A Maçã

.

Li a biografia de Steve Jobs em menos tempo do que Deus levou para criar o universo. Um livro desconcertante, se você é fã da Apple, como eu, e tinha seu fundador e presidente como um tipo de “herói”: Steve Jobs, na verdade, reunia mais as qualidades de um vilão. Mas, sem ele… Quem consegue imaginar o mundo sem os PCs, os computadores pessoais? Pois bem: sem ele o mundo seria bem diferente.

O livro, eu acho, não vai ser tão deslumbrante para quem nunca usou um produto da maior empresa de tecnologia do mundo, nem fazia ideia de quem era Steve Jobs até que o mundo todo lamentasse a sua morte. Eu, por exemplo, tanto no primeiro carro que comprei, como no que tenho agora, a primeira coisa que fiz foi colar, no vidro traseiro, o adesivo branco da maçã mordida. Nunca vi ninguém com o logo da IBM ou Dell colado no carro. Por que os “MacUsers” fazem isso, essa propaganda gratuita e voluntária? Não é por causa de Steve Jobs, mas por causa da “filosofia” que ele conseguiu impregnar na Apple e que acabou se tornando sua marca registrada: a melhor tecnologia integrada ao melhor produto, da forma mais simples e mais bela possível.

Um colega de trabalho certa vez me lembrou que a atitude dos fãs da Apple de fazer propaganda da empresa “era, mais ou menos, pelo mesmo motivo que levava alguém a colar adesivos com frases bíblicas no vidro do carro”. Eu, claro, não pude concordar. A comparação só se aplicaria se a Apple fabricasse uísque, ou cocaína.

Leia também:

O Triunfo dos Nerds & Steve Jobs, o melhor pedaço da maçã

Anúncios

2 Respostas

  1. O cara tinha uns pecadinhos, mas era realmente bom. Estou elogiando teu comentário, pois não li o livro.

  2. Obrigado, Carlos. Foi um dos melhores livros que já li na vida. Estou lendo agora a biografia do Paulo Coelho, O Mago.

    Grande abraço.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: