A fila dos ignorantes

O que mais lhe vem à memória, além da figura acima e do rosto barbudo de Charles Darwin, quando alguém toca no assunto Teoria da Evolução?

Quando Testemunhas de Jeová vêm bater na minha porta nas manhãs de domingo, eu sempre tenho curiosidade de saber o que elas pensam a respeito do tema. E é constrangedor perceber que tudo o que aquelas pessoas conhecem sobre a Teoria da Evolução das Espécies é o que lhes sugere a figura de alguns seres, em fila, com a silhueta de um macaco agachado numa ponta e, na outra, a de um homem caminhando.

Eu estou no extremo oposto ao que se poderia chamar de “especialista”, mas arrisco dizer que entendo a essência da Evolução, talvez com a mesma arrogância com que os religiosos alegam entender a essência de Deus. É essa arrogância, aliada a um certo preconceito, que me faz acreditar que os crentes de programa só sabem uma coisa sobre o assunto: que “o homem veio do macaco”. Chamo atenção para o meu preconceito, porque imagino que aqueles que fazem da ida semanal às suas bocas de culto sua principal atividade de lazer, não teriam mesmo de onde tirar tempo ou motivação para se inteirar acerca de uma teoria científica. Há, é claro, pessoas de fé que podem, sim, ter a exata noção do que se trata, mas estas não querem entendê-la, e preferem ficar com a versão sagrada do livro sagrado que elas, estranhamente, não encontraram tempo nem motivação para ler. Esses dois tipos de crentes farão questão de rir na sua cara — como já riram na minha — por você acreditar em tamanha tolice; a de que, como lhes ensina a imagem que se tornou uma famosa estampa de camiseta, um macaquinho começou a caminhar sobre as patas traseiras e virou gente.

A propaganda que foi ardilosamente disseminada  pela Igreja Católica, desde a publicação do livro que dispensou a Bíblia para dizer de onde viemos, acabou beneficiando todas as demais religiões, ao sugerir que essa teoria ridícula de Charles Darwin não só merece mesmo o escárnio do crente, como serve também de fortalecimento (se não de orgulho) de sua própria fé naquele que o criou à sua imagem e semelhança. Afinal, você prefere ter uma ascendência divina, ou ser descendente de um macaco?

No imaginário daqueles que têm a Bíblia como “fonte de informação”, a Teoria da Evolução diz que, num belo dia, uma macaca emprenhou de um macaco e pariu o primeiro ser humano. O que, sem dúvida, merece mesmo umas risadas. Só não entendo por que eles não acham graça quando se conta uma certa estória em que uma cobra tenta convencer uma mulher a comer uma maçã; ou a de um ser que é todo bondade fazendo a Terra, digo, fazendo o Sol parar seu giro em volta do nosso planeta e, assim, ajudar um apadrinhado a exterminar seus inimigos; ou aqueloutra que fala de um cara que sobreviveu por três dias no estômago de uma baleia. Pois não, eles não riem dessas. E como se fosse o suficiente, eles apenas fazem questão de nos lembrar (ou de nos corrigir) que não, a Bíblia não diz que é uma maçã, mas um “fruto”; e não, a Bíblia não diz que era uma baleia, mas um “peixe grande”. Mas nenhum crente consegue fazer aquela ideia — a de uma macaquinha sendo mãe de um bebê humano — parecer mais inverossímil do que a de um sol que para no céu por algumas horas e nenhum outro povo na Terra ter percebido o evento.

Para os que quiserem ter uma noção um pouco mais aprofundada do que vem a ser a Teoria da Evolução, eu indico o vídeo abaixo, em que Yuri Grecco expõe, de uma forma brilhantemente concisa e bem-humorada, os conceitos básicos que você precisa ter sobre o tema, mas que vão muito além do que se poderia inferir de uma estampa de camiseta. Assista e saia da fila dos ignorantes.

E, se interessa saber, nós não “viemos” dos macacos. Nós “somos” macacos!

>

Anúncios

12 Respostas

  1. Bem, não posso concordar em ser “macaco”, até porque toda a comunidade científica já nos deu uma boa razão para não sermos ‘evolução’. O DNA dos chimpanzés diferem do nosso por algo em torno de 1%. Isso significa que nada temos de evolutivo em relação aos primatas. Também não gosto de camisetas idiotas. E só mais uma coisa, Barros: Quando quiser dissertar sobre algo que seja “teoria”, como neste caso, fica mais legal se não cometer a gafe de afirmar, como um deus, o que é apenas teoria. :)

    bj

  2. Só aqui eu erro tanto… “O DNA dos chimpanzés ‘difere’…”

  3. Mas, na ficção, sou louca pelo Cesar, gostaria que fosse realidade.

  4. “Jetos fecais de pessoas, animais e cachorros” – Pastor Tietê.

    Gente, qual a necessidade disso? Olha, sério……. pare e pense. Ok, eu sei que a salvação não é fácil e levar uma vida sem pecados é pra qualquer um, mas precisa entrar no Rio Tietê???!?/!1?1/1?1 Precisa mergulhar junto com jetos fecais? JETOS FECAIS DE PESSOAS! Tá difícil conseguir a salvação… salva a alma mas o corpo já era porque né… Ah, detalhe que já é o quarto mergulho do pastor.

    Rio Tietê o rio que vai salvar sua vida… vc que tentou pagar o boleto do facebook, já sabe onde vai ter que tomar banho. E se esfregar com os jetos de animais.

    Te encontro no céu.

  5. até porque toda a comunidade científica já nos deu uma boa razão para não sermos ‘evolução’

    Eu li uma matéria na Times no mês passado. Uma “comunidade cientifica” vai ser indicada para o prêmio Nobel por ter descoberto que nós descendemos de Adão e Eva.

  6. Fernando, essas pessoas vivem lendo merda na Bíblia, vivem ouvindo merda nos cultos, e vivem falando merda pra todo mundo. Tomar banho de merda não é lá assim uma coisa muito fora do contexto, não…

    Eu só não achei justo foi ele culpar o Diabo pela poluição do rio Tietê.

    E pra quem não conhece, eu posso assegurar que esse sacana foi procurar um trecho bem limpinho pra mergulhar. Ô fezinha de merda!

  7. Fernando, o fanatismo está em toda parte. Não deveríamos generalizar nada. Há estudiosos querendo provas de que Jesus casou e teve filhos. Mas sem fanatismos.

  8. Barros, a essa altura da evolução científica, tudo pode acontecer. Esse “pastor” é louco. E aí todos os cristãos serão loucos também?
    Mas concordo que a coisa tá feia. Estou quase como o Adam, sobre o muro de minha mente e raciocínio.

  9. Postar o Yuri falando sobre evolução, teoria, é brincadeira, é cômico … sinceramente o.O

    Por que vcs não dão créditos ao James Shapiro por exemplo?
    Ele diz:

    As células vivas e organismos são entidades cognitivas (sencientes) que agem e interagem propositadamente para garantir a sobrevivência, crescimento e proliferação. Eles possuem sensorial correspondente, comunicação, processamento de informação, e o fazem com capacidade de decisão … –

    Até quando vcs simpatizantes, vcs neo darwinistas, evo-devo
    vão acreditar que os sistemas vivos são construídos por químicos retardados, estúpidos, idiotas e cegos?
    Ou sera que vcs concordam com o DI biológico :D

    Ai meu Deus, a vida não é guiada por leis físicas ou químicas, mas sim por leis da informação.

  10. A Testemunhas de Jeová desde sempre tiveram literatura especificamente voltada para o assunto da Evolução no decorrer das décadas do século 20 e agora.

    Talvez ache interessante o que estas argumentam a favor da Criação.
    Elas não tentam conciliar a Evolução com o relato da criação na Bíblia.
    E obs: A defesa delas da Criação na Bíblia não é a mesma usada pelo Criacionismo.
    Procure no site oficial jw.org

    As Testemunhas de Jeová se destacam na história como grupo um realmente creem na Bíblia e na sua coerência interna e externa. Não é pra elas como um conto de fadas, mas é científica e prática para o dia a dia.

    Mesmo que você discorde delas elas nunca vão atacar sua liberdade de crença e não crença.

  11. Cada drogado usa a droga que pode comprar. O que eles não podem fazer é me viciar nela.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: