Você está aqui

palebluedot

 Isso é aqui. Isso é a nossa casa. Isso somos nós. Nesse pálido ponto azul, todos a quem você ama, todos que você conhece, todos de quem já ouviu falar, cada ser humano que já existiu viveu sua vida. A soma de nossas alegrias e sofrimentos; milhares de religiões, ideologias e doutrinas econômicas infalíveis; cada caçador e coletor, cada herói e covarde, cada criador e destruidor de civilizações, cada rei e plebeu, cada casal de jovens apaixonados, cada mãe e pai, cada criança sonhadora; cada inventor e explorador, cada professor de moral, cada político corrupto, cada superstar, cada “líder supremo”, cada santo e cada pecador da história da nossa espécie viveu ali — naquele grão de poeira suspenso num raio de sol.”

Se Deus tivesse um mínimo de inteligência, teria escolhido gente como Carl Sagan para escrever sua Bíblia. E ela nos teria sido infinitamente mais útil, mais clara e mais bela.

 

Você pode adquirir o livro de graça pelo 4Shared:

um pálido ponto azul

Anúncios

32 Respostas

  1. Barros…

    De vez em quando coloco no Facebook um link para a TV Escola, onde podemos ver a série COSMO, acho que já até coloquei aqui também, mas pelo visto a turma tem coisa mais interessante para fazer…

    Nunca ninguém curte… agora um vídeo idiota de um carente mais idiota ainda fazendo uma idiotice sem pé nem cabeça no you tube todo mundo adora… passa até no Celso Portioli… vai entender…

    De qualquer maneira vou ler o livro, se for só um pouco parecido com a série já ficarei muito feliz…

    E quanto a série acho que a única que vai assistir vai ser minha filha… e porque essa eu posso e vou obrigar a ver…

    Valeu pela dica do livro…

    O que será que o ateu de verdade senhor da arte da guerra acha do Carl Sagan?? Será que na cabeça dele o Carl Sagan também era um ateu de verdade mas católico nas horas vagas?

    Abraço
    Cristiano

  2. Eu lembro de assistir Cosmos na tv. Passava domingo de manhã na Globo. O livro é excelente. Eu recomendo sempre comprar, mas tem como ler de graça nesse site da 4Shared.

    Um abraço.

  3. Barros,

    Você diz no seu texto:

    “Se Deus tivesse um mínimo de inteligência, teria escolhido gente como Carl Sagan para escrever sua Bíblia. E ela nos teria sido infinitamente mais útil, mais clara e mais bela.”

    Quero lhe dizer que, penso, Deus nunca mandou ninguém escrever nada muito menos a Bíblia… Obviamente que o grande Carl Sagan escreveria uma bíblia mais coerente e verdadeira, mas não só ele, eu, você e a maioria dos comentaristas do seu Blog, tenho certeza, escreveríamos algo melhor…

    Tenho uma espécie de convicção que o “projeto humanidade” tem como condição número 01: a não identificação do seu autor ou autores; condição número 02: a não intromissão desse possível autor ou autores no desenvolvimento e no decorrer do projeto; condição número 03: a odisséia humana na terra e o projeto e a experiência com o mal, o seu objetivo; condição número 04: a resposta de todas as interrogações que formos capazes de perceber ou formular sobre todas estas condições aqui postas e tudo mais que se relacione ao projeto, só virá pelo auto-desenvolvimento da nossa própria percepção e competência (ciência e conhecimento).

    Concluindo, portanto, Deus nunca se dirigiu à humanidade, nem diretamente, nem indiretamente; sem essa de intermediário, seja de que natureza for…

    http://antonioferreirarosa.blogspot.com.br/2012/02/se-deus-quisesse-falar-humanidade.html

  4. Entendo perfeitamente seu ponto de vista, Antônio. Só acho que você, como vários outros “deístas” que já conheci, cometem uma gafe bastante prejudicial aos seus argumentos, quando se referem a essa entidade criadora como Deus, com D, que é o nome que atribui-se ao deus de varias religiões teístas. Deus, com D, é o deus dos católicos, judeus, protestantes, evangélicos, etc., e esse não se enquadra na sua definição. Portanto, quando você se refere a Deus, com D, e diz que esse um não interfere, não se revelou, etc., você está confundindo seus leitores, pois está pensando num tipo específico de divindade e nomeando-a como se fosse outro tipo.

  5. Barros, eu acho que o Antônio está referindo-se, mesmo, ao deus católico… O tal que nunca existiu… rsrsrs. Abç

  6. O vídeo do professor é bem interessante, frio e científico… Ele só esqueceu de ensinar que já sabemos que o Universo está se expandindo, e que, dessa forma, ficará mais e mais frio e escuro, ou seja, vai “diminuir” e até extinguir, então essa grandiosidade que o homem vê hoje, não verá mais em algum tempo. Como não se prova que haja vida em outros planetas, quem garante a você ou a mim que a Terra NÃO desaparecerá? Não adianta “chutar”. Os cientistas honestos sabem que nada sabem de relevante e cabal com relação ao Universo. Tudo que temos é muito pouco e precipitado, como, por exemplo usar esse vídeo e essa palestra e a foto como algo conclusivo. Evidentemente é precipitado e ingênuo. O troço é imenso para olhos humanos. A grandiosidade do todo em relação à Terra pode ser uma mensagem da grandeza de um Criador. Nenhum homem, cientista ou não, pode, por enquanto, concluir nada. No máximo chutar e chutar… sem marcar gol (ainda).

    Saudações

  7. Completando frases:

    Sr. Alfredo:

    “Barros, eu acho que o Antônio está referindo-se, mesmo, ao deus católico… O tal que nunca existiu (para mim)… rsrsrs. Abç

  8. Alfredo, se for isso, então ele está confuso quanto às suas próprias convicções.

    Já para o Uma visão aí, eu preciso lembrar que essa abordagem

    A grandiosidade do todo em relação à Terra pode ser uma mensagem da grandeza de um Criador.

    é completamente anacrônica, pois as pessoas que criaram o Deus no qual você (por pura questão espaço-temporal) resolveu acreditar não sabiam absolutamente nada dessa “grandeza”, e achavam que nós éramos as coisa mais importantes do universo.

  9. O que é um cara de visão hein????

    Décadas de estudo de cientistas que abdicam da vida social para nos dar respostas tem o mesmo peso que as verdades ditas por alguns velhotes sobre suas interpretações dos relatos de criadores de cabras que viveram a 2000 anos…

    A imortalidade é uma droga que embriaga o cérebro humano…

    Abraço
    Cristiano

  10. “é completamente anacrônica, pois as pessoas que criaram o Deus no qual você (por pura questão espaço-temporal) resolveu acreditar não sabiam absolutamente nada dessa “grandeza”, e achavam que nós éramos as coisa mais importantes do universo.”

    O que não faltam são referências à grandeza de Deus, tanto que sempre são citados céus, no plural, ou seja, mesmo sem ferramentas, esses “velhotes” sabiam do universo, a ciência é que não. Não há anacronismo. Existe até referência sobre Deus “enrolar” o Universo, o que somente hoje, os cientistas descobrem, que é a expansão que esfriará e extinguirá o universo. Há muitas referências, e me pergunto: como esses velhotes saberiam? Céus, no plural, significa justamente a grandeza do universo, senão falariam somente do que podiam ver sem telescópio, percebe?

  11. Oooh Alfredão! Sou seu fã, mas não apela… Tá me estranhando…

  12. Uma visão,

    O universo é extremamente dinâmico, Quando morre uma estrela, outras estrelas e planetas ou outros elementos cósmicos, nascem… Depois mesmo que se extinguisse pela expansão ou outro motivo qualquer, o que particularmente não acredito, voltaria à condição inicial, podendo dar origem a outro Big Bang…

    http://antonioferreirarosa.blogspot.com.br/2013/01/o-tempo.html

  13. antonio ferreira rosa:

    “O universo é extremamente dinâmico, Quando morre uma estrela, outras estrelas e planetas ou outros elementos cósmicos, nascem… Depois mesmo que se extinguisse pela expansão ou outro motivo qualquer, (o que particularmente não acredito), voltaria à condição inicial, podendo dar origem a outro Big Bang…””

    O QUE PARTICULAMENTE NÃO ACREDITO!

    Ou seja, sua opinião vale tanto quanto uma bactéria.Por isso, gostaria que você, antes de tudo, prestasse atenção ao post do BARROS. Você me parece mais um merda, daqueles que não se focam nas evidências. Você usa uma falácia errada, aquela que se apresenta como ciência.Você é um merda e eu posso povar! ;)

  14. se os viados deixarem eu falar… para de babar os ovos dos que não têm respostas. não tenha medo, apenas aceite..

  15. Pelo menos o BARROS faz sua parte, ou seja, grita o que sente… Tipo, o cara é o dono do blog. Sou simpatizante do Barros. Meu direito. E quando eu fico puta, eu falo! Barros, você escreve muito bem… Parabéns!

  16. Mas estou acesa para esses babacas que se mostram leitores. Aos babacas, as batatas!! :)

  17. Vou argumentar algo que nada tem a ver com religião:

    Todo homem que cai nessa armadilha de ateuzito-pós-moderno é, para nós, uma ameba sem consciência. Estão cegos, e só me resta avisar a todos, que estão cegos, mas estou aqui, e não temo nada. Com exceção do Barros, todos são babacas, e eu vou prová-lo!

    Idiotas: DEUS EXISTE! Se não é o bíblico, foda-se! Se não é Krishna, foda-se! A única coisa que tem valor, é um BARROS da vida, que questiona essa merda, porém, não vejo BARROS como um idiota que lambe o cu do DAWKINS. Talvez seja ele um escritor da pós-modernidade!

    Se a ideia for “ajudar” aos humanos, que comecemos de um ponto onde, justamente os homens, não vituperem a vida do outro, crente ou não.

    Esse blog poderá trazer muitas novidades, ou seja, até o DONO, mostra-se à mercê de uma novidade.

    Parabéns, caro Barros!

  18. Essa tal “Duma visão” deve ter fumado alguma coisa estragada pra fazer os comentários que fez; além de mal educados, não diz coisa com coisa… Só me faltava debater com “doidia” dessas…

    De tudo que ela disse, só numa coisa é certa, o Barros é um baita escritor e isso eu nunca vi ninguém negar…

  19. Barros, se ta pegando????

    Abraço
    Cristiano

  20. Cristiano! Eu Também pensei nessa possibilidade…

    Abraço…

  21. Antonio Ferreira,

    Se usei algo estragado passou o efeito. Quero pedir desculpa se o tratei mal. Mas… vc dizer:

    “O universo é extremamente dinâmico, Quando morre uma estrela, outras estrelas e planetas ou outros elementos cósmicos, nascem… Depois mesmo que se extinguisse pela expansão ou outro motivo qualquer, o que particularmente não acredito, voltaria à condição inicial, podendo dar origem a outro Big Bang…”

    Baseado em que você escreve isso? Se nem sabemos ao certo desse Big Bang, como afirmar que ele poderá acontecer de novo?! Opiniões pessoais não têm valor em debates como esses. Parece coisa de quem acredita em ciclos de vida, reencarnações, essas coisas. Mas foi mal, inclusive conheço seu blog e gosto. Desculpe aí.

    E Crsitiano, é por essas e outras que vcs têm fama de promíscuos e tarados. ;) O que falei do Barros é sincero: ele pode ser ateu, mas quer ser escritor, já as pessoas ficam pulando de blog em blog “fofocando” sobre essas teorias malucas. E ainda há uns que juram que pensam com suas próprias cabeças hehehe. E Barros, anda com seu livro, pois o Luciano vai publicar o dele!!! Quero ler os dois hahaha!

    Bom dia a todos!

  22. Day

    Não diria que sou um tarado, mas gosto muito de uma boa sacanagem… e sim com a minha esposa… marido que gosta de sexo “promiscuo” pode não ser exatamente a peça defeituosa da relação…

    Agora todo esse papo sobre sexo, onde estamos e por que existimos fica sem sentido quando escutamos essa bomba: O ateu de verdade vai lançar um livro….

    Será que eu consigo comprar? Seria bom porque se ele for comprar um exemplar para cada nick que ele inventa vai ficar no zero a zero financeiramente…

    essa notícia realmente vai mudar o mundo, notícia impactante como essa só quando a Xuxa pintou o cabelo preto… (que eu me lembre)

    E outra coisa, conselho de quem vê as coisas de fora: você precisa decidir se quer ser a “legal” ou a “babaca”… ficar alternando essa característica em cada post passa uma impressão errada…

    Abraço
    Cristiano

  23. Oi, Cristiano!

    Tudo bem, eu também acho que não deve haver castrações em uma relação marido/mulher, mas como eu não sou esposa do Barros – nem o conheço pessoalmente – pega mal você brincar, tipo “tá pegando”, embora eu tenha achado hilário, pois meu humor é liberal, no entando, vc deveria admitir que foi meio “safado” de sua parte, mas tudo bem, eu também apronto as minhas contigo, vai.

    Olha só, eu só divulguei sobre o livro do Ayan na melhor das intenções, como também incentivo Barros a escrever o seu. Creio que a função do Luciano é algo imprescindível, pois tem que haver opiniões contrárias. Tudo ficaria sem graça se todos pensássemos e agíssemos da mesma forma. Você afirmar – afirmar! – que o rapaz iventa nicks, denotaria que ele é uma pessoa doentia, mas se ele é médico, logo não deve ser doente, ainda mais mental hehehe. Como eu trabalho com divulgação de livros e resenhas vou divulgar e resenhar os dois (profissional e imparcialmente) em todos os espaços literários que frequento.

    Quanto ao seu conselho, concordo sinceramente. Não é que eu mude de atitude. na verdade sou legal e, como vc diz, babaca só às vezes, depende do momento, da situação, e das besteiras que eu leio e penso Mas concordo que pelo menos humana (sic) e educada eu devo ser. Valeu! Obrigada pelo toque. Às vezes sou como aqueles franciscanos antigos que bebiam vinho e fumavam enquanto estudavam as escrituras…hehehe!

    Abraço e bom dia! (tu és legal)

  24. Day

    Ele é médico então é?????? rsrsrsrs

    E já sei, mora na Alemanha também?????

    Tá certo… eu me rendo…

    Mas por um momento juro que pensei que ele fosse uma caçador de humanistas ou a reencarnação de um mestre da guerra oriental…

    Abraço
    Cristiano

  25. Uma visão

    Não ligo para comentários com tons agressivos, nem costumo responde-los exatamente no mesmo nível, apenas acho estranho ás vezes, e, muito menos guardaria qualquer tipo de mágua, já que não me sinto afetado…

    Agora, tenho que discordar de vc quando diz que “opniões pessoais não tem valor em debates como esses”. Eu Penso que as discussões sobre a maioria dos temas abordados aqui, pela própria natureza deles, tem muito de opniões pessoais e pouco de fundamentação ciêtífica. Alem do mais o trecho que vc discorda:……… “O universo é extremamente dinâmico. Quando morre uma estrela, outras estrelas e planetas ou outros elementos cósmicos, nascem… Depois mesmo que se extinguisse pela expansão ou outro motivo qualquer, o que particularmente não acredito, voltaria à condição inicial, podendo dar origem a outro Big Bang…”………. não é uma opnião pessoal minha, é uma opnião quase recorrente nos documentários sobre cosmologia…

    Parabéns pela honestidade da retratação…

  26. “Reencarnação”, Cristiano? kkkkkkkkk

  27. Antonio, agradeço sua compreensão, de coração ;)

    “Eu Penso que as discussões sobre a maioria dos temas abordados aqui, pela própria natureza deles, tem muito de opniões pessoais e pouco de fundamentação ciêtífica.”

    Pelo que vejo aqui, não podemos usar a Bíblia como base nas refutações, porque “é um livro antigo e manipulado por homens”, etc, etc. Esse post mesmo aí é puramente científico, e mesmo eu dizendo que há muitas referências sobre a grandeza do Universo na Bíblia, neguinho me zoa hehehe. Por exemplo, imagina você sentado sobre uma dessas bolas de criança, de circunferência bem maior que as de futebol, dessas que crianças amam, coloridas. Então, se você se sentar sobre essa bola, você está no controle dela, mas em volta de você há um mundo. Digamos que você esteja contido no seu Estado ou Cidade, isso seria o universo. Imagina então todo o Brasil, o Continente… Assim foi que Isaías descreveu Deus, que Ele (dito por Ele mesmo a Isaías) estaria assentado sobre o globo, a Terra. Essse espaço onde então Deus vive é imenso, infinito aos nossos olhos. Essa seria uma das descrições bíblicas da ideia de Universo. Não sou fanática e até pouco tempo era agnóstica. Estudo a Bíblia, mas não sou praticante (dá pra notar né?). Então meu papel é rastrear coisas curiosas e que fazem sentido nesse Livro. E desconstruir absurdos que falam sem base sobre ele.

    Quanto ao documentário, vou dar uma olhada, é que outro dia mesmo assisti a um vídeo, onde o cientista falava sobre a expansão e esfriamento e morte das estrelas e do Universo em alguns bilhões de anos.

    Grande abraço, meu amigo. Bom dia!

  28. Antonio, manda o link do documentário, por favor…

  29. durante uma de minhas aulas na universidade meu professor entregou um dos livros de Sagan (O Mundo Assombrado pelos Demônios), enquanto estávamos aprendendo sobre espectrofotômetros. Eu tenho sido um fã de seu trabalho desde então.

  30. Uma visão,

    Os jornais da internet tipo UOL, GLOBO.COM, iG,TERRA, todos os dias tem noticias sobre cosmologia, na coluna de ciências… Os videos especificos que que você se refere, são mais comuns no canal Discovery… Mas, Se você digitar no Google ou no You Tube a palavra “cosmologia”, Vai encontrar muita coisa sobre o Universo…
    Boa leitura…
    Abraço…

  31. Se Deus tivesse um mínimo de inteligência, teria escolhido gente como Carl Sagan para escrever sua Bíblia. E ela nos teria sido infinitamente mais útil, mais clara e mais bela.

    Taí uma coisa que eu gostaria de ter dito. Concordo plenamente.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: