Bíblia: literatura de sovaco

Editora especializada em Bíblias tem até uma para surfistas

Funcionários trabalhando na produção de livros religiosos na gráfica da Sociedade Bíblica do Brasil, em Barueri

Na tarde da última quinta-feira, reverendos e funcionários de uma gráfica em Barueri se reuniram para um evento sacroempresarial: a encadernação da Bíblia de número 100 milhões da Sociedade Bíblica do Brasil.

Para o presidente da organização filantrópica, o reverendo Adail Sandoval, a marca teve gosto de superavit.

Sucursal brasileira da United Bible Societes [sociedades bíblicas unidas], a Sociedade Bíblica do Brasil imprime de 30 mil a 40 mil livros sagrados por dia –ou uma Bíblia a cada três segundos.

Além da Indonésia, é aúnica das 147 sociedades internacionais com gráfica própria, em Barueri, município da Grande São Paulo. Abastece mais de cem países com salmos em português, inglês, espanhol, árabe, hebraico, latim e outras línguas.

O sucesso se deve, em parte, ao trabalho do pastor presbiteriano Rudi Zimmer, 63, teólogo com MBA em administração de empresas e, desde 2005, diretor executivo da entidade.

Funcionário de carreira, com 20 anos de casa, Zimmer situa na década de 1990 o boom do mercado editorial sacro. “A segmentação aconteceu em todas as áreas, chegando à igreja. Até lá, se fazia bíblia de qualquer cor, desde que fosse preta”, brinca.

Hoje, a Sociedade Bíblica lança 40 títulos inéditos por ano, como a “Bíblia da Família”, a “Bíblia da Mulher” e a “Bíblia do Surfista”, cuja página de abertura explica: “É para você que deseja experimentar a pura vida na presença de Deus. Boas ondas!”.

Alguns títulos são criados pela equipe do gerenteeditorial Dennis Timm, 40. Outros, comprados na International Christian Retail Show [mostra internacional do varejo cristão], feira religiosa que ocorre uma vez ao ano, nos Estados Unidos.

No site da Sociedade Bíblica, são vendidos por valores que vão de R$ 2 (“Bíblia Sagrada”) a R$ 133,90 (“Bíblia Shedd”, com capa de couro, mapas e 10 mil notas de rodapé). Em 2010, coube à “Bíblia de Estudo Despertar” (R$ 44,90) liderar o comércio, com ensinamentos baseados na terapia de 12 passos dos Alcoólicos Anônimos.

Zimmer explica que o texto sacro jamais é modificado: “A Bíblia é a mesma para qualquer público. A apresentação gráfica e os comentários é que diferem”. Edições recentes obedecem às regras do novo acordo ortográfico. Variam na tradução, que pode seguir quatro padrões.

Ainda que tenha a Igreja Católica como principal cliente, a Sociedade Bíblica não discrimina. Por ser uma organização de cunho ecumênico, produz sob encomenda para as evangélicas Renascer, Universal e Assembleia de Deus.

DIREITO AUTORAL

“Nunca entramos em política eclesiástica. Queremos apenas que o povo receba a Bíblia”, diz Zimmer.

A concorrência –que inclui as editoras Vozes, Ave Maria, Vida, Esperança e GeoGráfica, entre outras– é farta, posto que Deus não cobra direito autoral. Ainda assim, nenhum rival atingiu a marca dos 100 milhões de livros produzidos.

Fundada em 1948, a Sociedade Bíblica do Brasil se fez ampliar com farto apoio eclesiástico, sob o argumento de tornar a palavra de Deus acessível. “Pedimos empréstimos e doações às igrejas”, diz Zimmer.

Das editoras nacionais, é a única que participa da Assembleia Geral da United Bible Societies.

A última reunião ocorreu em setembro de 2010, data em que padres e pastores debateram a posição da Bíblia na era digital.

O assunto, em princípio espinhento, foi recebido com tranquilidade pelos diretores da Sociedade Bíblica do Brasil. Desde meados daquele ano, eles já vendiam a “Bíblia Digital Glow”, em três DVDs.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/921815-editora-especializada-em-biblias-tem-ate-uma-para-surfistas.shtml

Anúncios

6 Respostas

  1. Isto mostra como tem gente imbecilizada ainda no mundo.

  2. A Bíblia de Constantino vem sendo considerada verdadeira para eles há milênios. Não há ninguém mais doutrinado do que o proprio doutrinador. E quase tudo o que nossos pais nos ensinaram sobre Jesus Cristo e suas histórias é mentira. è que adoramos os deuses dos nossos pais.

    GREEN BIBLE
    Uma versão ecológica para as “Sagradas Escrituras cristãs foi lançada recentemente. A edição “verde” da Bíblia é feita com papel reciclado, tinta a base de soja e leva o prefácio do arcebispo Desmond Tutu. Também tem comentários de São Francisco de Assis, João Paulo II, entre outros.
    O projeto “Bíblia Verde” pretende estimular uma atitude mais responsável com a terra e o planeta e neste sentido, acentua a referência à palavra “terra” – com mil citações no texto “verde” – enquanto as palavras “céu” contam com 490 referências e a palavra “céu” com 530 citações. Para adaptar a Bíblia ao gosto dos ambientalistas, a editora americana HarperCollins acaba de lançar a “Bíblia Verde”, para ajudar os cristãos a entenderem a mensagem ambientalista da Bíblia.

    O livro, feito com 10 por cento de papel reciclado e impresso em tinta verde, apresenta passagens frisadas em verde que tratam do dever de se cuidar da terra. O site da editora afirma que a Bíblia Verde “equipará e incentivará as pessoas a verem a visão de Deus acerca da criação e as ajudará a se envolver na cura e manutenção da terra”. Por enquanto, versão só em inglês da Green Bible.

    Acerca da criação e revisão da Bíblia, está na hora de corrigirem com atraso o postulado da doutrina de Sócrates e Platão, ao propagarem à humanidade o falso juízo de que a raça humana é superior às demais criaturas fa Terra, podendo usá-las como bem entender. Esta crendice é sustentada pela maioria das religiões. religiões de origem africana realizam sacrifícios com animais e banho com sanguer de animais mortos. Ignoram que a mesma Constituição que proclama a liberdade religiosa garante a defesa contra a crueldade dos animais.
    Se deus existisse, será que ele aprovaria o cristianismo?

  3. O mundo capitalista e seus segmentos de negócios.

  4. Mai uma novidade!

    Como seria a Bíblia se ela não falasse o tempo todo sobre Deus?
    O filósofo A C Grayling tentou responder a essa questão com The Good Book: A Humanist Bible [O Bom Livro: uma Bíblia Humanista].

    Saem os profetas e os apóstolos, entram os grandes filósofos e escritores. Grayling, novo presidente da Associação Humanista Britânica, explica:

    “A ética humanista não pretende ser originada em uma divindade. (Eles) começaram a partir de uma compreensão solidária da natureza humana e aceitaram que há uma responsabilidade para que cada indivíduo lute pelos valores em que acreditam”.

    Não há menção a deuses, alma, vida após a morte, religião ou qualquer assunto do gênero. O livro é sobre a experiência humana neste mundo, analisando a sabedoria humana de todas as idades e lugares para oferecer consolo, inspiração, orientação, e causar uma reflexão sobre como viver uma vida boa.

    As mais de 600 páginas de The Good Book estão divididas em capítulos e versículos, com duas colunas em cada página. Portanto, se parece muito com uma Bíblia. Também começa com uma cena no jardim, embora seja Newton e sua macieira, não Adão, Eva e uma árvore desconhecida. O livro termina com uma versão secular dos 10 Mandamentos…

    Leia texto completo em:
    http://bulevoador.haaan.com/2011/04/13/21903/

  5. Como conhecer as pessoas que nos relacionamos?
    Sabemos que somente Deus detém a onisciência, o poder de revelar os nossos pensamentos e sentimentos.
    Confira os versos!
    • O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre. Prov. 20:27.
    • Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Heb 4:12.
    • Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 1 Cor 2:10.
    Segundo os conselhos Bíblicos, os “lobos disfarçados de ovelhas” são “desmascarados” da seguinte forma:

    ATRAVÉS DO DIÁLOGO:
    • Mas, o que sai da boca, procede do coração Mat 15:18.
    • O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. Luc 6:45
    • as más conversações corrompem os bons costumes. 1 Cor 15:33.

    ATRAVÉS DO VOCABULÁRIO, (Gírias- Palavrões- algumas palavras atípica), AS NUANCES:
    • despojai-vos das palavras torpes da vossa boca. Coloss 3:8.

    ATRAVÉS DAS ATITUDES:
    • Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Mat 7:16
    • Porque as obras da carne são manifestas Gál 5:19.
    • Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce. Tiag 3: 11,12.
    • Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.Rom 8:5.

    Como vocês viram acima, naturalmente a verdade será sempre revelada e os lobos serão sempre desmascarados, pois não podem viver no disfarce por muito tempo.
    • Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto. Mar 4:22.
    • A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 1 Cor 3:13.
    • Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.Salmos119:105.

  6. Povo de Deus! Hoje às 15 horas em frente ao congresso nacional em Brasília, dois trios elétricos e caravana de todas as partes do Brasil. Manifestação pacífica contra o PLC 122.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: