A Teoria do Barro (terceira parte)

<< 1ª Parte

A Origem das Espécies — por meio da seleção natural é o cérebro e a espinha dorsal da Teoria da Evolução. Muita gente acha que o livro (ou a Teoria) pretende explicar a origem da vida na Terra, mas esse é um pensamento equivocado. Simplificando as coisas, os trabalhos de Darwin pretendiam explicar a diversidade biológica no nosso planeta. Embora ainda fosse religioso, pela época em que começou suas pesquisas — e concordasse com o argumento de William Paley, segundo o qual a perfeição da natureza era uma prova cabal da existência de Deus — , Darwin não acreditava no relato da Criação. Como Deus, aparentemente, não quis deixar registrado esse assunto na Bíblia, ele achou que não seria pecado tentar se informar por sua própria conta.

A proposição que chocou o mundo científico e o religioso em 1859 foi, resumidamente, essa: as várias espécies que povoam a Terra se originaram de uma espécie anterior comum. Em outras palavras, nenhum animal (nós inclusos) foi “criado” pronto. Ou eu muito me engano, ou um livro bem mais famoso do que o dele dizia justamente o contrário…

Muito bem. Além do fato de querer pôr em dúvida um texto sagrado, por que os religiosos, até os dias de hoje, contestam tanto o Evolucionismo? O motivo mais óbvio é porque essa explicação invalidaria o Criacionismo, que é como eles “creem” que tudo aconteceu. Mas eu enxergo mais alguns outros motivos.

A Teoria da Evolução precisou “ajustar” as conclusões de Darwin à genética, ciência que só veio a nascer com a publicação dos estudos de Gregor Mendel sobre hereditariedade, em 1865, seis anos depois da publicação d‘A Origem das Espécies. Para os religiosos, o fato de os cientistas refazerem suas proposições baseados em novos conhecimentos e novas evidências é, perdoem-me a palavra, uma heresia. Acostumados que estão a dogmas imutáveis que regem um mundo de faz de conta, eles acham que a ciência, que tenta entender o mundo real, deveria seguir a mesma cartilha.  

A Teoria da Evolução apresenta algumas falhas, lacunas, contradições internas pontuais; perguntas que não puderam ainda ser respondidas, e respostas que não respondem a tudo que se esperava. Mas você pode não querer comprar um carro porque ele tem arranhões na pintura, uma batida esquisita na caixa de direção e tá vazando óleo. Mas ele continuará sendo um carro.

A meu ver, entretanto, os principais motivos que fazem os religiosos rejeitarem o processo evolutivo são a sua ignorância sobre o tema, quando são, de fato, ignorantes; e a sua desonestidade intelectual, quando conhecem o assunto a fundo.

A questão mais comum que me propõem é um bom exemplo desses dois últimos motivos combinados: “Por que não há outros animais tão inteligentes quanto nós humanos?”. Eu vou deixar aqui a resposta que costumo dar, mas em duas partes. A primeira é a que segue.

Imagine-se despido de toda sua civilidade, de suas roupas, de seus calçados, de suas ferramentas, de seus utensílios, de suas armas, etc. Imagine-se, assim, pelado, descalço e sozinho, numa noite sem lua numa floresta da Ásia, e tente descobrir como ser tão inteligente iria impedir que você fosse o jantar de um tigre    

>

 

Anúncios

21 Respostas

  1. Vocês ateus não se sentem ameaçados e amedrontados com o que Deus vai fazer com suas almas se vocês não aceitarem a Jesus?
    Acho bom que vocês comecem a pensar nisso…
    Blog “interessante” que até agora só tem um comentário: O MEU.

  2. Eu morro de medo de ter que ficar bajulando uma tríade por toda a eternidade. Só de pensar dá-me ânsias.

  3. FILHO DE DEUS. Estou esperando um comentário inteligente seu à respeito da postagem.
    Você parece um papagaio digitador, só escreve as mesmas coisas.
    Preocupe-se com a sua alma e comente algo interessante!

    Abraços!

  4. O que é comentário inteligente seu tolo chamado Márcio, Concordar com vocês que o homem veio do macaco? Vocês são uns indiotas em acreditar nisso!

  5. teoria do barro que diz na biblia (biblioteca) nada mas é de que tudo vem da essencias(nutrientes) da terra e pra terra os corpos que foram criado voltam após o fim (morte/transformaçoes) mas a essencia desse energia(alma /espirito) volta pra Deus/ FONTE. pois DEUS/FONTE dar vidas e dar em abundancias.

  6. EI Barros, fala para esse filho de deus, que a palavra IDIOTA se escreva assim e não , como ele escreveu. Tá provado que é uma pessoa que só acredita nas bobagens contidas na bíblia.

  7. A Bíblia é a Palavra de Deus Betânia e se não quer acreditar nela e seguir o outro lado o problema é seu

  8. FILHO DE DEUS,

    http://antonioferreirarosa.blogspot.com.br/2012/09/mais-uma-da-biblia_27.html

    A bíblia não pode ser a palavra de Deus. Não do Deus criador de todos nós e do Universo… Pode ser a palavra do “deus” bíblico, apenas.

    Ou você acredita que o Deus verdadeiro é coerente, e a bíblia é uma mentira atras da outra, ou vc admite que Deus é um Tirano, assassino sanguinário…

    Qual você Escolhe?…

    Não vale a estupidez que diz: “Deus dá a vida e por isso tem o direito de tirar a vida”

    Esta afirmação não é aceita nem no DIREITO dos homens, muito menos seria, no DIREITO de Deus…

    Antonio.

  9. BARROS,

    Você está tentando responder porque só os humanos tem o privilégio da inteligência em detrimento dos demais primatas do planeta com argumentos como esse:

    “”Imagine-se despido de toda sua civilidade, de suas roupas, de seus calçados, de suas ferramentas, de seus utensílios, de suas armas, etc. Imagine-se, assim, pelado, descalço e sozinho, numa noite sem lua numa floresta da Ásia, e tente descobrir como ser tão inteligente iria impedir que você fosse o jantar de um tigre.””

    Honestamente, não estou entendendo nada, qual a relação entre uma coisa e outra? Acho que você poderia, por questão de honestidade intelectual, explicar melhor a relação que você quer estabelecer, que você acha que está tão óbvia, entre uma coisa e outra…

  10. Insisto que não há explicação para a exclusividade e o privilégio do ser humano, na questão do desenvolvimento da inteligência, e que a possibilidade de uma “interferência” externa ao planeta, é bastante razoável…

    Antonio.

    http://antonioferreirarosa.blogspot.com.br/2012/10/resposta-aos-ateus-num-debate-sobre.html

  11. Honestamente, não estou entendendo nada, qual a relação entre uma coisa e outra? Acho que você poderia, por questão de honestidade intelectual, explicar melhor a relação que você quer estabelecer, que você acha que está tão óbvia, entre uma coisa e outra…

    Antônio, textos muito longos não combinam com nenhum blog. Eu mesmo me sinto desmotivado a ler um texto em um blog, se ele for muito extenso, mesmo se o assunto for do meu interesse. Pra evitar que certos textos meus fiquem imensos e afugentem os leitores, eu os divido em partes. É como em O Senhor dos Anéis, entende?

  12. Betânia Pimentel, esse FILHOS DE DEUS escreve coisas tão sem sentido e tão sem propósito que eu tô começando a achar que ele é mesmo Jesus Cristo…

  13. A bíblia não pode ser a palavra de Deus. (…) Qual você Escolhe?

    Ou seja… Já que estamos acreditando numa ilusão, vamos, pelo menos, ficar com a ilusão que consideramos a mais adequada pra nós…

  14. Antonio ferreira rosa,

    Defina inteligência.

  15. FILHO DE DEUS.

    O que é comentário inteligente seu tolo chamado Márcio, Concordar com vocês que o homem veio do macaco? Vocês são uns indiotas em acreditar nisso!

    A Bíblia é a Palavra de Deus Betânia e se não quer acreditar nela e seguir o outro lado o problema é seu

    Ainda estamos aguardando um comentário inteligente seu.
    Tenho esperanças de que você não é um ”indiota” (tipo de índio?) idiota!

    Abraços!

  16. Barros , não estou me referindo ao tamanho dos seus textos, acho que estão num tamanho que não cansa pra ler… Estou me rerindo apenas a essa afirmação abaixo, e a outra do Leão, feita na outra coluna…

    “”Imagine-se despido de toda sua civilidade, de suas roupas, de seus calçados, de suas ferramentas, de seus utensílios, de suas armas, etc. Imagine-se, assim, pelado, descalço e sozinho, numa noite sem lua numa floresta da Ásia, e tente descobrir como ser tão inteligente iria impedir que você fosse o jantar de um tigre.””

    O que você esta querendo dizer com ela?…

    Antonio.

  17. Icarus,

    Você disse:

    Antonio “Defina inteligência.”

    Eu poderia citar dezenas de definições de inteligência, mas, para o caso Aqui do debate, vou citar apenas três:

    1-A capacidade de adquirir conhecimento;
    2-A capacidade de interferir e transformar o próprio habitat;
    3-A capacidade de perceber a dimensão “TEMPO” (os animais só podem perceber a “matéria” e o “espaço”, não o tempo).

    Antonio.

  18. Barros , não estou me referindo ao tamanho dos seus textos, acho que estão num tamanho que não cansa pra ler…

    Não cansam porque foram divididos em partes. Esse texto é “uma” das partes. Não está completo, finalizado, concluído, entendeu?

    Eu sigo sempre o conselho do Rei de copas de Alice: “Comece pelo começo, e siga até chegar no fim; então pare”.

  19. […] Parte  –  3ª Parte  –  4ª Parte  –  5 ª Parte  –  Parte […]

  20. […] Parte  –  3ª Parte  –  4ª Parte  –  5 ª Parte  –  Parte […]

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: