As sacolas de Sofia (parte 2)

Clique na imagem para ler Parte 1

“O que acha de ‘Coisas que não precisam ser acreditadas’?”

Sofia tinha estado pensativa por alguns minutos, ora buscando a resposta na ponta das unhas, ora fitando intrigada nuvens escuras acima de nossas cabeças.

“Pra ser sincero, não acho muito coerente, não.”

“Não?”

“Veja: ninguém precisa acreditar em fadas, por exemplo. Se você nomear sua sacola assim, o que impede fadas e maçã de irem para a mesma sacola?”

“Nossa! Você tem razão. Mas espere! Que tal ‘Coisas que Sofia sabe que são reais’ ? É minha última tentativa.”

“Talvez sirva, mas aí eu acho que teremos que…”

“Que…”

“É. Nesse caso, teremos que colocar suas duas primeiras sacolas dentro de uma outra maior.”

“O quê?! E eu vou ter que arranjar um nome pra essa outra sacola? Isso seria como descobrir um santo para cobrir outro!”

“Vamos precisar de um nome pra essa nova sacola também. A propósito: você acredita em santos?”

“Sim, acredito. E não, não vou mais dar nome a sacolas por hoje. Que tal você ajudar um pouco, hã?”

“Acho que você deixou pra mim o trabalho mais fácil. Pense bem. Se sua última sacola recebeu o rótulo de ‘Coisas que Sofia sabe que são reais’, as duas primeiras vão ter que ser embaladas por uma sacola com o nome de ‘Coisas que Sofia não sabe se são reais’, concorda?”

“Plenamente: você ficou com o trabalho mais fácil…”

“Fizemos um grande progresso, não foi? E continuamos com duas sacolas apenas.”

“Em termos: uma delas vale por duas.”

“Na verdade, podemos pensar que é uma sacola só, com uma divisão no meio.”

“E agora?”

“E agora eu gostaria de saber se todos os itens das ‘Coisas em que Sofia não acredita’ sempre estiveram lá.”

“Se sempre estiveram lá?…”

Não era, de novo, exatamente uma pergunta. Sofia estava só consultando a si mesma, que é uma coisa que provavelmente pouca gente tem o hábito de fazer.

“Bom… Quero dizer… Por exemplo: eu já acreditei em fantasmas quando era criança.”

“Na verdade, isso não faz muito tempo, não é? E por que você deixou de acreditar?”

“Ora, porque eu cresci e descobri que fantasmas não existem.”

“E como você chegou à conclusão de que fantasmas não existem?”

“Ah, porque, quando eu era criança, eu nunca vi nenhum fantasma, de fato. E quando achava que via, ou que tinha algum fantasma vagando à noite pela casa escura, era tudo fruto da minha imaginação.”

“Então é por isso que você não acredita em fantasmas? Porque nunca viu um?”

“É… É mais ou menos isso.”

“E você já viu algum anjo?”

“Agora você me pegou.”

“Então não foi o fato de nunca ter visto um fantasma que fez você colocar fantasmas na divisão das coisas em que não acredita, dentro da sacola das coisas que você não sabe se são reais.”

“É o que parece…”

“E se acontecesse de você, uma noite, chegar a ver um fantasma, Sofia?”

“Eu acho isso muito pouco provável.”

“Que seja, mas você concorda que, se visse um fantasma com seus próprios olhos, teria que, obrigatoriamente, tirar esse item das ‘Coisas em que Sofia não acredita?’ 

“Nesse caso… Sim. Pra ser coerente, como você diz.”

“E onde, então, você iria colocar fantasmas?”

“Junto com as ‘Coisas em que Sofia acredita’.”

“Acho que seu cérebro lhe pregou uma peça, Sofia.”

“Por quê?”

“Porque, pra ser coerente, você deveria ter lembrado de pôr fantasmas na mesma sacola da maçã…”

 

Anúncios

54 Respostas

  1. É cada TOLICE que vocês escrevem para provar que Deus não existe … Eu pelo menos posso provar que ele existe. Como ? É só ler a BÍBLIA que é a PALAVRA DE DEUS … Como provar que a BÍBLIA é mesmo a PALAVRA DE DEUS ? Simples, a Própria BÍBLIA diz isso … É SÓ LER E PEDIR ORIENTAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO … Deus existe sim meus irmãos … DEIXEM DE SER TOLOS !

  2. Muito bom Barros!

  3. Tem horas que só rindo mesmo. O cara está articulando um pensamento, onde não tem qualquer tipo de ofensa, nem precisa boa vontade para que alguém faça uma reflexão a partir disso.
    Aí vem a Neide, dando uma demonstração magnífica de amor cristão, o FILHO DE DEUS, sempre rodando em loop, e a Day, que parece ter dupla personalidade, uma delas sinistra. “Bebês pirracentos que eu adoro dar porrada na bunda!” Uau!
    Valeu pelas boas risadas, representantes do ‘bem’.

  4. Day, você acha que tem uma inteligência acima da média?

    Me parece que você é uma crente em si mesma… onde o “deus” aqui seria você e a sua imensa inteligência… seria isso ou estou enganado?

    Nada pessoal, só curiosidade mesmo…

    Abraço
    Cristiano

  5. Depois dessa contribuição valiosa do “filho de deus” (“Como provar que a BÍBLIA é mesmo a PALAVRA DE DEUS ? Simples, a Própria BÍBLIA diz isso”), constatamos que se trata de um troll, pois ninguém com um mínimo de inteligência usaria uma lógica tão patética…

  6. Eu só conheço a Ciência que se ocupou de tentar responder a perguntas que trouxessem respostas úteis; que tentou achar soluções tanto para os nossos maiores problemas, como para os problemas mais corriqueiros. Eu só conheço a Ciência que buscou tornar a vida mais compreensível, melhor, mais fácil e mais duradoura para todos nós.

    Nunca soube de uma Ciência que teve como objetivo tentar provar que um deus de um determinado sistema de crenças não era real. E, se essa Ciência existe, ou se existiu; se alguma vez houve um cientista que afirmou ter como objetivo provar que o Deus cristão não existia, talvez tenha sido motivado pelo desespero de viver num mundo em que seus semelhantes acreditavam estar sob as garras de um Deus que queria que a vida de cada um de nós fosse envolta em mistério, pior, mais difícil e mais curta do que já é.

  7. […] Barros em As sacolas de Sofia (parte… […]

  8. Gória a Deus,Temos um novo Aztech.

  9. Amém Washington

  10. Day, você poderia colocar um link para algum site científico que explique melhor esse “gene de deus”?

    Abraço
    Cristiano

  11. Cristiano

    Pelo pouco que li e entendi, o cientista em questão, Dean Hamer sustentou num livro publicado em 2005 que haveria um grupo de neurotransmissores responsáveis por fazer com que o ser humano desenvolvesse a espiritualidade. Numa entrevista, no entanto, ele diz textualmente:
    “…eu não acho que seja “o” gene que torna as pessoas espirituais, só acho que seja parte da via bioquímica no cérebro das pessoas que é usada para esse tipo de sentimento ou resposta emocional.”

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14086.shtml

    O livro, claro, levantou uma grande polêmica, não só pela proposição como por ter trabalhado com um grupo relativamente pequeno de, acho que se diz cobaias, e também por se tratar de experimento inconclusivo.
    Em todo caso, mais alguns links:

    http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=1109&cat=Textos_Religiosos&vinda=S

    http://www.tendencias21.net/neurociencias/Sobre-El-Gen-de-Dios–de-Dean-Hamer_a20.html

    Acho que para quem gosta de ler, esse PDF é bem interessante, e instrutivo.

  12. Desculpe, o endereço do PDF:

    http://revistas.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/5/4

  13. Foi descoberto pela Ciência, a existência de um gene que pertence a todos os humanos, e que se localiza no lobo frontal do cérebro.

    Bom, genes “se localizam” no DNA, e o DNA está presente em cada célula do corpo, inclusive nas que formam o lobo frontal. Se esse pesquisador disse que um certo gene se localiza no lobo frontal, é melhor procurar saber se, por acaso, ele não comprou o diploma.

    Barros, hoje, a Ciência mundial está buscando a origem da vida, já que, para desespero dos antigos cientistas, já se sabe o que teólogos jã sabiam há muito tempo. ALGUÉM PROVOCOU O BIG BANG.

    No que diz respeito à origem da vida, teólogos não “sabem” de nada, como todo o resto de nós. Eles têm fé que seja o deus específico em que acreditam, e que concorre ao mesmo cargo com outras divindades. E a Ciência que busca entender “a origem da vida na Terra” é de um ramo diferente da que busca entender a “origem do universo”.

    Em todo caso, se você leu em algum lugar que se “sabe” que “ALGUÉM PROVOCOU O BIG BANG”, pode ir atrás que foi algum cientista muito religioso que, ou está querendo seus quinze minutos de fama, ou já se cansou de tanto trabalhar e quer a aposentadoria.

  14. Ele é quem está assentado sobre o globo da Terra…” (Isaías 40:22)

    A palavra que está no lugar de “globo”, no texto acima, no original, em hebraico, é chuwg, que significa círculo. Pra quem já fez o primeiro grau, sabe que um círculo estabelece uma área num plano, que era justamente a concepção que se tinha do formato da Terra criada por Deus.

    Essa ideia da Terra plana é expressa em vários versículos da Bíblia, mas, claro, o crente de hoje vai se apegar à interpretação de que “círculo” quer dizer “esfera, ou globo”, porque — hoje — ele já sabe que a Terra tem forma esférica, ao contrário do texto escrito pelo Criador que afirma que ela é plana.

    Em Mateus (4:8-9), o Diabo leva Jesus para o topo de um monte “muito alto”, de onde era possível “ver todos os reinos do mundo”. Você só pode visualizar isso se conceber uma Terra plana. De cima de um lugar muito alto, certamente seria possível ver tudo.

    O Salmo 135 (ou 134) diz que Deus faz subir as nuvens da “extremidade” da Terra, pois, sendo plana, o horizonte demarcava os seus limites laterais.

    Na verdade, a visão que se tinha do mundo era a que se descreve no Gêneses: uma faixa de terra seca flutuando como uma balsa sobre as águas por baixo; e uma abóboda sólida (Jó 37:18) formando o céu, com água por cima também.

  15. Rapaz, aqui no blog não precisamos de muito dias para descobrir qual a real intenção das pessoas…

    O processo é sempre o mesmo… eles chegam com discursos filosóficos, com as famosas “mentes abertas atrás da verdade”… citam algo inteligente aqui e ali…. mas depois de alguns dias a motivação aparece… apenas querem provar o seu deus pessoal… quando não o coitado do deus bíblico, que se existisse de verdade já tinha colocado ordem no galinheiro e aparecido para mostrar as pessoas que ele não é tão ridículo como seus seguidores o descrevem na bíblia…

    Segue o baile, a espera do próximo da fila…

    Abraço
    Cristiano

  16. Day

    Desculpe se lhe ofendi, mas me parece que você só está querendo provar a existência de algo sobrenatural… Apenas sempre mais do mesmo, o velho medo de estarmos sozinho e de não sermos imortais…

    Mas agora fiquei curioso…

    Então você veio com dúvidas depois de anos de doutrinação religosa mas uns poucos posts ateus fortalecem sua fé???? ????????????????? Que raio de fé é essa que não se sustenta e precisa que alguns pobres ateus falem algumas bobagens para só assim sua fé ser fortalecida??? Você está tentando enganar quem passa por aqui ou você mesma?

    Se queres juntar ciencia com fé tenho um outro blog para te indicar… é em portugues mesmo, um pouco diferente mas ainda em portugues

    E outra coisa, me chamar de novinho não vai fazer você parecer mais séria…

    Abraço
    Cristiano

  17. Day

    Se a falta de educação for o único desgaste em um debate para se enfiar na cabeça dos iluminados que qualquer coisa sobrenatural deve ser provada para ser levada a sério e do contrário não passa de BOBAGEM só temos a ganhar, todo nós…

    Abraço
    Cristiano

  18. Day:

    E jamais aconselho pegar versículos isolados para definir uma teoria,

    Você fez exatamente isso quando apresentou, mais acima, um único versículo de Isaías, em que se fundamenta toda a teoria de que a Bíblia “já nos ensinava que a Terra era um globo”. Só que, para isso, é preciso ignorar todos os demais versículos em que a Bíblia “já nos ensinava que a Terra é um círculo”, ou seja, uma superfície plana.

    É o mesmo tipo de leitura que uma pessoa faz do horóscopo. Se o horóscopo diz “Dia bom para fazer novas amizades”, a pessoa lembrará dele se, durante o dia, fizer um novo amigo. Caso contrário, o horóscopo não fede nem cheira, e a pessoa só vai se lembrar dele no dia seguinte, quando pegar o jornal de novo.

    O crente na Bíblia precisa fazer isso e muito mais, pra validar umas coisas da Bíblia e invalidar outras. Ora ele recorre à publicação não autorizada por Deus de certas passagens, ora à falta de conhecimento do próprio escritor, como se Deus quisesse que seu livro sagrado estivesse cheio de trechos que ele não queria lá, e repleto da ignorância reinante no tempo que ele escolheu para escrevê-lo.

    Esse sistema de desculpas é essencial para que se mantenha a fé, porque permite que versículos como Deus diz: “Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (Isaías 45:7) e “Deus é luz, e não há nele treva nenhuma” (1 João 1:5) não soem dissonantes ao ouvido do crente. Ele pode muito bem pensar que “Deus não mandou escrever aquilo assim”, ou que “foi um erro de interpretação do escritor sagrado, que não entendeu o que Deus queria dizer”, ou seja lá o que for, mas sempre haverá uma desculpa.

    Só com muita desculpa é possível permitir-se aceitar que Deus existe.

  19. Day

    Sua impressão de que sou babaquinha está errada…

    Boa sorte no seu roteiro…

    Abraço
    Cristiano

  20. Talvez o engano fundamental dos crentes ou teístas ou como quer que se os chame seja entender que os ateus estão empenhados em provar a inexistência de qualquer deus. Dito de uma forma até simplória, o que acontece é que observamos os fatos dados; neles não se encontra nada que indique a existência seja de Deus, seja de Shiva, Brahma, An, Rá, Quetzalcoatl, Nhanderuvuçu, Wakan Tanka, entre inúmeros outros.
    O que é observado é que esses deuses são, digamos,interpretações que a espécie humana tem encontrado para explicar tudo o que desconhece. Chovendo no molhado, ressalte-se o fato de esses deuses seguirem, em seus comportamentos, a mesma dinâmica da mente humana, a mesma dinâmica dos grupos sociais relativos ao sistema de valores pertinentes a cada grupo social.
    O fato de muitos desses sistemas de valores serem comuns aos diversos grupos sociais diz apenas que pertencemos todos a uma única espécie, mais nada.
    Houvesse desde o início da jornada humana uma única versão de Deus (esse “Deus” que uso está no sentido de entidade; teístas, por favor não se animem pulando dessa altura para dizer algo como: “está vendo, você reconhece que ele existe!”) bom, retomando, uma única versão, imutável através dos tempos, com definições também imutáveis, não sujeitas a interpretações ou adaptações, poderia então ser o caso de avaliarmos com mais empenho sua possível existência. Como são as coisas, não dá.

  21. Day,

    Você acha mesmo que existe um “deus” como o judaico/cristão? ou crê que existe de outra forma? Como chegou a isso ou como tem sua dúvida? Mostre-nos como chegou a seu entendimento?

    Posso estar errado mas parece-me que em algum momento você quer ver uma “força superior” diferente do que é mostrado na bíblia, por falta de credibilidade, outro momento você volta dizendo que há algo de coerente no universo do “crente” tradicional. Fiquei confuso!

    A necessidade de criar subterfúrgio para “encaixar” nas incongruências das explicações teístas, pode nos levar a criar um deus próprio, bem destoante do deus bíblico, ou espírita, hindu, grego e por aí vai.

    O que desejamos com toda o respeito e honestidade é saber qual seu pensamento em relação a isso e como chegou à sua conclusão em que qualquer um possa chegar sem medo de errar.

    Você já tem uma conclusão formada e por isso quer desprezar
    subsídios importantes e valorizar outros sem muito fundamento?
    É só uma pergunta.Queira entender, estamos numa discussão de idéias e nunca vai-me ver desrespeitando o debatedor e sim cobantendo os argumentos que “achamos”, com propriedade, equivocados.

    Qual a idéia que tem de um deus? Em que acredita? Acha necessário a existência de um “super-herói” para a existência humana? Como chegou a isso.

    Abração. Com todo o respeito, espero sua resposta

  22. Day
    Acho que só você pode avaliar quanto fiquei surpresa por você dizer que só ontem notou que era eu no seu blog; quantas Shirleys você conhece que diriam ter chegado ao seu blog procurando a Fátima Tardelli que você citou num comentário dirigido a mim aqui nesse blog? E considerando que você me respondeu no mesmo dia, fico ainda mais surpresa.
    Bem, peço desculpas por ter dito que você parece ter dupla personalidade, fui infeliz e grosseira ,não só por você, mas por faltar com o respeito a quem tenha esse tipo de problema.
    O caso é que você num momento parece capaz de argumentar até racionalmente, no instante seguinte escreve de forma debochada e cheia de sarcasmo, mais empenhada em desqualificar ‘quem’ diz do que o ‘quê’ está sendo dito. Ao que parece, você está enfrentando problemas, sinto de verdade por isso; por outro lado, ambas estamos faltando com o respeito devido a quem nos recebeu tão bem.
    Por isso, é melhor encerrar qualquer contato.
    Boa sorte e tudo de bom.

  23. Minha gente por que voces não vão ler a Bíblia ao invéz de ficar se estapiando feito um bando de vagabundos? O ditado diz quem dezdenha quer comprar. Se um monte de gente fica falando mal de Deus é por que voces querem a Paz do Senhor para si. Mas voces devem fazer outra coisa melhor do que ficar convesinha na Internete. Vão ler o livro sagrado com as recomendações mais maravilhosas para a vida de vocês. Vão procurar um grupo de orações pra tirar esse encosto que faz voces se agredirem vao fazer uma faculdade. Ficar na Deusilusao falando mal de Deus é uma coisa sem-futuro. Lamento que ninguem tenha aceitado meus conselho que são dados de coração mas já vi que aqui impera o ódio e a discordia. Deus me ensinou a não me misturar com esse tipo de gente agressiva e vazia. Me perdoe pelo que vou dizer mas APROVEITEM O INFERNO queridos amigos e amigas.

  24. NÃO DÁ CORDA PRA ROSALIA!

  25. DAY VC VIVE DIZENDO QUE TEM 1 MILHÃO DE COISAS PRA FAZER! JÁ REPAROU

  26. Rosaly do coraçãozinho.
    Aposto as minhas fichas em você, acho que é uma cabrita “bunitinha” do senhor, cheiazinha de boas intenções e desejosa de recuperar corações. Salva eu das garras da deusilusão. Diz que sim, diz que sim. Sim?
    Aguardo ansioso a sua resposta. Beijinhos!

  27. Márcio, já sou casado mas tenho um colega que diz que para pegar uma mulher vale qualquer coisa… até chorar… quem dirá ler uns poucos salmos…

    Abraço
    Cristiano

  28. Cristiano, salmos não, tem o “cântico dos cânticos” que o rei Salomão fez para a sua amada (dele). Se a Rosaly do coraçãozinho quiser eu leio pra ela. Rsrsrsrs!

    Abraços!

  29. Day,

    “Nada é mais fácil do que se iludir, pois todo o homem acredita que aquilo que deseja seja também verdadeiro.” – Demóstenes

    Eu só desejo ser feliz. Será a felicidade uma mera ilusão?

  30. Rosaly
    Vamos supor que existe um lugar, sei lá, um planeta, onde as pessoas nunca ouviram falar de Deus e alguém desse hipotético planeta veio passear aqui na Terra. E vamos supor que você ficou encarregada de doutrinar essa pessoa a respeito dele.
    Tendo em vista a forma como você transmite a imagem de Deus, você acha que essa pessoa iria se interessar em aderir ao grupo dos que o seguem, que essa pessoa se sentiria feliz e segura a tal ponto que iria levar sua mensagem de volta ao hipotético planeta, para converter os habitantes de lá?
    O mais provável seria essa pessoa ir embora o mais rápido possível, em pânico, achando que o povo daqui é muito maluco por gostar de adorar um ser que é vingativo e rancoroso a mais não poder.
    Tem uma coisa nisso tudo que você nem percebe.
    Quando as pessoas que seguem uma religião fazem uso de ameaças que as aterrorizam, tais como o fogo do inferno, elas estão demonstrando na prática que seguir algum deus não adianta nada para tornar alguém melhor como pessoa, pelo contrário.
    Para um ateu, o único resultado é observar como uma crença pode ter o poder de deixar á mostra o que as pessoas têm de mais feio, mais deprimente.
    E você poderia clarear uma confusão minha?
    Segundo sua religião, Deus nos deu o livre arbítrio, certo? O que fizermos com esse livre arbítrio será nossa responsabilidade, pela qual responderemos no devido momento, certo?
    Sendo assim, se eu usando esse livre arbítrio decido entender que Deus não existe, escrever sobre isso, falar sobre isso, seria da conta de quem? Sua ou minha?
    Se você, usando seu livre arbítrio, decidiu crer em Deus e se manifestar a respeito, por qual razão eu não posso fazer o mesmo, se estamos usando um direito que seria comum a ambas, o de exercer o livre arbítrio?
    Você está tomando para si a prerrogativa que você mesma diz ser de Deus e só a ele pertencer?
    Pensando bem não preciso que você esclareça nada, você é quem precisa decidir se obedece ao seu Deus ou toma o lugar dele, o que para mim dá na mesma.

  31. Márcio

    Sei não…tem uns cânticos que são bem bonitos, mas no caso da Rosaly do coraçãozinho, você corre o risco de ela cair no sono…

  32. Day,
    Não força a barra. Meu pobre coração transborda de alegria cada vez que leio as palavras maviosas da amiga Rosaly. Garanto-lhe que a minha mordida é de mel e não de fel.
    Nem toda “vítima” é realmente descuidada, sorrateiramente espera pela mordida que tanto anseia. E o réptil é dominado!

  33. Cara Shirley,
    Os cânticos são bíblicos, cair no sono ao os ler, ou os ouvir, é uma ofensa imperdoável.
    Tenho certeza de que a querida Rosaly do coraçãozinho vai gostar. E vai também se inspirar.

    Abraços!

  34. Dou mais risada nesse blog do que assistindo ao Zorra Total!Graças ao Barros!Amém!!
    kkk

  35. Day,

    Felicidade é um conceito. Eu apenas citei tal pensamento, supondo que sua felicidade possa ser se divertir com pessoas, como você fez com a Rosalys2.

    E o que é que não é conceito dentro de nossas cabeças flutuantes?
    Diversão é um conceito também. A Rosaly s2zinho se diverte com os supostos ateus proferindo suas palavras amáveis. Vamos todos nos divertir.

    Márcio, hehehe! Vocês – homens – são todos iguais. Deixa a menina em paz, talvez ela não possa levar essa brincadeira na boa. ;)

    Eu sou um “réptil” diferente! Rsrsrsrs!

    Abraços!

  36. Márcio

    Pode dar-se o caso que você tenha mais fé na Rosaly do que ela tem nos mandamentos divinos.

  37. Oi Silleny
    Concordo com você, tem horas que me acabo de rir por aqui.
    Louvados sejam!

  38. Day,

    Esse é o nó na virtude dos ateus. Cada um age como deseja. O Cristiano, casado, começou essa brincadeira. Não acho legal isso. Ateus homens são um perigo. Não têm culpa, consciência, amor à próxima, enfim, coitada da esposa de um ateu.

    Até parece o dileto amigo Diogo “falando”. Puro preconceito seu, como se teístas fossem totalmente isentos de falhas morais.

    “Sei não…tem uns cânticos que são bem bonitos”

    Certamente você acha que são poemas de amor entre dois amantes.

    A ICAR diz que Salomão se refere à igreja. Hahahahaha! Pois se a igreja cristã nem sonhava em existir nos tempos dele.
    Cada qual interpreta do jeito que quiser, a vida é assim mesmo.
    Eu fico com a leitura literal, erótica, inspiradora.

  39. Shirley,

    Pode dar-se o caso que você tenha mais fé na Rosaly do que ela tem nos mandamentos divinos.

    Tenho muita fé nela, só espero que não seja apenas uma deusilusão. Rsrsr!

  40. Márcio

    Essa é a atitude! rsrsrs! Ouvi dizer por aí que a fé move o mundo, vai que mova a Rosaly também!

  41. Day,

    Qual a relação, afinal, entre ateísmo e homossexualidade? É mito?

    Provavelmente é a mesma entre teísmo e homossexualidade. Talvez apenas os teístas bíblicos se sintam “podres” por causa disso. Alguns se isolam em mosteiros para sublimar o libido torto.

  42. Day,

    Então, quando eu era adolescente, amei um livro de um escritor americano que defendeu uma teoria de que o homem não nasceu para ter apenas um parceiro (a). Que casamento é uma instituição que proíbe a liberdade animal. E aí?

    Aí que sexo é puro instinto, somos animais, porém nossa capacidade racional inventou ou cristalizou um troço chamado amor. É evidentemente um amor egoísta que exige o domínio do instinto exacerbado do sexo dirigindo-o apenas ao ser amado. Acontece que nem todos conseguem dominar tal instinto por detrás das “cercas”. A moral religiosa tenta impor ordem nesse conflito, sem muito sucesso. Fica então para a capacidade de cada amante a responsabilidade pelo auto domínio nesse campo áspero.

  43. Day,

    Mas o homem é um animal, e, como tal, sente dificuldade em manter-se acasalado apenas com um (a) parceiro (a). Para mim, vale amar, com prazer e consentimento de ambas as partes.

    Quando há consentimento real de ambos, e ninguém se machucar, toda forma de amor e sexo, vale a pena.
    Sexo não é apenas procriação, acho que ele evolui com o ser humano para além disso, pode se mesclar com amor, as possibilidades são imensas e devem gerar prazer e felicidade para todos os envolvidos.

  44. Bom dia! Vou dormir agora e sonhar com a Rosaly s2! Rsrsrsrs!

  45. Calma Day,

    Como associar em uma única sentença as palavras “racional” e “amor”? Por favor, era só o que faltava: vocé racionalizar um sentimento, o sentimento – amor. Pare de mentir para si mesmo. Amor existe, não apenas entre casais, mas por família, filhos, animais, vizinhos, crianças… Amor é algo que sentimos, amor é a veia primordial do ser humano. E até animais irracionais amam.

    Eu quis dizer que, como animais racionais, nós pensamos sobre e cristalizamos esse amor naturalmente existente em nós, como um conceito oriundo de sentimentos genuínos. Aí é que está, se apenas sentíssemos como fazem os animais talvez não houvessem tantos conflitos entre sexo e amor.
    Evidentemente os animais ditos irracionais amam, tenho seis deles por aqui que deixam isso bem claro. Eles apenas não racionalizam (óbvio) esse sentimento da forma que fazemos. A nossa razão condiciona esse sentimento à muitas coisas tornando-o egoísta e mesquinho em grande parte.

    Xaw! Beijinho! ( Rosaly s2, não fica com ciúmes.) Rsrsrsrs!

  46. Day

    Se você quiser eu posso pedir para a minha esposa escrever aqui como é ser casada com um ateu…

    Ateus tem que ser sempre muito corretos, não temos a opção de por a culpa de nossos atos em nenhum diabo, isso é a primeira coisa que um ateu honesto consigo mesmo aprende…

    E ainda bem que você sabe que o que eu incicei foi “uma brincadeira”

    Day, você realmente levou em consideração uma possível relação entre homossexualismo e ateísmo? Ou foi só para tocar no assunto?

    E quanto a monogamia, obviamente ela vai contra os nossos instintos sim, mas é ai que entra a beleza da evolução, que é enterdermos e controlarmos nossso instintos, seja para o bem da sociedade, seja para não causar sofrimento a quem escolhemos passar os nossos dias juntos.

    Esse o maior problema das pessoas, confundir moral com crença…, talvez porque foram enganadas que para ter moral só precisa ter uma crença…

    Abraço
    Cristiano

  47. Day,

    Então você sairia por aí, “amando” segundo seu instinto? Tipo qualquer pessoa que desejasse?

    Não. O amor (sem aspas) é o contraponto que mantem o foco dos meus instintos na pessoa amada. Ainda que inevitavelmente às vezes, eles forcem meu olhar e pensamentos para outra persona deveras interessante, mas nesse caso fica só a apreciação platônica.

    Bom dia pra você!

  48. Day,

    Porém você sabe que Jesus disse que só em olhar e desejar a mulher alheia, já estaria o homem cometendo adultério.

    O cristianismo é uma seita com aspectos machistas. Jesus vivia rodeado de machos, diz a lenda. O sentido disso aí é evitar olhares e pensamentos desejosos pra cima da ”minha mulher”, por parte de outros machos. Como se ela própria não pudesse se proteger de olhares alheios indesejados. Ta certo que naquele tempo elas eram tratadas como escravas. Os tempos são outros.
    O islã fundamentalista extrapola isso demais, obriga as mulheres à usarem burkas. Puro egoísmo e insegurança machista.

    Esse tipo de olhar platonicamente faz parte mais da natureza do homem, o lado macho e animal.

    As mulheres de hoje adquiriram esse hábito machista, travestido de comportamento de feministas.

  49. Marcio

    Marcião, meu amigo, tudo bem com vc?
    Ainda continua visitando este blog? Se tiver um tempo entre também no “https://darwinismo.wordpress.com”
    Alguns ateus passaram por lá e debatemos sobre vários assuntos (Big Bang, Técnicas de Datação, Evolução, abiogêneses, etc..).
    Para você que gosta de assuntos científicos, creio que seria um reforço muito bom para o “time” ateu que debate naquele blog.

    Teus comentários sempre serão bem vindos, visto que, mesmo possuindo uma visão de mundo diferente da nossa, teu respeito sempre prevaleceu.

    Abraços,

    Diogo

  50. Azetech, disse:
    Marcio
    Marcião, meu amigo, tudo bem com vc?
    Ainda continua visitando este blog? Se tiver um tempo entre também no “https://darwinismo.wordpress.com”

    digo o mesmo: Diogo meu amigo! tudo bem com voce ?
    se tiver um tempo viste este forum:www.religiaoeveneno.org
    tem uns ateus bem informados que adoram longos debates biblicos, tem por la um tal de Profeta dos Ateus, que possui idéias bem parecidas com as suas, ele esta praticamente sozinho discutindo o cristianismo historico ,com alguns ateus que não são nada facieis, porem gente boa tipo o Marcio e Cristiano, tem tambem alguns teistas moderninhos que nem eu.
    Discutimos assuntos diversos mas o meu preferido sempre sera a espiritualidade.
    Se decidir visitar voce é meu convidado.
    continue com Deus e um abraço!

  51. há! essas crianças…sempre dando trabalho aos pais….he..he..he…he

  52. Diogo,

    Marcião, meu amigo, tudo bem com vc?
    Ainda continua visitando este blog? Se tiver um tempo entre também no “https://darwinismo.wordpress.com”
    Alguns ateus passaram por lá e debatemos sobre vários assuntos (Big Bang, Técnicas de Datação, Evolução, abiogêneses, etc..).
    Para você que gosta de assuntos científicos, creio que seria um reforço muito bom para o “time” ateu que debate naquele blog.
    Teus comentários sempre serão bem vindos, visto que, mesmo possuindo uma visão de mundo diferente da nossa, teu respeito sempre prevaleceu.
    Abraços,
    Diogo

    Oh Diogo! Só agora li essa sua mensagem. Grato pelo convite! Já comentei lá sobre os Dinos, não gostei muito de ficar esperando aprovação para meus comentários. Por isso não mais me manifestei, fora outros motivos alheios à minha vontade. Também ando me dedicando um pouco à alguns tópicos do RéV em que o Criaturo comenta. Vá lá se lhe interessar.
    O respeito é mútuo, caro amigo!

    Abraços!

  53. Day,
    Você parece uma montanha russa. Excelente! Rsrsrsrs!!!!

    Beijo!

  54. […] Parte 2 […]

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: