Minha linda coroa de brilhantes (3)

.

.

Se você pegasse um daqueles fiéis que concordaram com a visão do Valdemiro Santiago, a de que Deus tem uma coroa de brilhantes para dar de prêmio, depois da morte, aos que fizerem as suas vontades divinas, e o levasse a considerar essa interpretação mais detidamente, até que ele se visse obrigado a finalmente escolher entre uma dessas duas opções:

a) o cristão só faz  as vontades de Deus visando a uma recompensa celeste;

b) Deus acha que os cristãos só farão as suas vontades se forem recompensados;

certamente aquele fiel iria argumentar que a “coroa de brilhantes” é apenas uma metáfora, e que o Valdemiro estava só “enfeitando” mais essa metáfora, quando dizia que Deus mandava um anjo colocar mais uma pedra de brilhante na coroa, sempre que o crente fazia uma boa ação.

Duas coisas com relação a isso.

Uma. O tal do crente só viria a descartar aquela interpretação do Valdemiro depois de tê-la avaliado melhor; até então, a visão de Deus acenando dos Céus com uma coroa de brilhantes nas mãos, para um Paulo prestes a ser executado, parecia completamente aceitável…

A outra. A metáfora da coroa faz sentido apenas se você considerar que ela era um tipo de pagamento, afinal, o que Paulo estaria querendo dizer quando escreveu que a sua coroa da justiça já estava guardada? A “coroa”, mesmo não sendo literalmente uma coroa, seria um prêmio, com certeza; de outro modo a frase não faria sentido algum.

E isso nos levaria de volta às opções “a” e “b” acima. Um beco sem saída, na verdade, que faz dos cristãos um bando de prostitutas (com o devido respeito às prostitutas).

.

Anúncios

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: