Era uma casa muito engraçada.

tapera

Por Shirley S. Rodrigues

Os leitores crentes que acessam e comentam no Deusilusão com frequência fazem uma “acusação”, que sintetizadas as várias vozes, afirmam ser o blog no mínimo incoerente, já que sendo seu idealizador ateu, se dedica a falar obcessivamente em Deus…

Talvez por desatenção, não notam o significado do nome do blog e por tabela, o que se pode esperar de seu conteúdo.

A desatenção estende-se ao fato de que vivemos numa cultura em que predomina o Deus judaico-cristão, então não faz sentido tratar de outros deuses ou crenças.

Detestam tudo, é claro, e muitas vezes optam por atacar a pessoa que escreve, ao invés de debater a ideia que foi escrita. Outros se esforçam em “provar” a existência de Deus em raciocínios circulares ou no uso deturpado da Ciência.

Muito provavelmente o que mais atinge o brio desses leitores não é tanto a forma como seu objeto de culto e tudo que lhe é relacionado é desconstruído, mas a percepção de como a crença surge aos olhos de quem está alheio a ela.

Parecem pensar que o fato de terem o direito inegável a crer traga implícito o dever de quem não crê de jamais se manifestar a respeito de como percebe a crença, o objeto de culto, os livros escritos a respeito disso.

Não parecem entender que alguém que não crê está desobrigado, por óbvio, de aceitar os argumentos da crença.

Não conseguem, ou não querem entender que para se chegar ao ponto de afirmar que não existe Deus, a pessoa dedicou muito tempo a pensar e aprender. Não é o caso, como muitos também dizem, de alguma forma de birra irrefletida contra um deus-pai amoroso e tolerante.

No limite, trata-se muito mais de discutir as pessoas que dizem acreditar na existência desse deus-pai, e todos os tipos de comportamentos individuais e sociais que decorrem disso. 

Para usar uma analogia, o ateu vê a crença como uma construção desconjuntada, desprovida de alicerces, repleta de buracos, cujos moradores não podem ou não querem ver, mas que são tapados de forma precária, sempre que alguém do lado de fora os aponta. E quando esse alguém aponta os buracos da construção, o morador dela se sente insultado como se os tais buracos tivessem sido provocados por quem se limitou a ver e falar do que já estava lá.

As falhas da crença existem, e em quantidade.  Só as pode ver com clareza quem não está preso a ela. Esse é o ateu.

E não estando o ateu preso, tem toda liberdade para falar do que está vendo. E não tem porquê se sentir responsável por toda a precariedade da crença.

 

 

Anúncios

47 Respostas

  1. Muito bom Shirley. E acabei de decifrar o que realmente os crentes querem dizer quando nos chamam de neoateus. O neoateu é aquele que, de alguma forma, se manifesta contra as imbecilidades que compõem a fé religiosa. O ateu de verdade é aquele que fica no seu canto e deixa os crentes serem imbecis do jeito que quiserem.

  2. Ainda dizem os crentes que para crermos na sua crença absurda devemos ter um encontro com deus que consiste em uma entrega total e cega a um deus ignorando toda a falta de lógica da bíblia inclusive suas partes violentas e como entregar sua vida a um ditador como o Hitler se esse fosse o único deus verdadeiro.

  3. Shirley,

    Muito bom texto. E eu queria dizer isso e nao encontrava as palavras e o raciocínio claro exposto pelo belo texto! Sempre proveitosa sua escrita!

  4. Ótimo texto, como sempre Shirley! Compartilhamos o mesmo parecer sobre a fé no deus judaico-cristão ser este simples traço sócio-político ocidental, tão vago e desalicerçado, como tanto outros. Acho bastante curioso como como você pode apontar furos e ser ouvido em relação a quaisquer crenças pessoais dos religiosos, desde lendas urbanas (como algum famigerado assassino em série do bairro que na verdade eram casos desconexos) a superstições tradicionais (como consultar cartomantes até o dia em que se lê sobre a leitura fria), mas nunca e em hipótese alguma no que se refere a sua crença religiosa. Como se um judeu curandeiro, nascido de uma virgem e suicida, atuando como um deus todo-poderoso encarnado, soasse mais verossímil.

  5. Shirley, publica amanhã um texto sobre o teu blog. Se não quiser escrever nada muito extenso, pelo menos escreve uma pequena nota de divulgação com o endereço do blog.

  6. Oi Barros

    Obrigada, vou ver se consigo pensar em algo.
    E você matou a charada sobre os neoateus, em sendo assim, sou definitivamente uma neoateia…rsrsrs

  7. Oi Saracura!

    Você é sempre muito generoso, obrigada!

  8. Carlos e K’, é desses tipos de falhas, de incoerência, que é composta a crença judaico-cristã mas é necessario estar fora dela para poder enxergar a coisa na sua real dimensão.

  9. Muito bom Shirley, falou tudo! Gostei desta definição de neoateu.

  10. Barros seu ridículo. Se não foi Deus quem criou tudo o que existe quem foi então? Vc e os da sua laia não aceitam o Criador como o seu senhor e criador por que vocës são fracassados e se revoltaram contra o Ser Superior que os dotou de livre arbítrio mas vocês disperdiçam suas vidas chafurdando na lama e botam a culpa em Deus. Ele não tem culpa de vocês ser infelizer e fracassados. Só digo uma coisa revoltar-se contra Deus não vai adiantar porque Ele é Amor mas é Justiça. SE NÃO ACREDITA CALA A BOCA!!!!

  11. Ao invéz de reclamar que a casa está torta agradeça a quem construiu a casa e deixou voce morrar de graça sem pedir nada em troca

  12. Se ele Deus(judaico cristão pois tem que ser ele pois os outros não existem rs)construiu uma casa torta ele não é deus como um pedreiro que fizesse o mesmo seria um incompetente,o chamado meia colher.

  13. De que adianta a casa ser de graça e estar cheia de perigos como é o caso da terra então nesse caso melhor a gente mesmo construí-la o que pode acontecer num futuro distante quando o homem dominar a ciência completamente aí sim os deuses seremos nós e com certeza se fizermos uma casa ela não caira na nossa cabeça pois nenhuma armadilha terá nesta.

  14. Meus amigos, vocês todos serão julgados e devidamente condenados por causa desta dúvida. Mas ainda há tempo de vos arrepender e aceitar Jesus Cristo como Seu Salvador.

  15. Eliseu

    Primeiro: não sou seu amigo.

    Segundo: se tem alguém com dúvida por aqui, esse alguém é você.

    E terceiro: Se Jesus ainda estiver esperando que eu aceite ele seja pra que for, então ele tá fudido.

  16. Ana Lívia, só falo com você depois de receber aquelas fotos… Lembra?

  17. Eliseu

    Mesmo se esse seu deus tirano existisse eu não serviria um deus assim como não serviria um Hitler se ele fosse um deus,pois qualquer um que usa a ameaça para ser obedecido não é bom e justo.

  18. Dizem que com deus não se brinca,mais como isso é possível se a bíblia está cheia de jogos psicológicos?

  19. Ao observar essas defesas cristãs acaloradas, me impressiona o poder da imaginação! Costumo dizer que se fosse cristão, eu calava a boca dos ateus apresentando Deus a eles, para que eles pudessem ouvi-lo de sua própria boca.

  20. Ana Lívia,

    você quase escreveu a palavra certa. “Morrer” de graça é uma coisa bem esquisita. Vamos então para os possíveis significados:

    1 – Morrer sem merecer, sem ter feito nada que justificasse uma morte.
    2 – Morrer e não precisar pagar para que te matem ( ? )
    3 – Morrer de tanto achar graça, gargalhando.

    Bem, eu sei que você queria dizer é morar de graça mas eu só queria mesmo é te trollar um pouco.

    Eu não estou “protegido” pela tal graça desse seu deus então me resta falar mal desse povo que teve esse azar…

    Interpretais conforme vossa conveniência.

  21. Ana Lívia

    Deixa ver se entendi.
    Seu deus-pai é todo amor e justiça, certo? Então ele resolveu nos criar. Bom, se foi ele quem resolveu nos criar, não fomos nós que pedimos a ele que nos criasse, correto?
    Isso significa que eu não tenho que agradecer nada a ele. Ou mais acertadamente, eu não teria que agradecer nada, caso ele fosse de verdade.
    Agora pense se o seu pai aqui da Terra, tendo resolvido “criar” você, junto com sua mãe, claro, te pusesse para morar num lugar exposto a vários perigos, onde você correria riscos variados e constantes. Pense também que a qualquer momento em que quisesse, seu papai poderia tirar você desse lugar perigoso e te levar para um outro melhor, mas não faria isso, apenas ficaria te repetindo que ia te manter ali para seu próprio bem. Sabe o que aconteceria com seu papai? Ele seria acusado de maus-tratos, seu caso iria parar nos meios de comunicação, ele seria retratado como um monstro cruel e provavelmente iria ser julgado e condenado a pena de prisão.
    Quanto a você, seria tirada da guarda de seus pai e mãe e encaminhada a alguém ou alguma instituição que te daria um tratamento mais decente.
    Veja você então que a justiça dos homens, que é bem cheia de falhas, é infinitamente superior à justiça do seu deus-pai.

    Se Deus existisse, eu o aconselharia a trocar de marqueteiro, porque você e o Eliseu estão piores que o João Santana, o marqueteiro da Dilma.

    E não, moça nervosinha, não calo a boca e não calo justamente porque tenho o privilégio de não ser prisioneira de uma ideia doentia e que gera mentes tão esquisitas como a sua.

  22. Na bíblia “cagada” quer dizer sagrada fala de Enóque que deus achou ele muito bom pra terra talvez porque este fosse homem e levou ele lá pra cima pra ficar juntos com os anjos e advinha “tâmbem são homens” ou só viram varões e não mulheres quando vêm na terra.acho que deus e o anjos devem ser uns tarados por virgens.

  23. Carlos

    Você me fez pensar numa boa pergunta para a Ana Lívia. Como ela explica que Deus sempre trate a mulheres, na bíblia, como seres inferiores e pérfidos? Ela vê amor e justiça nisso ou concorda que as mulheres são mesmo seres inferiores e pérfidos?
    Ou ela acha que como defende seu Deus com unhas e dentadas será escolhida por ele como uma mulher melhor e diferente das demais?

  24. Infelizmente as mulheres cristãs no geral acreditam nessa barbaridade que o pecado entrou por meio delas.

  25. Corja de vababundos

  26. Anònimo, os ateus produzem 90% da Ciência nesse planeta, mais respeito!

  27. Pra que mais vagabundo do que Jesus Cristo, que passou a vida de conversinha nas praças e filando boia na casa dos outros?

  28. Mais respeito com os vagabundos comparando eles com jesus.

  29. Kkkkk

    Pelo menos os vagabundos não estão ameaçando ninguém com o fogo do Inferno…

  30. Hehehe verdade.

  31. É O TEXTO QUE MUITA GENTE TINHA Q LER!!!
    Atribuido a Arnaldo Jabor da Rede Globo, fonte: internet

    – Brasileiro é um povo solidário. Mentira. Brasileiro é babaca.
    Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida;
    Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza;
    …Aceitar que ONG’s de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade. ..
    Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária.
    É coisa de gente otária.

    – Brasileiro é um povo alegre. Mentira. Brasileiro é bobalhão.

    Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada.
    Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo, ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai.
    Brasileiro tem um sério problema.
    Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.

    – Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira.

    Brasileiro é vagabundo por excelência.
    O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo.
    O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo.
    Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo.
    – Brasileiro é um povo honesto. Mentira.

    Já foi; hoje é uma qualidade em baixa.
    Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso.
    Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas.
    O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.

    – 90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora. Mentira..

    Já foi.
    Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da
    Guerra do Paraguai ali se instalaram.
    Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha outra alternativa e não concordava com o crime.
    Hoje a realidade é diferente.
    Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como ‘aviãozinho’ do tráfico para ganhar uma grana legal.
    Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas.
    Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas.

    – O Brasil é um pais democrático.. Mentira.

    Num país democrático a vontade da maioria é Lei.
    A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente.
    Num país onde todos têm direitos mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia.
    Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita.
    Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores).
    Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar.

    Democracia isso? Pense !

    O famoso jeitinho brasileiro.
    Na minha opinião, um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira.
    Brasileiro se acha malandro, muito esperto.
    Faz um ‘gato’ puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar.
    No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto…. malandrões, esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero. Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí?
    Afinal somos penta campeões do mundo né?
    Grande coisa…

    O Brasil é o país do futuro.
    Caramba , meu avô dizia isso em 1950. Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos.
    Dessa vergonha eles se safaram…
    Brasil, o país do futuro !?
    Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo.

    Deus é brasileiro.
    Puxa, essa eu não vou nem comentar.

  32. oh ,Shirley!

    Mas que desanimo, heim?

    sds

  33. Dizem que o ser humano é um ser em evolução mais o que se vê é que a coisa só vai ficando pior como no comentário acima antes se só tinha gente honesta porque tudo se deteriorou?dá pra ver que a teoria da evolução só vale para o físico a mente só tende a ficar mais atrasada se passaram mais de 2000 anos e a religião até hoje impera no mundo e se continuar do jeito que está daqui a pouco volta a inquisição.

  34. Carlos
    O ser humano pode estar muito bem evoluindo para pior, como não? No sentido que voce entende que é pior, afinal isso é relativo. Para ateus uma “Jesuscracia” como a que vive o Brasil é ruim, com marcha pela fé e etc. Já para o cristão, quanto mais iguais a ele melhor, assim ele nao corre o risco de abrir os olhos. Evolução é isso, depende do ponto de vista. Esse termo nao tem a ver necessariamente com “melhorias”. Ex: O ser humano ser imune a algum tipo de doença, virus, etc.
    Sobre a religião, como diz uma frase famosa de um ateu: Quando o 1o esperto encontrou o 1o otário, nasceu o 1o DEUS.
    A verdade é que no mundo existem muitos “espertos” e muitos outros “otários” , por isso essa discrepancia e esses absurdos.

  35. Criaturo

    E aí Vander meu irmão, tudo bem com você?

  36. Alexandre Universe

    Anònimo, os ateus produzem 90% da Ciência nesse planeta, mais respeito!

    Se tens fé nisso, digo estar equivocado. Deverias verificar com mais cautela a sua fonte, que a propósito, qual é mesmo?

    Se não a citar (provavelmente porque não existe), presumo que embasaste esta porcentagem em mero achismo.

  37. Ana Lívia

    Se não foi Deus quem criou tudo o que existe quem foi então?

    Segundo a fé professada pelos Naturalistas (Ateus) o Universo e a vida SE ORIGINAM .
    Eles não tem a mínima noção de como aconteceu, não sabem explicar quais eventos que supostamente proporcionou isso, não possuem NENHUMA evidência que corrobore tal crença, mas mesmo assim, no vácuo, afirmam com “convicção” que isso é um fato e com uma fé descomunal, fazem uma profecia, dizendo que no futuro estas questões serão explicados pela doutrina (naturalismo filosófico) que tem.

    Só digo uma coisa revoltar-se contra Deus não vai adiantar porque Ele é Amor mas é Justiça.

    Concordo. Porém devo ressaltar que a tua atitude agressiva perante pessoas que desobedecem a Deus, não é nada agradável para ti.

    SE NÃO ACREDITA CALA A BOCA!!!!

    Não creio ser esta a vontade de Deus. Se caso fosse, na primeira blasfêmia, eles seriam destruídos.

    Eles tem o livre arbítrio para fazer o que bem entendem. Porém o que nunca devemos esquecer, é o que se planta, se colhe.

  38. ESTOU DO LADO DO LULA

    Não sei quem escreveu. Só sei que , seja quem for, é GENIAL ,inclusive com os trocadilhos..CONFIRA!!! Além de melhorar o humor,você pode realimentar sua IRA CÍVICA…

    1) Hoje, refletindo sobre o efeito do nada, sobre o porra nenhuma, me dei conta de que o Brasil é o único país do mundo que foi:

    a) governado por um alcoólatra que instituiu uma lei seca;
    b) um semi-analfabeto que assinou uma reforma ortográfica;
    c) Um semi-analfabeto que tem um filho formado em porra nenhuma, mas que é o gênio das finanças;
    d) Um semi-analfabeto que recebeu o título de “doutor honoris causa” de 5 Universidades brasileiras;
    e) Um semi-analfabeto que cobra US$ 20.000,00 por palestra (sobre qualquer assunto, a escolher) no exterior;
    d) que teve a cara de pau de pedir a Deus para dar INTELIGÊNCIA a Barack Obama, que é formado em Harvard.

    2) Considerando o acima exposto e depois de muito refletir, EU TINHA QUE MUDAR DE LADO.

    -Resolvi ficar ao lado de Lula. Que me desculpem os meus amigos e, por favor, não me critiquem, nem mandem e-mails indignados. Antes, reflitam melhor sobre a situação atual. Tenho certeza que também ficarão ao lado do Lula …

    -Afinal, se eu ficar atrás… ele me caga e se eu ficar na frente… ele me fode. Portanto, a melhor opção é ficar ao lado dele.

    ENQUANTO ISSO, ESPERO E SONHO QUE TUDO VOLTE AO NORMAL.

    3) Será o dia em que:

    ARRUDA será uma simples plantinha pra espantar mau-olhado;
    GENUÍNO será algo verdadeiro;
    GENRO apenas o marido da filha;
    SEVERINO apenas o porteiro do prédio;
    FREUD voltará a ser só o criador da Psicanálise;
    LORENZETTI será só uma marca de chuveiro;
    GREENHALGH voltará a ser um almirante que participou de nossa história;
    CACHOEIRA será apenas um lindo acidente geográfico criado pela natureza;
    CABRAL será apenas um longínquo e antigo navegador português que descobriu o Brasil;
    MARCONI será apenas um genial cientista que inventou o radio
    DEMÓSTENES será apenas um filósofo e brilhante orador grego; e
    LULA APENAS UM FRUTO DO MAR!!!
    Dirceu, Palloci, Delúbio, Silvio Pereira, Berzoini, Gedimar, Luiz Paulo Cunha,Valdebran, Bargas, Expedito Veloso, Gushiken, Renan, Arruda, Cachoeira, Genuíno Lula, etc, serão simples… presidiários…

    4) Finalmente, quando olho meu título de eleitor velhinho, coitado, sempre usado desde 1988 e vejo o Lula aliado ao Collor e, pasmem, na defesa da vida ilibada dos Sarneys, e, finalmente, aliado de Malluf, concluo que agora entendo o verdadeiro significado do nome ‘ZONA ELEITORAL’ escrito nele!”

  39. Greg, oi!

    Eu também estou entendendo o significado da “Zona eleitoral’…rsrsr

  40. Não creio ser esta a vontade de Deus. Se caso fosse, na primeira blasfêmia, eles seriam destruídos.

    Eles tem o livre arbítrio para fazer o que bem entendem. Porém o que nunca devemos esquecer, é o que se planta, se colhe.

    Olha que interessante, o Azetech está suavemente repreendendo a Ana Lívia enquanto nos dá uma versão mais “light” do amor divino.

    Azetech, com essa historia de que “ateus (naturalistas)” ou vice-versa “têm fé” que vida e Universo se originam por si mesmos, você fica parecendo criança que ouve conversa de adultos atrás da porta, não entende nada e sai por aí falando bobeiras.

    Ateus tendo fé…! Cada um que aparece!

  41. ssrodrigues

    Azetech, com essa historia de que “ateus (naturalistas)” ou vice-versa “têm fé” que vida e Universo se originam por si mesmos, você fica parecendo criança que ouve conversa de adultos atrás da porta, não entende nada e sai por aí falando bobeiras.

    Você consegue comprovar empiricamente que o universo e a vida originaram a si mesmos?

    Somente comprovando empiricamente estas afirmações, os isentariam de uma crença por detrás.

    Como não conseguem comprovar, mas simplesmente creem que isso foi um fato (pois são céticos a respeito do designer inteligente), obviamente vocês tem fé.

  42. Azetech

    E você, Azetech, consegue “provar empiricamente” que universo e vida se auto-originaram?
    Não, certo? Assim como ninguém mais.
    Não sei se por não entender, ou deliberadamente, você interpreta a teoria do evolucionismo da forma como faz.
    As palavras fazem sentido, sabia? Por isso, temos TEORIA da Evolução. Não o DOGMA da Evolução.
    Acho que o que te deixa perturbado é que a Teoria, mesmo sendo teoria, traz muito mais substância às questões sobre a origem de vida, universo, etc, do que o seu dogma.
    Mas entendo sua situação, ao dizer que cremos numa teoria como você crê no seu dogma.
    Você é incapacitado para ver algo fora da sua limitada experiência nos costumes da fé.

  43. ssrodrigues

    E você, Azetech, consegue “provar empiricamente” que universo e vida se auto-originaram?

    Claro que não, pelo contrário, eu divido muito que isso tenha acontecido.
    isso ocorre porque ao contrário dos crentes naturalista, eu sou CÉTICO quanto esta afirmação.

    Por isso, temos TEORIA da Evolução. Não o DOGMA da Evolução.

    Teoria e dogma são coisas diferentes.
    Dogma é uma ideologia.
    Teoria é uma hipótese embasada em algumas evidências, porém não comprovada empiricamente.

    Um dogma pode haver várias teorias e uma teoria pode pertencer a um dogma.
    a pessoa não crê em um dogma, mas sim é INSERIDA a uma.

    Portanto neste caso, fizeste uma analogia equivocada. Te explicarei o porque:

    Quando comparaste o dogma pelo qual possuo (Criacionismo), deverias comparar ao dogma que TU possui (Naturalismo).

    Isso mesmo, tu está inserida no dogma (ideologia) NATURALISTA. Isso ocorre pois crês que o universo e a vida se criaram, sem nenhuma entidade inteligente por detrás.

    Agora, quando compara a teoria que tu acreditas (teoria evolutiva) deverias fazer com a TEORIA pelo qual eu acredito (Design inteligente)

    Acho que o que te deixa perturbado é que a Teoria, mesmo sendo teoria, traz muito mais substância às questões sobre a origem de vida, universo, etc, do que o seu dogma.

    Na verdade não. Eu conheço bastante as teorias que fazem parte do escopo da doutrina naturalista. logo tenho propriedades para refuta-los

    Mas entendo sua situação, ao dizer que cremos numa teoria como você crê no seu dogma.

    Então, como disse acima eu não creio em um dogma, mas sim faço PARTE de um (criacionismo)
    tu também pertence a um dogma, no caso o Naturalismo.

    lembre-se dogma é sinônimo de Ideologia. O mesmo não está exclusivamente vinculado a religião. Qualquer ideologia é um dogma.

    Você é incapacitado para ver algo fora da sua limitada experiência nos costumes da fé.

    Todos temos fé. A fé é uma condição racional de todo ser humano.
    Se não a possuirmos, seriamos irracionais.

    Por exemplo, quando se vai a um restaurante, você não comprova empiricamente que a comida foi feita com higiene, com alimentos frescos e que não possuem veneno no meio. Simplesmente ingere o alimento tendo FÉ que simplesmente matará a fome.

    O mesmo ocorre nos relacionamentos amorosos que possuem confiança. Não podemos comprovar empiricamente o tempo todo que a companheira (o) não está a te trair. Simplesmente tens fé no que a pessoa fala.

    A fé é presente em quase todos os comportamentos humanos

    O problema é que por radicalismo de alguns naturalistas fanáticos, a palavra Fé, conota a um sentimento religioso. (tornando esta palavra uma “Blasfêmia” a doutrina Naturalista).

    Porém se analisarmos o sentido lato dela, veremos que sua presença é mais comum do que se imagina.

  44. Azetech

    Obviamente que dogma e teoria são coisas diferentes.

    Veja:
    para você, Deus existe; você não aceita qualquer especulação acerca da inexistência dele. Isso, meu caro, é dogma.

    para mim, as proposições evolucionistas são muito mais razoáveis como explicação mas isso não quer dizer que se em qualquer momento fatos novos surgirem, eu vá me aferrar ao que já está posto.
    Porque o nome da coisa é TEORIA. Faz parte da natureza da teoria sofrer mudanças e aceitar contestações, correções e dúvidas.

    Sua crença aceita contestação, dúvida e correção?
    Você admite a possibilidade de a qualquer momento surgirem fatos novos que irão negar a existência do seu Deus?

    E eu não tenho fé em absolutamente nada. Na verdade, não consigo pensar em nada mais irracional do que viver baseado em fé.

  45. ssrodrigues

    para você, Deus existe; você não aceita qualquer especulação acerca da inexistência dele.

    E tu sabe o motivo pelo qual não creio em tais especulações? Porque eu tenho experiência EMPÍRICA do contrário.

    O “peso” de uma especulação é ínfimo se comparado a uma experiencia EMPÍRICA

    para mim, as proposições evolucionistas são muito mais razoáveis como explicação

    Quais posições? Existem várias.

    mas isso não quer dizer que se em qualquer momento fatos novos surgirem, eu vá me aferrar ao que já está posto.

    E o que está posto? A que se refere?

    Sua crença aceita contestação, dúvida e correção?

    Claro. Minhas crenças sempre são contestadas, colocadas em dúvidas e passíveis de correção.

    Apenas minhas experiências EMPÍRICAS são isentos destas colocações.

    Perceba uma coisa, eu não CREIO que Deus existe, eu SEI que ele existe por meio de experiências EMPÍRICAS.

    O que eu SEI, não se muda, porém o que eu CREIO pode mudar.

    E eu não tenho fé em absolutamente nada.

    Esta tua própria afirmação já fundamenta-se em fé.
    Creio que não está a entender o sentido da palavra FÉ.

  46. Azetech

    Qualquer pessoa que diga saber que Deus existe está mentindo. Nem mais nem menos.
    Tal pessoa não dispõe de uma única mísera prova da existência de Deus, até porque essa existência é impossível segundo a própria descrição dele.
    A palavra apropriada é acreditar. Variações possíveis: querer se enganar, querer que algo seja real baseado apenas na própria vontade.
    Por falar em uso apropriado de palavras, substitua empírico por visões, sonhos, auto sugestão.

    Por fé, referia-me à definição de ter confiança absoluta em algo ou alguém.

  47. Oi. Pode parecer estranho,mas sou testemunha de jeova. E nao acredito em nada do que ta escrito na biblia e nem nos ensinos do corpo governante.Nao faz sentido.Achei muito interessante esse site.Podemos falar mais a respeito por e-mail

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: