O Diário de um Ateu (quarta-feira, 16 de janeiro de 2013)

ateu_de_verdade

zoom

Querido Diário.

Hoje de manhã recebi um e-mail de um leitor do meu blog Deusilusão chamado Fernando. Qual não foi a minha surpresa ao ver a foto acima, anexa à mensagem! Eu passei uma semana escrevendo textos para “vencer um desafio” proposto por alguém que, até então, eu achava que fosse um ateu com uma pequena crise de identidade, e acabo descobrindo que ele era mesmo um católico disfarçado.

Que vergonha a minha! Foi como se um amigo me enviasse a imagem escaneada da identidade da garota com quem eu fiquei na balada na noite anterior, e lá eu descobrisse o verdadeiro nome dela: Ademir.

Minha vergonha maior é por não ter percebido no blog dele textos carregados de preconceito aos gays — lá tem até uma tag chamada “Gayzismo” — , apologias a empresários de Deus como o Silas Malafaia, e atitudes claramente preconceituosas como, por exemplo, a que ele demonstrou em relação aos cantores Michel Teló e Cláudia Leite, cujo estilo musical não pode ser enquadrado no que se resolveu chamar de MPB, muito embora eles cantem Músicas extremamente Populares no Brasil. Mas, enfim. Ponto, parágrafo.

Tão logo eu me recupere desse choque, prometo fazer uma crítica desvinculada de qualquer sentimento antirreligioso (do qual ele acusa pessoas como eu) acerca da “refutação” que essa pessoa fez dos meus textos.  

Página original da imagem acima:       http://lucianoayan.com/about-2/

Anúncios

17 Respostas

  1. Ué,o ateu de verdade não é ateu de verdade?Isto nunca passou pela minha cabecinha neo-ateia.
    De crentateu a ateu de verdade, de ateu de verdadea a ateu 3.0 e de ateu 3.0 a finalmente a ateu transformista.É uma metamorfose ambulante.

    Eu também.Sou católico em termos pessoais;evangélico em termos coletivos,islâmico em termos políticos;hindu em termos ideológicos;espírita em termos filosóficos;e mórmon em termos matrimoniais.Só assumo a perspectiva de um neo-ateu humanista nos debates.

    Até.

  2. E você ainda tem a vantagem de, quando morrer, poder escolher pra que inferno que ir… KKKkkkk

  3. Já reparou que muita gente que elogia os textos do Luciano têm nomes bíblicos? Jeremias, Isaías, Mateus… Será que o boato do Luciano assumir múltiplas personalidades para comentar em seu próprio blog é mesmo verdade?

  4. Sou ateu em termos pessoais.
    Para meus ”amigos” e clientes, principalmente os clientes, eu assumo uma perspectiva religiosa/não praticante.
    É melhor não cutucar o preconceito com vara curta.

    Eu também.Sou católico em termos pessoais;evangélico em termos coletivos,islâmico em termos políticos;hindu em termos ideológicos;espírita em termos filosóficos;e mórmon em termos matrimoniais.Só assumo a perspectiva de um neo-ateu humanista nos debates.

    Hahahahahahaha! Sugiro-lhe que seja neopentecostal em termos financeiros.

  5. Márcio,

    No seu caso você está bem intencionado,mas foi ótima a sugestão.Além dessa sugestão,posso ser macumbeiro em termos culinários;satanista em termos artísticos,cristão em termos funerários,”thorista” em termos meteorológicos,humanista em termos ufológicos etc.

    Até.

  6. Barros, você andou contratando o ateu novo crente de verdade para vir aqui nos divertir?

    Abraço
    Cristiano

  7. Que decepção! Este blogue é tão coerente quando o assunto é religião e resolve derrapar feio em matéria de cultura, defendendo artistas de proveta como Michel Teló e Cláudia Leite, cantores claramente surgidos para satisfazer as exigências do mercado.

  8. Cristiano, rapaz… rsrsss O Fernando me mandou um e-mail hoje de manhã com esse comentário de 2010, em que o tal do Luciano Ayan se define como católico, no mesmo blog que ele criou e se fez passar por ateu de verdade (em oposição a neoateu — que somos nós, que estamos prestes a pegar em armas para exterminar todos os crentes do mundo).

    O Cara criou um blog pra fazer propaganda cristã sob o disfarce de ateu!! Dá pra imaginar??!! Acho que a intenção dele seria causar algum impacto, do tipo: “Nossa!, se um ateu está contra esses “neoateus” que querem exterminar os religiosos, então esses neoateus devem ser mesmo uns filhos da puta!”.

    Na concepção dele, do Ayan, um “ateu de verdade” não se importa com a crença dos outros. Um pensamento bastante conveniente numa época e lugar em que ninguém é mais torturado e queimado vivo por não compactuar com esse monte de idiotices que compõem a religião dele.

    Depois que foi desmascarado por ele mesmo (!), ele resolveu não me dar mais atenção, se recusando até a publicar meus comentários lá. Segundo ele, eu não consigo entender o menor raciocínio lógico, do tipo que obriga alguém a se disfarçar de ateu para apoiar sua religião cristã…

    Isso não entendo mesmo, cara…

    Agora lê só esse comentário que uma antiga leitora minha fez no blog dele:

    O cara agora está distorcendo tudo para atribuir a você o que eu escrevo, numa desesperada tentativa de “acusá-lo de católico”. rsrsrs Já o desmenti, só não sei se ele, covardemente, irá apagar.

    Sabe quem escreveu isso? A Day, que escreve pelos cotovelos e, geralmente, queima a própria língua, digo, queima a ponta dos dedos. Eu estou tentando, desesperadamente, acusar o Ayan de ser católico!! rsrsss Ela lê meus textos igual deve ler a Bíblia dela: ignorando as passagens que não se prestam aos seus interesses.

    Não sei por que ela não se muda de vez lá pro blog do católico que finge que é ateu. Ela foi tão bem aceita lá!!

  9. 1 – Primeiro erro: dizer que eu faço o tipo de “evangélico radical”, o que no mínimo é uma piada de mal gosto. Pois eu sou católico, mas, em debates, uso praticamente a premissa secular.

    Citação do ateu-católico Luciano Ayan, no post “Semeadores da discórdia tentam refutar este blog, mas…”.

    Eu, hein?!

  10. Marcelo, já imaginou se por “cultura” eu entendesse como sendo “aquilo que EU gosto”? Eu não, mas as pessoas gostam de funk, axé, música-eletrônica-bate-estaca, e tudo isso faz parte da nossa cultura.

    O que comentei foi que o Sr. Luciano Ayan, por achar que é ele quem determina o que faz e o que não faz parte da nossa cultura, simplesmente contrapôs o tipo de música dos cantores citados ao tipo que ele, particularmente, aprecia.

  11. Refira-se ao Luciano como dr. Luciano Henrique e não como sr., já que ele é um médico que clinicava na alemanha. Aliás, quer prova de cultura maior do que essa?

  12. Barros
    É mesmo um cristão pleno de amor ao próximo o sr. Ayan, ou doutor, sei lá. Pelo menos tendo em vista seus preconceitos. Em algumas passagens de um daqueles textos quilométricos e nos comentários referentes ele zomba de quem leu o Mundo de Sofia, dizendo que é filosofia para empregadas domésticas.
    Acho que no céu particular dele os serviçais só poderão usar a entrada de serviço.
    É um caso perdido, aquele. Fiz dois comentários num texto dele, uma das tais ‘rotinas’, apontando contradições gritantes, mas ele nem pisca, responde com outras contradições ou substituindo um termo por outro que ele acha que dará um efeito melhor e continua a todo vapor. Cansei e larguei de mão.

  13. Será que ele é o famoso Dr. Fritz?? Rsrsrsr

    Eu vou só fazer um ou dois comentários sobre a “refutação” que ele deu do meu mundo perfeito e, depois, vou esquecer o assunto, porque ele tem problemas. Problemas e tempo de sobra, porque ele escreve pra caralho! Rsrs

    Quantidade, entenda-se.

    Abraço.

  14. Sobre o preconceito do ateu de verdade mas que na verdade é católico, numa daquelas ‘rotinas’, ele zomba de quem lê o Mundo de Sofia, dizendo que é filosofia para empregadas domésticas.
    Aquele lá é um caso perdido. Fiz dois comentários apontando contradições gritantes mas ele nem pisca. Responde com mais contradições e até mesmo substituiu, na maior cara de pau, um termo que na forma original não podia ser respondido sem que ele traísse abertamente sua condição de crente.
    Deus o abençoe, ele merece.

  15. Fala ae ateusada !

    Beijem meus pés pois o Senhor falou de mim. Sou portanto um ungido pela Sua glória… Não quero ver mais ninguém olhando torto pra mim, hein ? E a partir de agora vocês devem me chamar de doutor e curvar-se diante de mim !

    _________________________________________________________

    Ó Mestre ! Já que sou Seu escolhido irás me conceder 3 desejos ?

    1 – Desejo que todo crente (em Jeová) tenha direito a um cérebro como os demais seres humanos.

    2 – Desejo que todo o dinheiro doado pelos crentes seja revertido na construção e manutenção de escolas e hospitais.

    3 – Desejo ter, com exclusividade, o poder de postar fotos de mulher pelada no vosso blog. Se não puder ser de mulher pelada, pode ser de qualquer outra coisa…

    Ó Santíssimo Blogueiro! Dê a este leitor tudo o que ele humildemente pede !

    Amém !

  16. Pois eu tava pesquisando e juro pela Virgem Maria que a plataforma do blog não permite postar fotos diretamente nos comentários. Só nos posts.

    Vou continuar com a busca e, caso descubra algum artifício pra burlar essa deficiência, eu divulgo a informação em uma tábua de pedra.

    Abraço, Cristiano. E mais uma vez obrigado!

  17. Shirley, me perdoe, mas dois comentários seus o blog — não eu — marcou, indevidamente, como spam. É tanto spam que tá aparecendo que o coitado se confundiu e pegou você no meio. Mas já liberei e eles estão aí.

    Eu também cansei do Ayan. E até acho que uma quantidade ínfima de gente se daria ao trabalho de ler aqueles textos obscuros e quilométricos. Ele está usando a ferramenta errada: em vez de um blog, deveria estar pregando em praça pública, com aqueles megafones. Aí sim surtiria algum efeito.

    Inté.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: