10% de mágica

Respondendo um comentário de um leitor, no meu texto O Livre-arbítrio:

Só uma coisa que não entendi. Independente de ser ou não uma ilusão tudo o que você “prega” piamente que seja, qual a razão da tua própria existência? Digo… qual a razão que você mesmo dá a tua existência?

Olha, a razão da minha existência não é singular, é plural. São razões. E muitas! Por isso, já que você quer entender, vou facilitar as coisas e dizer o que Não é a razão da minha existência: me preocupar em agradar um ser mitológico grotesco, ridículo e mesquinho, criado por um bando de ignorantes supersticiosos há milhares de anos. É isso. Não dou a mínima pra esse personagem bíblico, que você chama de Deus, com D, assim como não dou a mínima para o Robinson Crusoé.

Se você criou este blog porque as partículas subâtomicas que coordenam a existência dos teus neurônios te levaram a fazer isto, no fundo então você não tem responsabilidade nenhuma sobre isso, certo??

Errado. Atribuir a confecção desse blog às partículas subatômicas que formam os átomos que formam o meu cérebro não é nada inteligente. Seria o mesmo que dizer que moléculas de água são as responsáveis pelas cachoeiras no curso de um rio. O buraco é bem mais embaixo e você errou feio aqui.

Mas digo mais… Se é assim mesmo que você pensa, então a sua “crença” exposta aqui neste POST, na verdade não é nada mais e nada a menos do que a coordenação intrínseca às leis quânticas que levaram todos os seus neurônios a, de alguma forma, concluírem tais preposições.

Você gosta de parecer sofisticado, com esse linguajar científico, né? Você  é um pastor evangélico? Pois eu já conheço essa técnica de “sedução”: construir um aura de superioridade, aparentar um conhecimento sofisticado que, de repente, até não se tem, para empurrar um suposto conhecimento que simplesmente não existe, sobre mundos encantados em outras dimensões por exemplo…

Mas então me responda: o que te leva a “acreditar”, ou a ter qualquer tipo de poder de julgamento que diga que os movimentos subâtomicos dos teus neurônios foram de alguma forma mais lógicos que os meus, que sou uma pessoa que acredito em coisas completamente diferentes das tuas???????? De alguma forma, que eu não consigo realmente entender como, você “DECIDIU” que está mais certo do que quem acredita em livre-arbítrio??

Ué! Mas eu não disse que “não creio em livre-arbítrio”. Eu só escrevi que, se Deus existisse e fosse exatamente como os cristãos dizem que ele é, não haveria espaço para livre-arbítrio, pois toda a humanidade estaria sendo coagida a amar esse Deus mesquinho e carente, repleto de defeitos humanos…

Então na verdade estamos aqui simplesmente discutindo quais movimentos subâtomicos estão mais corretos, seguindo a sua brilhante lógica??? Porque no fundo, a conclusão  óbvia que eu chego é essa… no fundo, se você realmente não acredita em livre-arbítrio,

É, você realmente não é lá muito bom em interpretação de texto. Então, vou repetir: o tão festejado “livre-arbítrio” que os cristãos se vangloriam de possuir não existiria, se Deus existisse. Leia o meu texto com mais calma. Você tem potencial; acho que vai conseguir entender.

e acredita na nossa grande ciência de apenas 400 e poucos anos, então tudo o que você  fala aqui pra mim não passa de baboseira, coisa que nem você  mesmo conseguiria sustentar se utilizasse uma lógica correta.

Eu não preciso acreditar na ciência, que é algo que faz parte do mundo real. Já você precisa acreditar em Deus, justamente porque ele não existe. Você precisa acreditar que a sua mãe existe? Não, né? E por quê? Porque ela existe.

Mas enfim… tanto faz eu escrever isto pra você, não é mesmo? Pois na verdade não sou “eu” que estou escrevendo, são os movimentos aleatórios das partículas quânticas que formam meu cérebro…

Errou feio de novo. Repetir uma bobagem várias e várias vezes pode torná-la um chavão, mas não a torna menos bobagem. Você crê num personagem mitológico e quer muito que ele seja de verdade — embora esse desejo mudasse radicalmente se você de fato o tivesse conhecido através das atrocidades perpetradas por ele, cujos relatos se encontram no seu livro sagrado que você não leu. Entretanto, esse desejo não tem a menor capacidade de tornar esse ser mitológico real, porque, muito diferentemente do que sugere a Bíblia, com pessoas acalmando tempestades, andando sobre as ondas do mar, multiplicando pães e peixes, transformando água em vinho… esse universo não permite esse tipo de mágica.

Por isso quando as pessoas querem mágica, precisam pagar por ela comprando ingressos para um circo, ou repassando 10% de seus rendimentos a uma quadrilha especializada, dentro de um clubinho fechado, com um nomezinho ridículo na entrada.

vende-se mágica

Anúncios

11 Respostas

  1. Esse crente se mostrou um pouco mais sofisticado e criativo que a maioria pelo menos, embora não passe de um tolo velhaco. A tentativa aqui é atribuir duas idéias antagônicas a mesma causa, o determinismo, e passar então a considerar que ambas devem ter o mesmo grau de confiabilidade. Obviamente um erro. A escolha do determinismo como critério de verdade também foi cuidadosamente escolhida porque supõe-se que este seja um conceito largamente aceito entre os ateus. É lógico que supor que a maquinaria do universo seja um fenômeno determinístico não é critério de verdade acerca do que dizem os humanos. A lógica furada deste crente é esta, se todas as asserções são causadas deterministicamente, então as reflexões da carla perez devem ter tanto valor quanto as de nietzsche.

  2. Um crente que tem o cérebro formado por átomos de partículas subatômicas deve ser algo muito especial.
    O cara leu e achou bonitinho o termo. O deus dele deve ser formado de partículas Submentirosas.

  3. Ele consegue me explicar o que é uma partícula sub-atômica? É que não manjo nada de física quântica.

  4. Esses crentes…

    ueheueheueheu

    meu caro,não perca seu tempo com esses manés,eles gostam de serem imbecis,tem gente que gosta de ser otário…paciência!

  5. A famosa técnica do crente de responder uma pergunta, com mais perguntas, até vc não puder mais responder, e ele achar que está certo, primeiro eles não acreditam em nada de ciencia, rejeitam até o que aprendem na escola, depois puxam do fundo dos seus cerebros empoeirados, conhecimentos cientificos vagos, que até eles mesmos não acreditam, dai desviam a discussão de religião x ciencia para ciencia x ciencia

  6. Gostaria de saber se ele sabe que partículas subatômicas não exibem comportamento determinístico. Ele nem deve saber que leis quânticas não são determinísticas. Será que ele sabe que neurônios não tem movimento subatômico? Será que ele sabe o que é subatômico?

  7. Eu vou é dar uma cagada sub-atomica isto sim fui !!!

  8. como se um crente tivesse preocupado com particulas subatomicas!!

    enrolation purim!!!!

    na verdade crer que alguem criou algo nao é dificil, o problema é esse alguem ser como os crentes dizem que é!!!

    se existir um tipo de criador, ele nao è esse Deus que dizem e pregam, pode ser um steve Jobs intergalatico que resolveu fazer (criar) alguma coisas com seu tempo livre!!! porq seria algo alem disso????????? Porq pessoas especiais e povos especiais que tem contato com seu criador!!!
    minha resposta:
    CARENCIA!!! CARENCIA DE SE SENTIR ESPECIAL!!!

  9. Greg, se isso fosse o Facebook, eu curtiria seu comentario anterior… disse tudo!

  10. Faço minhas s palavras do Alyson.

  11. thanks pessoal
    pra mim o principal motivo da crença em Deus e coisas mitologicas é a CArencia hUmana!! escrevi um texto sobre isso no blog: A verdade sobre a crença em Deus, se vcs nao leram , fica ai o convite: acho que vao gostar!! ate mais!!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: