Interpretareis conforme a vossa conveniência [Republicação]

(Parte 1)

Certa vez recebi um e-mail com uma imagem anexada em que um rapaz negro exibia uma enorme suástica tatuada no peito. Não dá para afirmar com segurança, mas é muito provável que esse indivíduo não tivesse, à época em que se tatuou, a menor noção do que foi o Nazismo.

O mesmo tipo de estranheza — de sensação de coisas que não combinam — me causa a devoção de uma mulher pelo Deus bíblico. Eu me pergunto: será que ela, alguma vez, já se inteirou do que esse Deus pensa dela? A experiência me diz que não. Como o rapaz da suástica em relação ao Nazismo, elas também não fazem ideia de quem seja Deus.

O Deus da Bíblia, coincidentemente, tem a mesma visão da mulher que tinham os homens que escreveram suas falas, alguns milênios atrás, num lugar onde nascer com uma vagina era a segunda pior coisa que poderia ocorrer a um ser humano. A primeira era não oficializar, no devido tempo, que essa vagina era propriedade de um determinado homem; e só dele. Isso porque a pena para uma portadora de vagina sem dono era a morte por apedrejamento.

Como bem observou Richard Dawkins, a mulher só tem valor na Bíblia se for esposa ou mãe. Uma solteirona, naqueles tempos, poderia ser facilmente denunciada como bruxa, ou adúltera, e morta por apedrejamento, sem necessidade de provas ou julgamento. Um boato era o suficiente.

Quando umas senhoras vieram à minha porta, esse domingo passado, vender seu Jesus Cristo pra mim, eu fiz as minhas duas perguntas-padrão:

— Vocês já leram toda a Bíblia?

— Nós lemos todo dia.

— Não foi isso que eu perguntei. Vocês já leram sua Bíblia do começo ao fim?

Não: nenhuma delas tinha lido. Na verdade, nunca ninguém a quem já fiz essa pergunta respondeu com um sim.

Na minha segunda pergunta-padrão, eu sempre menciono algum trecho em que Deus demonstra seu desprezo pelas mulheres:

— Vocês sabiam que é por causa de vocês, mulheres, que existe a morte? [Eclesiástico 25:33]

— Vocês sabiam que Deus acha correto matar mulheres que se casam não sendo mais virgens? [Deuteronômio 22:20]

— O que vocês acham da ordem de Deus para que a mulher se sujeite e seja dominada pelo marido? [Gênesis 3:16, Pedro 3:1]

A essas minhas perguntas, invariavelmente, a resposta também é padrão:

— Ah!, mas isso tudo está no Antigo Testamento!

Aparentemente, Deus poderia ter economizado um monte de pergaminho — e vidas humanas — mandando escrever apenas o Novo Testamento, já que o Antigo não serve pra nada. Ou, como aquelas senhoras disseram: “Tudo isso foi abolido com o sacrifício de Jesus…”

Interessante notar que Jesus mesmo nunca mencionou nada a respeito. Ao contrário:

“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido”

[Bíblia Online, Mateus 5:17-18].

Aquelas senhoras, então, tentaram me mostrar como a Bíblia “explica” que Jesus aboliu as leis terríveis do Antigo Testamento, e como entendem que Deus não tem mais aquele desprezo por elas.

É justamente aí onde se percebe o malabarismo mental que essas pessoas precisam fazer, devidamente conduzidas por seus “pastores”, de forma que suas crenças não sejam abaladas pela simples constatação de que os textos bíblicos não vieram de Deus, mas dos “homens” que o inventaram.

.

CONTINUAÇÃO:  

– Parte 2  : um Deus perfeito e imutável que tem leis eternas que são refeitas…

Parte  3  : Jesus Cristo, o Mestre dos Magos

– Parte final : se Deus não presta, crie um deus novo e diga que é o mesmo deus velho

.   ..

Anúncios

9 Respostas

  1. Barros, belíssimo texto! Você disse tudo o que penso e um pouco mais sobre a injustiça dos escritores bíblicos contra as mulheres e a ingenuidade das cristãs atuais. Espero que esse texto desperte a mente de algumas das nossas tão preciosas companheiras.
    Alexandre, http://deuscienciaereligiao.blogspot.com.br/

  2. O Brasil e o unico pais do mundo que quer faser revoluçao sem morrer ninguem, daqui 15 dias estas manifestaçoes estao esquecidas

  3. O grande equívoco, na minha opinião, é acreditar que o problema está na alta carga tributária que pagamos — talvez a maior do mundo — ou nos políticos corruptos (desculpe o pleonasmo) que não fazem outra coisa além de enriquecer. O brasileiro se esquece que os políticos não vieram de Marte ou de Alfa Centauro. Eles vieram do meio de nós. O problema do Brasil é o brasileiro.

  4. Oi Barros

    Resolvi também eu escrevinhar num blog e coincidentemente acabei de postar um texto falando justamente dessa questão dos brasileiros e seus políticos.
    Se quiser dar uma olhada, é aqui.
    http://ssrodrigues.wordpress.com/

  5. aeh! Shirley

    Tao inteligente que nem precisava ser tão bonita

  6. Barros, sou grato pelo seu convite. Tão logo seja possível, envio meu “testemunho”.
    Alexandre, http://deuscienciaereligiao.blogspot.com.br/

  7. Oiaaaaaaaaaaaaaaa a Shirley bonitonaaaaaaaaaaa
    Gostei !!!!!!!

  8. Oi Shirley! Tudo bem? Estava a sua procura. Você poderia me passar seu email? Se não puder em publico, me passa mensagem para alexandreuniverse@gmail.com. Obrigado!
    Alexandre, deuscienciaereligiao.blogspot.com.br

  9. Oi Alexandre, tudo bem e você?
    Já enviei o email. Bom dia!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: