodeiam o bolo.

    Ao aguardo de providências, para que arrumem a bagunça que vocês mesmos fizeram no Rio Grande do Norte.

    Humberto Salla Lima.

  8. O pior é que pode acontecer da professora ser agraciada com um belo cargo nas repartições com belas bolsas de grife e à brisa doce de “perfum france”.

    Tudo isso para se colocar panos quentes nessa lição inesquecível de exercício de cidadania.

    Mas quero acreditar que isso não acontecerá, pois com a voz da moralidade a professora deve sim ser condecorada com horas e glória mas, a favor da luta e da causa tão esquecida pela sociedade.

    E que com isso a sociedade toda acorde e de as mãos, pois a muito tempo a “escola é para todos” mas… a educação é para ninguém.

    A sociedade está doente, em coma, e o professor foi escolhido para salvá-la. Pura verdade, um bode expiatório, um testa de ferro para justificar os erros da desigualdade social.

    O discurso mestre é que não existem empregos pois não há qualificação. No entanto, será mesmo esse o problema? Ou será que é muito mais interessante manter uma educação rasa para que os poucos bons empregos fiquem com a classe AAA.

    Vejam: se os empregos existissem não precisaria instalar empresa chinesa por aqui, prometendo salários não muito diferentes do professor e em condições trabalhistas bem desfavoráveis.

    A escola virou um alojamento provisório de crianças mal nutridas e adolescentes com baixa estima; vindos de uma sociedade como já disse doente, sem perspectiva, sem estímulo e sem futuro. É a sociedade líquida, carente e diluída pelos discursos mentirosos de políticos interessados na massa de manobra; em números e gráficos mentirosos geradores de voto.

    Empregos ou subempregos, escola ou educação?

    Oras é tão simples entender. Só não enxerga quem não quer.

    Professor deve ganhar o piso salarial de um delegado, um promotor ou de um juiz; senão mais.

    Afinal em muitos casos o professor lida com bandidos, drogados, misturados à uma parcela de pessoas de bem.

    Corre risco com tudo e todos, convive com o barulho que ultrapassa em muito os decibéis aprovados pela segurança do trabalho, respira o pó de giz presente em sua arma salvadora, como diz a professora.

    E tampouco pode usar o martelo para por fim ao barulho, calando as conversas e pondo silêncio no tribunal.

    Esperemos que o martelo não venha silenciar a voz da professora.

    Parabéns Professora Amanda Gurgel.

    Continue!

  9. parabens a professora amanda é amiga vcs professores não podem comer da merenda escolar porque isso caracteriza desvio mas os nossos deputados desviam milhões fica provado que foi desviado,e acaba em pizza , vivemos no Brasil um pais que valoriza-se os corruptos os nossos politicos vão de carros oficias,gasolina que sai do nosso bolso com motorista particular,chegando la so aprovam leis que so serve pra ajuda-los sabemos que eles nada fazem pra cumprir o papel que eles se propoem a faszer quando estão se candidatando bjs boa sorte .

  10. Parabéns professora.

  11. A mulher brasileira está acordando,coragem não é pra todas. Um forte abraço.

  12. Parabéns professora vc é a mulher que o brasil precisa.um abração.

  13. um governo mal educado não tem a preocupação de querer educar, principalmente quando sobrevive se alimentando da ignorancia do povo.
    Um governo corrupto não tem interesse em punir corruptos.
    portanto educação e segurança possuem para politicos o alto preço de cortes na suas mordomias e pela lógica cruel serão sempre colocadas nos ultimos lugares na lista de prioridades governamentais.
    Alem do que essa mentalidade paternalista do governos brasileiro em querer carregar todos em sua costas e por falta de uma real capacidade, muitos são os que se perderão pelo caminho da vida.
    Pois qual santo consegue ensinar 40 alunos ao mesmo tempo? Neste milagre eu tambem sou ateu…hehehehe!
    O governo paternalista e assistencialista confunde escola, como sendo um abrigo social, dando prioridade para quantidade inrresponsavel ao inves da qualidade educacional necessaria.
    Comida, uniformes completos inclusive tenis, transporte em SP, tudo isso com qualidade de primeiro mundo, mas esquece da principal funçao da escola, formar cidadões preparados para construirem um mundo melhor e por esse mal todos nós ja estamos pagando um alto preço em forma de violencias sociais.
    Um projeto de lei foi requerido para obrigar todos os politicos serem forçados a matricularem seus filhos em escolas publicas, é nesta hora que todos deveriam acreditar em milagres! hehehehe!

    Bom! Seja brasileiro e não desista nunca! Tente mudar para outro país!
    Brasil! um país de “tolos”
    sds

  14. Meus parabéns professora,apesar do pouco tempo de fala a vossa pessoa foi bem aventurada nas palavras.Apesar do momento (audiencia) ser estadual, o mesmo serviu para todo o país pois a realidade não é diferente nos demais estados,mas isso todos já sabiam (apenas os nossos governantes fazem de conta que não sabem).
    Aqui na Paraíba a educação também está em greve e a principal reinvidicação é simplesmente que a lei do piso nacional dos professores aprovada recentemente pelo Supremo Tribunal seja obedecida,veja só ter que entrar em greve para que uma lei possa ser cumprida.
    Aqui os professores também não podem comer a merenda, os professores prestadores de serviços recebem 610 reais (510 de salario + 100 de gratificação) para 20 aulas semanais e 910 reais para 40 aulas semanais e os demais contratados recebem um salario minimo pela jornada de 40 horas semanais e etc.
    Mesmo diante de tanto problema,eu particularmente acredito que o nosso governador que está no cargo a apenas 5 meses vai tomar decisões que melhorarão a educação da Paraíba, pois ele é um homem de muita visão e coerência com a sua história politica e cidadã .
    Torço que as melhorias surjam o mais rápido possivel pois a sociedade paraibana não pode esperar!

  15. Parabens professora Amanda Gurgel, brava gente brasileira

  16. Enquanto houver “verba” para a corrupção, não haverá espaço para a dignidade dos trabalhadores honestos deste país. O Brasil não é uma nação séria, infelizmente… Desde o descobrimento, o Brasil possui um objetivo muito bem definido: O de ser explorado, apenas, nada mais que isso. A receita dos “representantes” é muito simples e seguida à risca ao longo dos últimos 511 anos: O povo tem que ser mantido sob controle, ou seja, sem educação, sem saúde e finalmente, com pouca infraestrutura, para que não ganhe força suficiente para controlar o país de forma descente. A Honestidade tem que ser mantida aprisionada e sob total controle. A corrupção só se mantém viva porque os honestos são mantidos no cativeiro, devidamente sedados e afastados do conhecimento. Assim, a “verba” da corrupção tem fluxo garantido nas mãos dos políticos e congêneres. É assim a receita de uma “ditadura sublimar”, constante, forte e insaciável. Só o povo, numa grande rebelião poderá virar esse jogo. O Brasil é verdadeiramente um “País das Maravilhas”, um sonho dominado pelos corruptos espalhados por todos os cantos, tal qual a AIDS, o CRACK, a MACONHA… O povo precisa libertar-se desse vício (a atual classe política). Se conseguir essa façanha, teremos outro país, que não será nada semelhante ao Brasil…

  17. Parabéns Amanda Gurgel, não sou Professor mais mim solidarizo a classe e com você. o Brasil precisa de pessoas assim que lute por Respeito, Dignidade e Compromisso dos Governantes, é isso que precisamos CIDADANIA, parabéns!.

  18. Passados os 15minutos de fama da professora Amanda Gurgel,tudo voltou ao normal.Deputados,Senadores e Presidenta continuam em seus castelos inespugnáveis e insensíveis à Patuléia que os sustenta com sangue,suor e lágrimas.A mídia já colheu seus frutos.Mas,afinal,quem é mesmo esta ‘joana ninguém’ pra se arvorar em defensora dos frascos e dos comprimidos?.

  19. Concordo com muito do que foi dito aqui, só discordo que esta realidade seja uma exclusividade do nosso país mas acho uma parte inerente desse sistema capitalista-imperialista.

  20. Profª Amanda, uma cidadã brasileira, diferente dos que se acomodam no banco do Poder, pecam pela omissão e contrariam os anseios da população. Ela é a voz que ecoa neste país e que esmurra a consciência dos falsos representantes do povo. As crianças e jovens são o futuro do Brasil.

  21. Até que enfim alguém da nossa classe teve a coragem de falar. A fala da professora Amanda Gurgel é a voz de todo professor no Brasil. Não é somente no RN que se verifica tal descaso com o professor. Em todo o país acontece sempre o mesmo discurso e descaso de autoridades para com a nossa classe. Parabéns à professora Amanda, que seu desabafo sirva para que nós também tenhamos a sua coragem. Estamos formando cidadãos críticos, mas e nós quando é que vamos nos também nos tornarmos cidadãos com criticidade!

  22. Nelma Maria de Jesus
    voce deve ser crente, acertei?

  23. Eita discurso porreta sô!
    Voce é das ‘minhas’.
    Mulheres no anônimato, quando decidem, decidem pra não voltar atrás.
    Fica firme aí…Rio Grande do Norte, que eu fico daquí…Mato Grosso.
    É Brasil, nossa tolerância chegou ao ZERO.
    ZERO também é um número IRREFUTÁVEL.

  24. “O Brasil não é um país sério” alguém levar vantagem em tudo. A sociedade brasileira tem colhido exatamente o que plantou, nos últimos 500 anos. Não há inocentes na sociedade brasileira. Há hipocrisia, disputa, rivalidade… Nossa cultura sempre deu ênfase a algumas atitudes que embora sejam consideradas ultrapassadas e “anti-éticas”, continuam a ser praticadas e são potencialmente perigosas. Infelizmente a “memória do brasileiro” é muito fraca sempre acaba votando nos Políticos corruptos que, continua distribuindo esmolas a troco de votos, entre outras promessas apenas da boca para fora. o brasileiro reclama, mas se conforma, Afinal, a “cara-de-pau” é uma “qualidade” nossa. Tem sindicalista eleito não faz nada…!!

  25. Os professores do Colégio Estadual Góes Calmon, no município de Itaberaba-Bahia, parabeniza a professora Amanda Gurgel pela sua coragem e determinação em sensibilizar toda a sociedade brasileira, na melhoria de uma educação púlica de qualidade e significativa.
    O mundo precisa de pessoas como você!
    ” O temor do Senhor é a instrução da sebedoria e diante da honra vai a humildade.”

  26. Parabens professora, mas enquanto o país for fiscalizado pelos tribunais onde os fiscalizadores forem colocados por políticos, (a raposa cuidando das galinhas) vamos continuar a mesma coisa por mais
    1.000 anos, pode escrever. De qualquer forma, alguém tem que gritar.

  27. Maravilha Professora, é disso que precisamos professores lúcidos que exponham suas idéias, de forma clara para ser ouvidas pela comunidade.

    O que o professor vive em sala de aula, e o que o professor vive neste país de norte a sul, precisa ser exposto, falado. Nossa classe precisa se organizar e trabalhar junto para mudar a educação no país. No estado de SP na cidade de SP, é normal alunos de escola pública chegarem ao 9º ano sem saber ler e escrever com fluência. Isso não pode continuar…

    O brigado mais uma vez profª .

    Formando em arte Educação
    Pedro Pacheco

  28. parabens Amanda Gurgel voce representou o Brasil pela sua atitude

  29. AMANDA GURGEL, FINALMENTE ALGO DE BOM NESTA TAL INTERNET, SE MAIS MEIA DUZIA FIZESSE COMO VOCE COMEÇARIA A CAIR A MÁSCARA EM BRASILIA, MACEIÓ,JOÃO PESSOA,CURITIBA,TEREZINA,BELO HORIZONTE,PORTO ALEGRE,FLORIANOPOLIS,CUIABÁ,PALMAS,PORTO VELHO,BOA VISTA,MACAPÁ,BELÉM,MANAUS,VITORIA,RIO DE JANEITO,SALVADOR,SÃO LUIS,NATAL,FORTALEZA,RIO BRANCO,GOIANIA,CAMPO GRANDE,ARACAJU E FINALMENTE MINHA CAPITAL SÃO PAULO. ENQUANTO ISSO. QUANTO FATURA POR MÊS O ANALFABETO DO TIRIRICA COMO DEPUTADO FEDERAL,,,,,,,,NÃO RESPONDA, PARABENS MINHA QUERIDA, EU JÁ TINHA PERDIDO A ESPERANÇA MAS VOCE ME FEZ VOLTAR, PARA MUDAR PAISES COM SISTEMA CAPITALISTA VAMPIRO COMO O DO BRASIL, SE VOCE TEM DINHEIRO ÉS ALGO MAS SENÃO TEM TU NÃO É NADA. DO SEU ADMIRADOR OLAVO.
    olavo.edc@gmail.com

  30. Eu, particularmente, acho que o que tornou esse vídeo um “viral” na internet foi justamente a eloquência da Amanda Gurgel, a capacidade que ela teve de sintetizar a grande maioria dos problemas que emperram o desenvolvimento da educação do Brasil num discurso preciso, direto, coerente e bem articulado. Ou seja, a estética da coisa.

  31. eu aluna de pedagogia da UBC de mogi das cruzes estou super contente com a atitude da amanda aqui na em nossa cidade um estagiario de professor ganha R$ 400,00 e um estagiario de medicina ganha R$5000,00 porque esta diferença se como dizem os politicos que a culpa sempre é da educação porque nao uma melhor remuneção e condições melhores de ensino isso é horrivel eu apoio amanda como futura pedagoga do Brasil e assim como ela quero fazer a educação brasileira mudar

  32. a prof amanda disse o q os professores de todo brasil gostaria de falar.a realidade é essa mesma inclusive no meu estado o rj ,onde o governo agora criou um plano estadual de educação que nada mais é que culpar os professores pelo desempenho ruim da educação.o aumento para a classe virá mediante a nota q a escola receber com esse plano.conclusão ;estão nos avaliando como uma empresa,esquecendo q educação é muito mais que isso.sabemos que avaliar é preciso mas não como está sendo feito no rj.primeiro melhore os salários dos prof ,qualifique esses prof,melhore suas condições de trabalho para depois cobrar resultados.a fala da professora foi espetacular quando ela disse que não somos salvadores da pátria porque não somos mesmos,o que temos é um desafio enorme que só aqueles que estão em sala de aula como a professora amanda sabe reconhecer.

  33. Passados os 15minutos de fama da professora Amanda Gurgel,tudo voltou ao normal.Deputados,Senadores e Presidenta continuam em seus castelos inespugnáveis e insensíveis à Patuléia que os sustenta com sangue,suor e lágrimas.A mídia já colheu seus frutos.Mas,afinal,quem é mesmo esta ‘joana ninguém’ defensora dos frascos e comprimidos?.

    Aos Professores: Esqueceram que antes de ser profissão éreis deuses? Esqueceram que antes de informar sois formadores? Esqueceram que sois voz? Esqueceram que tudo o que se diz em sala de aula fica gravado, indelével, nas mentes a formar? Mais não digo. Para bom entendedor meia palavra Bosta.

  34. A voz de Amanda é voz de todos os professores do Brasil. Louvado seja Deus por existirem, ainda, pessoas com essa coragem de encarar esses políticos hipócritas e demagogos, secretários de educação unicamente preocupados em justificar os desmandos e descasos de seus “senhores”. Onde está o Ministério público que não fiscaliza o uso das verbas?? Por que é tão dificil desmanchar a teia da corrupção organizada??? O salário de outros profissionais como médicos, advogados e outros que estudaram tanto quanto nós dá pra pagar muitos meses do nosso, esses pelo menos, estudaram e trabalham, e os políticos que não fazem nada e ganham milhões????? PARABÉNS PROFESSORA, VOCÊ NOS REPRESENTOU COM DIGNIDADE, VERDADE E HONRA.

  35. Tudo que foi dito a respeito da fala da professora é uma verdade nua e crua.Ela encarna a voz de uma categoria sofrida e cruelmente atacada por ditos especialista em educação(que são a grande maioria pregadores do conformismo e da fatalidade) de que o trabalho do professor e seu bom desempenho não está relacionado com seus míseros salários.Está sim, pois professores não são diferentes de outras categorias profissionais.Eita professora porreta.Só faltou em seguida a sua fala,uma outra fala que mandasse políticos a puta que os pariu.

  36. Nem tenho palavras para descrever o que sinto em relação à essa professora. Quanta coragem, quanta força… essa luta está no nosso país inteiro… só espero que o Governador de São Paulo também veja esse vídeo e sinta na pele o que está fazendo com a Educação em nosso Estado também… Espero que ele fique envergonhado e faça alguma diferença. Querida Amanda, meu salário base é igualzinho ao seu. Parabéns querida.

  37. Professora Amanda estamos orgulhosos de seu pronunciamento e como professora coloco-me a disposição !! Parabéns

  38. ESTA SENHORA SIM E UM EXEMPRO FALOU O QUE TINHA QUE SER FALADO PARA QUEM TINHA QUE OUVIR POR QUE ELES ESTAO NA POLICA E NADA FALTA PARA OS FILHOS DELES POR ECE MOTIVO NAO ESTAO NEM AI PARA COM OS TRABALHADORES SE AO FOSSE AS PROFERAS E OS PROFESSORES NEM PARA SER POLITICOS SERVIRIAO …TOME TEMTOS . OU TERA RESPOSTAS A AUTURA NAS PROCIMAS ELEICAOES . PARABENS . AVC UM EXENPRO DE MULHER .

  39. PARABENS PELO SEU TALENTO. SIM VOCE VEZ UMA COISA MUITO CERTA, PORQUE OS OUTROS NUNCA TEVE ESSA CORAGEM DE SE VALORIZAR ESSES GOVERNANTES TEM QUE TOMAR UMA ATITUDE E VALORIZAR TODOS OS PROFESSORES SE ELES SAO ALGUEM NA VIDA, TEVE QUE PASSAR POR UM PROFESSOR POR ISSO ELS TEM QUE VALORIZAR CADA UM DE VOCES.

  40. Parabéns, professora Amanda pela sua coragem de defender a nossa classe diante desses corruptos. Vamos mudar a nossa história, comecemos pelas urnas. Um abraço. Lindanete da Paraíba.

  41. essa fala me lembrar que o tédio e não a pobreza nos ameaçava. Grandes forças históricas, postas em movimento, acabam arrastando os obstáculos, não são os rios que são violentos são as margens que o aprisionam. E NECESSÁRIO Assumir uma ousadia, TALVEZ TENHA CHEGADO A HORA DE PISAR ARENA MESMO QUE DESCALÇO. Restituir a cada dia a cidadania, e construir o cidadão é o verdadeiro projeto em construção. É necessário despertar a mente e acordar o coração, que a história não espera o fim do cansaço. É preciso cansar o silêncio inquietante e pisar a arena, mesmo descalço, como fez Antonio Conselheiro. Pois, o exercito dos vencidos vence em cada passo que consegue dar em frente (E. da Cunha) É preciso que a palavra seja nossa ancora e os arados arem os campos e unidos virem-se contra as Vales e seus amargos sabores de Ferro. Que depois de tudo, o ar não seja mais barreira e os campos deixem de ser distancia, para virarem-se contra os desencontros. Mesmo que ainda haja muito a ser feito, e será feito, não com a lentidão dos incrédulos ou com a pressa dos impotentes. E por mais que se faça quase nada foi feito peão. Então chegou a hora de acordar teu coração, esperando coisas impossíveis de alcançar.

  42. Não obstante à idéia de que a Professora Amanda Gurgel contemplou o grito latente na garganta da alma da quase totalidade dos professores brasileiros, atrevo-me a dizer que há alguns milhares de heróis e heroínas ( feliz do país que não os tem ), verdadeiramente atuando na sociedade em favor da educação e do fim da hipocrisia de muitos que, apenas com os lábios, dizem ver a educação como prioridade. Mas a impressão que se tem é que precisa de uma única pessoa, em uma única fala, sagrar-se como deusa espetacular a defender tão nobre causa. O Piso Salarial Nacional, que certamente é melhor que não o ter, resultado de mais de um século de luta, é combatido ferozmente com o insustentável discurso de insuficiência financeira, de munitos governadores e prefeitos brasileiros. Isto precisa ser mostrado, em amplo debate da sociedade. Quando teremos espaço para isso, no horário nobre nacional? Enquanto isso, contentemo-nos com o espetáculo de dez minutos da Amanda Gurgel, que sequer, apesar de prometido, repetiu-se à noite, no mesmo canal, naquele domingo. Parabéns à professora Amanda Gurgel! Ela é mais uma cidadã a cumprir seu papel social, o que muitos(a) não fazem.

  43. A professora Amanda Gurgel, que foi campeã de acessos no youtube falando como professora pública contra as condições precárias da Educação em seu estado, aparece agora abertamente no programa eleitoral gratuito do PSTU, sinalizando que logo poderá vir como candidata. A revolta contra os salários pagos aos professores em início de carreira esconde o fato de que um piso nacional unificado de R$ 1.187 reais foi aprovado no governo Lula, mesmo tendo em contrário bancadas de partidos opositores e governos estaduais e municipais. Não é o ideal, mas é um grande avanço com relação a tudo o que já existiu em termos de garantia salarial para os docentes. O mesmo PSTU, encastelado no sindicato dos professores estaduais do Rio de Janeiro, promove uma greve geral da categoria e divulga que o salário da classe seria de R$ 610 mensais – o que é uma manipulação visível. Trata-se da metade do piso, aproximadamente, para meia jornada, em início de carreira. A média do professorado nacional ganha bem mais que o piso, dependendo do estado, atribuições e tempo de carreira. Não é bom, mas é bem acima que os R$ 610 que divulgam como o ‘salário da classe’. O piso local tampouco é R$ 610, como divulgam – é o dobro disso. Quando apoiaram a greve dos bombeiros, também divulgavam o salário inicial de um soldado do fogo como se fosse o da categoria – quando sabemos que ela é hierarquizada e recebe vários adicionais, à medida que se progride ou se assume funções diversas como enfermeiro, médico, motorista, chefe de equipe, etc. Um coronel bombeiro aposentado chega a ganhar R$ 13.500, bem acima dos R$ 1.100 que divulgaram como sendo o ‘salário da categoria’. Todos ficaram do lado dos bombeiros, lógico, e agora apóiam os professores. Eu também, mas acho errado manipular dados e tentar tirar proveito político da situação dessas categorias. Nos atos e marchas, só se viam na frente as bandeiras do PSTU – uma ou outra do PSOL e CUT na retaguarda. Militantes distribuíam panfletos carimbados com a legenda desses partidos, vinculando essas demandas à agenda político-partidária. Marcelo Freixo, Cyro Garcia, Zé Maria e outros fizeram a festa. Agora é a vez de Amanda Gurgel, futura candidata a algum cargo eletivo – logo ela, que declara que a classe política é corrupta, quer fazer parte dela: haja contradição!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: