A metade de uma ilusão

ariel

Assim como Deus, sereias só existem no papel, em estórias do imaginário popular que a linguagem escrita eternizou. Seguramente a primeira pessoa que idealizou uma sereia foi um pescador que estava há meses longe da terra firme, sem nenhuma mulher por perto. Quando um homem fica muito tempo sem sexo, começa a pensar demais no assunto, e daí a ver coisas é um pulo.

Então você imagina um pescador jovem, trabalhando de sol a sol em alto-mar, doido pra transar, pensando em mulher o tempo todo, e lidando com peixe da hora em que acorda até a hora em que vai dormir… Ora, ele só precisou juntar uma coisa com a outra. Aquilo que mais fazia parte da sua realidade, com o seu maior desejo no momento. Isso foi suficiente para atiçar a sua imaginação juntamente com a dos seus pares: “Já pensou se a gente pegasse um peixe que fosse metade mulher?”.  Pois é. Numa situação delicada como essa, metade de uma mulher já ajudaria muito… E aqueles marmanjos passaram a pensar nisso o tempo todo dali pra frente, e a inventar estórias sobre o tema. 

Mas tomando nós o lugar do pescador, o que seria, então, o nosso “peixe”? A bem da verdade, nossa vida é pródiga em demasia acerca de tudo, de forma que muita coisa pode responder a pergunta, dependendo da nossa cultura, do lugar e da época em que vivemos, etc. Mas certas coisas nos ocupam o pensamento, independentemente dessas variáveis: os sofrimentos, as incertezas, os perigos, a dor, a solidão, a morte. É claro que o mundo real não é feito só de coisas tão ruins, mas ninguém se sente incomodado, nem perde o sono, nem se preocupa por estar feliz, por ter uma saúde perfeita, ou por sempre estar rodeado de amigos. Sendo aqueles os problemas, qual seria o nosso maior sonho coletivo, como seres humanos refugiados em pequenas ilhas de conforto, fustigadas o tempo todo por tempestades de dissabores? Ah!, que houvesse alguém nos vigiando, um pai celeste, cuidando das nossas vidas, fazendo as nossas vontades, aliviando os nossos sofrimentos, defendendo a gente de perigos, da dor e, de brinde, nos tornando imortais. 

Essa ideia também foi eternizada no papel por mãos habilidosas. Nas mais diferentes culturas ao longo da nossa história, alguém soube fundir aquilo que mais fazia parte de sua realidade com o seu maior sonho no momento. E os deuses também entraram no nosso mundo.

Considerando um ser que supostamente fosse metade mulher, metade peixe, você saberia dizer qual parte já pertencia ao mundo real, e qual parte foi fantasiosamente adicionada para satisfazer a uma ou mais necessidades. A dor, o sofrimento, o perigo, a incerteza e a morte, isso tudo faz parte do nosso peixe. É com o que lidamos no nosso dia a dia; da hora em que acordamos até a hora em que vamos dormir.

Deus é a metade que sobra. E, exatamente como no caso da sereia, essa metade é apenas fruto do desejo.

Anúncios

95 Respostas

  1. Um abraço a todos os ateus, e meu desejo de muita LUZ e AMOR.

  2. oi, cade o blog da beth amorim?

  3. UM RECADO IMPORTANTE PARA OS HOMENS, CUIDADO COM AS MULHERES OU ELAS VÃO TRANSFORMAR VOCÊS EM EUNUCOS ASSEXUADOS. NÃO SEJAM VÍTIMAS DE SUAS SEXUALIDADES FRIGIDAS E NEM DE SUAS ASSEXUALIDADES ELAS SE FAZEM DE VÍTIMAS PARA ESCONDER SUAS DEBILIDADES SEXUAIS .TENTANDO FAZER COM QUE OS HOMENS TENHAM VERGONHA DE SER HOMENS NÃO SE CURVEM PARA ESSAS MULHERES E SAIBAM FILTRALAS NÃO É PRECISO VIOLÊNCIA BASTA SER ESPERTO NÃO CAIA EM SEUS PAPOS FURADOS HOMEM NÃO NASCEU PRA SER AMIGOS DE MULHER. ELA VAI TENTAR SER SUA AMIGA E TE TRANSFORMAR NUMA MULETA NUM GAY ONDE ELA DESPEJA SEUS FRACASSOS E TAGARELICES E DEPOIS VAI SAIR PARA DAR PRO TRAFICANTE DA BOCADA OU PARA O PLAYBOY HOMOFOBICO DE CARRÃO TATUADO E MACONHEIRO. E VOCÊ AMIGO DELA NÃO PODE NEM SE REVELAR HETERO QUE ELA VAI FICAR LOUCA E TE CHAMAR DE TARADO ESTRUPADOR E TUDO MAIS . ENTÃO SEJAM ESPERTOS E APRENDAM COLOCAR ESSAS MULHERES DE ESCANTEIO E NÃO SEJAM VÍTIMAS DELAS E NÃO SEJAM SÓ MAIS UM EUNUCO ASSEXUADO. ESTE PAPO QUE HOMEM TEM QUE SER CAVALHEIRO SIMPÁTICO ASSEXUADO É ARMADILHA ELES QUER DAR MESMO É PARA OS BAD BOY AQUELES HOMENS BONZINHOS DISCRETOS QUE NÃO FAZEM MAL PARA NINGUÉM ELAS NÃO QUER NEM SABER E QUANDO ESTIVEREM RODADAS AINDA VÃO TENTAR ACHAR UM BABACA PARA BANCAR ELAS. E ENQUANTO O BOBINHO ACHA QUE ENCONTROU UM NOVO AMOR A SAFA NA VERDADE ESTA É ABRINDO A PORTA PARA O RICARDÃO SAFADO E PEGADOR DO BAIRRO DAR UM CATA NELA.

    ENTÃO CUIDADO VOCÊ PODE AGORA ESTAR NESTE MOMENTO SENDO TRANSFORMADO NUM SER ASSEXUADO POR AQUELA GATA QUE SABE CHORAR E RECLAMAR DA VIDA ENQUANTO NA VERDADE VOCÊ NEM PODE DIZER ISTO A ELA QUE SERA O FIM DO MUNDO. MAIS DEPOIS ELA VAI DAR O CÚ PARA O PRIMEIRO BAD BOY QUE APARECER E ENQUANTO ISTO VOCÊ SERA APENAS O AMIGO ASSEXUADO E QUE ELA FARA DE TUDO PARA QUE VOCÊ CONTINUE ASSIM.

  4. Ô Barros ! Você vai permitir pichações do como a do L R Costa aí em cima ?

  5. Fernando, desde quando desejar PAZ, AMOR e LUZ é pichação? Deixa de ser ranzinza, cara, eu APENAS quero que vocês recebam VIBRAÇÕES POSITIVAS…

    O Barros é um cara do BEM, por isso, não vai proibir nada, muito menos o recebimento de um desejo SINCERO como esse.

  6. Você, Fernando, pode não acreditar em Deus mas ACREDITA na PAZ e no AMOR… ou não acredita também nisso?

  7. Quem disse que precisamos disso ???

  8. Você não precisa de PAZ? Nem de AMOR? amor, por exemplo, da sua mãe, do seu pai, irmãos, avós, filhos? Caramba, me ensina como faço para viver sem amor e sem paz, Putz…
    Você NÃO sente amor por NINGUÉM, Putz?

  9. meu caro Putz, se você NÃO precisa dee amor nem de paz, você deve ser muito solitário hein… pra não dizer, infeliz….

  10. LR Costa,

    eu sou do bem, eu acho. Você, o Barros e uma galera também devem ser . Seja lá o que você queira dizer extamente com isso . Mas eu, o Barros e outros tantos também somos hereges que blasfemam a todo momento. Não gostamos dessas pregações e na melhor das hipóteses achamos é muita graça da palhaçada que os crentes fazem e dizem. Talvez você não entenda as nossas “convicções” por suas próprias razões e limitações impostas pela fé mas parece que você se faz de tonto e/ou é mesmo um idiota . Lugar de religião é na igreja ou num clube/blog próprio, não acha ? Ou você fica berrando palavras de fé pra todo lado ? Mas enfim, não sei qual é a política do Barros para proselitismo religioso no blog. Se eu tivesse um blog desse tipo também não sei se aceitaria…

  11. Outro sem noção é o tal do CUIDADO HOMENS! ALERTA VERMELHO .

    Deveserumcornocujamulherotrocouporumcrentedabundaquente.

    Putz, cada um que aparece !

    E viva a liberdade de expressão ! Ou não …

  12. Eu preciso de mim não sou um emo emocionalista. ValeW até mais

  13. Fernando Eunuco Assexualizado DETECTED HUHUAHUAHUA APRENDE RAPAZ APRENDE

  14. Fernando, eu NÃO falei de religião, apenas desejei AMOR, PAZ e LUZ para os ateus. APENAS isso. Convicções, todos as tem. Você, por exemplo, me acha um idiota, outros não acham. A vida é assim, meu caro: uns são Botafogo, outros, Flamengo, e assim por diante. A sua visão, em relação aos crentes, é generalizada, chega a ser infantil…
    Conheço ateus que smplesmmete o são. Não usam um site como se quisessem provar a todo momento o que nem eles têm certeza….
    Se o Barros, talvez até você mesmo, estivesse TÃO CERTOs dessa “ilusão”, por que um site, então? Mas isso não é da minha conta.
    Enquanto o Barros permitir, vou continuar vindo aqui para mandar VIBRAÇÕES POSITIVAS e até criticar, com RESPEITO. Aliás, o mesmo que FALTOU a você para comigo, quando me chamou de idiota. Por sinal, eu NEM SEQUER enviei o vídeo a você, pelo que me cosnta, o site PERTENCE ao Barros.
    De qualquer forma, você NÃO entendeu o meu recado, que foi, repito, somente enviar desejos de PAZ, AMOR e LUZ. Tenho certeza de que o Barros entendeu.Isso basta.
    Um abraço para você, PAZ, AMOR e LUZ sempre!

  15. LR,

    acho que suas vibrações positivas enfim me sensibilizaram e até partiram meu coração. E para te provar isso vou te promover de idiota para aprendiz de troll . E eis que nesse momento eu vos concedo o direito de trollar a vontade. É claro, pois, que pedi permissão ao altíssimo, o Barros, que em Sua infinita sabedoria disse em resposta: “Que se fodam-se” .

    Mudando de assunto e falando sério:

    Conheço crentes que simplesmente o são : idiotas. Certamente não estou falando de você; imagina ! Me refiro ao seus clones …

    E já que estou me prestando o papel de alimentar um troll, reafirmo meu interesse de manter o diálogo . Mas eu queria falar com seu superior, esse tal de Jesus. Traga-o até mim que quero ter uma conversa com ele. O pai dele também serve…

  16. Fernando, a Beth Amorim deletou o blog dela.

    E eu não preciso de Deus na minha vida, assim como não preciso do Saci Pererê na minha vida. Todas as pessoas que precisam são viciadas em Deus; portanto, uns drogados.

  17. Barros, bom dia. Na realidade relatada no texto, e na sua vida também, só existem sofrimento, incerteza e perigo?
    Cabe o amor na sua vida? Cabe o afeto? Cabe o carinho? Cabe o aconchego de um abraço materno?
    Um abraço, muita paz para você.

  18. Fernando, mais VIBRAÇÕES POSITIVAS para você, que JÁ TEM a centelha divina no seu coração. Porém, feito criança birrenta, está “de mal” com Deus. Você tem tanta certeza de que Deus não existe, que FALA MAIS nele do que qualquer cristão, e até PRECISA frequentar um site como esse para reafirmar o que NEM VOCÊ tem tanta convicção assim…

    Se sua certeza fosse FIRME, e a da Boarros também, POR QUE então ter um site? DEcreia e ponto final.

    Freud explica.

  19. Na realidade relatada no texto, e na sua vida também, só existem sofrimento, incerteza e perigo?
    Cabe o amor na sua vida? Cabe o afeto? Cabe o carinho? Cabe o aconchego de um abraço materno?

    Essa parte boa também faz parte do “peixe”, coleguinha. Eu só mencionei aquelas coisas ruins porque foram elas que fizeram vocês, crentes, inventarem a outra metade da sereia.

    Fantasia. Sonho. Seu Deus não passa de uma ilusão.

  20. LR,

    não necessariamente você é um imbecil por escrever tanta imbecilidade mas tudo indica que existe uma tendência grande. Somado a isso um viés de burrice é fácil de se notar. Já que sou do bem, tenho a tal centelha divina e toda essa baboseira sem sentido que você gosta de falar, vou abaixar a cabeça e humildemente te pedir uma explicação. Porque 93% dos integrantes da Academia Americana de Ciências é ateu/agnostico ? Imagino os tipos de resposta que você tem. Se é que você vai se dar ao luxo de responder, mas como eu disse, estou alimentando um troll .

    Eu não tenho certeza de todas as coisas que eventualmente penso ou digo. Certamente sou firme em muitas questões e relativizo outras tantas. Não tão diferente de você ou dos demais nesse ponto. O que se percebe é que a hipocrisia e a desonestidade intelectual são companheiras inseparáveis das massas de ovelhas fiéis e pastores espertos. Se encontram nos clubes e se deliciam com as palavras de fé que prometem salvação não se sabe bem de quê. Mas para a sua alegria e diversão posso mesmo afirmar que sim,tenho fé nEle. No Darwin, é claro. Sei que Ele não é tão perfeito quanto o seu deus mas o livro sagrado que Ele nos deixou foi escrito de punho próprio.

    Sobre meu gosto por sites como este posso dizer que ‘adoro’ ter inspirações que me ajudam a debochar de pessoas como você e insultar deuses como o seu. Eis a minha crença. Enquanto estiver vivo o que vai me acontecer por tanta zombaria ? Bem, umas boas gargalhadas pelo menos eu garanto. No entanto, de acordo com a lenda, eu deveria é ser vítima de uma praga qualquer, definhar e morrer agonizando. O resto é com você e sua sabedoria divina. O inferno aliás, foi uma excelente invenção.

    Ao invés de te desejar paz, rogo que você seja acometido de grandes e profundas dissonâncias cognitivas que te façam fritar os miolos. Brincadeira ! Essas besteiras só funcionam se você acreditar nelas…

  21. Meus caros, uma pergunta:
    Há efeito sem causa?

  22. Adriano, acho que não ha efeito sem uma causa.
    E isso nos remete à uma causa primeira, que não tem que ser exatamente como as mitologias das origens nos contam de uma forma tão infantil.

  23. Adriano, se eu digo que “Não, não pode haver um efeito sem uma causa” {isso, claro, usando a minha limitada percepção do universo}, você — sem dúvida — vai pular de alegria e dizer:

    Tá vendo!!!!! Logo, a causa é Deus.

    O problema aí (pra você, no caso) é que qualquer um crente em qualquer outro Deus pode dizer o mesmo, quando chegaríamos à irrefutável conclusão de que todos os deuses foram a causa de tudo.

    Esperneie o quanto quiser: seus Deus é tão ilusório quanto todos os outros nos quais você, assim como eu, também não acredita.

  24. Barros, pequeno Barros. Onde andará a sua parte cerebral criativa? Pescadores sabem que as arraias têm uma espécie de vagina; aliás, é uma vagina exatamente. E, a parte mais delicada é que, provavelmente, homens em alto mar faziam sexo entre si. E continuavam machos! Por favor, melhore seus textos, caso contrário, haverei de abandonar este site que, diga-se de passagem, está muito mal frequentado. Sereias são mitologia, desde de Clície. Quer mandar balas aos céus? Use sua inteligência e crie armistícios, amigo.

    http://medievallegends.blogspot.com.br/2011/09/clicie.html

  25. Barros! Pelo amor que tem a Odin ! Não melhore seus textos !

  26. “Nossa vida é pródiga em demasia”… naum entendi… sendo pródigo aquele que gasta mais do que tem… naum entendo onde essa definição seja adequada nesse contexto…

  27. Pupilo Fernando,

    Se Deus fosse o Barros, entraríamos na mesma controvérsia: Aquele que segue, deturpa o Fazedor. Barros, de certa forma, posiciona-se como Homem, enquanto Fernando mostra a ideologia dos seguidores cegos. Sinto pena de ti.

  28. Para Barros!

  29. LIVRE,

    qual a sua desculpa para não aniquilar os ateus ( gays, etc … ) como bem ordena aquele livrinho santo ? Se o mais perto que você chega disso é ficar nos amaldiçoando com toda essa conversa fiada, você não é um cristão de verdade. Não vale dizer que você vive na graça da interpretação das escrituras…

    Por falar nisso, eu acho mesmo é muito engraçado esse circo do qual você participa e vive ao mesmo tempo o papel de palhaço e de platéia.

  30. Meu querido Augusto Gerin. Muito obrigado pelo seu comentário. Essa construção não ficou muito boa, e, realmente, eu penso em alterá-la quando for passar esses textos para o meu livro, de forma que fique mais clara, mais simples. Confesso que fui desnecessariamente “pomposo” na confecção dessa estrutura.

    Quanto à palavra pródigo, ela tem uma acepção em que pode ser empregada como “abundante”. Estou sem o meu Houaiss Sagrado aqui comigo agora, mas consultei online o Michaellis e ele traz o exemplo: “pródigo em elogios”.

    Em todo caso, a construção ficou ruim, obscura e, até certo ponto feia. Vou editá-lá em breve e fico-lhe imensamente grato por essa observação.

    Grande abraço.

  31. Ô Fernando, vê só que frase filosófica: “os homens em alto-mar faziam sexo entre si e continuavam machos”. Quem você acha que disse isso? Platão? Sócrates? Jean-Jaques Russeau? Leônidas dos 300?

  32. Barros, como sempre um literato… muito obrigado pelo esclarecimento. E nem preciso dizer que o seu blog é leitura diária e obrigatória… Grandes admirações desse meu lado.

  33. “Pescadores sabem que as arraias têm uma espécie de vagina; aliás, é uma vagina exatamente”
    Segue-se então, Livre, que os pescadores além de fazer sexo entre si o faziam também com as arraias?
    Ou você, além de tentar provar a existência do seu “D’us”, agora quer também provar que sereias existem? Talvez você esteja querendo dizer que as sereias foram inspiradas nas arraias?
    Se for isso, Livre, veja só você, sereias são mais, digamos, substanciais que o seu “D’us. Que coisa, não?

  34. Barros,

    aposto minha alma que essa frase foi dita pelo Saci Pererê.

    LIVRE,

    não pense, entretanto, que recomendo que você se afaste de coisas profanas como esse blog. Muito pelo contrário. Não posso dizer que você é sempre bem vindo aqui pois não sou o dono do espaço. Mas se o Barros te tolera e seu livre arbítrio insiste em fazer você passar vergonha ao dar as caras nesse lugar onde [ a idéia de ] Deus só serve pra ser ultrajado; então usufrua de sua liberdade e nos brinde com mais pérolas.

    Use e abuse de sua fé, da boa argumentação e principalmente de nossa paciência mas por favor não comece se gabando ao achar mesmo que seria um desperdício dar pérolas aos porcos. Afinal os porcos são seres humanos como qualquer um .

  35. Com efeito, devo tentar ser mais simplório em minhas explanações neste blog tão eclético. O que quis dizer é que a “teoria” da carência sexual não procede. O homem não precisaria criar a figura da sereia, oras! Mas como o nobre Barros precisava desesperadamente de mais uma analogia boba, veio com esse sofrível texto. Fernando, não me importa se sou ou não bem vindo, afinal o azar é o meu de entrar aqui. Em nenhum momento eu quis me impor como cristão; na verdade analisar seu ateísmo é que me interessa sobremaneira, pois quanto mais conheço vocês e seus argumentos, mais me convenço de que Deus existe. E Barros, ler Sócrates, Platão, Nietzsche, Arthur Schopenhauer, Tolstoi, Kant, Agostinho, John Austin, Sartre, Albert Camus, etc, etc. é obrigação da humanidade. Infelizmente o povo brasileiro é aculturado, e então sua soberba ateísta alcunha os crentes de “burros”, “imbecis”, mas é apenas algo cultural, e até pólítico. E Shirley, de fato, você é uma pequena intragável e carente de esclarecimentos intelectuais. E desprovida de sensibilidade para um debate. Já li alguns comentários a seu respeito que, ainda que grosseiros, conotam certa veracidade. Como assino LIVRE significa que minha pesquisa de campo dever ter chegado ao fim, ao menos neste blog. Andar entre vocês é tarefa agônica, porém necessária para o crescimento intelectual e humano.

  36. Fernando,

    O que você entende por “aculturado” e o que você entende por “conotação”?
    E os nossos argumentos simplórios e analogias bobas,quando você começará a refutá-los.

    Até.

  37. Perdão Fernando,quis dizer LIVRE.

  38. Sr. Washington da Cruz,

    Deixa-me desenhar para não gerar tantas dúvidas.

    ” conotam certa veracidade” porque comentários grosseiros geralmente são apenas ofensas, carentes de verdades ou fundamentos, mas no caso supracitado, a moça é mesmo arrogante, contudo, não vou ratificar as ofensas atribuídas a ela.

    “Aculturado” no sentido do povo (colono até hoje) ser aquele que adquiriu conhecimento de uma outra cultura, ampliou seus conhecimentos de forma equivocada. Na verdade o próprio racismo e preconceito intelectual no Brasil o provam.

    E minha tese será:

    “Se Deus não existe, se estamos sós, e geramos nossa própria sobrevivência e desenvolvimento; e se ateus são, de fato, um grupo de novos inteligentes, mas de uma inteligência confusa por ser baseada em preconceito, ironia, sarcasmo e ódio, então a ideia de Deus não existir enquanto uma provável Inteligência Superior e Perfeita, caí por terra, já que, pela lógica, olhar o Universo em plena expansão e olhar para seres humanos ateístas cria uma fenda que rompe com harmonia deste Universo. Portanto, possivelmente o ateísmo não passe de um movimento confuso e sem lógica, baseado em traumas, medo, e sentimentos túrbidos, notáveis em suas palavras e atitudes”

  39. Não existe só o neo-ateu, existe também o “neo-crente”

    É o cidadão que tem vergonha de admitir que acredita no seu deus apenas pela fé (que é a única maneira honesta de acreditar em tanta bobagem), e usa de verborragia para tentar mostrar que são cultos e que o “conhecimento” apenas aumenta a fé…

    Agora refutar os argumentos do Barros e mostrar qual o “conhecimento científico” que aumenta a fé nada feito… afinal para que jogar pérolas aos porcos…

    É isso ai… o rabo anda abanando o cachorro

    Abraço
    Cristiano

  40. Livre

    Crente reclamam da ironia…. mas ironia mesmo é a frase “pela lógica, olhar o Universo em plena expansão e olhar para seres humanos ateístas cria uma fenda que rompe com harmonia deste Universo”

    Lógica de quem?

    Abraço
    Cristiano

  41. É tanta bobagem crente que me atrapalhei:

    O que gostaria de ter dito era: o cachorro anda abanando o rabo!!!!!!

    Abraço
    Cristiano

  42. Cristiano,

    Mesmo não sendo este o lugar mais propício, a primeira pergunta seria: O que é Lógica para você? Enquanto pensa, sugiro um breve estudo.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%B3gica

  43. Livre, exatamente por isso fiz a pergunta a você….

    Pela frase de sua teste você supostamente sabe o que é a lógica, não sabe?

    Abraço
    Cristiano

  44. Mas livre, respondendo sua pergunta de forma direta

    Lógica apenas é a interpretação que aceitamos como sendo o real motivo para um resultado

    Como essa interpretação muda de acordo com o crescimento de nosso entendimento, a lógica não é estática, mas dinâmica

    Crente acredita que essa lógica contém ações sobrenaturais, ateus não

    Particularmente acho que a lógica sobrenatural é muito subjetiva, e permite ao ser humano esconder suas fraquezas, colocando sua omissão e perversidade como desejos de um ser que não existe…

    Abraço
    Cristiano

  45. Outra coisa

    Precisamos nos orgulhar dos nossos antepassados e da coragem daqueles que resolveram “estudar” as coisas

    Mas precisamos deixar bem claro que não é por que Platão ou Sócrates estudou algo e formulou alguma teoria que isso é a verdade… AS civilizações e seus pensadores tiveram erros e acertos…

    Na série COSMOS isso fica bem claro…

    Abraço
    Cristiano

  46. Caro SEMPRE LIVRE.

    “Se Deus não existe, se estamos sós, e geramos nossa própria sobrevivência e desenvolvimento; e se ateus são, de fato, um grupo de novos inteligentes, mas de uma inteligência confusa por ser baseada em preconceito, ironia, sarcasmo e ódio,

    Nem todos os ateus são assim tão inteligentes, alguns são ateus de manada. Porém, muitos apenas tem a coragem de tratar de um tema tabu entre a maioria religiosa que não ousa contestar o dogma religioso local.
    Idéias confusas baseadas em preconceito, ironia, sarcasmo e ódio? Ora, tais coisas não geram muitas teses inteligentes de ambas as partes. Seria preconceito seu achar que as idéias ateístas apenas se assentam sobre tais alicerces?

    então a ideia de Deus não existir enquanto uma provável Inteligência Superior e Perfeita, caí por terra, já que, pela lógica, olhar o Universo em plena expansão e olhar para seres humanos ateístas cria uma fenda que rompe com harmonia deste Universo.

    Olhar o caos de um universo em expansão derruba sim por terra a noção de perfeição divina aferida pelas religiões, que aliás sequer tem noção de como os eventos se processam no cosmo. As religiões mal conseguem decolar desse planetinha insignificante. Todo o mito religioso tenta apenas explicar a nossa aventura terrestre.

    Portanto, possivelmente o ateísmo não passe de um movimento confuso e sem lógica, baseado em traumas, medo, e sentimentos túrbidos, notáveis em suas palavras e atitudes”

    Possivelmente não se trata disso, visto que o medo de um deus punitivo e superior embotaria o raciocínio que apontasse para uma conclusão ateísta. Não é à toa que hipóteses ateístas, minoritárias, gerem tanto desconforto aos crentes. Eles preferem ficar na zona de conforto, e eu não os condeno, ateísmo é para gente forte.
    Portanto caro LIVRE, reveja seus conceitos ou preconceitos.

    Um abraço!

  47. Sr. LIVRE,Deixe-me desenhar para dirimir todas as dúvidas.

    [[“conotam certa veracidade” porque comentários grosseiros geralmente são apenas ofensas, carentes de verdades ou fundamentos, mas no caso supracitado, a moça é mesmo arrogante, contudo, não vou ratificar as ofensas atribuídas a ela.]]
    R;creio que você quis dizer “denotam” e ratificar ofensas foi só o que sua superioridade cristã fez;

    [[“Aculturado” no sentido do povo (colono até hoje) ser aquele que adquiriu conhecimento de uma outra cultura, ampliou seus conhecimentos de forma equivocada. Na verdade o próprio racismo e preconceito intelectual no Brasil o provam.]]
    R:Perdoe-me, mas não foi isso que você quis dizer e,tendo em vista a péssima emenda, você também sabe que não;

    Quanto a sua tese,idem e ibidem às respostas do Márcio e do Cristiano.

    Até.

  48. ” O que quis dizer é que a “teoria” da carência sexual não procede. O homem não precisaria criar a figura da sereia…”

    Livre, diante dessa seu argumento, não sendo evidentemente apta a afirmar o contrário, expus a questão ao meu marido e a um dos meus irmãos. Resumindo as respostas, ambos afirmaram que numa situação assim, a mente voa longe e que para um homem que é “macho mesmo”, não tem quebra galho que dê jeito. Então, seu argumento para refutar a tese do Barros não procede de qualquer lado que se olhe. Claro, admito que minha ‘base de dados’ é limitada, então deixo em aberto a sugestão de que os rapazes aqui se manifestem.
    Ler todos os medalhões que você cita não é obrigação, é opção.

    ” Infelizmente o povo brasileiro é aculturado, e então sua soberba ateísta alcunha os crentes de “burros”, “imbecis”, mas é apenas algo cultural, e até pólítico”.

    Aqui você faz uma salada, né? Mistura aculturação (impropriamente, aliás, pois de modo geral o brasileiro na verdade é inculto, no sentido de que lê e estuda muito pouco) com ateus e da forma como está, você afirma que o povo brasileiro como um todo é ateu, reforçando sua ideia com os adjetivos “cultural” e “político”.
    Não sei você, mas no Brasil que eu conheço o povo (políticos inclusos) é tão religioso que faz salada mista com todo tipo de ingrediente: espiritismo, catolicismo, umbandismo e mais uns tantos ‘ismos”.
    Sobre o que você afirma sobre mim: nem tão pequena assim, tenho um 1,60; que eu lhe pareça intragável, oba!; discordo sobre ser carente de esclarecimentos intelectuais embora seja parcial sobre isso, claro. E dispenso a tal ‘sensibilidade’ que você entende ser adequada, já que ela se baseia na sua visão e da pessoa que você menciona, de como as mulheres devem se comportar. Não preciso da permissão de ninguém para pensar e me expressar e salvo o Barros me declarar persona non grata, para comentar aqui.
    Aliás, é típico de crentes surtarem quando vêem uma mulher saindo do molde a que são condenadas. Típico de quem segue uma religião que teve (em alguns casos ainda tem) como sólido pilar que a mulher foi feita a partir da costela de um homem.

  49. Washington da Cruz,

    Eu disse “conotar”, véio! E vou até o fim! Ou você poderia desconstruir sintaxes e interpretações? Conotação e denotação vivem em conflito, porque aquele que escreve – escribas – sempre tiveram o direito de, não só inventar logismos literários, como, a seu bel prazer, criar dialéticas com as línguas, escritas ou faladas. Ou todo ateu também quer ser escritor? (eu jamais usarei “denotar”, pois existem sérias controvérsias, caro Washington da Cruz). Todavia, poderemos continuar esse debate linguístico, caso seja algo importante para ti, embora, o mais coerente seria você me provar que Deus não existe, com ou sem denotações e conotações. Aliás, pelo que vi aqui, você ainda não entendeu o que é Lógica. Denotas uma doença repetitiva, algo que está longe da racionalidade humana. Escriba escreve, leitor lê. Jamais um homem natural poderá julgar, corrigir, ou trazer controvérsias à literatura. Jamais um homem escreverá sem erros e atropelos, por uma simples razão: Antes da escrita, a oralidade mantinha homens em comunicação. Escrever, e bem, é algo difícil, contudo, não danifica a ideia de ninguém. Eis mais um argumento tolo dos “novos inteligentes” que jamais saberão quão difícil é dominar idiomas, principalmente nas escritas. E na língua portuguesa.

    E Sr. Márcio:

    Não somos nós, a maioria, que precisamos provar nada! Sabemos, todos nós, que a minoria só incomoda a quem lhe dá atenção. Por isso ateus só existem porque existe o lado contrário, de outra forma, vocês continuariam sem lógica, e totalmente sós! Se Deus não existe, por que ateu só fala de Deus? Aliás, uma falácia hilária é falar de sacis e fadas, quando todo mundo sabe que folclore, fábulas e mitologias estão muito longe da Teologia. Você disse:

    “Possivelmente não se trata disso, visto que o medo de um deus punitivo e superior embotaria o raciocínio que apontasse para uma conclusão ateísta.”

    Na verdade, apenas quem sente medo cresce. Quando sentimos medo de alguém, imediatamente o questionamos, como fazemos com nossos pais. Portanto, temer a Deus, exige muito mais coragem, pois faz parte de nossa natureza afrontar o que nos oprime. Aí então começa a relação inteligente. Como disse François La Rochefoucauld, “tememos tudo como mortais, mas desejamos tudo como se fôssemos imortais.” A tese ordinária de que há um “deus punitivo” deveria sair de circulação.

    Sr. Barros poderia ser um ótimo escritor, mas só pensa em assuntos tais que nada mudariam a existência. Juntando todos os argumentos ateístas, descobriremos que são – Oh! Deus! – criaturas arrebanhadas e cegas; e é por isso que vocês se aproveitam da internete, por exemplo. Todavia, sinto informar que, pela Lógica, vocês são perdedores. Não por não terem uma postura honesta, porque sei que são honestos, mas por, de forma fascista, quererem convencer a todos de suas convicções. Se existem “neo-crentes”, como disse o humano Cristiano, devo admitir que faz sentido. Ou, como seria a relação de ateus revolucionários que atacariam pessoas bobas, sem argumentos, com seus terninhos surrados e suas saias compridas, dando “aleluias” pelas esquinas da vida? Ou, ainda seriam aquelas donas-de-casa que jorravam em nossas faces um “Jesus te ama!”. Pela Lógica, as coisas evoluem, o homem não pode ficar estagnado.

    Até cristãos foram taxados de ateus, em uma época em que o mundo adorava deuses. Ser ateu não é algo novo e nem maldito. Apenas, geralmente, as novas opiniões e as novas posturas deveriam ser tratadas com seriedade humana. E com educação solidária.

    Se existem “novos crentes”, certamente há motivos. Nenhum de nós quereríamos nos esconder ou nos envergonharmos do nosso (de todos) Deus. Apenas, com a evolução do mundo, todo homem pensa mais e descobre mais coisas. Não descobrimos que o Comunismo era um engodo? Nazismo, uma fanfarra diabólica? Não sabemos que Israel continua em guerra com a Palestina? Que negros, afinal, possuíam almas? Que homossexual é gente? Que maconha era apenas uma planta? Que racismo faz mal? Que o Plano Real já deveria ter sido implantado muito antes? Que políticos eram traficantes? Que drogas deveriam ser monitoradas? Que Coréia do Norte faz uma política de troca – tipo se não receber ajuda faz a guerra? – Por favor! Vivemos um momento bélico na Terra. O que poderei eu presumir a respeito de debates infundados entre crentes e ateus, a não ser que seríamos um bando de bobos distraídos, enquanto o mundo resolve nosso destino?

    Barros, inteligente que é, citou Sócrates e Platão. Espero que você, de fato, entenda que a Pólítica é quem organiza a humanidade, e não questões simplórias como: “Deus existe?” Religiões são paliativos para as massas, o que não significa que aquele que crê seja menos importante. Seu blog tem classe, até porque você escreve muito bem. Entretanto, creio que deverias expandir seus neurônios e produzir textos menos unilaterais, e menos polêmicos, porque a polêmica gerada aqui não leva a lugar nenhum.

  50. Cristiano
    Desculpe mas devo discordar de você sobre existirem “neo ateus”; ateu é ateu em qualquer tempo. Quando crentes em geral usam essa expressão estão ou mal informados ou tentando riidicularizar.
    Mas concordo que existam neo crentes, seguindo além no seu argumento. Falo dos crentes que se apropriam da Ciência para fazer adaptações oportunistas, quando suas crenças míticas batem de frente com os fatos.
    Esse é um dos aspectos que me chamam atenção na disposição dos crentes em ser desonestos consigo mesmos. E confesso que não me incomodaria nada, se se limitassem a isso; o problema começa quando usam esse oportunismo e desonestidade para tentar moldar a vida de todos e pretenderem deter o monopólio de valores que são próprios de todo ser humano, não apenas de quem se pendura em algum mito.

  51. Ilha da fuga dos crentes onde eles tentam se refugiar da verdade

    PROVE QUE DEUS NÃO EXISTE

    Com esta frase se dopam e vão em frente

  52. Eu sei que o qeu eu vou perguntar é bem inocente ; mas como fui ensinado desde menino nisto tenho que dizer:

    Mas antes o fato:

    Conversando com uma amiga sobre a evolução elea me disse o seguinte: E porqeu o homem tem uam costela a menos qeu a mulher então?!
    Fiquei sem resposta porque até agora neste momento eu acreditava
    nisto; ai fui pesquisra e vi qeu temos o mesmo numero de costelas homens e mulheres

    Isto realmente procede?

    Não me tenham por demasiadamente inocente ; porque doutrinação desde de criança voce nem se da conta as vezes do qeu esta arraigado na tua mente.

    Ai voce entra em uma conversa a pessoa cita isto pronto:

    Voce fica Aéeeeeeee ; Aééeeeeeee

  53. Adamantdog
    O ser humano tem 24 costelas, independente do gênero.
    Mas veja você, é nesse tipo de desconhecimento que as religiões se amparam para propagar seus mitos; é mais um aspecto de como pode ser perniciosa uma crença, incentivando e perpetuando a ignorância, como a sua amiga aí.

  54. Sra Shirley tem um tópico aqui no site do Barros que se chama: Minha deus ilusão ; gostaria muito de ver a Deus ilusão da Senhora se for possivel.

  55. Sra. Shirley, obrigado por me responder é que esta tão enrraigado dentro da gente e que mesmo pesquisando chega-se a duvidar.
    As vezes nos achamos tão inteligentes e uma perguntinha boba igual esta da minha amiga nos deixa falando Aéeeee ; A éeee

  56. Honestamente,

    “; ateu é ateu em qualquer tempo. Quando crentes em geral usam essa expressão estão ou mal informados ou tentando riidicularizar.”

    Leu que eu informei que até cristãos já foram ateus?

    http://ateus.net/artigos/ateismo/ateismo/

  57. Adamantdog
    Não precisa me chamar ‘senhora’, aprecio claro o respeito, mas me sinto mais a vontade com o informal ‘você’. E entendo perfeitamente o que você diz. Desde bem pequenos somos doutrinados sobre a visão de mundo particular dos crentes, então é natural o que aconteceu a você, que aliás já aconteceu comigo também, só que o assunto foi a tal da maçã.
    Sobre o tópico, acho que justamente o último post publicado é o meu.

  58. Livre (suspiro profundo…)
    Cristãos continuam ateus até hoje, ou vai me dizer que você leva fé em Brahma, Allah, etc.etc…?

  59. Shirley eu cliquei ali em cima a esquerda mas o ultimo é o da Beth Amorim; poderia me passar o nome?

  60. Na barra de pesquisa do blog (alto á esquerda) digite “minha deusilusão” sem as aspas, tem também o texto da Silene.

  61. LIVRE,

    [[(eu jamais usarei “denotar”, pois existem sérias controvérsias, caro Washington da Cruz)]];
    R:Contraditório,essa você mesmo reponde:[[Denotas uma doença repetitiva, algo que está longe da racionalidade humana.]]
    Você havia dito que iria até o fim com o “conotar”.Já chegamos a ele,”véio”?

    [[Jamais um homem natural poderá julgar, corrigir, ou trazer controvérsias à literatura.]]
    R:que ótimo!Digamos ,pois, adeus à hermenêutica e à exegese,inclusive à bíblica.

    [[Todavia, poderemos continuar esse debate linguístico, caso seja algo importante para ti, embora, o mais coerente seria você me provar que Deus não existe, com ou sem denotações e conotações]]
    R:afora a inversão clássica do ônus,seu deus está mais para conotação do que denotação,vis-à-vis com os demais deuses e mitos,teológicos ou não.

    [[Aliás, pelo que vi aqui, você ainda não entendeu o que é Lógica.]]
    R:a sua lógica é,de fato,muito sui generis e ininteligível.

    Até.

  62. ” ambos afirmaram que numa situação assim, a mente voa longe e que para um homem que é “macho mesmo”, não tem quebra galho que dê jeito”

    Caso não tenha entendido, o autor rebuscou algo na antiguidade, talvez Grécia Antiga, lá, onde temos as mais maravilhosas estórias. Seus homens atuais poderiam opinar, mas apenas se soubessem de Clície. Mulher que se preze, deve, antes de mais nada, ser mais que uma arraia ou sereia.

  63. Washington da Cruz,

    Não sou professor. Mas você é apto a aprender.

    Não retruque, antes de entender o que é Lógica.

  64. “Cristãos continuam ateus até hoje, ou vai me dizer que você leva fé em Brahma, Allah, etc.etc…?”

    Como comentar? Mulheres inteligentes são realmente notáveis, mas a senhora deixa a desejar. Uma pena.

  65. Como comentar? Mulheres inteligentes são realmente notáveis, mas a senhora deixa a desejar. Uma pena.

    Saída pela direiiiiiiiiiiitááá!!!

    Esse Sempre LIVRE… tsc, tsc, tsc…

  66. Livre
    Quem não está entendendo lhufas do texto do Barros é você que fica o tempo todo falando de Clície, sendo que Barros usou sereias no texto. Sabe o que é muito interessante? Você fica se dando ares de intelectual mas meu marido, que tem pouco estudo e não gosta de ler, leu o texto e entendeu perfeitamente o sentido da argumentação, ainda que não tenha concordado, já que é cristão e nem sonhe com quem ou quê seja Clície.
    E duvido muito que você seja capaz de reconhecer uma mulher ou homem inteligentes mesmo que trombe de frente com um/a.
    Está aí o Washington da Cruz, argumentando com (muita) inteligência e coerência e você só retruca absurdos.
    Como essa tolice de “mulher que se preze…bláblá”.
    Em que momento comparei mulheres com arraias ou sereias?
    Minha colocação que você não teve coragem ou argumento para responder continua valendo:
    cristãos são ateus em relação a outras crenças, hoje, não só antigamente, sim ou não?

  67. Washington da Cruz,

    Lamento, mas contigo não tenho como manter diálogo. Se você ficasse sozinho, admitindo que nada sabe, talvez se elevasse, ainda como um ateu, contudo, sofrível é a sua postura. És escriba? Não, não mesmo. Optar em ser ateu, leva na bagagem ódio e falta de amor. E isso aprendi com você. Parabéns!

  68. Senhora, que tal abraçar seu esposo, já que, de fato, a senhora pouco entende de dialética?

  69. “cristãos são ateus em relação a outras crenças, hoje, não só antigamente, sim ou não?”

    Abrace seu esposo. A senhora não tem condições de adentrar assuntos tão profundos. Abrace seu esposo.

  70. Ei, Livre! Sua misoginia está aparecendo.
    A propósito, de qual definição de dialética você está falando?
    Responda a pergunta, rapaz, você não consegue terminar o que você mesmo começa?
    Recapitulando: você afirmou que cristãos foram (passado) considerados ateus; eu o questiono sobre sua condição atual de ateu em relação a outras crenças e você me responde com sua misoginia. Afinal, você tem uma resposta (coerente, por favor) ou não?

  71. Gente, por favor, não criemos outro diogo… se o livre se sente confortável acreditando em um livro que menciona mulher ursas superpoderosas, pessoas que viveram 900 anos, e outras histórias bacanas não vamos estragar o barato dele…

    Ele parece estar feliz com sua superinteligência… e no fim o que fica é sermos felizes;;;

    Abraço
    Cristiano

  72. LIVRE,

    [[Não sou professor.]]
    R:percebi;

    [[Mas você é apto a aprender.]]
    R:obrigado;

    [[Não retruque, antes de entender o que é Lógica]]
    R:a que lógica se refere?À sua?;

    [[Lamento, mas contigo não tenho como manter diálogo. Se você ficasse sozinho, admitindo que nada sabe, talvez se elevasse, ainda como um ateu, contudo, sofrível é a sua postura. És escriba? Não, não mesmo. Optar em ser ateu, leva na bagagem ódio e falta de amor. E isso aprendi com você. Parabéns!]]
    R:entendi.Os ateus devem agir como agiria um ermitão fleumático e propiciar aos crentes a mais tranquila permanência em sua zona imaginária de conforto,sem jamais incomodá-los.Enquanto isso,eles nos empurram goela abaixo suas sandices religiosas em forma de pseudoerudição.Mas,mudando o foco, o que você aprendeu comigo afinal?Ódio e falta de amor ou a admitir que nada sabe?

    Até.Ou não.

  73. Cristiano,

    Acho que devemos indicar para o LIVRE o sítio http://darwinismo.wordpress.com/
    Tenho certeza de que ele irá se deleitar e,para nossa tristeza,rapidamente irá nos abandonar,assim como fez nosso amiguinho aztech.Lá eles vencem todos os debates e a verdadeira “Ciência” é divulgada,para a honra e glória do senhor Gizuiz.

    Abração.

  74. se você se arrepender e se converter a jesus deus vai te dar um céu com 72 virgens e você podera ser feliz e beber vinho ,ah não essas promessas legais quem fez foi o outro deus aquele do oriente, jesus vai te dar algo um tanto sem graça , você sera um anjo assexuado que vai viver parado no tempo sem fazer sexo sem beber sem comer e vão ficar falando sempre do mesmo assunto já que lá não acontece nada ninguém morre , ninguém caga ,ninguém beija na boca a vida é uma maravilha.

  75. ssrodrigues,

    Para o cristão existem duas forças: a do Bem e a do Mal. Acreditamos sim em todas as manifestações espirituais, só evitamos as que consideramos malignas, ou seja, inspiradas e criadas por Satanás. Para nós há apenas um Espírito, o Espirito Santo. Mas logicamente há as potestades do mal, os principados, legiões incontáveis de maus espíritos, afinal, um terço de anjos caiu. É a nossa fé. E desculpe se a agredi, apenas esse não é um blog teológico, e alguns assuntos não devem ser colocados, pois deleitam os ateus e sua ironia. Mas por delicadeza, está respondido. Quando digo dialética, refiro-me à ideia de Platão que vê a dialética como filosofia, onde podemos aproximar nossas ideias às ideias universais, contudo, definitivamente aqui não é espaço para tal.
    Um abraço.

  76. Muito legal eu quero,

    Você é um fenômeno, pois NINGUÉM sabe como é esse outro mundo, nem o mais ungido dos homens. Se for como você diz, eu desisto de se cristão. Creio que todos desistiriam. Ateus não têm conexão espiritual e isso me intriga realmente.

    Washington da Cruz: desde quando ateus admitem que nada sabem?

    Como disse, minha pesquisa de campo por aqui já deu. Obrigada a todos pela atenção, de qualquer forma. Abraços e boa sorte!

  77. Digo, obrigado.

  78. Sr. Livre
    Tenho que te diser isto:
    Apesar de eu crer em Deus (Estou mais pra deista); não entendo bulufas das tuas idéias; aliás ainda não vi um crente coerente nas idéias aqui.
    Não se ofenda amigo vc usa a teoria do loco pra responder certas coisas.

    Ex: E ai tudo bem? R= vai chover sim

    Esta tatica maluca dos crentes (talves até inconciente) desviando o foco ; falando coisas qeu não tem nada ver é bem cansativa.

    Que tal aprender o qeu Jesus ensinou?! averdadeira humildade!!

    Palavras como : Não sei (Qdo naõ souber)
    Agora não tenho resposta (vou pesquisar)
    Por eqto dou-te razão (Qdo ver qeu o outro tem razão; ainda qeu la dentro não esteja aceitando; mas com o tempo pode vir a concordar ou não)

    E assim por diante; isto serve pra muitos outros qeu passam por aqui;
    da impressão que é a mesma pessoa só muda o nome.

  79. ADAMANTDOG,

    Para que não pareça que não vos dei atenção. Para quem não é cristão, e obviamente não compreende a loucura de Deus, fica, de fato, impossível manter diálogos. Na verdade a humildade deveria vir dos que negam a Cruz. Por isso tudo lhes parece incoerente e que somos todos apenas um, justamente porque o Espirito é o mesmo. Simples assim.

    Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
    1 Coríntios 1:18

    Tenha uma boa vida.

  80. Para quem não é cristão, e obviamente não compreende a loucura de Deus, fica, de fato, impossível manter diálogos

    QUE MERDA

  81. LIVRE,

    Para que não pareça que não te dei atenção:

    [[ Para quem não é cristão, e obviamente não compreende a loucura de Deus, fica, de fato, impossível manter diálogos.]]
    R:o que fazes aqui,senão dialogar?Se isto é impossível,por que tentas?

    [[Na verdade a humildade deveria vir dos que negam a Cruz.]]
    R:donde tiraste esta ideia,ó grande adorador da cruz?Seria este mais um de seus arrazoados lógicos que só os iniciados(cristãos,obviamente) podem compreender?

    [[ Por isso tudo lhes parece incoerente e que somos todos apenas um, justamente porque o Espirito é o mesmo. Simples assim.]]
    R:é tão simples que há milhares de doutrinas versando sobre o mesmo assunto,todas elas se digladiando e difundindo intolerância e atraso.Simples assim.

    [[Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.]]
    R:já que tens a certeza de tua salvação,quando estiveres no paraíso,volta e dize-me como é,assim terei certeza de que não és louco e ,de lambuja,passarei a crer no teu deus.

    Até.

  82. Livre,

    será mesmo ? hahaha

    você é mais crente que não lê a bíblia, eu nem vou me dar o trabalho de copiar e colar aqui que o céu de jesus é exatamente como eu disse , se quer diversão no céu se converta ao islamismo , e se você for para o inferno deles pode não ser tão ruim jà que existe 7 locações infernais talvez você de sorte de cair numa mais branda , já o castigo do pai de jesus é totalmente o terror do principio ao fim , tem vermes que não morrem , fogo e ranger de dentes e capetas com tridentes pra espetar você por toda a eternidade……..

  83. quis dizer você é mais crente que não lê a bíblia…..

  84. “muito legal eu quero”,

    Não só li toda a Bíblia, como a leio sempre, como literatura infinita. Aliás, o mais difícil é descobrir a ligação; passar pelas traduções, pelas perseguições, enfim. Sim, justamente por ter lido a Bíblia, e os livros apócrifos, é que me mantenho na ridícula situação de cristão. Quanto a vocês, deve mesmo ser complicado manter o deísmo. Melhor seria ser ateu, eu diria.

    “Washington da Cruz”, pequeno, entenda:

    Você diz: “:é tão simples que há milhares de doutrinas versando sobre o mesmo assunto,todas elas se digladiando e difundindo intolerância e atraso.”

    Não entendo sua filosofia. Falar de cristianismo exige muito estudo. Muito mergulho, não exatamente na religião, mas nas falaciosas investidas dos homens. Para falar de doutrinas é preciso, antes, estudar a fundação da igreja, Lutero, etc. É preciso estudar Budismo, Confúcio, Maomé, Allan Kardec, Joseph Smith Júnior (Mórmons), Guilherme Miller e Ellen White (Adventismo), Charles Taze Russel (Torre de Vigia/ Testemunha de Jeová), Mary Baker Eddy (Ciência Cristã), Max Heindel e H. Spencer Lewis (Rosacrucianismo), Helena Blavatsky (Teosofia), A.C. Bhactivedanta (Hare Krishna), Tokuchika Miki (Perfect Liberty), Mokiti Okada (Igreja Messiânica), Masaharu Taniguchi (Seicho.No.Ie), David Brandt Berg (Meninos de Deus), Sun Myung Moon (Igreja da Unificação)… Etc.

    Necessário se faz estudar muito, antes de proferir palavras vazias, longe da intimidade das crenças. Ser humano é, ao mesmo tempo, individualismo, e ser aquele que se agrupa. Não vale a pena generalizar. Todos somos iguais, portanto, para mim o que diferencia o homem é o caráter. Mesmo sendo um homem sem crenças, possivelmente este homem poderá ceder mais flores do que aquele que tantos erros comete, ao jorrar deuses mentirosos, imaginários, e fúteis.

    Minha crença parte de dentro de mim. Enquanto não puder me sentir dono de mim e do Universo, preferirei crer em uma Mente maior que a minha tão ínfima, e tão carente de sobriedade. Sou humilde nesse sentido. Não posso apagar o sol e nem dar nomes às estrelas. Quanto ao mar, jamais saberei como controlá-lo. Quem sou eu, meu amigo? Um grão de areia deve ser mais precioso que eu.

    E é por isso que Deus existe. Há Alguém ou Algo mais poderoso e inteligente que nós.

    Boa Vida, ou, como amo dizer: Feliz Natal a todos!

  85. Livre,grande,entenda:

    Emocionei-me.Não me canso de chorar.Suas palavras tornaram-me um novo ser.
    Conselho:funde a sua própria doutrina e seguir-lhe-ei para todo o sempre.

    Agora é sério:
    [[Falar de cristianismo exige muito estudo]]
    R:seguindo este raciocínio,creio que não se pode falar de nenhum assunto.Cinema?Não!Exige muito estudo;Teatro?Não!Exige muito estudo;já sei,Futebol.não,não!Exige muito estudo;Culinária?não,de jeito maneira!Exige muito estudo;e assim sucessivamente;

    [[Para falar de doutrinas é preciso, antes, estudar a fundação da igreja, Lutero, etc. É preciso estudar Budismo, Confúcio, Maomé, Allan Kardec, Joseph Smith Júnior (Mórmons), Guilherme Miller e Ellen White (Adventismo), Charles Taze Russel (Torre de Vigia/ Testemunha de Jeová), Mary Baker Eddy (Ciência Cristã), Max Heindel e H. Spencer Lewis (Rosacrucianismo), Helena Blavatsky (Teosofia), A.C. Bhactivedanta (Hare Krishna), Tokuchika Miki (Perfect Liberty), Mokiti Okada (Igreja Messiânica), Masaharu Taniguchi (Seicho.No.Ie), David Brandt Berg (Meninos de Deus), Sun Myung Moon (Igreja da Unificação)… Etc.]]
    R:o que faz você ter certeza de que não estudei estas e outras seitas?

    [[Necessário se faz estudar muito, antes de proferir palavras vazias, longe da intimidade das crenças. Ser humano é, ao mesmo tempo, individualismo, e ser aquele que se agrupa.]]
    R:o que uma coisa tem a ver com a outra?Onde está a dialética platônica neste raciocínio?

    [[Não vale a pena generalizar. Todos somos iguais, portanto, para mim o que diferencia o homem é o caráter. Mesmo sendo um homem sem crenças, possivelmente este homem poderá ceder mais flores do que aquele que tantos erros comete, ao jorrar deuses mentirosos, imaginários, e fúteis.]]
    R:auto-ajuda,baixa filosofia ou tolice pura e simples?

    [[Minha crença parte de dentro de mim. Enquanto não puder me sentir dono de mim e do Universo, preferirei crer em uma Mente maior que a minha tão ínfima, e tão carente de sobriedade. Sou humilde nesse sentido. Não posso apagar o sol e nem dar nomes às estrelas. Quanto ao mar, jamais saberei como controlá-lo. Quem sou eu, meu amigo? Um grão de areia deve ser mais precioso que eu.]]
    R:que poesia mais chulé,livre bardo!

    [[E é por isso que Deus existe. Há Alguém ou Algo mais poderoso e inteligente que nós.]]
    R:o nome de deus é Obama ou Hawking?

    [[Boa Vida, ou, como amo dizer: Feliz Natal a todos!]]
    R:obrigado e o mesmo para você,entretanto,prefiro a primeira parte do desiderato.

    Até.

  86. Livre disse : Quanto a vocês, deve mesmo ser complicado manter o deísmo. Melhor seria ser ateu, eu diria.

    O qeu é isto aqui então que voce disse se não puro deismo?!

    Minha crença parte de dentro de mim. Enquanto não puder me sentir dono de mim e do Universo, preferirei crer em uma Mente maior que
    a minha tão ínfima, e tão carente de sobriedade. Sou humilde nesse sentido. Não posso apagar o sol e nem dar nomes às estrelas. Quanto ao mar, jamais saberei como controlá-lo. Quem sou eu, meu amigo? Um grão de areia deve ser mais precioso que eu.

    E é por isso que Deus existe. Há Alguém ou Algo mais poderoso e inteligente que nós.

    Alias tudo o que voce falou Livre pode-se aplicar a Allah tb; que alias ja tem mais muçulmanos do que cristãos no mundo; bem mais convictos do que voce no seu deus.

    Por isso sou deista não idolatro livros; ainda mais livros de milenios atras.

    Mas me parece que no fundo és um deista tb

  87. Washington da Cruz,

    Você está falando sério?

  88. ADAMANTDOG,

    Repito, pois creio que você não entendeu: Antes ser ateu que deísta.

  89. LIVRE,

    Qual parte do “Agora é sério” você não entendeu?

    Até.

  90. Poderemos voltar a esse deserto depois. Não disse “Agora é sério”, eu perguntei se era sério tudo que falastes, ou seja, nenhuma resposta saída de seus lábios fez sentido (ao menos para mim). E, por mais que pareça pieguice, bichisse, e sei lá mais o quê, eu preciso dizer que lhe amo. E o mais engraçado é que é sério. rsrsrs. Feliz Natal, ex-crente, mas possível amado de Deus! Abração, cara! Sério.

  91. Livre ( e demais cristãos ) ,

    você fala com muita certeza como se tivesse a devida autoridade para tal. Autoridade e certeza que você adquiriu pela fé que te diz o que fazer. Eventualmente você pode também alegar algum tipo de revelação e certamente vai citar a Bíblia como prova. Trocando os pés pelas mãos você poderá até apelar para as ciências [naturais] para confirmações derradeiras de tudo que alguns céticos não entendem. Do alto de sua ignorancia talvez você berre que nós negaríamos Deus mesmo se a gente o visse e o tocasse.

    O problema é que você não admite que todas essas suas ações de defesa de seus argumentos são muito frágeis. Pior, você acredita mesmo que todas as suas justificativas são é muito fortes. Forte é sua fé. Mesmo não sendo perfeita ela é a sua fé, o seu guia. Vai negar que ela já te traiu ?

  92. Bom Fernando,

    Não vou negar que a fé trai, jamais. Assim como Lutero jovem, como Jesus, eu tenho crises. Mas como mostrar que é possível ser tocado por Deus? Quando o Aniversariante anunciou que Outro Consolador viria, aí tudo começou! Lembra de Tomé? Então, meu nobre. Se Tomé duvidou até estando diante d’Ee, imagina eu, séculos depois, como convenceria aos homens e a mim mesmo? Logicamente Jesus não mentiu, pois, de fato, somente uma força sobrenatural convenceria homens de que há um Messias Salvador. E você foi feliz em afirmar a fragilidade da fé. Gostei disso, até porque entra em concordância com a vontade de Deus. Se Ele quisesse, teríamos armas maravilhosas, algo como um teletransmissor de sua Imagem, ou botões cristãos que mostrassem hologramas do Céu. Com efeito, somos frágeis, e a Ciência, friamente, busca encontrar a Origem. Contudo, caro Fernando, seria esse tal Deus muito fácil. Sei que a ignorância causa revolta a todos. Então, o que fazermos todos nós, uns que creem porque O sentem, e outros que odeiam os que sentem porque não O sentem? Melhor esperarmos o desenrolar de tudo, para assim, quem sabe, todos nós ouvirmos d’Ele o porquê desse “jogo”. Eu também não gosto de conviver com gente que nega a Deus. E nenhum lado tem possibilidade de provar nada! Eis aí minha tristeza. Claro que o homem deveria se rebelar, mas como fazê-lo, se existe Algo que fala aos nossos corações?

  93. Washington da Cruz,

    Permita-me estar em festa hoje. Prometo refutar cada resposta sua, amigão. Sê feliz e uma bênção, querido.

  94. Usa, Senhor, essas pessoas inteligentes! Você os fez!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: