Blasfêmia (parte 1)

.


Logo depois da publicação de God Delusion (Deus, um delírio), Richard Dawkins foi entrevistado num programa de tevê em que respondeu algumas perguntas dos telespectadores, dentre elas, a de uma moça turca que, após dizer que não tinha lido o livro, perguntou o que ele pensava a respeito de ter escrito coisas tão ofensivas sobre a religião dela. Richard Dawkins deu, então, uma de suas respostas antológicas. Primeiro, ele lembrou à moça que, se escreveu coisas ofensivas, certamente não foi de forma gratuita, mas, de todo modo, esperava que ela tivesse lido o livro antes de se achar apta a criticá-lo. Segundo, que se alguém tinha uma visão completamente diferente da dele, seria de se esperar que essa pessoa pudesse defender sua posição argumentando algo como “Você está errado aqui, aqui, e aqui”, e não simplesmente dizendo “Ah, isso é ofensivo!, isso é ofensivo!”.

Eu considero esse tipo de atitude como sendo parte de um sistema de defesa da crença religiosa; um grito de alerta ou, antes, um sinal de ataque que denuncia à coletividade devota a ameaça representada pela presença do descrente. É mais ou menos o mesmo que se observa quando uma abelha é morta pela mão de quem se aproximou demais da colmeia: com os odores do seu corpo mutilado, a sentinela suicida sinaliza às suas companheiras onde os demais ataques deverão se concentrar. O feromônio do inseto morto marca o inimigo; os gritos de “blasfêmia!” denunciam à sociedade o ateu.

Resumindo, quando um crente ouve ou lê algo sobre a sua fé que não lhe agrada, ele tende a pedir ajuda aos demais para repelir aquela ameaça, como parte de um procedimento instintivo de defesa. Não há por que esperar, então, que ele queira entrar em discussões filosóficas sobre o assunto; é mais provável que só queira mesmo se livrar do intruso. Melhor ainda pra ele que nem precisa morrer, como a abelha; ele só precisa chamar a atenção para o alvo: “Blasfêmia! Blasfêmia!”.

Mesmo não tendo como defender de forma racional suas convicções, pelo menos ele não se sentirá sozinho. Em pouco tempo, terá a companhia de um enxame igualmente incapaz de refutar os argumentos dissonantes, mas, como grupo, habilmente treinado na arte mortal de eliminar dissidentes.

.

CONTINUAÇÃO:  Parte 2  –  Parte final

.

Anúncios

41 Respostas

  1. Uma pergunta para os religiosos

    Algo é considerado moral por que Deus disse ou Deus disse por que é moral?

    Ai temos um dilema, se é moral porque ele disse, apenas estamos aceitando uma decisão arbitrária dele, se ele disse por que é moral, então ele é apenas um garoto de recados, repassando uma informação que veio de outra entidade…

    E agora? quem poderá nos defender?

  2. Nem ateus, nem católicos, nem, cientistas, nem Rede Globo, nem políticos, nem STF….

    Os adversários dos últimos anos agora são alguns homossexuais.
    “Grupo gay anarquista invade igreja evangélica durante culto e causa grande confusão”.
    Link:
    http://noticias.gospelmais.com.br/grupo-gay-anarquista-invade-igreja-evangelica-culto-confusao-22032.html

    Uma dica: ateus! Escoram Neles, quem sabe não aumentam a força. Ehehe

    (Cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Eclesiastes 4:12)

  3. «Simão Pedro disse: Seja Maria afastada de nós, porque as mulheres não são dignas da vida.
    Respondeu Jesus: Eis que eu a atrairei, para que ela se torne homem, de modo que também ela venha a ser um espírito vivente, semelhante a vós homens. Porque toda a mulher que se fizer homem entrará no Reino dos céus.»
    Evangelho de Tomé, 114.

  4. Juberlan Covias, on 14/07/2011 at 21:51 said:

    Uma pergunta para os religiosos
    Algo é considerado moral por que Deus disse ou Deus disse por que é moral?

    RESPOSTA: Deus deixou um estatuto chamado de Bíblia.
    ____

    E agora? quem poderá nos defender?

    RESPOSTA: O Chapolin Colorado.

  5. Olá gente não morri estava sem tempo.
    Agnaldo lembre-se da nossa conversa a bíblia só serve para quem crê nela, se basear o seu argumento só em “fé” todas as crenças estão certas hehehe.
    Então você é um herege e vai para o inferno quando Allah trazer o ‘Juízo final” quem me garante isso ?
    O Alcorão mas somente baseado em “fé”…

  6. Boa noite Hagnus

    você não respondeu a pergunta…

    Eu sei que ele deixou a biblia como estatuto, isso está claro

    Mas a minha pergunta foi outra… tem como responder?

  7. Juberlan Covias,

    Resposta: Deus disse por que é moral.

    É só observar a lei moral da Igreja! Damos aula de civilização e meio de vida saudável.

    Creio que seja o plano de vida mais perfeito do mundo

  8. Hagnus, não percebe o problema no que você disse?

    Se Deus disse por que é moral, isso implica que o conceito de moral não veio dele, e sim de algo acima dele…, mas deixa pra lá….

    Outra coisa, eu até aceitaria você dizer que Deus tem moral, já que não podemos contestar… agora a “lei moral da Igreja”, você só pode estar brincando… tenho na família todos os tipos de religiosos, desde os católicos de natal até os crentes das campanhas diárias… e te afirmo, a moral deles é bem questionável…

    Mas tudo bem, continue vivendo nessa mentira de mundo perfeito da igreja, tá certo que a vida do Edir Macedo e do Valdomiro devem ser perto disso… e se isso te faz bem… tá mais que certo você….

  9. Hagnus, acho que acabei tendo um certo pre-conceito, baseado em “todas” as pessoas que eu conheço que se dizem religiosas

    Vai ver realmente, você deve participar da única congregação onde o que realmente interessa é a mensagem de Cristo, deve ser azar meu, ou coisa do demônio, só eu enxergar no meio das igrejas coisas como:

    Hipocrisia das famílas em aceitar membros que se dizem crentes mas não valem nada
    As mulheres serem tratados com lixo, sem direito a nem cortar o cabelo, em contraste com os homens em seus ternos sempre bem alinhados, numa vaidade descabida
    E ver que todos, eu disse todos, apenas preocupados em “ficar bem na foto” com o pastor

    Vai ver eu tenho azar mesmo…

  10. Boa noite amigos!
    Jesus nos regenera! Cura! Transforma! Pacifica!
    Concede-nos dupla honra! Dar-nos um novo nome.
    Versos:

    Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas
    já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5.17)
    Civismo! Troque o ruim pelo ótimo e não se arrependa! Escolha agora mesmo ter compromisso com Jesus!
    Sugestões podres estão sempre batendo a sua porta?…

    E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela
    renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa,
    agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2).
    Abraço.

  11. Juberlan Covias,
    A- Nosso Deus É SENHOR da moral.
    B- To feliz mesmo como Cristão COMPROMETIDO com o evangelho.
    C- Se a moral dos seus não vai bem com certeza, lógico! Eles apenas são religiosos, sem compromisso com o Evangelho.
    D- Repito! O Evangelho de Cristo é a melhor constituição do mundo para se viver. Eita povo civilizado. Aula de civismo.
    E- Não me refiro ao joio, aos lobos disfarçados de ovelhas.

  12. Juberlan Covias,
    Observando que o crente comprometido como Evangelho esta sempre sujeito as adversidades, podendo até pecar, porque não? Continuamos humanos.
    Esse pensamento errado criado pela Igreja católica de que ser santo é ser impecável ou realizar milagres, tendo algumas testemunhas oculares, TÁ ERRADO!
    A bíblia manda todos serem santos, e ser santo significa ser SEPARADO para Deus. APENAS ISSO.

  13. Agnaldo, pergunta simples:

    Se Deus(Jeová) ordenasse que você matasse teu filho, você faria?

  14. Agnus, de novo cara, você não respondeu minha pergunta sobre a moral

    Apenas repete e repete frases onde não seja necessário raciocinar

    E no seu último comentário, demora, demora, mas a a verdade sempre aparece, o problema não é pecar, não tem problema o que você faz, depois ele te perdoa… o que interessa mesmo é a servidão…

    Uma lástima mesmo alguém gostar de ser escravo…

  15. Parabéns, Agnvs! Você é mais um que rejeita o Deus bíblico e o substituiu por Jesus Cristo. Realmente, concordo com você que o Deus cristão é duro de engolir. E não fiquei nada surpreso por não ter aparecido nenhum cristão pra argumentar o contrário no meu texto sobre o assunto. Eles sabem que eu estou certo, que eles não seriam capazes de amar o Deus-monstro do Antigo Testamento.

  16. Dhiogo, on 16/07/2011 at 00:49 Mohamed said:

    DISSE: Agnaldo, pergunta simples: Se Deus (Jeová) ordenasse que você matasse teu filho, você faria?
    RESPOSTA: Não tem mais graça, hoje temos a Bíblia nas mãos, estamos cientes que Deus apenas provou Abraão.
    Da mesma forma que Jó, Governador José, Jesus e outros foram provados.
    _____________

    Juberlan Covias, on 16/07/2011 at 09:24 Mohamed said:
    DISSE: O que interessa mesmo é a servidão…
    Uma lástima mesmo alguém gostar de ser escravo…
    RESPOSTA: Para nós escravidão significa servir ao cigarro, o álcool, drogas, fracasso sentimental, profissional, financeiro, familiar, etc… Ou seja! SOU LIVRE!
    E o ímpio É o GENUINO ESCRAVO.
    Isto abaixo É realidade na vida do crente comprometido com a palavra:
    • Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
    Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
    ( Salmos 1:3,4)

    • Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
    Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
    A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
    Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.
    O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel. (Salmos 128)

    ______________

    Valmidênio Barros, on 16/07/2011 at 10:39 Mohamed said:

    DISSE: Parabéns, Agnvs! Você é mais um que rejeita o Deus bíblico e o substituiu por Jesus Cristo.
    RESPOSTA: Segundo a própria Bíblia Jesus é hoje: Nosso advogado perante a Deus, intercessor entre Deus e os homens, se assentou a direita de Deus. Ou seja! Fui coerente com o livro.
    Obs. Não sou Judeu! Sou Cristão.

  17. Valmidênio Barros, on 16/07/2011 at 10:39 Mohamed said:
    DISSE: Parabéns, Agnvs! Você é mais um que rejeita o Deus bíblico e o substituiu por Jesus Cristo.
    RESPOSTA: Segundo a própria Bíblia Jesus é hoje: Nosso advogado perante a Deus, intercessor entre Deus e os homens, se assentou a direita de Deus. Ou seja! Fui coerente com o livro.
    Obs. Não sou Judeu! Sou Cristão.

    Mas foi o que eu disse mesmo: o deus dos cristãos é Jesus Cristo; o Deus do Antigo Testamento é, de fato, impossível de amar. Quem vai querer adorar um monstro daqueles não é mesmo? Mais uma vez, parabéns pela escolha!

  18. Valmidênio Barros, on 16/07/2011 at 12:36 Mohamed said:

    DISSE: Mas foi o que disse: o deus dos cristãos é Jesus Cristo; o Deus do Antigo Testamento é, de fato, impossível de amar.

    RESPOSTA: O Deus dos Cristãos É: Jeová, Grande EU SOU, YHWH, etc…

    Óbvio que agora Jesus (Filho único de Deus) se encontra na qualidade de intercessor entre Deus e os homens.

    Nos tempos de Moisés, (Olho por olho e dente por dente, com disse) a ligação era direta, porém era necessário sacrificar cordeiros para se perdoar pecados, hoje o sangue do cordeiro (Agnvs) que foi morte na cruz, nos purifica de todos os pecados.

    Mas lhe compreendi. srs…
    __________________________________

    Gogue e Magogue no vale de Megido!

    China-Rússia-Irã e outros países árabes
    x
    EUA-Reino Unido-Alemanha-França-Brasil-Canadá e Austrália.

    *China (Maior exército do mundo, 1ª Economia) com política expansionista invade as terras vizinhas.

    * Rússia pega carona, invade a Geórgia (em busca do Cáucaso) e outras nações pequenas.

    * Irã pega carona e convoca os países árabes para a segunda batalha da guerra dos 6 dias, e invade Israel.

  19. Isso mesmo Agnvs. Esse negócio de sacrifício pra lavar pecados foi inventado por uns tantos espertalhões que, assim, se investiam de poderes mágicos para comandar uma tribo de ignorantes.

    Muito inteligente o seu Deus ter copiado isso, e mais inteligente ainda você, por estar em consonância com a visão de mundo que tinha um bando de mulambentos supersticiosos de 4 mil anos atrás, que sequer se davam ao trabalho de limpar a própria bunda!

  20. Um deus que não respeita suas próprias leis: “não matarás”?
    Se deus mandou abrãao matar seu filho ele deveria ter cumprido essa “ordem divina” , mas se Deus se arrependeu e voltou atras, é um deus brincalhão que não deve ser levado muito a sério, eu acho que quem se arrepende são os homens, quem gosta de brincar de deus tambem são os homens.
    o mesmo deus que disse não matarás , não pode ter dito: Matem a todos, mulheres velhos , crianças e até os animais, desse tipo de deus contraditório cruel e violento eu tambem sou um ateu convicto.
    Ter fé é uma coisa,defender uma crença querendo justificar o injustificavel, defendendo uma verdade falando mentiras………..

  21. Revendo os comentários, notei uma falha grave.

    Você ou vocês estão se equivocando com a palavra “ESCRAVO”. ehehehe

    Deve ter sido a cultura distorcida que se instalou no Brasil desde 1500, que fizeram com que a maioria, (ignorantes) imaginar o Escravo apenas preso na senzala, subjugado a correntes e chibatadas do senhor de engenho e capitão do mato.
    ___

    Escravo significa servo, na Bíblia o simples fato de tomar dinheiro emprestado JÁ caracteriza servir a quem o emprestou.

    Vou ser humilde, vou dar uma aulinha pru ceis:
    “o que toma emprestado é servo do que empresta”. (Provérbios 22:7).
    Outra! Quem está preso à prostituição é servo da prostituição, quem está preso ao cigarro é servo do vicio.

  22. Doi tocar na ferida né? A única saida é desconversar, meus amigos ateus ESCRAVOS do CIGARRO, aqui fazem isso. Desconversa.

  23. Valmidênio Barros, Disse:

    e mais inteligente ainda você, por estar em consonância com a visão de mundo que tinha um bando de mulambentos supersticiosos de 4 mil anos atrás, que sequer se davam ao trabalho de limpar a própria bunda!

    RESPOSTA: Infelizemente na época ainda não havia inventado aquele papel higiênico com nome de peixe, o PACU.

  24. Como sempre, para os crentes todo ateu é: fumante e bebado…

    Estou começando a achar que a discussão com religiosos pode de ser das duas uma:

    Ou eles sabem que são hipócritas e por algum motivo não conseguem sair desse circulo vicioso chamado “fé”

    Ou são racionalmente inferiores…

    Para qualquer das alternativas, a discussão é inútil…

  25. Pra mim não tem essa de ah eu sou de Jesus do NT, não respondo o AT, AT é pra Judeu

    Jesus é filho de Jeová, empresta poder dele, senta a direita dele, não contesta ele, então concorda, é omisso

    O criador que vcs tanto mencionam é o Jeová do AT, então não adianta fugir dele e se esconder no Jesus paz e amor, que no Apocalipse acaba se revelando igual ao pai

  26. Juberlan Covias, on 17/07/2011 at 01:42 Mohamed said:
    DISSE: Como sempre, para os crentes todo ateu é: fumante e bêbado…
    • RESPOSTA: Segundo a “CompanyAgnvsofSENSUS” de cada 100 ateus, apenas 10 não fumam.
    _____

    Rafael Fernandes, on 17/07/2011 at 03:15 Mohamed said:
    DISSE: não adianta fugir dele e se esconder no Jesus paz e amor, que no Apocalipse acaba se revelando igual ao pai.
    • RESPOSTA: Parabéns! Sinal que não estar mais como inocente no assunto! Já conhece o veredicto. Ele de Advogado passará a ser Juiz, vai te pegar.

  27. […] Blasfêmia (parte 1) … on Blasfêmia (parte final)Hagnus1@hotmail.com … on Malafaia mete o pau […]

  28. […]  Só um “gancho” para um texto futuro [Blasfêmia] sobre esse tema: se você usar palavras ofensivas contra Deus, certamente será alvo de crítica […]

  29. […] e Queda (Episódio 1, parte…Deus & Ciência on Voo e Queda (Episódio 1, parte…Blasfêmia (parte 1) … on Blasfêmia (parte 2)Valmidênio Barros on Voo e Queda (fim)Valmidênio Barros on Voo e […]

  30. Eu estou achando que tem gente perdendo a razao.
    Como podem perder tempo discutindo com crentes? Eh simplesmente impossivel. Eles sempre apelam para o rolo de papel higienico, quer dizer, a Biblia.
    A nao ser que queiram dar algumas gargalhadas, estas discussoes nao levam a absolutamente NADA.

    Parabens Barros pelo texto, muito bom.

  31. Carlos,

    Chegamos mesmo a esta conclusão. Alguns nem conseguem se ater às indagações, têm dificuldade de compreensão textual, como se fossem crianças ignorantes. A partir partem para misturar a baboseira pela falta de argumento, aquelas frases prontas, que proferem nas igrejas.

    Já dissemos antes, há crentes que não podemos discutir devido a falta do mínimo mentalmente e há outros que esgotam suas argumentações e passam à repetição do que não tem o menor sentido. Mas é fato que nunca atacam com propriedade as premissas expostas..

    Resumindo, às vezes somos felizes por pensarmos assim e verificar que há gente com mais dificuldade que a gente, às vezes triste pela abrangência de mentalidades tão absurdamente simplórias, infantis, dado que queríamos uma discussão de alto nível, sem agressões

    abração

  32. Saracura, seu apelido é mais chamativo que seus ideais filosóficos.

    Cada post que passa, mais me convenço de que vocês se assemelham aos fariseus da época de Cristo: “obrigado Senhor, por não sermos como esses publicanos pecadores(cristãos imbecis)”.

    Hipócritas, porventura também não tendes também frases prontas e sem sentido? Teorias que ñunca foram provadas e nem o podem ser. Porventura mandariam alguém ao passado provar se o que dizem é verdadeiro?

    Assim como afirmam que não podemos provar a existência de Deus, vocês também não podem provar a veracidade de suas fábulas vãns.

    Acaba ficando o dito pelo não dito: dos dois lados.

    Assim como nós cristãos, precisamos de fé para crermos em Deus, voçês precisam de fé para crerem na existência de todas as coisas ateavés do nada. A diferença é que nós temos menos a perder do que vocês.

    Assinado: Kalango.

  33. Eu sabia que Deus, Jesus Cristo, e o Esp rito Santo eram seres distintos.

  34. Não que tenham sentido sua perda, ou que ele tenha sido algu m importante que ningu m sabe ao certo o que fazer com o seu corpo, já que todos podem ser suspeitos pelos olhos da pol cia.

  35. Ton,

    Não preciso de fé para entender as leis da natureza. Quanto às teorias de como surgiu o mundo, existem algumas e mesmo assim, embora não entendamos tudo, nos parece mais plausível que a criação por um deus invisível. Tudo aquilo que diz sobre o deus existir, pode por no universo a conta, podemos supor que ele existiu e sempre existirá, o universo, mas que não se preocupa com minha vida sexual, nem quer atenção, nem exclusividade. Mesmo que “deuses” existissem eu seria alheio às suas manias, porque não acho que sejamos subjugados por ninguém.

    Discutimos se porventura existe um “ente criador” nos moldes do que nos revela os cristão, hindus, muçulmanos e por aí vai. O antigo deus “Sol”, no sentido de receber oração, não existe. Persiste um deus do absurdo, que ora se mostra à imagem de um ser humano, que tem ira, inveja, rancor, carência e que não se pode dizer que foi criado po alguém.

    Eu não quero “matar” seu deus. Apenas não existem fatos que possam provar um mínimo sua existência. Vale para todos os deuses do mundo. Não há como separar o seu de um outro criado hoje mesmo com os mesmo poderes.

    Até o momento não vi nenhum historiador falar nem da existência do filho “Jesus”. Não quero continuar, estou repetitivo

    abraço

  36. E ai Saracura tudo bem?! é cansativo né explicar pras crianças um milhão de vezes; mas fazer o que ?! são crianças…

  37. Blastooooiseee

  38. […] O imbecilionismo (fim)Washington da Cruz em O imbecilionismo (parte 2…neuralia em Blasfêmia (parte 1)Valmidênio Barros em O imbecilionismo (fim)Anonymous em O […]

  39. […] Blasfêmia […]

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: