Minha linda coroa de brilhantes [Edição Completa]

    Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”

Essa conhecida frase de Saulo de Tarso, o “apóstolo” Paulo, na sua segunda carta a Timóteo, foi tema de uma pregação do pastor Valdemiro Santiago, da “Igreja Mundial do Poder de Deus — a mão de Deus está aqui!”, nesse domingo.

A frase serviu de tema, mas o foco do culto foi bem outro: as recompensas que Deus tem pra você, mas que você só terá acesso depois de morto. Segundo o apóstolo Valdemiro, Deus deve ter ido visitar Paulo na sua cela, na noite anterior à sua execução, para lhe mostrar algo verdadeiramente divino:“uma coroa repleta de brilhantes como nenhum rei da Terra jamais usou”. E Deus, certamente, deve ter questionado Paulo:

 – Você já viu uma dessas, meu filho? — E Paulo:

 – Não, Deus, nunca. — E Deus:

 – Pois essa é sua!

Eu acho que mesmo estando a menos de 24 horas de pisar no cadafalso, Paulo deve ter se mijado de alegria. Eu tiro por mim, porque, se eu estivesse prestes a ser decaptado e alguém viesse me dizer que eu iria ganhar uma coroa de brilhantes, eu não ia saber o que fazer com tanta felicidade.

O pastor Valdemiro estava, então, interpretando, essa “passagem” da Bíblia (2Tim, 4:8):

    Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”

Esqueçamos o fato de que “justiça”, aqui, é entendida apenas como a alegre expectativa pela volta de um ser superior a essa dimensão. Concentremos nossa atenção em dois pontos apenas:

1. que o Valdemiro entendeu que a coroa mencionada por Paulo, na carta que escreveu ao seu filho, era um presente de Deus, uma recompensa, em forma de coroa mesmo, como as usadas por reis aqui na Terra;

2. que os milhares de pessoas presentes concordaram com essa interpretação e ficaram satisfeitíssimos com ela.

Valdemiro chegou mesmo a dizer — ele, que entende mais do que ninguém dessas coisas celestes — que quando um crente faz uma boa ação, como dar uma esmola, Deus imediatamente manda um anjo colocar mais uma pedrinha de brilhante na coroa do dito cujo. E, nesse ponto, as câmeras mostraram várias e várias pessoas sorrindo na plateia… Na certa pensando “Ah! eu vou fazer um monte de boas ações pra que a minha coroa venha repleta de pedras de brilhante…”.

Já imaginou a cena? O céu repleto de pessoas/almas/corpos glorificados usando coroas de brilhantes que darão a ideia de quão boas elas foram em vida? Mas será que você acha que vai precisar usar essa coroa o tempo todo “lá em cima”, por toda a eternidade? Se você é devoto do Valdemiro Santiago, sua resposta terá que ser “sim”.

Talvez no Paraíso não exista gravidade. Nem senso de ridículo.

Fato 1: os milhares de fiéis que assistiram à pregação do apóstolo Valdemiro Santiago, sobre a coroa de brilhantes com que Deus vai lhes premiar se eles forem bonzinhos, concordaram com a interpretação que ele fez daquele texto bíblico, na segunda carta de Paulo a Timóteo (2Tim, 4:8).

Fato 2: a ideia de que uma divindade onipotente irá te recompensar, num mundo imaterial, com algo de tão grande valor (no nosso mundo) não é tão ridícula quanto a tua vontade de obter tal recompensa.

Mas pergunte a um crente se esse tipo de prêmio, oferecido pelo criador do universo, é o motivo que o leva a fazer coisas boas aqui na Terra, “nessa vida”. A experiência me sugere que você vai receber sempre negativas como resposta. Não; ele não faz coisas boas apenas porque espera receber uma recompensa, cravejada de brilhantes ou não… Mas aí, eu me pergunto, por que diabos Deus iria bolar tal recompensa? Das duas, uma:

a) ou Deus é mesmo onisciente e conhece que você só faria coisas boas se fosse devidamente motivado para isso;

b) ou Deus é esse idiota de moral execrável que pensa que você só faria coisas boas se fosse devidamente motivado para isso.

Duvido que algum cristão vá aceitar uma dessas opções como sendo a resposta, por motivos óbvios. A saída?  O eterno “carta na manga” do cristianismo: a interpretação do texto bíblico.

Se você pegasse um daqueles fiéis que concordaram com a visão do Valdemiro Santiago, a de que Deus tem uma coroa de brilhantes para dar de prêmio, depois da morte, aos que fizerem as suas vontades divinas, e o levasse a considerar essa interpretação mais detidamente, até que ele se visse obrigado a finalmente escolher entre uma dessas duas opções:

a) o cristão só faz  as vontades de Deus visando a uma recompensa celeste;

b) Deus acha que os cristãos só farão as suas vontades se forem recompensados;

certamente aquele fiel iria argumentar que a “coroa de brilhantes” é apenas uma metáfora, e que o Valdemiro estava só “enfeitando” mais essa metáfora, quando dizia que Deus mandava um anjo colocar mais uma pedra de brilhante na coroa, sempre que o crente fazia uma boa ação.

Duas coisas com relação a isso.

Uma. O tal do crente só viria a descartar aquela interpretação do Valdemiro depois de tê-la avaliado melhor; até então, a visão de Deus acenando dos Céus com uma coroa de brilhantes nas mãos, para um Paulo prestes a ser executado, parecia completamente aceitável…

A outra. A metáfora da coroa faz sentido apenas se você considerar que ela era um tipo de pagamento, afinal, o que Paulo estaria querendo dizer quando escreveu que a sua coroa da justiça já estava guardada? A “coroa”, mesmo não sendo literalmente uma coroa, seria um prêmio, com certeza; de outro modo a frase não faria sentido algum.

E isso nos levaria de volta às opções “a” e “b” acima. Um beco sem saída, na verdade, que faz dos cristãos um bando de prostitutas (com o devido respeito às prostitutas).

Eu posso me considerar, pelos padrões morais da nossa sociedade, uma pessoa boa, honesta, decente, justa. Sendo ateu, não sou como sou visando nenhum prêmio. Nem nessa vida, nem numa suposta vida após a minha morte. Não me interessaria pela coroa de brilhantes que Deus ofereceu à Paulo, nem me atrairia viver pra todo o sempre ao lado de criatura tão depravada e mesquinha como a divindade descrita na Bíblia.

Um religioso certamente retrucaria que também não é como é por conta das promessas de imortalidade, de coroas de brilhantes, ou de desfrute eterno de dezenas de ninfetinhas. Mas se é assim, pra que serviriam as promessas com as quais esse Deus parece sempre chantagear a humanidade? Será que um ser tão inteligente e poderoso não seria capaz de perceber que tais promessas ridículas, além de ridículas, seriam completamente desnecessárias?

Claro que perceberia. O problema é que nenhum ser inteligente e poderoso fez tais promessas. Elas foram feitas por pessoas ridículas, medíocres e nem um pouco inteligentes.

O nosso grande problema, hoje e sempre, é que as pessoas querem acreditar nesse Deus justamente por conta dessas promessas imbecis. Há pessoas que desejam viver pra sempre; outras desejam recompensas materiais (mesmo num mundo imaterial); outras, talvez devido a uma vida toda de privação e restrições (sexuais principalmente), querem poder transar pra sempre com um sem-número de virgens.

Eu não desprezo a religião por ser ridícula em si mesma. Eu desprezo a religião porque ela treina as pessoas para serem esses imbecis choraminguentos, medrosos e desonestos como os cristãos, que se intitulam filhos de um Deus que eles inventaram a partir de um outro Deus que um povo subjugado, medroso e choraminguento inventou pra si mesmo, numa época em que eles não eram capazes de fazer nada melhor do que sonhar com uma  outra vida, num outro mundo.

Anúncios

18 Respostas

  1. …….SE ME PERMITE……FAÇO MINHAS…TODAS AS SUAS PALAVRAS…..PARABÉNS.

  2. Muito bom o conteúdo deste Blog! Dê também uma conferida em nosso conteúdo sobre a vida e obra de Jesus Cristo; http://blogdogigio.com/o-escandalo-da-cruz-de-cristo/

  3. Blog Cristão acima. Visitem por sua conta e risco!

  4. A propósito desse personagem (Paulo) acabei de me dar conta de algo.
    mas começando pelo começo: dispus-me a ler a bíblia pela terceira vez, para ver se ainda persistia o sentimento mais dominante relativo a ela e seus crentes, a impaciência.
    Não terminei a releitura do AT; o tempo todo ficava lembrando o Homem de Tollund e cada vez que isso acontecia, vinha junto um sentimento que logo identifiquei como um bom tanto de vergonha alheia mesclada com piedade, ou compaixão, por ver até que ponto uma parcela consideravel da humanidade, está, num certo nível, intelectual e emocionalmente paralisada num momento primitivo da história humana e se sente tão sem rumo que precisa levar a sério o bestialógico que é o Antigo Testamento.
    Passei à leitura do novo Testamento deixando de lado o Apocalipse; aquilo é obviamente produto de uma mente alucinando.
    E o que me dei conta foi que 99% dos cristãos que conheço pessoalmente e a totalidade dos que comentam aqui, embora se digam seguidores de Jesus são na verdade adeptos de Paulo.
    A mesma intolerância rancorosa e arrogante que transparece nos textos atribuídos a ele é perceptível nesses comentaristas.
    O que transparece também da personalidade desse Paulo é que se tivesse tido o poder, teria imposto sua crença por meio do terror e da violência. Não ficaria a dever nada a um Stalin da vida.

  5. ss

    olá tudo bem ?

    A propósito desse personagem (Paulo) acabei de me dar conta de algo.
    mas começando pelo começo: dispus-me a ler a bíblia pela terceira vez, para ver se ainda persistia o sentimento mais dominante relativo a ela e seus crentes, a impaciência.

    R: tão aplicada ,assim voce vira crente.

    tanto de vergonha alheia mesclada com piedade, ou compaixão, por ver até que ponto uma parcela consideravel da humanidade, está, num certo nível,

    R: não consegue separar o joio do trigo ?

    Passei à leitura do novo Testamento deixando de lado o Apocalipse; aquilo é obviamente produto de uma mente alucinando.

    R: ta escrito em outro idioma…ha.ha..ha.ha

    E o que me dei conta foi que 99% dos cristãos que conheço pessoalmente e a totalidade dos que comentam aqui, embora se digam seguidores de Jesus são na verdade adeptos de Paulo.

    R: só os mais bitolados, notoriamente paulo foi meio que politico e ainda esta ligado aos ensinamentos dos fariseus

    R: justifique

  6. Criaturo

    Oi, tudo bem e você?

    Não há perigo de “virar crente” por reler a bíblia, fosse assim teria “virado crente” d’algum deus da mitologia grega.
    Separaria joio de trigo se trigo e joio houvesse.
    Contudo, entre seguidores de rituais que sacrificavam seres humanos, ou gente que acredita na sacralidade de vacas, ou entre gente que acredita num deus que vê o sexo como errado nesta vida mas premia o morto com 72 virgens; ou entre gente que segue um deus três – em – um, mas que é uno, ou mortos vagando em alguma dimensão e voltando para pagar erros de outras vidas etc.,etc.,etc., não vejo que haja muita diferença; é mais um caso de camadas adicionais de civilização sobre os medos primitivos. O cerne permanece sempre o mesmo: usar uma explicação mítica, ao gosto do freguês, para todo tipo de questão incômoda ou sem resposta.

    Sobre o Apocalipse, sugiro uma rápida pesquisa, você verá que já há muito tempo existe tradução dele para o português.

    Justificar o quê?

  7. ss

    dois em um:

    JOIO
    Rei Davi mandou seu fiel soldado Urias para ser morto na guerra, para ficar com sua viuva.

    Trigo:
    Rei Davi sendo perseguido de morte pelo rei Saul, quando teve a chance poupou a vida do seu inimigo.

    Sobre o Apocalipse, sugiro uma rápida pesquisa, você verá que já há muito tempo existe tradução dele para o português.

    Duvido!

  8. Criaturo

    Joio geral: Deus arma para que Saul se veja numa situação desprotegida para ser liquidado por Davi; este, calculista, faz uma demonstração de poder a Saul, cortando um pedaço do manto do rei enquanto ele está no troninho. Depois, Davi, traíra que só ele (que o diga Urias, anos depois), entrega alguns de seus companheiros para fazer média com Saul. Saul, percebendo que Davi é capaz de vender a mãe, se interessar, faz o humilde arrependido e se contenta com a promessa de Davi, de que terá sua descendência poupada.
    Só um detalhe, Davi foi rei após Saul.

    Sério, embora tenha sido originalmente escrito em maluquês, o Apocalipse foi traduzido para a nossa língua. Foram muito fiéis aos originais.

  9. Reparou que o “Criaturo” sequer revela seu nome para escrever sobre sua crença?

    Pois é: eu também teria vergonha…

  10. É mesmo. Criaturo, qual é sua graça? Ou seu Deus-Tartaruga não permite?

  11. Barros, em 17/08/2013 às 10:51 disse:
    Reparou que o “Criaturo” sequer revela seu nome para escrever sobre sua crença?
    Pois é: eu também teria vergonha…

    Valmidenio você tem a memória curta, pois não é de hoje que divergimos, alem do mais se for assim sofremos do mesmo mal, você ja se perguntou por que quando escrevemos o seu nome ele aparece sublinhado em vermelho?

    Val ! não zanga não eu gosto de voce.

  12. SS

    ssrodrigues, em 17/08/2013 às 11:07 disse:
    É mesmo. Criaturo, qual é sua graça? Ou seu Deus-Tartaruga não permite?

    Se eu revelar minha graça ela perde a graça, alem do mais ja comentei muito aqui usando meu nome verdadeiro, é que a memória do Valmidenio é curta.

  13. ss
    Só um detalhe, Davi foi rei após Saul.
    Sério, embora tenha sido originalmente escrito em maluquês, o Apocalipse foi traduzido para a nossa língua. Foram muito fiéis aos originais.

    alem de jó a história do rei Davi é uma das mais interessantes no AT, veja sua profecias da vinda do messias em Salmos de Davi 22, atente para todos os detalhes da crucificação de Jesus
    quanto ao apocalipse nos falta ainda uma luz,, provavelmente falou de acontecimento politicos da época através de parabolas

  14. Criaturo e SSRodrigues,

    Quanto ao APOCALIPSE, a interpretação da Igreja Católica é bem diferente da interpretação das igrejas protestantes/evangélicas; por exemplo, ela não acredita no milenarismo e acredita que muitas passagens do Livro do Apocalipse já aconteceram. Penso que sem um profundíssimo conhecimento de teologia e história é praticamente impossível tentar interpretá-lo por conta própria.

    Apesar do autor parecer meio arrogante e ser mal educado com os protestantes, a melhor interpretação que já vi sobre o Apocalipse foi no site do Cris Macabeus.

    Não sei se essa é a interpretação oficial da Igreja Católica e onde o apologista conseguiu tantas informações, mas é realmente bem convincente e parece que se encaixa perfeitamente com os fatos históricos:


    TUDO SOBRE APOCALIPSE

    Tribulação.
    Arrebatamento da Igreja e suas Mentiras Protestantes.
    A destruição do Templo de Jerusalém e a Tribulação do Apocalipse.
    Guerras, Fomes, Terremotos e Fenômenos nos céus.
    Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21.
    Nações, Povos e Línguas.
    Perseguição Cristã e os Martírios em Roma e na Ásia.
    A Mentira do Pré-Tribulacionismo.
    São Pedro Profetizou a Tribulação ou Vivia a Tribulação?
    Tribulação já aconteceu em 70 D.C durante a destruição do Templo.
    A Grande Tribulação.
    Fim dos Tempos ou Tempo final?
    Quando foi escrito o livro do Apocalipse?
    Não Passará essa (Geração) ou essa (Raça)?
    Real significado do termo (Naquele Dia).
    O Evangelho que seria pregado no mundo inteiro.
    Jesus Cristo iria voltar: Antes, durante ou DEPOIS das tribulações?
    Reino Milenar de Cristo e sua Igreja.
    Reino Milenar de Jesus Cristo nos céus e sua Igreja na Terra.
    O que é a primeira ressurreição?
    Os que não participaram da primiera ressurreição.
    Reino Milenar e o Batismo.
    Juízo Final.
    A Volta de Jesus Cristo como um Ladrão.
    Jesus Cristo iria voltar: Antes, durante ou DEPOIS das tribulações?
    A Segunda Vinda de Jesus Cristo.
    A prostituta da Babilônia.
    Jerusalém é a Grande Babilônia.
    A Mulher que está ébria do sangue de Santos e Profetas.
    Quem era a Grande Cidade?
    Quem são os Habitantes da Terra?
    A fuga da Babilônia.
    Jerusalém a Cidade que Reina sobre os Reis da Terra.
    Jerusalém a Cidade que fica entre (7) Colinas!
    Sai dela povo meu!Jerusalém ou Roma?
    A mulher vestida de púpura e escarlate.
    A Besta (fera) do Apocalipse.
    Quem é a Besta do Apocalipse? (Império Romano).
    O Tiro no Pé Protestante. (A Besta destrói a Babilônia?).
    O Papa é a Besta do Apocalipse? (Mentira de satanás).
    Os gafanhotos do Abismo (Império Romano).
    Qual era a Marca da Besta?
    Quem e o (Ímpio) ou (Iníquo) de II Tessalonicenses Capitulo 2?
    Quem é a Besta que se levanta do Mar?
    A Mulher do Apocalipse 12.
    Maria (A Bem aventurada Revestida de Sol).
    As Profecias de Daniel.
    Daniel capítulo (II).
    Daniel capítulo (VII).
    Daniel capítulo (VIII).
    As 2300 tardes e manhãs de Daniel.

    “.

    FONTE:

    http://macabeus.rede.comunidades.net/index.php?pagina=1622888588

    Não sei se tudo o que está escrito ali é verdade (já que não tenho um profundo conhecimento de história) ou se essa é a verdadeira interpretação do Apocalipse; mas, para quem se interessa pelo assunto, vale a pena ler cada item dessa interpretação; nem que for para tentar refutar!

  15. DR x apocalipse = bla..bla…bla….bla…….

  16. De facto, o pastor dessa igreja exagerou ao referir-se a uma coroa de brilhantes. Deve ter contado com a fidelidade dos seus membros e, se calhar, a sua fraca inteligência. Ou, então, a sua necessidade de frequentar essa igreja. Eles voltam porque precisam, pensa ele, o pastor. Deixai-me fantasiar um pouco e dar-lhes aquilo que eles não têm nas suas vidas. Quanto à sinceridade das palavras de Paulo considero-a inquestionável. Era a sua crença. Jesus tinha aparecido na sua vida através de uma visão. Como rejeitar uma voz e uma cegueira predita pelo homem que ele perseguia?

  17. Quando a gente se converte, a gente passa a gostar de agir como Deus recomenda, vira um objetivo inerente sempre pensar em como Deus quer q a gente aja em cada situação. O fato de procurar obedecer em si traz satisfaçao, do mesmo modo q o desobedecer traz um desconfortinho, um senso de “falhei, preciso evitar esse tipo de falha”. De modo q as recompensas, embora aceitas de bom grado, não sâo a principal motivação para um convertido ser fiel. A consciencia de estar fazendo o q Deus quer é o foco dos pensamentos e anseios. Só os convertidos entendem.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: