Todo mundo é cético com relação à religião dos outros

.

Abaixo, minha tradução do artigo EVERYONE’S A SKEPTIC – ABOUT OTHER RELIGIONS. James A. Haught. In: EVERYTHING YOU KNOW ABOUT GOD IS WRONG. Russ Kick (org.). Disinformation, New York : 2007. p. 16-18.

.

Todo mundo é cético — quando se trata da religião dos outros

Religião é um assunto extremamente delicado. Membros de igrejas frequentemente ficam irritados se alguém questiona seus dogmas sobrenaturais. (Bertrand Russell dizia que isso é porque eles, de forma inconsciente, percebem que suas crenças são irracionais.) Assim, eu tento evitar confrontos que possam machucar sentimentos. Quase todo mundo quer ser cortês.

Mas algumas vezes disputas não podem ser evitadas. Se você acha que o reino espiritual é imaginário, e se a honestidade te faz dizer isso, você pode se descobrir sob ataque. Isso aconteceu a muitos descrentes. Thomas Jefferson foi chamado de “ateu uivante”. Leo Tolstoy foi rotulado de “ímpio infiel”.

Bem, se você acabar em um debate, meu conselho é: Tente ser educado. Não se exalte, se você puder. Apele para a inteligência do seu acusador.

Eu estive chocando algumas perguntas que você pode achar úteis. Elas foram elaboradas para mostrar que membros de igrejas, mesmo os mais ardentes devotos, são céticos também — porque eles duvidam de cada sistema mágico que não seja o deles próprios. Se um clérigo repreender você, talvez você possa responder assim:

Você é um descrente, assim como eu. Você duvida de muitos dogmas sagrados. Deixe-me mostrar a você:

Milhões de hindus rezam sobre o pênis da estátua de Shiva. Você acha que existe um Shiva invisível que quer que as pessoas rezem sobre o seu pênis, ou é cético?

Os mórmons dizem que Jesus veio para os Estados Unidos depois da sua ressurreição. Você concorda, ou duvida?

Praticantes do candomblé sacrificam cachorros, cabras, galinhas, etc., e jogam os corpos em rios. Você acredita que os deuses da macumba querem animais mortos, ou você é cético a respeito?

É dito aos homens-bomba muçulmanos que, ao se explodirem, eles se tornarão ‘mártires’, e serão instantaneamente enviados a um paraíso repleto de adoráveis ninfetas. Você acredita que os homens-bomba estão no paraíso com as ninfetas ou não?

Os membros da Igreja da Unificação acham que Jesus visitou o reverendo Sun Myung Moon e disse a ele para converter as pessoas em “Moonies”. Você acredita nesse dogma sagrado da Igreja da Unificação?

As Testemunhas de Jeová dizem que, a qualquer dia, exatamente 144.000 deles serão fisicamente arrebatados para o paraíso, onde eles reinarão com Jesus Cristo. Você acredita nesse ensinamento solene da igreja deles?

Os Astecas esfolavam virgens e arrancavam corações humanos para oferecê-los a uma divindade em forma de serpente emplumada. O que você acha de serpentes emplumadas invisíveis? A-há! Exatamente como eu suspeitava: você não acredita.

É ensinado aos católicos que a hóstia e o vinho da Comunhão magicamente se tornam o corpo e o sangue de Jesus, literalmente, durante os cânticos e toques de sinos. Você acredita ou é um descrente?

O curandeiro Ernest Angley diz que ele tem o poder, descrito na Bíblia, de distinguir espíritos, o que permite a ele ver demônios dentro de pessoas doentes e anjos flutuando nos seus cultos. Você acredita nessa afirmação?

A Bíblia diz que pessoas que trabalham no sábado devem ser mortas (Êxodo, 31:15). Devemos executar trabalhadores de fim de semana ou você duvida dessa escritura?

Num templo dourado da Virgínia do Oeste, adoradores em roupões alaranjados acham que se tornarão um só com Lord Krishna se cantarem ‘Hare Krishna’ muitas e muitas vezes. Você concorda, ou duvida?

Membros da comunidade Portão do Paraíso diziam que podiam se livrar de seus ‘contêineres’ (quer dizer, seus corpos) e serem transportados para um disco voador que viajava atrás do cometa Hale-Bopp. Você acredita que eles estão agora naquela nave espacial ou você é cético a respeito?

Durante a caça às bruxas, padres inquisidores torturaram milhares de mulheres para que confessassem que elas arruinavam as colheitas, faziam sexo com Satanás, etc., e, então, as executaram por isso. Você acha que a Igreja estava certa em fazer cumprir o que diz a Bíblia, “Não deixarás viver a feiticeira” (Êxodo, 22:18), ou você duvida dessa escritura?

Membros de igrejas Espíritas dizem que podem conversar com os mortos durante seus serviços de adoração. Você realmente acha que eles de fato se comunicam com espíritos de pessoas falecidas?

Milhões de pentecostais americanos falam ‘línguas desconhecidas’, um espontâneo jorrar de sons. Eles dizem que é o Espírito Santo, a terceira parte da Trindade, falando através deles. Você acredita nesse dogma, para muitos americanos sagrado?

Scientologistas dizem que cada ser humano tem algo semelhante a uma alma, que é  um ‘Thetan’ que vem de um outro planeta. Você acredita na doutrina deles ou duvida?

Os gregos antigos achavam que a grande variedade de deuses vivia no Monte Olympo, e alguns dos Novos Agers de hoje acham que Lemurians invisíveis vivem dentro do Monte Shasta. Qual sua posição quanto a deuses da montanha: crente ou descrente?

Nas montanhas da Virgínia do Oeste, algumas pessoas obedecem ao ensinamento de Cristo de que verdadeiros crentes podem lidar com serpentes (Marcos, 16:18). Eles seguram cascavéis nos cultos. Você acredita nessa escritura ou não?

Os Thugs indianos acreditavam que a multiarmada deusa Kali queria que eles estrangulassem pessoas em sacrifício. Você acha que há uma deusa invisível que deseja que pessoas sejam estranguladas, ou você é um descrente?

Os budistas do Tibete dizem que quando um velho Lama morre, seu espírito entra em um bebê que acaba de nascer em algum lugar. Então eles permanecem sem líder por uns doze anos ou mais, até que encontrem o garoto que deve ter conhecimento sobre a vida privada do antigo Lama, e eles o ungem como o novo Lama (na verdade o mesmo Lama só que em um novo corpo). Você acredita que Lamas à beira da morte voam para dentro de novos bebês ou não?

Na China dos meados de 1800, um cristão convertido disse que Deus apareceu a ele e lhe revelou que ele era o irmão mais novo de Jesus, e ordenou que ele destruísse demônios. Ele levantou um exército de crentes e travou a Rebelião Taiping que matou cerca de 20 milhões de pessoas. Você acredita que ele era o irmão de Jesus, ou não?”

Etc., etc., etc. Você  entendeu o que quero dizer…

Eu aposto que não há um membro de igreja, seja onde for, que não pense que todas essas crenças sobrenaturais são baboseiras — exceto a única na qual ele acredita.

Pois bem: através de um sem número de teologias, eu acho que você pode estabelecer que o cristão médio duvida de 99% dos dogmas sagrados do mundo. Mas o 1% em que ele acredita não é mesmo em nada diferente do resto. É um sistema de alegações miraculosas sem qualquer evidência confiável que as suporte.

Então, se nós podemos mostrar às pessoas que algumas “verdades” sagradas são malucas, talvez a lógica subconsciente se infiltre, e elas percebam que, se algumas crenças mágicas são irracionais, todas podem ser.

.

clique na imagem para conhecer o livro

Anúncios

15 Respostas

  1. Por isso, qualquer um pode fazer uma malha ortogonal e esquadrinhar cada imagem como esta do link (que foram postadas em série aqui no Deusilusão). Ao encontrar as imagens que (ainda) estão na mídia,na Internet, compare(m). Estamos de cara com o nosso maior problema social, jamais imaginado.

  2. Não adianta apelar pra inteligência ,eles acreditam irracionalmente , é de fato uma doença treslocada

  3. Visitem o Atheist Nexus; um bloco da série de imagens dos parasitas forjadores de crenças e formatadores de fiéis-escravos:
    http://www.atheistnexus.org/photo/riam-riam-enquanto-s-o-devorados#!/photo/resolu-o-de-alt-ssima-defini-o-0000?context=user

  4. Se depois de ler este texto o sujeito não muda nada em seu pensamento…é muito BURRO ou não quer dar o braço a torcer.

  5. O texto nem sequer aludiu à crueldade embutida nos mitos/símbolos gamados para pegar a fé nas crenças. Exemplos: Um “buda” enbanhado de tanta gordura exatamente em países em que grassa a fome. Alisamento de ‘mastro’ exatamente onde até se assassina meninas porque elas ‘dão azar’ e o seviciamento de meninos é uma tara em prática escandalosa. Um cara esfrangalhado numa cruz é símbolo de ‘humildade’ e ‘amor’. Tem palhaços nocivos por trás disso tudo, e nos dão carteirinha de parvos e passam um crachá de imbecis na nossa cara.

  6. Amanhã, ou melhor, hoje, são 01:20, vejam o que está fincado na suas vidas, se entraram na besteira de cair lá: http://www.atheistnexus.org/photo/isso-n-o-uma-mand-bula-humana-isso-a-boquinha-do-zucker-do-cajado

  7. Oi Barros,

    Dá uma olhada neste texto:
    http://bulevoador.haaan.com/2012/02/32614/

  8. O poder da prece

    ”Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á” (Mateus 7:7)

    Prece é uma palavra que vem do latim e significa discurso, oração, súplica religiosa, pedido dirigido a Deus, sermão e agradecimento.
    A oração faz parte dos preceitos de todas as religiões. Na verdade, orar é reconhecer a grandeza e o amor do Pai Celeste por nós.
    ”A criatura que ora, mobilizando as próprias forças, realiza trabalhos de inexprimível significação. Semelhante estado psíquico descortina forças ignoradas, revela a nossa origem divina e coloca-nos em CONTATO com as FONTES SUPERIORES”, segundo Francisco C. Xavier, em Missionários da Luz, Cap. 6.
    Tem mais, sobre o valor da prece, na luta contra as doenças, é muito significativo o RECONHECIMENTO da COMUNIDADE MÉDICA INTERNACIONAL. Esse posicionamento revela a importância que tem na cura das mais diversas moléstias.

    Ao longo de várias passagens do Novo Testamento, Jesus esclarece que a prece eficaz é sincera. Não é feita com os lábios e uma multidão de palavras. O ideal é fazê-la ao menos duas vezes ao dia. De preferência, pela manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir.
    Através da prece, podemos louvar e agradecer a Deus pelas bênçãos que nos concede. É claro que a oração NÃO nos livra das dificuldades que nos cabe passar em nossas vidas. De outro lado, a ORAÇÃO nos PROTEGE e FORTALECE ante o mal.
    Pois bem! A prece mais agradável a Deus é aquela que pedimos forças para suportar os problemas da vida. Afinal, é fonte de luz e paz ante os nossos problemas. A oração é MEDICAMENTO de PAZ para todo aquele que ROGA COM FÉ.

    Ela nos traz paz, harmonia e consolo. Nas doenças, aciona minúsculas partículas, de nanoelementos espirituais, que despertam a homeostasia corporal ativando forças espirituais que são fundamentais na promoção do processo de cura. Enfim, orar é confiar em Deus e conquistar a paz íntima.
    Portanto, ela é indispensável ao nosso bem-estar emocional e espiritual. É o melhor alimento para o equilíbrio do nosso espírito. Quem ora alcança as bênçãos que necessita. Nossos pedidos devem estar em sintonia com o amor e perdão, não devem ser de natureza material. Outra coisa: orar anula energias, de vibração espiritual, contrárias ao amor.
    Em conclusão, não há dúvida que a oração proporciona melhor qualidade de vida. Através dela, temos a oportunidade de PRATICAR a LEI DE AMOR, em favor do nosso semelhante e nós mesmos. Mais ainda, quem ora recebe a AJUDA dos BENFEITORES espirituais, que nos amparam e auxiliam quando necessitamos. Em uma palavra, a prece é ato de reverência.

    Revista Cristã de Espiritismo

  9. Certo… e qual a diferença de uma prece cristã para uma ocultista, hinduístas, xintoísta, taoista, nórdica, greco-romana, africana ou budista?
    Porque acreditas que apenas a sua é certa amigo?

  10. Eu garanto que você pode orar o quanto for que tua oração não pode mover uma pena portanto toda oração é inútil.

  11. Lina. Estamos vendo e agindo. Vc era da equipe de Aspires, Primers, ou Gleamers; ou só de uma das turmas de verão (ou foi das preparatórias pra ESA e EPCAR ou ESPCEX?

  12. […] ateus são crentes como eles próprios, só que com a fé às avessas. “Afinal”, eles dizem, “todo mundo crê em alguma coisa”. Delusão precisa de companhia para sobreviver. Acompanhada, ela pode se espalhar e se esconder […]

  13. É por isso que eu digo:

    Com tantas crenças contraditórias no mundo, pela lógica, ou uma só religião pode ser verdadeira ou, então, nenhuma delas!

    Esse argumento realmente é um ponto a favor do ateísmo, mas também é um ponto a favor do monoteísmo que afirma que existe somente um Deus.

    E, por incrível que pareça, há mais EVIDÊNCIAS FILOSÓFICAS, HISTÓRICAS E CIENTÍFICAS para a existência de um Deus verdadeiro e de uma religião autêntica do que de nenhum deus e de nenhuma religião! Não vou detalhar aqui porque é muito extenso, mas comentei sobre isso no post: “To be, or not to be… (page one)”.

    https://deusilusao.com/2013/04/14/to-be-or-not-to-be-page-one/

    Por acaso, não foi o judaísmo e o cristianismo que pregou a existência de um único Deus Vivo e Verdadeiro e que todos os outros são falsos? Tanto é verdade, que os cristãos eram chamados de ateus pelo romanos por não acreditarem em seus deuses.

    E, se tem uma religião no mundo com chance de ser verdadeira, é a Igreja Católica e nenhuma outra!

    Por quê?

    Porque foi a única fundada por um homem chamado Jesus que afirmou ser Filho de Deus Vivo e Verdadeiro e provou isso através de seus milagres e de sua ressurreição! Sendo que o Santo Sudário pode ser uma confirmação científica desta evidência histórica.

    E, também, porque somente nela ocorrem PROFECIAS E MILAGRES AUTÊNTICOS, muitos dos quais já investigados e comprovados pela própria Ciência!

    Ora, se tem algo que nenhum homem mortal pode fazer são profecias e milagres autênticos!

    Por acaso, alguma dessas religiões citadas no artigo acima, exceto a católica, já fez alguma profecia verdadeira historicamente comprovada ou tem algum milagre permanente autêntico comprovado pela ciência?

    No entanto, a Igreja Católica e somente ela, está repleto deles, tais como: Santo Sudário (que nada mais é do que a foto radiográfica e tridimensional de um homem ressuscitando), Imagem de Guadalupe (cujo olho reflete a cena do milagre e cuja pupila dos olhos reage à presença de luz como se fosse um olho VIVO, cuja imagem mantém a temperatura de um corpo humano e têm batidas de coração, etc.), Santa Casa de Loreto (a casinha onde viveu a Virgem Maria milagrosamente transportada de Nazaré até Loreto, passando por outras cidades, durante a invasão islâmica à Terra Santa), Milagre Eucarístico de Lanciano (cuja hóstia e vinho virou carne e sangue de uma pessoa viva atualmente), Sangue de São Genaro (que se liquefaz no dia do seu aniversário), Coxo de Calanda (cuja perna reapareceu após enterrada por quase três anos), Espinho da Coroa de Cristo (cujo sangue coagulado se liquefaz a cada 11 anos, toda vez que a sexta-feira da paixão ocorre num dia 25 de março, o suposto dia da crucificação de Cristo), corpos e órgãos incorruptos de santos (que exalam perfume e destilam água e óleo por séculos), etc., etc, etc.

    Realmente, parece ingenuidade acreditar que pão e vinho, após consagrados, se tornam corpo e sangue de Cristo. Porém, quando Deus institui um sacramento, Ele “mata a cobra e mostra o pau”! A Igreja Católica tem mais de 100 MILAGRES EUCARÍSTICOS que comprovam que o sacramento da eucaristia não é ‘conto do vigário’; sendo que o mais famoso é o MILAGRE EUCARÍSTICO DE LANCIANO que ocorreu logo após a consagração feita por um padre católico que não conseguia acreditar no milagre da transubstanciação.

    Sendo que já foram realizados nada menos do que 500 EXAMES sobre esta relíquia de mais de 1.300 anos, e esses foram os principais resultados científicos:

    “…

    A partir de 1574, aos reconhecimentos eclesiásticos do milagre, acrescentaram-se pronunciamentos científicos. Em novembro de 1970 os Frades Menores Conventuais, sob cuja responsabilidade se encontravam as substâncias, submeteram-nas a análise científica7 que foi confiada aos Dr. Odoardo Linoli,8 Chefe de Serviço dos Hospitais Reunidos de Arezzo e Livre Docente de Anatomia e de Histologia Patológica e de Química e Microscopia Clínica e ao professor Ruggero Bertelli, emérito de Economia na Universidade de Siena.

    Após uma série de análises e constatações, o parecer foi publicado em “Quaderni Sclavo di diagnostica clinica e di laboratório”, 1971, fasc. 3, Grafiche Meini, Siena, afirmando tratar-se de um milagre comprovado e inexplicável10 11 , o documento diz ainda:

    – A carne é carne verdadeira.

    – O sangue é sangue verdadeiro.

    – A carne seria do tecido muscular do coração (contém, em seção, o miocárdio, endocárdio, o nervo vago e, no considerável espessor do miocárdio, o ventrículo cardíaco esquerdo).

    – A carne e o sangue seriam do mesmo tipo sangüíneo (AB) e pertencem à espécie humana.

    – No sangue teriam sido encontrados, além das proteínas normais, os minerais cloreto, fósforo, magnésio, potássio, sódio e cálcio. As proteínas observadas no sangue teriam sido encontradas normalmente fracionadas em percentagem a respeito da situação seroproteínica do sangue vivo normal. Ou, seja, É SANGUE DE UMA PESSOA VIVA.

    – A conservação da carne e do sangue, deixados em estado natural por doze séculos e expostos à ação de agentes físicos, atmosféricos e biológicos constituiria um FENÔMENO EXTRAORDINÁRIO.

    – Outro fato interessante é que os cinco fragmentos, ao serem pesados têm exatamente o MESMO PESO, não importa a combinação com que se pese. Por exemplo, tanto faz pesar um, dois ou todos fragmentos juntos, eles têm o mesmo peso.

    – Supõe-se que o sangue “AB” é o tipo de sangue encontrado no Santo Sudário. Este tipo de sangue é muito comum no povo Judeu, em Israel.
    …”.

    FONTE:

    http://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com.br/2012/08/o-milagre-eucaristico-de-lanciano.html#more

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Milagre_Eucar%C3%ADstico_de_Lanciano

    http://www.catequisar.com.br/texto/catequese/crisma/apostila/01/imaculada/sacramento/12.htm

    Vejam a aula do ilustre Prof. Felipe Aquino sobre alguns milagres eucarísticos aprovados pela Igreja Católica:






    Vejam, também, o excelente documentário da Canção Nova sobre Milagres Eucarísticos (dividido em quatro partes):

    Esses e outros extraordinários milagres da Igreja Católica, provam que ela não é uma mera instituição humana, mas que sua origem é realmente divina; ela está no mundo, mas não pertence ao mundo; ela é corpo místico de Cristo que continua sua missão salvífica na estrada da história. Pois, os milagres são como que a assinatura de Deus para comprovar sua existência, sua Igreja e sua verdadeira doutrina.

    Por isso, não devemos tentar colocar CRISTO no mesmo panteão dos falsos deuses e nem tentar jogar sua IGREJA CATÓLICA no mesmo “saco de lixo” das falsas religiões!

    Não foi à toa que o grande RUI BARBOSA, ao final da vida, concluiu: “Estudei todas as religiões do mundo e cheguei a seguinte conclusão: religião, ou a católica ou nenhuma!”.

    Eis a RAZÃO da minha FÉ!

  14. Realmente há muitas crenças absurdas mundo afora. No entanto o própio bom senso nos faz pensar e saber que algumas crenças podem ser verdade e ter sentido. As pessoas sensatas admitem isso. Cremos na bíblia pq suas informações proféticas correspondem na vida real: ex tempo passando mt rápido, aumento do conhecimento, aumento da maldade e de doenças. A bíblia avisou sobre td isso.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: