Jesus realmente existiu?

Excelente entrevista com o filósofo Mário Sérgio Cortella sobre a existência de Jesus. Excelente não só por causa da eloquência e conhecimento do entrevistado, mas porque, tendo atuado no campo da teologia por décadas, ele muito bem assimilou todos os macetes que os cristãos usam para continuar sonhando seu sonho idiota de “somos os filhos amados da criatura mágica que criou esse universo encantado”.

Só que, para um não drogado como eu, fica fácil perceber e apontar esses macetes para os crentes, afogados no vício que lhes acompanha desde a mais tenra idade. Um deles é o onipresente culto ao “mistério”. Essa palavra é usada várias vezes com um ar de alegria irreprimível pelo  entrevistado, confirmando o maior mal que Richard Dawkins atribui à religião: ensinar que é uma virtude ficar satisfeito em não entender. O rosto dos crentes se ilumina de prazer quando eles asseguram que tal e tal coisa “é um mistério”, como que querendo dizer

   Isso não está, nem nunca estará, ao alcance do conhecimento humano, logo, você não pode estragar a nossa brincadeira”.

Um outro bem conhecido artifício a que o religioso descaradamente recorre, e para o qual Dawkins sempre apontou seu dedo maligno, é chamado, em inglês, de “cherry picking” (catando a cereja), pelo que você tem a cara de pau de usar uns poucos dados que fundamentam seu ponto de vista sobre determinado assunto (a cereja), ignorando a imensa maioria de dados que o desmentiriam (o bolo). Os cristãos precisam fazer isso o tempo todo, porque o único lugar onde o Deus (ou os deuses) deles podem ser encontrados — a Bíblia — tem mais coisas que desmentem a existência de suas divindades do que coisas que a comprovem; tem mais coisas que sugerem que tudo aquilo é um amontoado de estórias fantasiosas do que o relato verídico de acontecimentos passados. Só como exemplo, nessa entrevista do Canal Livre, o professor Mário Sérgio, certamente um cristão, não concordando com uma fala atribuída a Jesus, rebateu a citação bíblica com um “Disseram que ele disse”. Ou seja, para o que eu concordar com Jesus e com a Bíblia, é tal e qual como está escrito; para tudo o mais que eu discordar, obviamente a palavra de Deus não foi escrita conforme ele queria.

Mas o subterfúgio mais evidente, mais recorrente, e mais ridículo, em debates sobre fé religiosa, já até mereceu um texto meu aqui no blog, chamado Saída pela direita, é aquele em que o crente fala sem parar enquanto finge que está respondendo a uma pergunta. Esse aqui aparece bem explicitamente em dois momentos do programa. Em um deles, sobre o dogma da Santíssima Trindade, alguém quis saber por que Jesus, em seus últimos momentos de vida, teve dúvidas se Deus o teria abandonado. E logo no começo do vídeo, aos 02:52, o apresentador pergunta “Há evidências concretas da existência de Jesus ou não?”. O entrevistado responde com um longo discurso que, ao fim e ao cabo, quer dizer uma coisa só: “Bom, evidências, não”.

Mas ele, cristão que é, prefere reforçar a fé dos seus confrades e a sua própria, falando um monte de outras coisas de modo que até ele mesmo se esqueça da negativa que precisaria ser dada ao que lhe foi perguntado.

Anúncios

103 Respostas

  1. Muito interessante é quando os religiosos, especificamente os cristãos, atribuem o desconhecido ao seus deus. Nunca admitem que por mais que possa ser um divindade responsável pela criação, não faz sentido apontar que seja o deus deles. Tenho pesquisado alguns sites de apologética cristã e todos já tem estudos ou artigos sobre ateísmo. E para combatê-lo manipulam de sistemas lógicos de forma desonesta. Sempre atribuindo a o deus que eles acreditam tudo que é desconhecido. Chegando sempre a conclusão que o nada não pode produzir nada. E a existência da matéria foi criada. Se foi criada, deve a haver um criador. E o criador é deus. Muito simples. Porém reconfortante para eles. Uma coisa eu sempre ei de concordar….se um dia nós descobrimos evidências da existência de uma divindade. Certamente as chances de ser ela o deus cristão é pequeníssima.

  2. Você percebe no contexto bíblico que o tal jesus tinha 12 seguidores que o mesmo teria escolhido e que teria sido testemunhas oculáres dos fatos ocorridos. Mais acontece que depois da morte do mesmo seus seguidores continua ensinando o judaísmo um exemplo bíblico é o próprio apostolo amado dele que contínuou ensinando o judaísmo, só depois apareceu este chamado apóstolo paulo dizendo ter tido visões e que era pra ensinar um novo cristianismo e este mesmo travou combates com o apóstolo amado do cristo sobre ensinar o judaísmo ou não.. Mais afinal essas pessoas não viveram com o messias e como elas não sabiam que era para continuar com o judaísmo ou não.. Digo isto no contexto bíblico pois historicamente nada se confirma nem a existência deste tal jesus.

  3. Para os primeiros cristãos estes que também nunca viram o tal jesus o mesmo teria nascido de uma relação comum entre um homem e uma mulher portanto para os primeiros cristãos nada de nascimento de espírito santo nada de nascimento virginal, ele era um homem comum e que também morreu e os primeiros cristão acreditavam na ressureição não corporea do mesmo e que este mesmo que pra eles ressuscitou de uma forma não corporea iria voltar um dia.. Infelizmente eles morreram esperando.

  4. Há pessoas aí que se encantaram com essa entrevista. Pra mim foi apenas uma distorção com a finalidade de apoiar a existência de Jesus como ser vivo. Todos à mesa tinham a mesma opinião e fingiram discordar em alguma coisa, pra depois da enrolação do filósofo, concordarem com ele.
    Cadê os historiadores e os arqueólogos? Não vi nada!
    Só vi um filósofo religioso e dois jornalistas leigos, que nada sabem sobre o assunto!… Primeiro que o programa já conclui sobre a existência de Jesus, antes mesmo de começar o “debate”. Uma idéia pré concebida é apresentada ao expectador na introdução.
    …………..
    Foi perguntado ao filósofo: -“Há evidências concreatas da existência de Jesus ou não?” – Ele fez uma distinção entre figura mítica e figura mística, dizendo que poucos afirmam a inexistência de Jesus e que há controvérsias mas que quanto a sua existência real quase não há mais polêmica (subentendo que Jesus existiu) e qua a polêmica se dá em relação ao Jesus Cristo, como divindade ou não e reforçou que não há mais a dúvida que havia no século XIX quanto ao Jesus histórico. Ou seja, enrolou como todo filósofo e não disse SIM nem NÃO.
    Apesar disso, ele está afirmando que Jesus Cristo existiu.
    Então está mentindo ou está por fora mesmo!
    …………
    Citou Tácito, Plínio o Jovem e Flávio Josefo, como tendo mencionado Jesus………….
    Fato que eu já desmascarei como sendo uma falsidade de interpretação. Tácito mencionou cristãos de Chrestus, Plínio citou o deus Cristo, e não Jesus Cristo que morreu na cruz e Flávio josefo foi falsificado numa inserção de 8 inhas. Portanto, são mentiras. E ele baseou-se nessas mentiras.
    ………….
    Afirmou que na ocasião o fato da história de Jesus não tinha qualquer significado, não seria notícia pra ninguém, ………….
    Contrariando a Bíblia certamente,onde Jesus tinha uma importância fundamental para o povo e autoridades.
    …………..
    Afirmou que a história, a documentação sobre Jesus, pode ter desaparecido na destruição de Jerusalém no ano 70
    …………..
    Então, fica a pergunta: Como a Bíbilia a tem, nos mínimos detalhes?
    E enrolou sobre a pergunta sobre a confecção dos evangelhos, com a sua simpatia distorcida.
    ……………
    Quem é Jesus de Nazaré, na sua aparente insignificância? – foi a pergunta do jornalistra. – e o Cristo na sua intermediação entre o criador e a criatura?
    Em que momento o Cristo Monumental e Jesus insignificante se separam?
    Disse o filósofo que eles vão se juntar no Século I etc e por aí afora, não deixou mais os jornalistas falarem, colocou o tema ao seu dispor e virou bagunça. Só filosofia em cima do misticismo, com a citação de Paulo e outras figuras que não existiram.

    Vejo nada nessa entrevista que seja verdade, nada que seja novidade, nada que não tente perpetuar a mentira do Cristianismo.
    Quero ver uma entrevista com um ateu como eu, se ele ia abrir a boca pra dizer alguma mentira e ficar por isso mesmo!…

  5. Barros, o nome correto dele é Mario Sérgio Cortella.

    Eu assisti essa entrevista ao vivo e até que gostei. Cortella defende ao menos que houve um humano chamado Jesus em torno do qual se criou todo o misticismo cristão. Cortella não parece ser um cristão radical como muitos que conhecemos. Me parece que ele não descrê da ciência ao menos.

    Abraços!

  6. Ou, “A Azeitona da Empada”. Em outras palavras, é necessário adormecer a razão e consequentemente o espírito crítico. A mesma condição mental que permite a uma pessoa ser convencida de qualquer coisa, ou sofrer uma lavagem cerebral!

    As religiões são uma fraude: uma fraude mental.Jesus está nu, pode não ter muita graça. Essa é a realidade, nua e crua. Só podemos evoluir quando agimos com consciência, bom senso e livre pensamento!

  7. Desculpem fugir do assunto principal mas não resisti… O entrevistado não é a cara do Delúbio Soares?

  8. Valeu, Márcio! Já mudei. Tem a legenda do nome, mas me iludi com a pronúncia Portela.

  9. Jesus Cristo não existiu – Nada – Não foi ninguém. Nem mendigo, nem herói, nem revolucionário. Nada! – Sua estória é apenas uma réplica do deus sol que originou um monte de crendices antes dele. O deus sol nasceu no dia 25 (solstício) nasceu de uma virgem, (constelação Virgem) era fruto de uma concepção deus-homem, morreu e ressuscitou depois de três dias (o sol parece parar no horizonte por 3 dias) tinha 12 seguidores (zoodíaco) etc. A mesma estória de Horus, Mitra, Attis, Krishna, Baco, Buda e mais uns 20 parecidos.
    Então esse tal Cortella está por fora!… Estou assinando isso: Alfredo Bernacchi – pesquisador e escritor ateu.

  10. Vocês também podem ser curados dessa doença chamada ateísmo.
    Assistam: http://www.youtube.com/watch?v=lGGKWtLnuv0
    Muito lindo!

  11. Uma garotinha cantando uma música sobre pessoinhas azuis com gorros brancos vai convencer você que os smurfs existem?

  12. Que bonitinha!
    Cantar não é o forte dela, mas tem muitas chances de se tornar pastora para a alegria de papai e mamãe.

    Abraços!

  13. Isso no se faz com uma criana! – Alm de uma inutilidade faz com que ela espalhe mentiras por a. Se eu fosse a lei colocava os responsveis na cadeia com trabalhos forados por 20 anos!

    Veja a diferena do que um ateu ensina a uma criana:

    Depois no diga que no viu, ok? Alfredo

    Em 27 de agosto de 2012 11:17, “DeusILUSO” escreveu:

    > ** > Mrcio comentou: “Que bonitinha! Cantar no o forte dela, mas tem > muitas chances de se tornar pastora para a alegria de papai e mame. > Abraos!” >

  14. Isso, não se faz com uma criança! – Além de uma inutilidade, faz com que ela espalhe mentiras por aí. Se eu fosse a lei colocava os responsáveis na cadeia, com trabalhos forçados por 20 anos!
    Veja a diferença do que um ateu ensina a uma criança:

    Depois não diga que não viu, ok?

  15. Seja curado, seja curado…

  16. Filho de Deus, que tal melhorar seus argumentos?

    Não consegue né? tudo bem, nós entendemos…

    Abraço
    Cristiano

  17. Esse cara é um tremendo de um bobão… Viu o que ele escreve quando os argumentos acabam? Isso é esquizofrenia braba!…

  18. Que argumento Cristiano? Quer que me torne ateus que nem vocês? Sem chances. Creio que Deus exista sim e que Ele é maravilhoso. Que tal se o procurasse conhecer melhor?

  19. É o velho crer pelo crer. Acreditar por acreditar – Dogma – Filosofias de burros, de parasitas mentais, preguiçosos e alienados. Não precisa explicar nada, nem entender nada. Acredita e pronto. Só não sei o que um cara desses faz aqui, porque deveria estar feliz com a sua crendice, não é? Será que ele está a fim de aprender alguma coisa?
    Já perguntou se a gente quer que ele se torne ateu. Vocês acham o quê? Pra mim, tanto faz.

  20. O que te leva a achar que quero que se torne ateu… muito pelo contrário, dada a sua forma de pensar, sugiro que conitnue no seu mundo faz de conta… só não tente nos empurrar sua ilusão…

    Tenho certeza que existem n blogs por ai onde você será felicitado ao externar seu louvor…

    Abraço
    Cristiano

  21. NAO QUERO SER SALVO, NAO QUERO IR PRO CEU ENTAO NAO PERCAM TEMPO COMIGO TENTANO ME SALVAR.
    DE UM dEUS iSRAELENSE ,iSRAEL ATE NISSO ELES QUEREM SER MELHOR QUE OS OUTROS O DEUS E ISRAELENSE PREFIRO ENTAO O TUPA ELE E NACIONAL NAO E IMPORTADO.

  22. Eu assisti essa deplorável entrevista do Sr. Mário Costela e garanto que esse cara é um retardado. primeiro que estudou, estudou e estudou. sabem sobre o quê? Religião! jesus Cristo! O que ele sabe então sobre VERDADES? Nada!… só aprendeu mentiras na vida! Abre a boca e fala besteira! Claro que o fanfarrão não deixa ninguém mais falar além dele e faz muito bem! Os seus interlocutores eram uns boçais (no assunto em pauta) . Impressionou a quem nada entende do assunto. Ele seria até um bom advogado, inteligente”! Um bom debatedor, mas está na contramão da realidade e por isso, torna-se um estúpido que só diz besteira! Como um índio falador que quer te convencer sobre o Deus Trovão. Jesua Cristo não existiu e qualquer assunto sobre isso, tem que provar primeiro o contrário. Se não é escutar e jogar na privada!
    Alfredo Bernacchi

  23. “FILHO DE DEUS, em 27/08/2012 às 10:35 disse:
    Vocês também podem ser curados dessa doença chamada ateísmo.”

    Doença foi a sua mãe que passou pra você. Uma desgraça contagiosa, pior do que a AIDS – A IGNORÂNCIA – Naturalmente a sua mãe não mandou você pra escola, achou que a dominical era suficiente e aí você tornou-se esse parasita, robô, ensinado a sustentar pastores.
    Você é vergonha pra nossa sociedade inteligente. Devia se mandar daqui porque as merdas que você escreve, não servem nem pra jogar no vaso e dar descarga!

  24. Voçês são pessoas,inteligentes.Mas conheço,pessoas iguais,a voçês.Que não estão,nem aí,para ninguém.Não se importam,com as questões,socias.São frutrados com a vida,e querem que as pessoas,sejam também.E Esse filósofo,é raçional.Gosto de seus comentários.Mas Ele,sabe que deixou,alguns pontos de lado,e muitos,que não acreditam,em Deus,pulam de alegria,dizendo é verdade,o que Ele disse.Até hoge,procuram,respostas para serem,ateus.mas não tem convicção de que é Ateu,só seguem,um movimento,que surgiu,a algum tempo.Mas cada,um faz.Suas escolhas,respeito a todos.Valtaire,foi um grande filósofo,francês,afirmou que A Bíblia,ia acabar em alguns,anos,resultado.a maioria das pessoas,já ouviram,falar de Deus e sua Palavra.Mas desejo a voçes,tudo de bom,sei que os ateus,são pesquisadores incansáveis,então.Pesquisem Atraves da Arqueologia,História e Lìnguas,Para descobrir,que A Bíblia,não é Lenda,é a Verdade.Bom trabalho e estudos,para voçês.

  25. Eu li esse texto e todos os mais dos IV cap. Do “Jesus cristo nunca existiu” Do qual esse post veio ou se inspirou. concordo com a maior parte ms não com a sua conclusão que consta a inexistencia ou da existencia ficticia dele, porque
    1- acredito que a igreja romana ou roma queria realmente criar um deus sol para se “adequar” com as suas simbologias e mitificacões da epoca e aproveitou-se de Jesus cristo alterando sua data de nascimento e outras coisas, se o concilio que escolheu os 4 evangelhos e data de seu nascimento Existiu, então sabe-se que na epoca alguns pesquisadores/historiadores e religiosos falavam em janeiro ou abril e nunca eles cogitaram dezembro, ainda mais, roma adota em sua religião coisas estranhas ao ensinamento biblico e do proprio Jesus, como a questão das imagens e orações a estes que a biblia condena, a venda do céu a persiguição, tortura e morte daqueles que eram contrarios a sua religião-estado, a igreja não forjou uma pessou ms acrescentou coisas a ela para Agradar romanos e “cristãos” plano perfeito ms a mentira tem perna curta, ha muito mais coisas do que estas que esses falaram que compromete tal religião e tudo com o Objetivo de controlar o povo, não preciso falar quem convocou o concilio. Jesus existiu e os fatos que negam essa versão dada concerteza eles deram um jeito de se livrar.

  26. Geralmente a lavagem Cerebral feita pela Igreja, consegue embotar totalmente os sentidos da vítima, tirando-lhe a capacidade de raciocinar sobre aquele assunto em pauta. Não é de estranhar que você ache isso. Seria muito difícil você pensar diferente, mas existem aqueles em que a Lavagem Cerebral não foi tão profunda e esses ainda conseguem reagir. Abraços. Boa sorte.

  27. A verdade de cada janela é diferente, uns acredita, outros não.Então cada um se etiver feliz vida com a sua fé e seus dogmas, pois o importante é viver bem.Cada um enxerga por um prisma e devemos respeitar a crença de cada um.
    Shalom irmãos.

  28. Agora você pede respeito porque os tempos são outros. Há trezentos anos você estaria pedindo pra alguém ser queimado vivo.

    Eu não respeito a religião de ninguém. É um monte de idiotices perniciosas, uma doença contagiosa com que os pais contaminam seus filhos.

    Não vejo por que respeitar algo tão nojento, inútil, absurdo e tolo.

  29. Bom amigo eu acredito que temos que ser sensatos quanto a questão de crer ou não crer.Existe duas historias , a de que Deus existe e a outra não, Uma te dar apoio moral e expiritual atraves da fé para vencer as adversidades do dia a dia. A outra voce esta orfão não existe Deus, so que nessa quando vier as adversidades voce não sabera a quem recorrer e nessa historia o mundo esta cheio de pessoas frustradas com a vida, que se drogam se prostituem e adquire toda a especie de mal.Ai ta a questão.Sou contra a religiosidade, mas acredito que existe algo que criou esse mundo material o qual posso chama-lo de Deus. Sendo assim voce escolher esta junto com a Fonte Criadora do Universo, ou ficar sozinho . Escolha o seu caminho, pois todos nós temos o livre àrbitrio. Dessas escolhas é o que nos fara ser feliz ou infeliz,Tchau.

  30. E no caso de eu ter vontade de esganar os F. da P. que me enganaram por 50 anos com essa mentira? Faço o que? Fico calado para eles continuarem a explorar os meus amigos e irmãos?
    Talvez, por você ser um desses enganados, jamais compreenderá isso.
    É… Josivan… Ainda bem que os tempos são outros, porque senão eu colocava você na fogueira! (modo de dizer, certo?)
    Abç

  31. Religiao e uma crença em um mundo eterno onde vai residir a alma dos mortos, so isto um a crença, vai quem quer nessa, eutou fora. sabe como fico livre dos crentes quando querem pegar no meu pe, digo a eles que nao quero ir pro ceu, faço questao de nao ir, e ai ja fico livre de ter que ir em igreja dar dissimo ler biblia esta palhaçada toda eu tou livre , Nao quero ir pro ceu.

  32. 50 anos?!!! Mais fácil o problema ser com o senhor, pois 50 anos é muito tempo para se ficar iludido. Obrigada por fortalecer minha fé, Senhor Alfredo, com todo respeito.

  33. Quando o mundo todo (o meu mundo pelo menos) Fala a mesma coisa, é comum você se achar um estranho no ninho. Não compare 1950 com 2013. Na minha época nem TV tinha. Eu custei mas cheguei lá. Fui pioneiro e joguei minhas primeiras sementes. Acontece que muita gente, em plena era da Internet, viagens espacias e DNA, continuam com o cérebro bloqueado, viverão na eterna ilusão, com a mente lavada, sem chances de desenvolver sua cultura. Eu tenho fé em mim mesmo e vivo o que há de melhor. Eu existo e tenho certeza disso. Qual é o seu caso? Bjs.

  34. As pessoas se viciam em Jesus como se viciam em crack.

  35. No meu caso eu não cria, muito menos na Bíblia, então acho que tive uma exsperiência há pouco tempo, no entanto, sinceramente, sinto que há uma luta interior porque é mais fácil deixar de crer do que passar a crer. Quanto à sua explicação, faz todo o sentido para mim. Vamos ver, é tudo muito individual, penso eu. Obrigada pela atenção. Quando tiver oiportunidade lerei um livro seu.
    Abraços.

  36. “As pessoas se viciam em Jesus como se viciam em crack.” kkkkk Tava sentindo falta de suas alucinações, mister Barros. beso

  37. Desculpe os erros, culpa do teclado aqui..

  38. Eu nasci católico, e na verdade hoje só me restou dúvidas, penso que um “dia” posso ser condenado por isso, e também penso que não, porque não existirá alguém ou algo pra me reprovar, acredito que me tornei agnóstico. Ainda não me convenci do que é real e também não duvido que possa existir sim uma entidade superior. Fiquei muito abalado por isso porém me confortei um pouco pois descobri que existem e existiram muitos agnósticos no mundo e pelo que pesquisei Albert Einstein fazia parte deste grupo.

  39. Claudemar ,

    welcome to the jungle…

  40. Olha obre religião é duvidoso, maas quem quiser procure na civilizção dos Sumerios que la tem alguma resposta sobre Deus.

  41. o que acontece com nossos sentimentos e emoçoes depois que morremos… qual a teoria

  42. Aff…quanta besteira…

  43. Olha obre religião é duvidoso, maas quem quiser procure na civilizção dos Sumerios que la tem alguma resposta sobre Deus.

    Sobre os deuses dos sumários, certamente.

  44. nunca vi tanta gente falando MERDA juntos…. o tal alfredobernacchi70anos, é velho e não aprendeu nada com a vida. Acredita na sociedade Zeitgeist, que não tem um membro se quer com uma formação acadêmica (arqueólogo, historiador, pesquisador, etc.) para contestar os assuntos abordados por eles. Frequente uma escola primeiro e veja se a história de Horus, Mitra, Attis, Krishna, Baco, Buda, tem haver com Jesus. Ninguém nasceu no dia 25…. Nem Jesus. Sinceramente, acho que tem que ser phd para discutir um tema como este. Ele diz que é ateu! Pesquisa o que é ateu. Os verdadeiros ateus riem uma barbaridade, com os vídeos do Zeitgeist e suas conclusões. PIADA.

  45. O fato é que não há provas da existência de um ser mágico, chamado
    Deus ou qualquer outra coisa. A religião é o mal da humanidade; muitas atrocidades aconteceram e foram justificadas em nome de Deus, ou melhor da religião.
    Sou ateu convicto. Acredito que eu sou o meu Deus, autossuficiente para guiar minhas ações, ao contrário dos religiosos que dizem ser conduzidos por um ser mágico, Deus.

  46. Jesus, Deus, religião é o caralho!

  47. Que blog ridículo. kkk. Só não consegue ser mais ridículo que o tal alfredobernacchi70anos.

  48. Vcs duvidam q espíritos existem?? pois bem, vou fazer UM CONVITE kkk dêem uma ida de 6a feira num CULTO DE LIBERTAÇÃO da Universal kkk não tou dizendo q concordo com os ensinos dessa igreja, pq alguns são materialistas, mas só pra vcs verem, lá eles INVOCAM OS DEMONIOS até eles manifestarem furiosamente nas pessoas kkkk quem sabe um de vcs até sejam incorporados kkkk aí depois q verem o bicho pegando lá, escrevam aki se ESPÍRITOS EXISTEM ou não kkk tá feito o convite. Deus abra suas mentes .

  49. Criaturo DOIS, você já é uma prova da existência de espíritos, os Espíritos-de-Porco. Hahaha!!!! Se manca rapá, abandona esse corpo que não te pertence.

    E que Zeus tenha piedade e misericórdia da sua alma infiel!!!!

    Namastê!!!!

  50. Seu comentário é infantil e sem conteúdo, sr Quetzacoatl, realmente ridículo, pessoas como vc precisam amadurecer e muito. E q Deus perdoe vc por essa ofensa gratuita a quem apenas quer o melhor para todos.

    O que estou propondo aki aos ateus, a quem compreendo e respeito, é algo sério, não estou brincando, para q possam por vcs mesmos avaliar se espíritos existem ou não. Façam o teste, vai ser no mínimo emocionante kkkk

  51. Ué, mané! Trolagem é um ato praticado por Espíritos-de-Porco, desde o tempo do rapazola virgem Yeshua, lembra? Aquele mesmo que ordenou aos Porcos-Espíritos lançarem-se ao mar.
    Na boa, a IURD em breve perecerá ante o grande Agenor Duque e suas interpretações teatrais criativas. Lá sim, na IPTD, é que há grande quantidade de Espíritos-de-Porco remelentos.

    Puft, prá você!!!!

  52. Ah! Perguntando: O que houve com o Barros? Virou Tijolos?!

  53. Aproveitando o ensejo, estou divulgando a igreja que acabei de fundar:

    Igreja Cósmica da Plenitude das Nádegas Sagradas Assentadas no Trono Magnífico e Resplandecente de Deus e seu Filho Cordeiro Santo do Coração Esfuziante Milagroso do Dízimo de Ouro Acompanhado de Maria Mãe Santa e os Anjos, Amém.

    ICPNSATMRDFCSCEMDOAMMSAA, ufa!

  54. Esse cara do texto acima é um mané até no apelido, vira adulto, cara, vê se cresce. Coisa ridículas e sem conteúdo nenhum q vc escreveu aí, num debate divergente mas intelectual e sério como esse. Vá estudar um poko, deixa de criancice. Pessoas q escreve o q vc escreveé muleque

  55. Mimimi, mimimi, mimimi. Trol sem argumentos!!!!

  56. E para o seu parco conhecimento, Quetzalcoatl é uma divindade das culturas mesoamericanas, cultuado especialmente pelos astecas e pelos toltecas, e identificado por alguns pesquisadores como a principal deidade do panteão centro-mexicano pré-colombiano. Seu nome significa “serpente emplumada”.

    Chupa que é de uva!!!!

  57. À propósito:
    Criaturo 2, é você Margarida?

  58. Quetzalcoatl

    que divindade coisa nenhuma! isso ta mais parecendo marca de argamassa!

    Aprecio o seu bom humor ,mas não da para pegar mais leve com o meu xará , não?
    em termos de argumentos que propõe, teísmo, ateísmo o não sei ismo nenhum ?

  59. o Barros teve uma decepção amorosa e entrou na crise da desistência!

  60. Olha lá Criaturo (o original), sou Quetzalcoatl e não Quartzolit.
    Quartzolit é uma divindade menor cultuada pelos pedreiros astecas e toltecas, foi graças à ele que aquelas pirâmides de pedra mesoamericanas não caíram até hoje. Quartzolit significa “barro sagrado”.

    Me respeite ó pá!!!!! Allahu Akbar!!!!

  61. Então quer dizer que o Barros teve uma decepção amorosa?!
    Zeus seja louvado! O que um rabo-de-saia não é capaz de fazer com um pobre homem!!!! Mulheres só podem ter parte com o Loki mesmo.

    Namastê!

  62. Nossa, gente, então o Barros está sofrendo de amores? Tadinho, todos nós passamos por isso alguma vez na vida. Não sou gay, mas mesmo que fosse, isso não vem ao caso aki. Obrigado ao Criaturo Original pelo pedido gentil. Observem como as reflexões ficam melhores quando há respeito as diferenças de crença e busca sincera de compreender o que o outro está propondo ou tentando dizer. Nossa, q da hora, tem dois comentaristas xarás, Criaturos kkkk Gostei mesmo do apelido, e fikei feliz q me dxou usá-lo . Td de bom, gente, e torçamos pro Barros se recuperar.

  63. [Nossa, gente, então o Barros está sofrendo de amores? Tadinho, todos nós passamos por isso alguma vez na vida. ]

    Eu não, eu sou phodão, sou um deus sem emoções desnecessárias por humanas imprevisíveis. Eu só namoro deusas!!!!

    [Não sou gay, mas mesmo que fosse, isso não vem ao caso aki.]

    Hahahahahahaha! Ninguém perguntou e você já vem explicando. Hahahahahahahahaha, se entregou meu caro!!!!

    [Obrigado ao Criaturo Original pelo pedido gentil. Observem como as reflexões ficam melhores quando há respeito as diferenças de crença e busca sincera de compreender o que o outro está propondo ou tentando dizer. ]

    Que reflexões? Até agora você só trolou! Mas, vamos lá…

    [Nossa, q da hora, tem dois comentaristas xarás, Criaturos kkkk Gostei mesmo do apelido, e fikei feliz q me dxou usá-lo .]

    Ihhhhh!!!!! É amizade ou namoro???? Hahahaha!!!!

    [Td de bom, gente, e torçamos pro Barros se recuperar.]

    Se for por causa de um rabo-de-saia o Barritos vai se recuperar, mas, entretanto, talvez, quem sabe, for um encontro com Yeshua, aí já era, acabou-se. Hahahahahahahaha…haha…haaaa!!!!

    Namastê prá você!!!! Ihhh, rimou! Sou phoda mesmo!!!!

    Quetzoalcoatl informa: ” NAMASTÊ Literalmente significa “curvo-me perante ti”; a palavra provém do sânscrito namas, “curvar-se”, “fazer uma saudação reverencial”, e (te), “te”.”

    Putz!!!! Nada haver comigo. Retiro a saudação…

  64. Olha lá Criaturo (o original), sou Quetzalcoatl e não Quartzolit.
    Quartzolit é uma divindade menor cultuada pelos pedreiros astecas e toltecas, foi graças à ele que aquelas pirâmides de pedra mesoamericanas não caíram até hoje. Quartzolit significa “barro sagrado”.

    que bela massaroca, o Quartizolit deve ser da família divina

    Eu não, eu sou phodão, sou um deus sem emoções desnecessárias por humanas imprevisíveis. Eu só namoro deusas!!!!

    a da maionese e só viajam juntos!

    Ihhhhh!!!!! É amizade ou namoro???? Hahahaha!!!!
    mais um deus ciumento

    fala serio!

    Que ala proteja sua sanidade! Espero que ainda haja salvação!

  65. Agora sim, gostei do seu texto, sr Quetzalcoatl, finalmente algo divertido e sem ofensas. Reclamei qd precisou, agora tou elogiando, espero q goste do jeito de ser gentil e afável. Podemos heteros gentis.

  66. Criaturinha numero 2. Esse negócio de GENTIL e AFÁVEL é coisa de fresco.
    Eu, Quetzalcoatl, tô fora dessa frescura.

    Eu heim!!!! É cada uma que me aparece!!!!

    E que Alá, ou Acolá, te transforme numa das 75 virgens servidas aos homens-bomba-explodidos do Islã.
    E tenho dito!

  67. Deus amou o mundo de tal maneira que permite que todos sejam livres, até mesmo para duvidar dele! abraço a todos!

  68. Sr. Quartizolit

    não seja um egoísta quando é que vai falar algo sério, tô louco para soltar umas piadas, só para provar que crente tambem tem bom humor!
    E ai vai encarar ? he..he.he.he.he

  69. Criaturinha número 2, gostei da expressão, tou rindo aki kkkkk Como os textos do sr Barros fazem falta. Tou com saudade dos textos dele, vcs tbem??

  70. Anonimo escreveu e não leu:
    [Deus amou o mundo de tal maneira que permite que todos sejam livres, até mesmo para duvidar dele! abraço a todos!]

    Só não pode duvidar demais senão vai pro inferno! Hahahahahahahahahahahahahahahahaha….

    É cada uma viu! Dá zero pra ele!!!!

  71. Criaturo o original, escreveu;

    [Sr. Quartizolit
    não seja um egoísta quando é que vai falar algo sério, tô louco para soltar umas piadas, só para provar que crente tambem tem bom humor!
    E ai vai encarar ? he..he.he.he.he]

    Prá início de conversa é Quetzoalcoatl. Quartzolit é um primo meu distante, bemmmmm distante.
    Uai! Solte suas piadas! E quem disse que eu não estou falando sério?
    Mãos à obra meu caro.

  72. Criaturinha número dois, saudoso, escreveu:
    [Criaturinha número 2, gostei da expressão, tou rindo aki kkkkk Como os textos do sr Barros fazem falta. Tou com saudade dos textos dele, vcs tbem??]

    Eu sei que você gostou.
    Barros encontrou Yeshua, vai ser difícil se livrar da praga.
    Se ele voltar, provavelmente postará textos religiosos cristãos.

    Peninha!!!!

  73. Prá início de conversa é Quetzoalcoatl. Quartzolit é um primo meu distante, bemmmmm distante.

    ok Sr. Quéalcoati! cimento é tudo igual pó de pedra.

    Mãos à obra meu caro.

    é do ramo civil ?

    Uai! Solte suas piadas! E quem disse que eu não estou falando sério?

    a é ?
    então posicione-se teista, deista, agnósticientista,ateista , não seista ou marcista ?

  74. Se eu sou um deus, logo sou teísta de mim mesmo! Dãr!

  75. a ironia é que Deus tornou-se ateu de si mesmo foi assim que se individualizou na raça humana.

  76. Como é que é Criaturo? Um deus ateu de si mesmo? Que loucura é essa? Huahuahuahua!!!!

  77. Sr. Quealcoati

    simples imagine como um ser único poderia criar seres que não fosse ele mesmo? obrigatoriamente teria que ser ele se apresentando em diferentes niveis de consciência, porem todos iniciam em seres mecânicos ignorantes das sua própria origem.
    de fato acreditarmos sermos individualizado de Deus é que é uma grande ilusão.

  78. Sr. Criaturo, o original.

    Nunca houve um deus único, somos muitos desde sempre, criamos universos manipulando a matéria, ficamos observando e atormentando as criaturas desses universos, por puro deleite e prazer, nos alimentamos vorazmente de suas crenças, suas dores e alegrias, somos isso, simplesmente somos deuses. Somos senhores do tempo, da energia e matéria.
    E fazemos tudo isso por pura inveja da mortalidade e finitude das coisas que criamos.

    Guarde bem o que eu escreví aqui, reflita!

    Namastê!!!!

  79. Sr. Quealcoati
    penso que no inicio o todo era unico e mantinha um estado de equilíbrio e de observação consciente.
    observe que na natureza divina os seres vivos se dividem para gerar outros seres.
    ja que afirma ter criado universos de onde teriam saido eles, como é possível criar seres com personalidades diferente da que as originou ?
    Seu deus espantalho, é sádico e ilógico por invejar aquilo que criou.

    fala sério!

    atémaisvê

  80. Esse cancro canceroso chamado Criaturo, continua por aí?
    Meus pêsames…

  81. oi Alfredão tudo bem!

    voce deveria ser mais grato por ter apresentado você, a você mesmo!
    Mas entendo por quais motivo não tenha se aceitado, dois arrogantes não podem ocupar o mesmo espaço físico!
    Chamei sua atenção sobre suas próprias palavras, que recobrando a lucidez sentiu-se envergonhado solicitando ao Barros que as apagasse, prestando um serviço social de despoluição, moral visual.
    E´bom saber que ja avançado em anos tenha conseguido aprender o minimo para um convívio social.
    Mas o que esperar de uma pessoa , que ja não espera por mais nada, só amarguras e frustrações.
    Tenha mais fé e seja feliz!

  82. Criaturo oficial ====>
    [[[[penso que no inicio o todo era unico e mantinha um estado de equilíbrio e de observação consciente.]]]]

    Em se tratando de eternidade, não há início e nem fim para deuses. Há só ciclos criativos.

    [[[[observe que na natureza divina os seres vivos se dividem para gerar outros seres.]]]]
    Não, nós os deuses somos o que somos, eternos, senhores do tempo e espaço, senhores da energia e matéria.
    Os seres vivos e não vivos existem por nossa vontade.

    [[[[ja que afirma ter criado universos de onde teriam saido eles, como é possível criar seres com personalidades diferente da que as originou ?]]]]
    Todos os universos do multiverso, foram criados por manipulação da energia, o substrato eterno não consciente.

    [[[[Seu deus espantalho, é sádico e ilógico por invejar aquilo que criou.]]]]
    A lógica dos deuses é ilimitada, diferente da lógica limitada inerente aos mundos e seus seres.

    [[[[atémaisvê]]]]

    Allahu Akbar!!!!

  83. Nossa, o Alfredo Bernacchi voltou, apedrejando o Criaturo original kkkk não se ofenda, prezado xará virtual, essa gente q ofende não sabe lidar cas própias emoções. A msg q vc reproduziu é bonita, gosteii.

  84. Quealcoati

    Em se tratando de eternidade, não há início e nem fim para deuses. Há só ciclos criativos.

    em se tratando de eternidade,não ha criação alguma só transformação do que ja existe

    [[[[observe que na natureza divina os seres vivos se dividem para gerar outros seres.]]]]
    Não, nós os deuses somos o que somos, eternos, senhores do tempo e espaço, senhores da energia e matéria.
    Os seres vivos e não vivos existem por nossa vontade.

    [[[[ja que afirma ter criado universos de onde teriam saido eles, como é possível criar seres com personalidades diferente da que as originou ?]]]]
    Todos os universos do multiverso, foram criados por manipulação da energia, o substrato eterno não consciente.
    manipular um substrato eterno,não seria criar e sim apenas modificar

    [[[[Seu deus espantalho, é sádico e ilógico por invejar aquilo que criou.]]]]
    A lógica dos deuses é ilimitada, diferente da lógica limitada inerente aos mundos e seus seres.

    seu Deus é parecido com o evangélico “a lógica de Deus é loucura para os homens”
    [[[[atémaisvê]]]]

    Allahu Akbar!!!!

    abakadraba!

  85. Criaturinha 2

    o vovô ta muito mal educado, tem gente que não aprende nunca , se não houver reencarnação este ta perdido!

    sds

  86. Muito interessante é atribuir toda complexidade e harmonia do universo à um evento aleatório com explicaçoes fantasiosas.

  87. “Quando o filho do homem for levantado no madeiro todos atrairei á mim.” João 12.31-32. Jesus é de longe a pessoa mais atraente dos últimos 2000 anos. Os incrédulos silenciam diante desta profecia que se cumpre todos os dias.

  88. como não? após milhares de anos ainda possui seguidores por todo o planeta!

  89. Por que essa história continua na penumbra? Não devia ser assim. No entanto, quando fazemos uma aproximação dos fatos com fatos e não com ideias, é possível outra conclusão. http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

  90. Srs ATEUS e cristãos em geral: precisamos ter HUMILDADE tds nós e PEDIR PERDÃO A DEUS E BUSCAR UMA VIDA RETA, pq há muitas coisas assombrosas e estranhas acontecendo:

    – Buracos gigantescos q aparecem do nada em vários lugares
    – O caso do cadáver q reviveu por algumas horas e disse q Jesus falou q voltará ainda nessa geração
    – Os falsos profetas etc

    Enxerguem os fatos e PROCUREMOS MUDAR DE CONDUTA p nos ADEQUAR AO Q DEUS EXIGE. Deus é como ele é, e precisamos aceitar e gostar.

    PESQUISEM COM CARINHO E SERIEDADE SOBRE AS PROFECIAS DA BÍBLIA e vejam q querendo ou não, os fatos estão ocorrendo
    (Lembrem-se q é o FUTURO ETERNO de vcs q está em jogo)

    Convertemos

  91. Vc que fala ”mas eu peguei a vida toda, hoje mesmo fiz coisas q sei q Deus reprova, o q faço?” simples, faça uma oração sincera pedindo perdão e ajuda de Deus e procure uma igreja com sã doutrina e converta-se

  92. Se Jesus não existiu para algumas pessoas, existiu para a grande maioria. Para aqueles que não acreditam na existência de Jesus é obrigado a aceitá-lo como divisor de tempos ou seja: AC. ou DC. Ou ANTES de CRISTO ou DEPOIS de CRISTO. O mundo da ciência ( que data achados históricos ) está passando por ridículo dando datas após uma nova descoberta de algum fóssil, por exemplo, pois tem que colocar o resultado de um certo Carbono 14 ( Data ).

  93. Religião é sintoma de uma doença mental culturalmente transmissível.

  94. Então, caro Barros, você se considera médico e clarividente! E, já fez a diagnose dos religiosos: estão todos eles doentes!
    E você se considera curado da sua cegueira (um cego não pode guiar outro cego). Este seu último post não tem nada de novo, a não ser que continua vivo e inalterado.
    Ass.: Aquele a quem você não retornou nenhuma resposta.

  95. E a i ? Barros pensei eu voce ja tivesse desencarnado, que falta de respeito com os seus fãs.
    Nem as provocações conseguiram tirar voce do seu esconderijo.
    Quando quiser aparecer , fique a vontade faça de conta que o blog é seu…kkkkkkkkkkkkkk

  96. Como você acha que alguém poderia convencer um louco de que ele está louco?

  97. Certa vez encontreis um amigo caído na rua, tava com a cara cheia de pinga, então convidei ele para ir no bar tomar mais uma, ele abriu os olhos e me disse: ” é assim que você é meu amigo”? he…he..he..he..he
    viu ele não estava tão bêbado assim!
    primeiro é necessário confirmar se o louco esta realmente louco, faça o teste do dinheiro , coloque uma nota de 100,00 na mão dele, se ele jogar fora ou rasgar, então o caso é grave,mas se ele enfiar a nota no bolso, sorrir e der pinote então o louco é voce!
    se alguém duvida dar da sua sanidade dificilmente voce conseguira provar ao contrario, principalmente se ja estiver internado, um abraço!

  98. O Ateu só compreende a veracidade de Deus, do Senhor Jesus, quando está numa cama de hospital e quando a sua vida está em apuros ou num beco sem saída.

  99. O ateu não passa de um “ser inútil”, que para se sentir importante tem a malícia de tentar convencer quem é Cristão, de que Deus não existe; que o mundo nasceu por acaso; que as obras que estão aí não são de Deus, mas na primeira dificuldade, na primeira doença e no primeiro momento que não é capaz de assumir a fé do seu ateísmo, clama por Deus. Onde está a sua força, Ateu?

  100. O cristão não passa de um “ser inútil”, que para se sentir importante tem a malícia de tentar convencer quem é Ateu, de que Deus existe; que o mundo foi criado; que as obras que estão aí são de Deus, mas na primeira dificuldade, na primeira doença e no primeiro momento que não é capaz de assumir a fé do seu cristianismo, clama por um médico. Onde está a sua força, Cristão?

  101. hihihihihihi…eu queria ser cristão mas é muito difícil,mais fácil é ser ateu e atoa!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: