Oração “em línguas estranhas” — A Fraude (parte 11)

O dom das “línguas estranhas”, conforme descrito no Novo Testamento, manteve-se confinado às páginas da Bíblia até o início do século 20, quando um pastor evangélico americano, valendo-se muito mais de seu espírito empreendedor do que do Espírito Santo, resolveu ressuscitá-lo numa boca de culto de Los Angeles. O negócio deu tão certo e atraiu tanta atenção da mídia que se alastrou na velocidade de uma doença altamente contagiosa, logo atingindo outras denominações evangélicas, e até a poderosíssima Igreja Católica. Depois de 2 mil anos de esquecimento, em poucas décadas, o dom da variedade de línguas virou arroz de festa.

“Variedade” de línguas? Só no nome, porque, na prática, os cristãos são todos espiritualmente monoglotas: eles só falam a língua incompreensível dos anjos. A parte aproveitável desse suposto dom divino, a de falar e ser entendido por povos de outras nações aqui da Terra mesmo, é completamente ignorada. E o motivo é simples: para que tal milagre ocorresse, Deus precisaria existir. Assim sendo, eles exibem apenas a parte do milagre que podem fraudar. Isso mesmo. O maravilhoso dom divino das “línguas estranhas” é uma fraude muito da mal feita.  

Pesquisas recentes revelaram duas coisas bastante interessantes acerca desse fenômeno. A primeira: que quando um crente ora na língua dos anjos, seu cérebro não se utiliza da região responsável pela linguagem. A segunda: que, fora essa ausência, o fenômeno não motiva nenhuma alteração no cérebro; nada de transe, nada de semiconsciência, nada que indique que algo de diferente está em curso. Quem fala em línguas estranhas está tão consciente e faz a coisa de forma tão intencional quanto quem cantarola uma música do Roberto Carlos.

Justamente por ser produzida individualmente por pessoas honestas — devidamente excluídos os donos das bocas de culto — é que essa fraude se torna tão evidente. Ora, se embusteiros profissionais agindo solitariamente acabam por ser desmascarados, que dirá um sem-número de embusteiros amadores, agindo em conjunto, sem nenhum ensaio da farsa coletiva em que estão metidos!

Para enxergar a fraude, basta analisar a coisa separadamente, na ordem de ocorrência.

1. As línguas estranhas não passíveis de interpretação 

(ICor, 14; 2).

Moxocotô batata — dada totô môto, andôi — tiki xicala tobocô tocôto calaca moxitê. Kali xicotomocotô labatatá: xocôpo xôco locô mocoteá.

Quem fala a língua dos anjos, aparentemente, fala “uma” das línguas deles, porque elas são diferentes entre si, dependendo de quem fala. E quem fala se vale de uma repetição profusa de fonemas e sequências fonéticas do seu próprio idioma, como se a língua dos anjos fosse absolutamente estranha para nós, em termos de semântica, morfologia, sintaxe, estrutura, etc., mas tivesse os mesmos sons das nossas.

Sabe quando você fala: “Eu fiquei lá com ela… só nós dois… conversa vai, conversa vem, piriri pororó… mas não rolou nada.”?

Esse piriri pororó foi gerado na mesma fábrica que produz as línguas estranhas. E esse fenômeno é o mais recorrente porque é fácil de ser produzido e impossível de ser verificado, como jogar “par ou ímpar” por telefone.

2. A língua dos anjos interpretada (ICor, 14; 27, 28). 

Sharará bacassúri camanarraie suriêba nacassuriê.

Tradução: “Eu sou um vaso”

A interpretação é menos frequente porque aí a coisa complica muito pro lado deles: são duas fraudes operando simultaneamente, uma dependendo da outra. Claro que um troço desses não poderia dar certo. 

Quando você presencia esse tipo de “milagre”, sem a pressão moral de ter que acreditar nele, fica evidente demais que alguma coisa está muito errada. Às vezes, uma mesma frase significa coisas diferentes; às vezes uma frase pequena traz uma mensagem enorme, às vezes uma frase enorme traz uma mensagem pequena. Sem falar que, se você fizer a transcrição do áudio para uma análise posterior, vai observar que um “sujeito”, “verbo”, “substantivo”, etc., que aparece em diferentes frases, traduzidas do mesmo discurso, não está presente em todas as frases da fala original. 

Mas nem precisa chegar a esse ponto: a fraude se revela de forma intuitiva. Só com muito boa vontade (nesse caso, disfarçada de fé) pra não perceber. 

O crente, entretanto, sempre poderá dizer que aquilo é uma interpretação mágica de uma língua mágica falada por criaturas mágicas que habitam uma dimensão mágica. Aí eu me dou por vencido, porque de mágica eu não entendo nada. 

.

<< Parte 1


Anúncios

21 Respostas

  1. […] “em línguas estra…Valmidênio Barros on Oração “em línguas estra…Oração “em lín… on Oração “em línguas […]

  2. Barros, sua mente é muito fechada para esses fenômenos que estão na cara que são verdadeiros. Exigir provas, lógica e coerência é uma coisa muito mundana. Para você ter uma idéia, o manicômio aqui perto de casa está cheio desses fenômenos, eles falam as mais diversas línguas e parecem se entender muito bem. Você pode até chamá-los de loucos, eles nem ligam. Só ficam putos mesmo se você chamá-los de cristãos, sabe como é, o termo vêm adquirindo uma conotação bastante negativa. Outros indivíduos que eu já presenciei praticando tais línguas são os chamado drogados crônicos irrecuperáveis. Um grupo bastante curioso, penso eu, de usuários pesados de cogumelos e LSD até os supostos ex-viciados ex-detentos ex-pai-de-santo fundadores de igrejas de comunidades carentes e/ou presídios. Para você ver como a graça de deus se manifesta nos lugares mais inesperados. Um desses dias mesmo eu tive a impressão que uma ovelha falou comigo, enquanto pastava tranquilamente, vigiada por seu pastor, numa linguagem não muito convencional.
    “Méeeée Méeeé???”
    Livre tradução:
    “Os cristãos também pastam??”

  3. Vikernes
    HAHAHAHA como eu gosto de Trolls e seus comentários ofensivos. hehehehehe
    É uma boa oportunidade para poder dar uma “trollada” sem perder a razão. hehehehehe
    Vamos lá:

    Barros, sua mente é muito fechada para esses fenômenos que estão na cara que são verdadeiros. Exigir provas, lógica e coerência é uma coisa muito mundana.

    E o que é lógica para você??? Por um acaso acreditar que do nada surgiu algo…. é coerente e lógico para você??? Quer dizer que se eu ficar sem fazer nada, irá brotar dinheiro no meu colo???
    Outra coisa…. a lógica para você também é acreditar que é resultado da reação quimica do sól sobre uma sopa de pedra???
    Isso é ser lógico e coerênte para você????
    Se esta for sua visão……. prefiro mil vezes ser ilógico e incoerente.

    Para você ter uma idéia, o manicômio aqui perto de casa está cheio desses fenômenos, eles falam as mais diversas línguas e parecem se entender muito bem. Você pode até chamá-los de loucos, eles nem ligam.

    É claro que não ligam, eles nem sabem que são loucos. Se você chama-los de loucos, eles vão falar que louco é você.
    Para saber se uma pessoa é louca, é só analisar o raciocínio lógico dela.
    Se ela acreditar que do nada brota coisas e que Sol + Pedra = Vida…. com certeza é louca. Não é mesmo … seu louco?

    Só ficam putos mesmo se você chamá-los de cristãos, sabe como é, o termo vêm adquirindo uma conotação bastante negativa.

    Mas isso é óbvio…. se você chamar louco de cristão é claro que ele ficará ofendido. Só louco mesmo para se ofender por um elogio. não é mesmo CRISTÃO??

    Um grupo bastante curioso, penso eu, de usuários pesados de cogumelos e LSD até os supostos ex-viciados ex-detentos ex-pai-de-santo fundadores de igrejas de comunidades carentes e/ou presídios.

    Porque você ficou chateado??? Só porque seus companheiros de “Black Metal” te abandonaram e fundaram igrejas e você não, ficou ensiumado??? Não tem problema… quando você abandonar o vício dos entorpecentes poderá abrir uma também.

    você ver como a graça de Deus se manifesta nos lugares mais inesperados.

    Está vendo só… que coisa boa. Até mesmo você quando estiver quase entrando em overdose no show da banda Borknagar ou Dimmu Borgir, podera aparecer alguém e te estender a mão.

    Um desses dias mesmo eu tive a impressão que uma ovelha falou comigo, enquanto pastava tranquilamente, vigiada por seu pastor, numa linguagem não muito convencional.
    “Méeeée Méeeé???”
    Livre tradução:
    “Os cristãos também pastam??”

    Caramba meu… você realmente precisa parar de usar drogas, principalmente o LSD. Já está vendo pastores conversando com vóz de ovelhas…… ?! E pior…. está conseguindo entende-los????. É melhor entar em contato com Narcóticos Anônimos , senão você vai acabar morrendo com estas porcarias.
    HAHAHAHAHAHA

  4. vikernes, o D&C, noutro post, escreveu que pessoas curadas de câncer e de Aids tinha a rodo por aí… Então eu pedi pra ele me dar um caso só, pra que eu pudesse pesquisar e confirmar o que ele tava dizendo, e, claro, mandar o negócio pro JN, porque seria mesmo um milagre!!! Pois ele, muito cheio de razão, me mandou 6 nomes… dentre os quais um Carlos da Silva… Procura “Carlos da Silva” no Google… KKKkkkk

    Aí eu parei de falar com ele, porque ele me chamou de burro, se achou que eu ia cair numa coisa dessas…

    ” — Olha aqui: esse povo todo foi curado de Aids e de câncer pelo dom do Espírito Santo”.
    ” — Onde tu consegui essa informação?”
    ” — Ah, te vira pra descobrir. Já fiz demais!”

    Ai, ai… eu não ganho nada escrevendo nesse blog, além de inimigos e dor de barriga de tanto rir!

  5. Barros, vc está enganado ao dizer que nao ganha nada com este site “além de inimigos e dor de barriga”… primeiro pq vc fez amizades aqui tb,. ganhou seguidores, e até mesmo um admirador cristao, afinal se o D&C nao fosse seu fa incondiconal, nao apareceria tanto por aqui, sempre disposto e solicito a rebater todas suas teorias, pensamentos e conspiracoes contra a igreja…. Acredito que vc tem sorte, isso sim! Pois embora cristao, o Dulce & “C”abbana, pelo menos nao ofende como a maioria de seus irmao venenosos…

  6. ” Quer dizer que se eu ficar sem fazer nada, irá brotar dinheiro no meu colo??? ”

    Não pra isso, vc tem que falar em linguas e fundar uma nova igreja.

    ” Se ela acreditar que do nada brota coisas e que Sol + Pedra = Vida…. com certeza é louca. Não é mesmo … seu louco? ”

    Na verdade louco, é uma pessoa, que acha que a vida e o universo inteiro foi criado em 6 dias, com uma varinha de condão e umas palavrinhas mágicas.

    Agora com as supostas ofensas pessoais, que o Deus e Ciência faz algumas pessoas deste blog, não vou nem comentar, pois já estou acostumado com isso, quando o cristão fica bravo, rasga e te ofende diretamente, isso quando não comete violência.

  7. Quanto ao Black Metal, conheço muitas pessoas que são mais honestas e justas, do que certos cristãos

  8. Barros

    vikernes, o D&C, noutro post, escreveu que pessoas curadas de câncer e de Aids tinha a rodo por aí… Então eu pedi pra ele me dar um caso só, pra que eu pudesse pesquisar e confirmar o que ele tava dizendo, e, claro, mandar o negócio pro JN, porque seria mesmo um milagre!!! Pois ele, muito cheio de razão, me mandou 6 nomes… dentre os quais um Carlos da Silva… Procura “Carlos da Silva” no Google… KKKkkkk

    Aí eu parei de falar com ele, porque ele me chamou de burro, se achou que eu ia cair numa coisa dessas…

    ” — Olha aqui: esse povo todo foi curado de Aids e de câncer pelo dom do Espírito Santo”.
    ” — Onde tu consegui essa informação?”
    ” — Ah, te vira pra descobrir. Já fiz demais!”

    Ai, ai… eu não ganho nada escrevendo nesse blog, além de inimigos e dor de barriga de tanto rir!

    HAHAHAHAHA Mas Barros… você me pediu nomes e eu dei, “oras bolas”. hehehehe. Prova pra mim agora que estes casos não são reais ué. kkkkkk

  9. Rafa
    O Rafa, foi mal… esqueci que você também curte “Black Metal”.
    A Trollagem não foi com você, mas foi em resposta a trollagem do Vikernes
    Foi ele quem começou ofendendo o Cristianismo.
    Não foi nada pessoal contigo não cara, até mesmo, como eu disse, eu fui com tua cara.
    E tem outra coisa…. eu também sou fâ de Metal.
    Se ficou ofendido, me desculpe.
    Um Abraço.

  10. Deu$$$ e Ciencia

    Apresente qualquer evidência de qualquer fenômeno sobrenatural e daí começaremos a discutir alguma coisa. Apresente qualquer evidência de qualquer uma das coisas que afirma e aí teremos alguma discussão. Até lá, fique junto das outras ovelhas, siga as ordens do seu pastor sem questionar, ovelha perdida pode virar comida de lobo.

  11. Vikernes

    Deu$$$ e Ciencia
    Apresente qualquer evidência de qualquer fenômeno sobrenatural e daí começaremos a discutir alguma coisa. Apresente qualquer evidência de qualquer uma das coisas que afirma e aí teremos alguma discussão. Até lá, fique junto das outras ovelhas, siga as ordens do seu pastor sem questionar, ovelha perdida pode virar comida de lobo.

    Claro… apresento sim, até 4 evidências:

    1° Origem do Universo, do Nada
    2° Origem das leis universais (Orbita e Gravidade) que formaram Planetas e sistemas e galáxias
    3º Criação da primeira forma de Vida.
    4° Racionalidade do homem sobre TODOS animais.

    Estão aí. Você pediu uma e te mostrei quatro.
    Se não está de acordo, me diga então, como estes eventos ocorreram de forma natural? tem algum argumento???

    Até lá, fique junto de outros cegos e siga as idéias dos seus “profetas” (Dawkins, Atkins, Etc..) sem questionar. Cego guiando outro cego, cairão juntos em uma cova.

  12. Deu$$$ e Ciência = Christian Troll

    Sempre a mesma balela, essas suas 4 perguntas não provam nada além de sua extrema ignorância. As respostas são ridiculamente óbvias, discutí-las seria rebaixar-me. Não discuto filosofia com crianças, muito menos ciência com ovelhas. Você não tem absolutamente nada a apresentar, agregar ou acrescentar. Me surpreende que você saiba escrever. Meu diagnóstico é transtorno psicológico delirante, carência afetiva crônica, síndrome de messias e trauma resultado de intenso bullying quando criança devido a esta cara de viadinho quero-a-mamãe.

  13. Vikernes

    Sempre a mesma balela, essas suas 4 perguntas não provam nada além de sua extrema ignorância. As respostas são ridiculamente óbvias, discutí-las seria rebaixar-me.

    HAHAHAHAHA Essa é umas das piores desculpas que já ví, hehehehe
    É isso que você fala quando quer dizer: “Eu não sei” ? HAHAHAHAHA

    Não discuto filosofia com crianças, muito menos ciência com ovelhas.

    Você me chama de criança por causa do Gravatar????
    Imagem não é nada, Conhecimento é tudo.
    A única coisa que você fez foi querer ofender…. Argumentação que é bom….. NADA kkkkkkkkk

    Você não tem absolutamente nada a apresentar, agregar ou acrescentar.

    É mesmo?? e você…… o que tem a acrescentar???? palavrões ou revoltas?

    Me surpreende que você saiba escrever.

    E o que me surpreende é você escrever pelo mens 3 palavras que não sejam ofensa. É este o argumento que tem para fugir das perguntas???? Ofender??? Que feio ein? kkkkkk

    Meu diagnóstico é transtorno psicológico delirante, carência afetiva crônica, síndrome de messias e trauma resultado de intenso bullying quando criança devido a esta cara de viadinho quero-a-mamãe.

    E meu diagnostico para você é: Disturbio Psicótico proveniente de utilização de entorpecentes.
    Não se iluda com essa foto não…. ela apareceu porque é a mesma imagem que utilizo no Hotmail há 6 ANOS (afinal foi sem querer, pois não quero colocar minha imagem em público. Vai saber… uma pessoa que não teme a nada poderia muito bem me enfiar uma faca pelas costas sem remórcio nenhum)

    Afinal…. como deve ser sua aparência…… Cheio de “buracos” no rosto e boca rachada devido utilização de Narcóticos.

  14. Agora sim…. apareceu a Imagem que queria….

  15. Geyme Lechner

    Barros, vc está enganado ao dizer que nao ganha nada com este site “além de inimigos e dor de barriga”…

    Geyme… ..issó é só mânha do Barros. Se eu fosse inimigo… tentaria perudica-lo, porém como estou tentando fazer o contrário. Então não me considero um inimigo.
    O detalhe é que algumas pessoas não entende se chegarmos no amor de Cristo…. Só entendem na lei do “P” (paulada)
    É igual mulher de malando: Apanha mais “Gostcha” hehehehe

    primeiro pq vc fez amizades aqui tb,. ganhou seguidores, e até mesmo um admirador cristao, afinal se o D&C nao fosse seu fa incondiconal, nao apareceria tanto por aqui, sempre disposto e solicito a rebater todas suas teorias, pensamentos e conspiracoes contra a igreja….

    Nisso você tem razão. Já faz um tempinho que venho frequentando este blog, sendo uma pedra no sapato dele. hehehehehe

    Acredito que vc tem sorte, isso sim! Pois embora cristao, o Dulce & “C”abbana, pelo menos nao ofende como a maioria de seus irmao venenosos…

    Dulce & “C”abbana hehehe Você foi bem criativa.
    Bom… na verdade seguidores dos VERDADEIROS ensinamentos de Cristo são poucos. Até mesmo porque os ensinamentos ministrados hoje, a maioria não passam de puro interesse. ($$$$)
    Porém vou direto na fonte (Bíblia) sem depender de ninguêm para conhecer o que Cristo realmente quis dizer.

    Um Abraço.

  16. Gente, como vcs tarjam partes do texto em amarelo?? Explica pra tia aqui que ela nao entendeu, hahaha

  17. Estas 4 perguntas ai, não vão dar em nada, pois explicariamos de forma cientifica

    Dai, vc vai perguntar, e as lei universais vieram da onde?

    Dai, a gente ia perguntar, e o seu Deus onde estava quando não havia nada, da onde ele veio, do nada?

    Dai vc responderia, o meu Deus é eterno e infinito, ele não tem começo nem fim e depois ia atacar diretamente a pessoa que colocou o argumento.

    Dai tudo ia ficar na mesma coisa e não ia acabar nunca

    Então, não compensa nem colocar

  18. Geyme

    É só você colocar (blockquote) antes do texto, e no final dele, coloca (/blockquote). só que no lugar do () você coloca . Para deixar em negrito, no lugar de digitar “blockquote” você só coloca a letra “b”. Ex:
    (b) xxxxxxxxxx (/b) : Só que no lugar do () é .

  19. Rafa

    Estas 4 perguntas ai, não vão dar em nada, pois explicariamos de forma cientifica

    Que forma ciêntífica?? Não tem como se responder a estas perguntas pelo método natural. Não tem como responder pois as respostas delas são Sobrenaturais.
    O que você pode achar por aí são teorias doidas, como por exemplo os “números flutuantes” que originou o universo, feito pelo Atkins.
    Mas isso são só teorias sem fundamento nenhum.
    A melhor respostas para estas perguntas que fiz é: Um Design o fez.
    Até o Dawkins afirma que foi necessário um design para criar a estrutura humana.
    A única coisa é que ele não aceita que o design é Deus. Ele diz que o design veio de outro planeta:
    Confira na parte desta entrevista feita com ele:

  20. Rafa

    Dai, a gente ia perguntar, e o seu Deus onde estava quando não havia nada, da onde ele veio, do nada?

    Dai vc responderia, o meu Deus é eterno e infinito, ele não tem começo nem fim e depois ia atacar diretamente a pessoa que colocou o argumento.
    Dai tudo ia ficar na mesma coisa e não ia acabar nunca

    Aí é que está o detalhe: Deus não veio de lugar nenhum porque ele é eterno.
    Somente as coisas criadas é que tem uma primeira causa. Deus não tem uma primeira causa, porque ele é eterno.

    A ciência comprovou com evidências que o universo teve um início.
    Se ele teve um início, é porque teve uma primeira causa.
    Se teve uma primeira causa, o Universo NÃO é eterno, porque se fosse, estaria em seu estado de “energia acumulada” até hoje, e para sempre. (isso sem contar a questão sobre de onde surgiu a energia acumulada)

    Nada teria se criado, tudo permaneceria do mesmo jeito para sempre.
    Apenas uma ação voluntária poderia originar algo. Esta ação voluntária só seria possivel se a força for pessoal e sobrenatural (pois criou o natural)
    Para ser Sobrenatural ela precisa ultrapassar o que chamamos de Natural (Espaço, Tempo e Matéria)
    Então por isso a natureza de Deus é Imaterial, Aespacial, Atemporal, de Poder inimaginável (pois criou a energia do Big Bang) e Pessoal (Pois deu origem a primeira causa)

    Então Deus fez tudo, de uma forma que não tem como negar sua existência.
    Você pode correr para todos os lados. Pode dar quantas voltas quiser, porém no final, chegará na mesma resposta: “Deus Criou”
    Só que como os céticos se recusam em aceitar, eles dizem: “A ciência não tem resposta”.

    É claro, a ciência NUNCA terá, devido aquele “juramento” que eles fizeram que já te disse: “Deus não é a resposta”
    Os céticos tentam achar respostas por métodos naturais para questões sobrenaturais.
    Sabe porque? porque a única força que poderia criar o Natural, é apenas o Sobrenatural.
    Não tem como o Natural Criar a si próprio.

    Entendeu agora?
    A questão de se Rejeitar Deus é puramente EMOCIONAL e não RACIONAL. Vai de princípios RADICAIS e ARROGANTES.
    Como eu disse a você, antes deste juramento (Deus não é a Resposta) os ciêntistas mais importantes antigamente acreditavam em Deus.

  21. Geyme

    É só você colocar (blockquote) antes do texto, e no final dele, coloca (/blockquote). só que no lugar do () você coloca o sinal de Maior e Menor (Que fica embixo da tecla LÇ) . Para deixar em negrito, no lugar de digitar “blockquote” você só coloca a letra “b”. Ex:
    (b) xxxxxxxxxx (/b) : Só que no lugar do () é o sinal de Maior e Menor .

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: