“Palmas pra Jesus!”


Como todo mundo sabe, Deus é tudo de bom, muito mais poderoso do que o Super-Homem e tal. Mas não move uma palha para ajudar suas incontáveis igrejas aqui na Terra. Ele, que tudo controla, não se dá nem ao trabalho de desviar os raios das suas edificações, que são os seus templos sagrados. E haja para-raios pra espetar nessas igrejas todas!

Pois bem, como Deus é duro, o missionário R.R. Soares não faz cerimônia para pedir ajuda terrena mesmo. São os “patrocinadores”.


— Deus chamou você para ser um patrocinador?

Se sim, se Deus chamou, é só fazer um sinal, que, nessa hora do culto, a igreja fica coalhada de “obreiros” (pelo menos é a terminologia usada na IURD) com as mãos repletas de boletos do Bradesco. Enquanto os fiéis são… digamos… estimulados a pegar uma fichinha de depósito daquelas, o R.R. Soares sempre apresenta alguma coisa. Dia desses, ele convidou os que já faziam contribuições regularmente a darem algum “testemunho” (outro termo técnico muito usado) de como Deus estaria “operando” (mais um) nas suas vidas; tipo assim, para motivar futuros patrocinadores, já aproveitando que os boletos bancários estavam ali roçando as caras deles.

O que me chamou a atenção foi logo o primeiro depoimento de um casal de idosos. Só a mulher falou: Deus tinha operado um milagre na vida dela e na do marido. O missionário ficou muito alegre e pediu para que ela divulgasse o tal do milagre. A senhora disse que o marido apresentou um problema muito grave no coração. Foi socorrido às pressas a um hospital, onde passou por tratamentos intensivos, medicação constante, atenção médica, exames e coisas do gênero. No fim do relato, que me deixou certo de que eles dois deveriam ter um ótimo plano de saúde, a velhinha revelou o milagre:


— Depois de 12 dias no hospital, ele está aqui.

Ok. Eu não posso ser tão burro assim. O “ele”, obviamente, é o marido; o velhinho, a prova do milagre. Quando ela completa “ele está aqui”, está apenas se valendo de um eufemismo, ou seja, ela quis dizer: “ele ainda está vivo, apesar da idade e do problema que teve”. Isso mesmo. Vivo, depois de ter tido um problema grave no coração. Depois dos 12 dias de internação e cuidados médicos especializados. Pois é. Não parece que tá faltando alguma coisa? Eu, pelo menos, não consegui achar onde aquela senhora escondeu o milagre que fez o R.R. Soares pedir palmas para Jesus.

Eu, que queria tanto aplaudir.



Anúncios

50 Respostas

  1. irmão Barros

    se voce esta sentindo no teu coração o desejo de aplaudir as obras “evangélicas”, não reprima este sentimento pois você esta sendo tocado por o “espirito santo”, então tome cuidado lembre-se o que aconteceu com a Maria.
    ligue agora mesmo para a igreja da graça e torne-se um sócio mantenedor do show da fé, adquira dvds, livros e a tv paga.
    E se for contemplado com um milagre deixará de ser ateu.

  2. Não, obrigado. Os milagres eu mesmo compro.

  3. O que mais me entristece é ver como estes cultos são lotados.
    Ou então são figurantes contratados, o que não me deixaria surpreso vindo do R.R. Soares.

  4. Fiquei muito tempo sem comentar aqui…
    Mas sempre estive (na medida do possível) acompanhando, lendo, anotando, até aprendendo.
    Aprendo muito aqui, como se vê “Deus” (por exemplo) segundo os olhos do ateísmo [termo técnico].
    Só uma correção, Barros: Você disse (ou melhor, repetiu o que a MAIORIA dos crentes diz) que Deus ‘controla’ tudo.
    Não é assim. Deus não exerce controle sobre tudo como muitos imaginam, como a extrema maioria dos evangélicos prega.
    E outra: nada a ver a ideologia da igreja do Missionário. Nada a ver, mesmo.
    O que Deus tem a ver com isso?
    Você, como eu já disse há algum tempo, é muito inteligente.
    Só está mal informado. A respeito da verdadeira interpretação bíblica.
    Geralmente, os textos aqui são desenvolvidos em cima de opiniões sem cabimento.
    Você me entende?
    Eu, por exemplo, sou um tipo de crente que repudio esses crentes modinha aí…
    Sério, mesmo. Vergonha, cara!
    Acho que se todos os crentes tivessem METADE da inteligência que você tem, Barros, a história seria outra.
    Pastores ‘mercenários’, que enganam o povo à vontade.
    Justamente por acreditar que Deus “CONTROLA” tudo é que a massa evangélica incorre nos maiores enganos possíveis.

  5. Estou cheio desse tipo de gente, que vai à igreja motivada pela emoção, entregando suas ‘almas’ à arrogância de certos bispos e pastores que me enojam.
    Há exceções. Mas…
    Dizer o quê?
    Tenho que dar razão aos ateus por rirem de um ‘deus’ mau exposto e desenhado às cega por crentes sem noção que mal sabem falar o próprio idioma.

  6. O que me deixa intrigada nesses cultos evangélicos (fora a cara de pau em pedir dinheiro) é a presença constante do diabo perturbando o rebanho do pastor, que incansavelmente expulsa o malfeitor todas as noites de forma definitiva. E não é que o endiabrado obedece e se retira? Mas na noite seguinte lá está ele safadinho, aprontando novamente. Deduzo que: o poder do pastor tem a duração de apenas 24 horas; o tinhoso (nem tanto) é muitíssimo sem-vergonha, já que volta toda noite para levar reprimenda dos representantes do senhor, que, diga-se de passagem, é uma turba tão peçonhenta quanto a legião de capetas que baixa na casa do senhor. Que lugarzinho mal frequentado…

  7. O assustador é a influência desses líderes, que formam opinião, são respeitados e ficam milionários escrevendo livretos onde propagam suas ideias obscurantistas. Com a legitimação da fé, temo a instalação de uma teocracia, se não oficial, com força suficiente para travar avanços e ganhos civilizacionais…

  8. é inacreditável que tenha gente caindo nessa ladainha, no fundo me da muita pena. o desespero de acreditar na vida eterna é tanto que elas são capazes de tudo para alimentar a ideia.

    p.s.: Barros, apesar de ser algo bem simples, eu adorei os floquinhos de neve.

  9. Sônia, quero te dizer que o capeta tem 50% das ações da maioria das igrejas evangélicas, se ele decidir pedir demissão ou sair da sociedade, todas vão a falencia.
    Quem eles vão combater?! quem esta la toda noite pra ser expulso?!(como disse bem voce rsss).
    R.: O fiel sócio satanas, que de acordo com o combinado vai la fazer a igreja pegar fogo (termo usado pra qdo eles começa se emociar e chorar e gritar) ai chega o pastor com sua espada flamejante de poder e expulsa o tinhoso ( a galera vai ao delirio).
    É um teatro Sônia!! e precisa de bandido e mocinho. rrrsss

  10. Não entendi
    i: O problema é com o R.R, certo? Você simplesmente criticou uma empresa (bem sucedida), e de nada serve tal texto para uma reflexão ideológica ou religiosa. Deve ser a proximidade do Natal que conturba seu coração, amigo. Beijo.

  11. Elienai:
    Você é um hipócrita consciente, ou ainda descansa sobre o muro das dúvidas?

  12. Sônia, me desculpe, mas sua ignorância é constrangedora.

  13. Carlos Tavares, seu discursinho em nada acrescenta num debate de profunda importância. Fique no raso mesmo, assim você não se afoga na ideologia mais complexa que há.

  14. “p.s.: Barros, apesar de ser algo bem simples, eu adorei os floquinhos de neve.” Que meigo.

  15. “É um teatro Sônia!! e precisa de bandido e mocinho. rrrsss” Adam… A pior coisa que existe é tentarmos falar do que não sabemos. Beijos.

  16. Só está mal informado. A respeito da verdadeira interpretação bíblica.

    E, por acaso, a “verdadeira” interpretação bíblica é a sua…

    Ó que puxa!

  17. Alyson, eu adoro o Natal.

  18. “O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certezas”. Charles Bukowski

  19. Mais palmas pra Jesus!

    E se precisar expulsar satanás chame o pastor Adélio

  20. Day, voce vai ficar so no ataque pessoal ou vai agregar algo útil ao debate?

  21. A sorte dos cristãos e não só esses do circo do RR Soares que o Deus Jesus não existe. Se existisse veria que nos momentos de oração a única coisa que está na cabeça do crente é o próprio crente, nunca o Deus Jesus. Reza a lenda que o Deus tem que vir em primeiro lugar,então faltaria inferno pra tanta gente…

  22. Barros, não dificulta, não.
    Em que comentário eu deixei evidente (ou nas entrelinhas) que a interpretação correta da Bíblia seria a minha?
    Será que eu seria tão imbecil assim? Será?
    tisc-tisc
    Todo ateu tem dificuldade de conversar com um crente, e vice-versa…
    Mas saber interpretar corretamente o que o outro diz (escreve) e EVITAR deduções infundadas é de suprema valia para um bom “debate”, digamos.

    Eu disse que você está mal informado a respeito da interpretação correta da Bíblia.
    Foi isso que eu disse.
    Pois, pelo que eu vejo aqui, suas “reclamações” a respeito de Deus são feitas a partir de afirmativas tolas de crentes mais tolos ainda.

    Por favor. Não saia deduzindo… Ou presumindo.
    Isso não denota respeito.

  23. Day:

    Não entendi direito sua(s) pergunta(s).
    Não sou um hipócrita consciente.
    Nem ainda descanso sobre o muro das dúvidas.

    Qual a razão das perguntas?
    Só porque sou um crente DIFERENTE (bem diferente) desses modinhas aí?

  24. Eu disse que você está mal informado a respeito da interpretação correta da Bíblia.

    Suponho que você não se coloca no mesmo saco dos crentes que têm uma interpretação errada da Bíblia, correto? Correto.

    Assim, você supostamente tem a interpretação correta. A interpretação é “sua” não necessariamente porque foi você que chegou a ela.

    Fica faltando você esclarecer qual é essa interpretação correta e como você sabe que ela está correta. Mas duvido que você faça isso porque você é muito de escrever e pouco de responder. Aposto minha alma que você vai escrever uns vinte parágrafos e não vai checar a lugar nenhum.

  25. Barros:
    Seu senso de humor é enigmático, às vezes…
    Pelo menos pra mim…

    Não há certas respostas, meu caro. Simplesmente não há.
    Não do ponto de vista que você gostaria (ou que EU ACHO que você gostaria) que houvesse.

    O fato, Barros, é que há tantas ‘interpretações da Bíblia’ por aí que a gente inclusive se perde em meio a elas se não tomar tento.

    Gosto de ler seu blog/site. Gosto, mesmo.
    Seus posts [e de outros aqui, também] são bem sacados, bem inteligentes.
    Mas o que você pede, Barros, é algo do tipo “toma lá, dá cá”…
    Respostas PRONTAS e objetivas são próprias da linha de raciocínio que sustenta o ateísmo. Com a fé não sucede assim, justamente por haver INÚMERAS interpretações a respeito.

    Conheço muitos crentes, Barros, que mal sabem em que creem, que professam uma fé sem o mínimo cabimento. Outros até que não são tão indoutos, mas também se limitam a crer e ponto.
    Não sou assim, de crer e ponto. Prefiro saber em que creio, e por quê.

    E sabe por que não chego a lugar nenhum?
    Porque, aqui, a maioria dos ateus prefere descarregar seu conhecimento em cima de opiniões tolas de crentes mais tolos ainda.

    O dia que tivermos a oportunidade de debater num nível mais maduro (por parte dos crentes, digo), aí quem sabe…

  26. Barros,

    É difícil fazer esse lance que você faz de citar um trecho anterior em uma caixa com coloração e fonte diferentes?

    Se importa de me dizer como faz?

  27. Quando disse que você não chegaria a lugar nenhum foi me referindo à explicação pedida: Qual é a interpretação correta e como você sabe que ela é a correta? Como previ, você escreveu muito e não respondeu nada.

    Ô, Marcos, para citações, basta colocar o texto entre dois códigos HTML. O código de início é “blockquote”, entre os sinais de menor e maior, e o código de fim é “/blockquote”, entre os mesmos sinais.

  28. E não é que eu to gostando dessa Sõnia!!!!!

    Amiga DAy, como pode ter certezas de coisas impossiveis de provar?!
    Não estou te chamando de idiota!! sabe que eu gosto de voce!!rrss
    Mas isto aqui que a Sônia escreveu resume muito bem nossa condição as vezes até inconciente ou por falta de conhecimento.

    Obs. Muitas coisas que eu tinha certeza hoje vejo que não tinham nada a ver!!

    “O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certezas”. Charles Bukowsk

  29. Day, às vezes fico sem paciência com crente bitolado, mas com crente rançoso… E comentando ADAMANTDOG, realmente essa Sônia é porreta, não é à toa que me encanta há vinte anos…

  30. Essa agora foi interessante.
    Para a questão da interpretação correta da bíblia não há respostas?
    Sendo a bíblia a expressão da vontade de Deus para os mortais o mínimo que dá pra esperar é que haja uma interpretação correta, já que tem de haver interpretações.

    A conclusão é a mesma de sempre: a bíblia não passa de um amontoado de escritos distanciados pelo tempo e circunstâncias históricas, de autoria de pessoas tão ignorantes quanto se pode esperar de quem viveu tão antes de nós, na maioria da vezes, e lá um ou outro momento poético ou filosófico.
    Por isso não há cristão no mundo que consiga juntar “lé com cré” quando são intimados a elucidar os mistérios de o quê afinal de contas Deus quis dizer e por que raios ora mandava fazer uma coisa, ora outra.

  31. 1,2,3, testando, sssssom, sssssom

  32. Yeesssssss

  33. Qual é a interpretação correta?
    Bom, por exemplo, a respeito do que você disse sobre “Deus controlar tudo”, eu já disse: DEUS NÃO CONTROLA TUDO. Isso é uma estúpida mentira.
    Não foi você que mentiu, Barros. Você apenas disse o que a MAIOR PARTE DOS CRENTES diz. E essa maioria está errada.
    Deus não controla tudo. Deus não exerce controle total, não mesmo.
    Essa é a interpretação correta. Como eu cheguei a ela?
    Estudando a Bíblia SISTEMATICAMENTE.
    É isso.

    Pense nisso, Barros: a ciência segue a lógica, aquilo que DE FATO pode ser comprovado. A religião não.
    Infelizmente, ao longo dos anos desenvolveu-se uma mania no meio religioso que é HORRÍVEL – a mania de “separar” a fé da razão.
    Eu exerço fé APENAS naquilo que posso acreditar, que posso ‘ver’ com a razão. A maioria não.

  34. aff… volto com mais tempo…

  35. Deus não controla tudo. Deus não exerce controle total, não mesmo.
    Essa é a interpretação correta. Como eu cheguei a ela?
    Estudando a Bíblia SISTEMATICAMENTE.

    concordo!

  36. ss
    gostaria de ter sua certeza.

  37. Sônia:

    ““O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certezas”. Charles Bukowski” Nada a ver com o contexto, colega. Escolheu o pior autor para ilustração, ao menos para mim que sou especialista nele. Por isso digo: crer ou não c rer exige inteligência.

  38. Elienel,

    Essa é a interpretação correta. Como eu cheguei a ela?
    Estudando a Bíblia SISTEMATICAMENTE.
    É isso.

    Todo mundo diz que tem a interpretação correta.
    Todo mundo diz que estudou a bíblia sistematicamente através da exegese.
    Cada um tem interpretações diferentes sobre cada trecho conforme sua conveniência mas a sua é que é a correta. Você deve ser o Chuck Norris do estudo da bíblia.

    Eu exerço fé APENAS naquilo que posso acreditar, que posso ‘ver’ com a razão. A maioria não.

    Se só acredita naquilo que vê com a razão, então não é necessário fé. Mas acho que vamos acabar entrando numa discussão de semântica sobre o conceito de “fé”.

  39. Desculpe.
    O nome é Elienai.

  40. é Barros , quem leva os louros é sempre quem nao fez nada!!!
    o ser humano é muito mal agradecido, se bobear nem apertaram a mao de alguem da equipe medica!!!

    o milagre seria assim: Foi socorrido às pressas EM um hospital, ——- onde (((((((NAo)))))))))) passou por tratamentos intensivos, (SEM)))))))))))) medicação constante, atenção médica, exames e coisas do gênero. Ele chegou lá no desespero e bradou:

    ninguem encosta em mim!!!!, Jesus esta na causa!!!!, ele esta operando agora! posso sentir, vejam, to melhorando e apos 15 minutos, porq Jesus é rapido e eficiente ele saiu pela porta da frente do hospital cumprimentando a todos e dando gloria a Deus!!
    foi a pe pra casa, andou 10 km e ainda comeu a velhina a noite como se ela fosse capa da Play Boy!! GLOriaaaaaa!

    Palavra da salvaçao , Amen!!!

  41. Continua o Greg um kardecista, mesmo sem perceber, ele fala como um guia.

  42. Elienai,

    Somos hipócritas, mas no seu caso, vc quer ser crente sem ser “modinha”? Não entendo. Abraço.

  43. Criaturo

    Deus não controla tudo(…) Concordo.

    Poor God…O povo já está depenando Deus dos seus superpoderes sem nenhum respeito…hahahaha! A onipotência já foi!
    Onde o pobre Deus vai parar se vocês vão eliminando as onicoisências dele assim, sem mais nem menos? Não demora o Deus estará mais inofensivo que gatinho recém nascido.

  44. Isso me lembra aquela musica do Depeche Mode (pelo menos acho que a versão original é deles) “your own personal jesus/ someone to hear your prayers/ someone who cares”

  45. Greg, responda rápido: quando um religioso fica doente, ele procura uma boca de culto ou corre pro hospital?

    O Deus do Elienai é um Deus sem controle. Eu acho que vou escrever um texto sobre essa concepção do Deus pessoal levada ao extremo: cada um crê no Deus que mais lhe parece conveniente. O Elienai, por exemplo, deve achar muito inconveniente crer num Deus que controla tudo e viver num mundo absolutamente sem controle. Aí o Elienai passa a crer num Deus menos poderoso…

  46. Barros, é justamente isso que mais me impressiona: o conceito de criador de universo não muda só de religião para religião, ou mesmo de igreja pra igreja… a coisa toda ta mais pra de pessoa pra pessoa. É isso que mais me surpreende quando tentam defender um criador! cada um tem seu proprio jesus pessoal na mente e acha que esse.. dentre todas as outras milhões de versões, é a certa!

  47. ss

    Poor God…O povo já está depenando Deus dos seus superpoderes sem nenhum respeito…hahahaha! A onipotência já foi!

    Mas que pena! não ?

    Onde o pobre Deus vai parar se vocês vão eliminando as onicoisências dele assim, sem mais nem menos? Não demora o Deus estará mais inofensivo que gatinho recém nascido.

    Deus não é ofensivo!

    Ele é um sistema que mantem a vida e isto basta, agradando voce ou não!
    Quem tenta controlar tudo, somos nós, pois tudo isso é uma questão de orgulho.

  48. Criaturo

    Deus não é ofensivo!

    Daí varia. A versão AT mostra uma criatura não só ofensiva como repelente. Mas eu quis dizer inofensivo no sentido de indefeso, fraquinho mixuruca, entende?

    Ele é um sistema que mantem a vida e isto basta, agradando voce ou não!

    Ué? Não é o Sol o sistema que costuma fazer isso?

    Quem tenta controlar tudo, somos nós, pois tudo isso é uma questão de orgulho.

    Não é uma questão de orgulho não, é necessidade de sobrevivência mesmo, Criaturo. Se a gente não tentar controlar todas as variáveis ficamos totalmente à mercê dos eventos naturais e das ações de terceiros.
    Tentar nem sempre é conseguir, claro, mas temos sido bem mais eficientes nisso que o Deus em nos controlar, por que será?
    Ah é, é por que o Deus não existe.

  49. SS

    Ué? Não é o Sol o sistema que costuma fazer isso?

    não seria Rá

    Quem tenta controlar tudo, somos nós, pois tudo isso é uma questão de orgulho.

    Não é uma questão de orgulho não, é necessidade de sobrevivência mesmo, Criaturo. Se a gente não tentar controlar todas as variáveis ficamos totalmente à mercê dos eventos naturais e das ações de terceiros.
    Tentar nem sempre é conseguir, claro, mas temos sido bem mais eficientes nisso que o Deus em nos controlar, por que será?
    Ah é, é por que o Deus não existe.

    nunca te ocorreu que as coisas são, da forma que devem ser ? ou seja Deus permite controlarmos a matéria e a si mesmos,mas isto ja´é um pouco mais difícil, mas mantenha seu bom humo

  50. humor

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: