Pai-Nosso Ateu

Faz o possível para que, no futuro, nunca te culpes
por teres negligenciado a tua vida;
por teres esnobado as tuas manhãs
desperdiçando aquelas horas que pareciam infindáveis,
mas que já estavam contadas.

Faz o possível para que o teu medo de errar não te roube
os teus maiores acertos;
para que a tua mania de sempre fazer
o que os outros querem ou esperam que tu faças
não te prive dos teus melhores momentos.

Faz o possível para que daqui a muitos, muitos anos,
ao olhar para trás e contemplar toda a tua vida,
tu possas vê-la repleta de tentativas e de caminhos trilhados.

E para que quando os anos começarem a pesar…
tu possas ter orgulho deles.
Faz agora tudo o que estiver ao teu alcance
para que os teus olhos possam chorar de saudade dos dias de hoje.
E não de tristeza por tê-los vivido tão pouco.

Valoriza e aproveita bem cada um dos teus dias…
pois tu jamais terás nenhum deles de volta!
Anúncios

31 Respostas

  1. A Atea está chegando no Brasil. Divulgue algo relacionado a primeira associação – BR – de ateus e agnósticos.

    Parabéns pela matéria!!

  2. A Atea está chegando no Brasil. Divulgue algo relacionado a primeira associação – BR – de ateus e agnósticos.

    Parabéns pela matéria!!

  3. Olá!
    Estive ausente por problemas técnicos, mas agora estou de volta como leitora diária do blog.

    Ás vezes mesmo sem a religião já sinto que estou desperdiçando minha vida. E então me questiono: o que seria então não desperdiçar a vida, ou seja, aproveitá-la.
    Cheguei à conclusão que se trata apenas de viver com mais qualidade, me permitir ser livre, agir de acordo com minhas convicções de certo e errado, realizar algumas vontades e principalmente tentar ficar em harmonia com as pessoas à minha volta. Mas é claro que isto se adequa à minha vida.
    Não é bem um “carpe diem” mas trata-se realmente de aproveitar o presente… nada que me impeça de planejar o futuro também.

  4. Barros, as crenças já limitam demais a nossa percepção da realidade. A descrença limita mais ainda, em minha opinião.Há uma descrença aberta à possibilidade de crer como era a minha e outra inteiramente fechada. Segundo a semiótica, há coisas reais e existentes. O Coelho Branco de Alice existe, mesmo que não seja real. Por que não Deus, ah, ah, por quê não Deus?

  5. Alcimar Fernandes Pereira: concordo com a sua primeira frase e discordo da sua opinião na frase seguinte. Mas de todo modo, respeito sua visão. E aceito também a ideia de Deus se ficar, como você sugeriu, no mesmo nível do Coelho Branco de Alice. Abraço.

  6. Prezado Valdênio. O fato de você criar um blog para fazer proselitismo do seu ateísmo mostra ironicamente que você está mais obcecado pela idéia de Deus do que quem simplesmente crê. A descrença é uma forma de crença invertida. Em outras palavras, o ateísmo é uma má-fé. Ou seja, uma fé tão ruim quanto as religiões. O Coelho Branco, que aparece tanto no livro de Lewis Carroll quanto na mitologia asteca (cada xamã asteca tinha um coelho branco virtual que o protegia) é símbolo daquele mistério que nos visita como uma graça e estilhaça tanto nossas crenças quanto nossas descrenças, que são igualmente limitadas e limitadoras.Espero que o Coelho Branco um dia apareça em sua vida, te leve buraco a dentro e sua vida mude como a de Neo.

  7. Em response ao seu pai-nosso pessoal eu só tenho a dizer: SIGA-O e você será mais honesto do que aqueles que conhecem o Pai Nosso evangélico e não o praticam. Em caso contrário você será apenas um fariseu como os outros, que são sepulcros caiados de branco por fora e cheios de carniça por dentro.

  8. Bem estampado na parede da sala, me fez chorar …

  9. Gostei !! legal !!

  10. Alcimar Fernandes Pereira escreveu:

    A descrença é uma forma de crença invertida. Em outras palavras, o ateísmo é uma má-fé.”

    Ateu = a (negação) + teo (Deus)

    Descrença = des (ausência) + crença (fé)

    Isso prova que a língua portuguesa existe. E só.

    Se você quiser ir além do português, leia o meu texto:

    O Ateu e o Acéfalo

  11. […] Meu próprio Pai-Nosso […]

  12. O seu pai nosso é bem diferente de crença inversa.Os seguidores de cristo é que tem a mania de inverter as coisas,odio eles trasnformam em falso amor,sexo eles transformam em cagamento,ira tranformam em raiva reprimida,orar para o inimigo é em uma forma educada de dizer que odeiam.

    Seu pai e nosso é mais realista.
    Agora voce tem criar um Credo e um Afff Maria.

  13. […] Meu próprio Pai-Nosso […]

  14. Amém Barros – Amém Barros – parabens mais uma vez!
    seu pai nosso ficou melhor do que o da igreja catolica que levou seculos para escrevê-lo, acredito que vc levou bem menos tempo! rsrssrrssrrs

  15. Olá Barros tudo bem? Na verdade eu descobri seu blog por acaso, digitando algo sobre casamento no google, li um dos seus posts sobre o assunto… Me interessei por todo o conteúdo do blog, li várias coisas…
    Tenho uma família e uma criação totalmente Católica (sistemática, fanática, deprimente…). Cada dia mais eu fico mais descrente de tudo…
    Tenho umas curiosidades que não consegui achar no blog: o que vc faz? (além de escrever o blog)? É casado? Tem filhos? Qual sua idade?
    (não me venha com a resposta: isso não te interessa, minha vida é minha e o que faço ou sou fora do contexto todo do blog não é ‘da conta’ de ninguém…) É só curiosidade daquelas assim: ‘báh o cara tem um filosofia de vida totalmente independente de qualquer coisa, como vive? do que vive? onde vive?

  16. Oi, Sabrina. Eu estou viajando e talvez não possa te dar agora uma resposta assim tão completa, mas te mando um e-mail em breve. O texto sobre casamento foi ESSE ?

  17. enquanto uns andam pela terra negociando a salvaçao eterna outros lutam por ela

  18. Se fosse pra escolher um deus eu escolheria o Tupa pelo menos ele nao e deus importado, ainda mais de israel

  19. subtraia o anjo caido das crenças cristas e a cristandade toda perde o sentido

  20. Nao devemos nos desgatar e nos atrasar na evoluçao por causa de uma humanidade que mais funciona como um grande rebanho que nao exerga alen do traseiro do seu semelhante que esta na frente,

  21. Tanto fas ele existir ou nao, eu nao quero ir pro ceu, tudo quanto e castigo vem de la, prefiro ficar no inferno pro vontade propria, tem muita gente la precisando de ajuda, vou liderar a rebeliao pra libertaçao de todos eles. ja fis isto no Xambioa.

  22. Se estes milagresa de igreja fossem vewrdade meu amigo sem perna Pedrao estaria hoje com uma perna nova, o ceguin engergando e os hospitais fechando.

  23. […] Pai-Nosso Ateu […]

  24. Alcimar Fernandes Pereira escreveu:

    A descrença é uma forma de crença invertida. Em outras palavras, o ateísmo é uma má-fé.”

    Essa frase é 100% falaciosa. O ateísmo é caracterizado pela ausência da crença na existência de quaisquer deus. Com base em que o ateu tem essa ausência de crença?? A explicação é longa, mas se for dado um exemplo, ficará claro o motivo: você aí, crente. Pense nos motivos que o levam a não crer em Aláh. São os mesmos motivos que levam um ateu a não crer em Jeová. O correto não seria dizer “não crer em Jeová” e sim “não constatar que Jeová existe”. Não é preciso “acreditar” que deus não existe. Basta apenas nunca tê-lo visto.Nunca tê-lo percebido, ou sentido, assim como nunca ter percebido ou “sentido alguma experiência sobrenatural ou mística”. Exemplificando: se você aí, crente, nunca teve nenhuma “experiência com extraterrestres”, saiba que o ateu se sente do mesmo modo.
    É como se existisse uma caixa cúbica, fechada, com diâmetro de cada face de 30 cm.Dizem que nela existe um elefante de 10 toneladas. Você crê que ele está lá. Eu acho mais plausível imaginar que a caixa está vazia ou contenha outra coisa.
    .
    Em suma, definitivamente, descrer significa não julgar ser verdade o alegado. Não crer que algo é verdade não equivale à crença em sua falsidade; certos indivíduos simplesmente dizem não saber se isso é verdade ou não, o que nos leva ao agnosticismo.

    Outro ponto: se “as crenças já limitam demais a nossa percepção da realidade”, é falsa a afirmação de que “A descrença limita mais ainda”.
    A primeira parte é verdadeira, a segunda, apenas desespero. O nosso cérebro já nos engana diariamente apresentando sempre a solução mais “fácil”. Não é preciso um livro limitar mais ainda a nossa percepção da realidade.
    .
    Não concorda com o termo ateu? Chame-nos de agnósticos, então!!!!

  25. […] Pai-Nosso Ateu […]

  26. Verdadeiro pai nosso, ( amigos nossos.)

    Amigos nossos que estais na terra, sempre bem quisto e honrado seja o vosso nome, venha a nós o trabalho de cada dia, que seja feito sempre com boa vontade, assim na terra como no mar. O pão nosso de cada dia ganho com suor do nosso próprio rosto, perdoai a nossa falta de amor ao próximo, assim como nós costumamos acusar os outros das nossas falhas, não nos deixei ser escravos das ilusões e livrai-nos do mal que habita em nós mesmos, amem.

    Paulo Luiz Mendonça.

  27. Apenas para lembrar uma famosa frase de mark twain quando interpelado (por um espírito de porco) qual seria sua resposta se hipoteticamente após sua morte depara-se com Deus chegando no paraiso: mas senhor, nunca me deste nenhuma evidência !

  28. e o deus cristão amou tanto o mundo que mandou o diluvio a aides e o cançer por enquanto depois da morte tem o inferno ainda,
    luis dias. luzcristals33@hotmail.com

  29. pois é! talvez se tivesse mandado mais gente de volta as aulas , talvez poderíamos ouvir comentários mais inteligentes.

  30. Não li, caro Barros, sobre nenhum pai. Certamente seu comentário se refere a si próprio como pai a aconselhar a seu filho.
    Pelo que percebo poucos conhecem o Pai que Jesus nos revelou. Continuam a confundir o Diabo com ele. Continuam a desmerecê-lo. Não dá para confundir o Pai de Jesus com o Deus dos Judeus (o conhecido)!

  31. 0 Barros virou evangélico e anda dando testemunho por aí

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: