Deus, ninguém me ama também [Republicação]

Eu lembro que, logo no início do filme A Bela e a Fera, o narrador fecha a introdução dada à estória com essa pergunta: “Pois quem seria capaz de amar um monstro?”. Um ótimo começo, porque resume bem o excelente enredo e a moral dessa fábula, uma vez que o bom-senso nos leva a pensar que um amor entre uma mocinha linda e uma criatura horripilante seja mesmo impossível. A expectativa, então, é a de que o conto de fadas venha a nos mostrar que estamos errados, e nos surpreenda com um final maravilhosamente inesperado.

Mas o mundo real não é assim tão surpreendente. Não fui eu que fiz essa lei, mas quando uma coisa tem chance de dar errado, ela vai dar errado. Se você quer namorar uma princesa, ajuda mais ser o príncipe do que ser o sapo. E se você é um Deus carente que precisa muito de amor… então é melhor fazer por onde.  

Veja os cristãos, por exemplo: depois de se darem conta de quão monstruoso era o Deus hebraico, resolveram acorrentá-lo às páginas do Antigo Testamento, e lá o esqueceram. Já tendo feito o que lhe cabia — criar o mundo e lançar sobre ele sua maldição — Deus agora é convenientemente usado apenas como ameaça: um pitbull raivoso que eles prometem soltar nas fuças de quem não simpatizar com o deus do Novo Testamento — Jesus Cristo —, em tudo e por tudo diferente do Deus-monstro que eles se viram incapazes de amar. 

Pelo dogma da Santíssima Trindade (em que entra, também, o Espírito Santo, que nem fede nem cheira), admite-se que Deus e Jesus sejam uma e a mesma “pessoa”. Mas isso é só mais outra das incontáveis e embaraçosas contradições da doutrina católica, porque as diferenças não poderiam ser maiores. 

Deus era o deus dos hebreus, o deus do “povo escolhido” (escolhido por ele, Deus); Jesus é o deus de qualquer um que se disponha a trocar demonstrações carnavalescas de amor fingido por um salvo-conduto que o livre do castigo de ser torturado por toda a eternidade (ameaça feita por ele, Jesus). 

Deus cuidava exclusivamente dos hebreus e estava sempre do lado deles nas trincheiras; Jesus não tem nada de belicoso e, aparentemente, não faz distinção étnica.

Deus afogou quase todo mundo na Terra, incitava guerras, matava e mandava matar; Jesus não é afeito a genocídios e sempre foi infinitamente mais diplomático.

Deus criou o universo todo, junto com tudo que há nele; Jesus se contentou em fazer apenas alguns truques de circo.

Mas se o Pai era o Verbo, o Filho do Homem foi o Discurso. E graças a uma conversa mole sobre recompensa em outra vida; graças à ameaça de entregar os dissidentes aos cuidados do Deus do Antigo Testamento, dois mil anos depois, Jesus é o único deus dos cristãos. Eles veneram sua imagem; eles fazem músicas em seu louvor; eles divulgam suas ideias e pregam em seu nome; eles o bajulam; eles recontam suas aventuras para as crianças; eles comemoram o dia do seu aniversário.

De hoje em diante, quando baterem à sua porta nas manhãs de domingo, nos sermões das igrejas, nos shows de horrores dos programas religiosos na tevê; e sempre que vierem falar de “Deus” para você, tente perceber a que deus eles estarão se referindo, a que deus eles estarão dirigindo suas lamúrias, a que deus eles invocam para agradecer e para suplicar, a que deus eles dizem que amam. Eu sou capaz de apostar que será o deus do Novo Testamento.

O outro, o Deus de Abraão, Isaac e Jacó, permanecerá acorrentado e esquecido na solidão daqueles milênios longínquos, até o fim dos tempos.

Pois quem seria capaz de amar um monstro?

.

.

Anúncios

5 Respostas

  1. Que coisa. O Greg postou um vídeo com uma contagem dos mortos em nome do Deus-que-ainda -não-era-Jesus. Impressiona ver que essa versão de Deus matava por dá cá aquela palha. Logo depois de ver esse vídeo fui visitar meu facebook pra limpar as teias de aranha e contei oito publicações dos parentes e aderentes louvando a bondade de Deus, no dia de hoje. Só que o Deus louvado tem longos cabelos anelados, louros ou castanhos, olhos verdes ou azuis e uma expressão tão, mas tão bondosa…em uma das ilustrações ele parece um galã de Hollywood.
    Dá para pensar que o povo nem sabe direito o que está adorando; mesmo tendo trocado o Verbo pelo Discurso (essa foi ótima), o deus está errado. Se Jesus tivesse existido mesmo com certeza não teria aquela aparência europeia.

  2. Pergunta aos crentes se deus não pudesse te dar a vida eterna você o seguiria?se a reposta for negativa você é um egoísta interesseiro que só ama a si mesmo e segue até mesmo um tirano só por causa de um promessa.

  3. Mais uma obra de arte Barros! Irei pegar um autografo seu um dia nas livrarias! —- pena que essa livraria deva ser…….. vejamos………….na Suiça!!!!! ate lá estaremos ricos!!!! srsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsr!
    Vendendo livro em EURO!!! rsrssrrsrsr!
    vai aparecer a crentaiada para voce, oh irmao Barros da uma ajudinha ai!!! se tem moral pra me dá 100 REAL???

  4. Shirley – Shirley
    eu nao to mais aguentando o face com essa porra de mensagem cristã!
    é toda a hora , é serio, a cada 5 publicaçoes 3 tem algo de religiao e endeusação!! pQP!!! é cada comentario escroto!!! —— e ainda pedem pra compartilhar!!! da vontade de postar, nao quero compartilhar essa merda, nao! para de encher o saco. Vai afagar as bolas do seu deus sozinho!!! —— tem umas pessoas que a Carencia é tao grande que sem brincadeira a cada 5 minutos vem uma babação de ovo divino!!!
    Isso deveria se chamar crenteBOOK!!!!
    ou CristoBOOK!! ——————————– porque so fala dele!!!

  5. A grande verdade é q a maioria das pessoas só se “converte” pra se proteger da raiva de Deus ou p receber algo dele kkk q sina a nossa, ter q amar alguém hipermega-severo pra não ser vítima dele kkk mas já q tem q ser assim, vamos tentar ter fé de verdade e tentar de fato gostar intensamente Dele. Lembrando q uma das maneiras de amá-lo é ser generoso e atencioso cas pessoas sofridas.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: