Deuses de mármore

>

Diz-se que, quando perguntado como era capaz de esculpir estátuas tão perfeitas, Michelângelo costumava responder:

   Ela já estava lá, dentro do bloco de mármore; eu só retirei os excessos.”

Embora fosse um meio de expressar sua indevida modéstia, não se pode dizer que o famoso escultor estivesse errado: todo o seu trabalho se resumiu a retirar pedaços da pedra que não estavam destinados a fazer parte de sua obra. O material que compõe a estátua pronta, como ele bem observou, sempre esteve lá, escondido por trás dos “excessos” de pedra a que ele se referia.

Outro dia me dei conta de que a Bíblia sagrada dos cristãos é, também, um bloco de mármore, a partir do qual cada crente esculpe o seu próprio deus, de acordo com suas preferências pessoais, assim como um escultor tira de uma pedra bruta a figura que bem  quer. Não admira haver tantas denominações religiosas, tantas interpretações diferentes para um mesmo livro sagrado, tantas regras diferentes que, se descumpridas, conduzirão a diferentes infernos…

Dizer que o Deus cristão é único é uma das maiores mentiras do cristianismo, se não a maior, a começar pelo seu próprio dogma da Santíssima Trindade, que obriga o religioso a se entender com dois deuses ao mesmo tempo — Jesus e o Pai dele — , porque o Espírito Santo, a bem da verdade, nem fede nem cheira.

Parte 2

Parte 3

>

Anúncios

26 Respostas

  1. Como o Espírito Santo não fede nem cheira? Pois é a terça parte do Deus único. É um pombo Deus.
    Só tenho um pouco de dificuldade de entender a estranha matemática celestial onde “Três é igual a Um”. Mas tudo bem, crente tem que ter fé e não fazer esta besteira de pensar, pois se fizer isto pode virar até e então irá para o inferno.

  2. Essa atrapalhada teológica de confundir a matemática é chamada por eles de “Mistério da Santíssima Trindade”. Reflete muito bem as incoerências, as ingenuidades e a prepotência secular da teologia cristã. Incrível o poder dogmático desse “ mistério” já que mais de 1/3 da humanidade acredita nele.
    Mas, o fim dos mistérios está à caminho, a passos largos…
    http://antonioferreirarosa.blogspot.com.br/2012/04/o-fim-dos-misterios.html

  3. Já disse em alguns dos meus textos que no futuro a única religião que vai existir se chará CONHECIMENTO. Assim a metamorfose das religiões é algo inevítável. http://antonioferreirarosa.blogspot.com.br/2012/04/metamorfose-das-religioes.html

  4. Para os defensores do aborto de anencéfalos, LEAIM:

    Criança com anencefalia completa DOIS ANOS DE VIDA

    Por Cláudia Brito

    Diante de situações especiais, escolher amar de forma incondicional gera paz e revela a dignidade da vida humana. Assim aconteceu com Vitória de Cristo.

    Quando ela tinha 12 semanas de vida, seus pais descobriram que ela tinha ANENCEFALIA, ou seja, sua calota craniana não havia se formado e suas estruturas cerebrais seriam danificadas em contato com o líquido amniótico. Mas mesmo tendo sido desenganada pelos médicos, que disseram que ela morreria logo após o parto, Vitória completou dois anos e dois meses de vida recentemente. Nesta entrevista exclusiva, Joana Schimitz Croxato revelou todas as bênçãos que recebe diariamente junto com seu marido Marcelo Almeida Croxato, através da vida da filha.

    TF – Como foi receber o diagnóstico de ANENCEFALIA?

    Joana Schmitz – Foi muito difícil, mas ao longo da gravidez quando eu comecei a sentir ela se mexer foi maravilhoso. Sentimos que estávamos no caminho certo. Acreditamos que Deus poderia mudar esta sentença, e decidimos amá-la da mesma forma como temos sido amados por Deus, de forma individual, única e incondicional.

    Eu sempre tive o sonho de ser mãe e quando soube do diagnóstico o primeiro pensamento foi o de que passariam os nove meses e eu não teria a oportunidade de ser mãe porque meu bebê iria morrer. Mas a medida em que decidimos receber a Vitória e aceitá-la, eu percebi que estava me tornando mãe já na gestação e que não adiantava eu querer amar um outro filho se Deus estava me dando uma filha muito especial para amar. Eu me realizei muito como mãe.

    Quando ela NASCEU senti uma ALEGRIA imensa, uma paz muito grande, mesmo sem saber o que iria acontecer. Eu creio que essa paz vem de Deus, porque a gente decidiu colocar.

    Ele acima dessa situação e deixá-Lo mostrar o que era melhor. Fomos surpreendidos com um lindo milagre, uma vida preciosa que temos visto se desenvolver diante dos nossos olhos, pela misericórdia de Deus.

    TF – Qual foi o momento mais especial?

    Joana Schmitz – Foi quando eu consegui amamentar a minha filha e quando Vitória recebeu alta do hospital, com cinco meses e meio. Foi um momento incrível e inesquecível. Parecia que esse dia nunca iria chegar, porque ela ficou cinco meses na UTI. Foi um sentimento indescritível quando a colocarhttp://www.zenobiofonseca.blogspot.com.br/2012/04/vitoria-de-cristo-crianca-com.htmlam em meus braços e soubemos que poderíamos levá-la para casa.

    FONTE:
    TF – Como é o dia a dia com a Vitória?

    Joana Schmitz – É uma alegria para a gente. Ela é o nosso tesouro, uma criança muito especial que só nos trouxe coisas boas. Ela exige alguns cuidados, existe uma preocupação um pouco maior. Fazemos um acompanhamentoTF – O que você diria a uma mãe que enfrenta uma situação semelhante?

    TF – O que você diria a uma mãe em situação semelhante?
    Joana Schmitz – Crie um vínculo com o seu filho, dê tempo e espere para ver o quanto essa criança vai ser especial. Será uma emoção muito grande sentir esse bebê se mexer e crescer no seu ventre. Faça tudo o que você faria por um bebê que não tivesse esse problema e tenha esperança. É muito importante que a mãe não deixe ninguém tirar esse sonho e esse direito que ela tem de ter esse filho e de amar essa criança pelo tempo que ela viver, mesmo que seja pouco. É preciso lutar também para que o bebê receba todo o tratamento necessário e para que tenha qualidade de vida.

    A Vitória é uma criança muito doce, muito especial, que demonstra o quanto ela se sente amada. Essa deficiência não a torna inferior ou menos merecedora de amor, e é uma alegria saber que ela tem uma história e é um exemplo.

    Eu estou à disposição para ajudar no que for possível. Nós criamos um grupo de apoio para ajudar mães que enfrentam situações semelhantes, para que possamos trocar experiências e receber suporte emocional.
    médico, mas é uma grande realização para mim. Eu nunca imaginei que iria me sentir tão feliz e realizada como mãe, cada pequeno progresso é uma alegria. É muito bom perceber o quanto ela sente o nosso amor e expressa alegria em viver em família.

  5. Sr. Ateu graças a Deus

    Aos meus olhos não vejo beleza nenhumaem se mante um ser humano assim seria muito melhor te-la abortado.
    Sabe porqeu isto não acontece?
    Pelo egoismo dos pais que é : foda-se a criança qeu vai ser um vegetal a vida toda o importante é o meu sentimeno eu me satisfazer tendo esta criança.
    Eu não ia querer qeu me deixasem viver se eu tivesse este problema;
    me amaria muito mais qeum pensasse em min e não neles.

    EGOISMO PUROOOOOO

  6. Olha o titulo desta tua reportagem!! Vitória de Cristo

    Que vitória?
    Vitória seria depois de todos os exames dizerem ser a criança anancefalo ela nascer boa.

    É massoquista este teu deus?

  7. Alias Sr. Ateu graças a deus

    Gostaria de saber tua opinião sobre o assunto; vc colocou o texto ai não comentou nada to achando que an verdade o Sr. é religioso

  8. Carlos, esse papo de três em um é mais uma conversa pra boi dormir; uma forma de substituir o detestável Deus do Antigo Testamento pelo Jesus Cristo Mestre dos Magos dos Evangelhos.

    ADAMANTDOG, assino em baixo! Você resumiu perfeitamente bem!

  9. Acreditar em deus é um problema na mente deles é sim eu tenho certeza que é falei e esta falado

  10. Sr. ATEUS GRAÇAS A DEUS e Para os defensores do aborto de anencéfalos, LEAIM:

    Antes de escrever qualquer coisa sobre um assunto tão importante, pesquisem.

    A Vitória não nasceu com ANENCEFALIA (falta de cérebro) e sim com ACRANIA (falta da calota craniana). É bem diferente. Sem cérebro, você já está morto! É uma questão de horas.

    Fizeram uma campanha no facebook usando a história e a foto da Vitória de forma propositalmente deturpada e desonesta para tentar sensibilizar as pessoas sobre as possibilidades de vida mesmo com anencefalia (o que é impossível, pois falta-lhe o cérebro), e atrapalhar uma votação importante e de extrema relevância para a sociedade, e veja a declaração que os PRÓPRIOS PAIS DA VITÓRIA publicaram, esclarecendo o ocorrido:

    ———————————————————
    “Respeito à vida na internet
    Olá amigos, infelizmente alguém, sem nossa autorização, usou uma foto da Vitória com informações incorretas e promovendo de forma polêmica e sensacionalista o compartilhamento no Facebook. Ainda que esse post tenha intenção de promover a vida, e que a pessoa tenha tido boa intenção, tem também permitido comentários ofensivos e preconceituosos a uma criança (muito) especial. Por favor, não compartilhem essa corrente e peçam que deletem os comentários ofensivos a respeito onde a tenham visto. Se desejam divulgar a história dela, o melhor é compartilhar o blog – onde há inclusive um link para compartilhamento no Facebook – e onde a sua história de vida e sua deficiência são tratadas de forma séria e respeitosa, com moderação dos comentários. Por favor, compartilhem essa mensagem.
    Joana, Marcelo e Vitória“
    ———————————————————–
    Alguns links para quem quiser saber mais sobre o assunto:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anencefalia

    http://www.fetalmed.net/item/acrania.html

    http://www.e-farsas.com/foto-de-menina-anacefala-vira-campanha-no-facebook.html

    http://amadavitoriadecristo.blogspot.com.br/

  11. Em tempo…

    Queria pedir desculpas ao Barros por ter me desviado tanto do assunto do post.

    É que eu não não consigo ver pessoas tentarem influenciar outras em assuntos tão relevantes utilizando de informações falsas, por desonestidade … ou por pura desinformação mesmo.

    É a primeira vez que eu comento e parabéns por seu blog.

    Sou seu fã!!!

  12. Senhor Antônio Ferreira,és logosófico ?

  13. Boa pergunta Leandro! Posso dizer-lhe que há aspectos comuns. Vou elaborar uma resposta mais esclarecedora pra você, em breve. Obrigado pela pergunta!

  14. Caro Leandro, não sou logosófico, embora haja alguma coisa em comum, creio que meu posicionamento filosófico vai muito além do logosofia. Para estabelecermos aspectos comuns, adicionais ou divergentes haveria necessidade de uma análise dos dois posicionamentos, o que no momento estou impossibilitado de faze-lo. Obrigado, abraços!

  15. Entendi. Realmente a semelhança é perceptivel. Abraço.

  16. Infelizmente, como disse o Estudar é Bom, vamos desviar o foco. Penos que SER a favor do aborto, é respeitar o direito da mãe (ou dos pais, como queiram) de continuar ou não com a gravidez, SÓ ISSO.
    Se o casal resolver continuar com essa gravidez até o final, ok, boa sorte pra eles, não vejo, e eu mesmo vou me opor se acaso eu ver, alguém defendendo o aborto de bebes anecéfalos compulsoriamente.
    Impressionante, mas isso não é o que os teístas chamam de “livre-arbóitrio”?

  17. Pois é, uma coisa que eu não entendo, fala-se tanto que a Bíblia é a palavra de Deus, e devemos nos basear nela para nos orientar no caminho da Verade.
    Ok.
    Por acaso, alguém pode me apontar na Bíblia onde está o versículo, que fala na Santíssima Trindade?
    Sim, por que se a Bíblia é a Verdade, essa verdade não pode ter ficado fora do livro, ou não?

  18. Sérgio, não só a Santíssima Trindade. Onde fala de Lúcifer sendo expulso do Céu e fundando o Inferno? Onde fala que Maria foi arrebatada para o Céu, sem ter morrido? Onde fala que as pessoas precisam confessar seus pecados para os padres? E onde fala que os padres podem perdoar pecados, e que a Igreja pode absolver senhores feudais em troca de uma boa soma de dinheiro? Onde fala de Purgatório e anjos da guarda?

    É tudo uma grande coleção de fábulas, e a maior prova disso é que as pessoas não conseguem distinguir essas, que não constam da Bíblia, das que estão nela.

  19. http://antonioferreirarosa.blogspot.com.br/2011/05/o-que-e-inspirado-por-deus-dentro-da.html

    O que é coerente com a natureza de DEUS dentro da Bíblia. Vale ressaltar que, o DEUS a quem me refiro não é o deus das mitologias da Bíblia, nem o deus das teologias ou o deus dos cristãos, criticado com razão, pelos ateus.

  20. Vale ressaltar que, o DEUS a quem me refiro não é o deus das mitologias da Bíblia, nem o deus das teologias ou o deus dos cristãos, criticado com razão, pelos ateus.

    É exatamente a isso que o meu texto se refere, Antônio: você esculpiu um “Deus” pra você, de acordo com a sua vontade, a partir da Bíblia cristã. Não há nenhuma outra fonte de onde você pudesse ter tirado esse Deus no qual você acredita; nenhuma outra matéria-prima.

    A Bíblia foi sua pedra bruta, de onde você tirou fora todos os pedaços que não serviam para moldar o Deus que você imaginou pra si.

    Essa sua declaração é perfeita pra fundamentar o meu argumento.

  21. Do blog do Antônio Ferreira Rosa:

    É muito fácil saber o que é inspirado por deus dentro da bíblia basta dividirmos a realidade perceptível até chegarmos a sua forma mais primitiva que se tem conhecimento: o Bem e o Mal.

    Daí para frente fica fácil. Como Deus é a única fonte e origem de todo o BEM, de tudo que é bom positivo e edificante basta identificarmos as passagens bíblicas que ajudam a humanidade em sua condição de falibilidades, dificuldades e sofrimentos em sua odisséia terrena.

    In-crí-vel como é simples…

  22. Barros, voce Afirma, referindo-se ao meu posicionamento:

    “Não há nenhuma outra fonte de onde voce pudesse ter tirado esse Deus no qual você acredita; nenhuma outra materia prima. A bíblia foi sua pedra bruta…”

    Veja que não há nenhum problema com a analogia que você faz entre a Bíblia e o Bloco de pedra, tanto de um quanto do outro é possível tirar coisas sublimes; a “estátua de Michelangelo” e a “parábola do bom samaritano” são sublimidades concorda?

    Você mesmo diz: “pensar que o deus cristão é ùnico é uma das maiores mentiras do cristianismo…” Concordo plenamente contigo. Ainda bem que é assim. E, nas entrelinha da sua afirmação há espaço para outros deuses concorda?

    Derrepente pode ser o Deus a quem me refiro visto que não acho que o deus que adora uma garganta de animal cortada em sua própria homenagem, adora mandar diluvio sobre a terra, mandar matar mulheres e crianças, mandar a humanidade quase toda para o inferno, seja o mesmo deus que manda ser um “Bom Samaritano”, manda ajudar o proximo, fazer caridade, você acha? Não faz muito sentido não e mesmo?

  23. Barros, procurei ser cirúrgico, explique-me um ponot e passamos ao ponto seguinte, tem tantos furos que costurá-los criaria uma nova religião, e depois outra e outra e outra, então me expliquem um ponto e se me convencerem, vamos a outro.
    Mas essa idéia é interessante, buscar algo de bom na Bíblia e cinzelar minha religião a partir daí.
    Os quadrinhos da Marvel estão repletos de dedicação e amor ao próximo, são heróis que arriscam a própria vida, e os próprios interesses a serviço dos seus semelhantes,.
    Que ta cultuarmos Stan Lee (ok, eu acho o cara genial, hehehehe) por que em suas inumeras histórias ao largo do tempo ele nos mostrou o que é pensar no próximo?

  24. Acabo de conhecer seu blogue e tenho gostado. Somos carentes de sítios como esse, diante de uma sociedade quase não pensante.
    Derrubar os altares é um imperativo moral.

  25. Elmo, muito grato pelo comentário. Se possível divulgue entre os seus amigos. Um abraço.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: