Deus, Jesus, Satanás e o Papai Noel

.

Um ateu é como se fosse um ex-detento: um cara que conhece o presídio por dentro e por fora, mas que — por motivos óbvios — acha o lado de fora muito mais… interessante.

Hoje eu sou ateu, mas já fui católico “não praticante”, embora a coisa mais difícil do mundo seja encontrar um católico praticando os poucos bons ensinamentos de Cristo, a começar pelo papa. Talvez isso se deva ao fato do filho de Deus ter deixado apenas instruções muito confusas, ora falando como se fosse o Mestre dos Magos, ora ensinando coisas absurdamente contraditórias, como amar ao próximo e seguir as absurdas e saguinárias leis divinas ao mesmo tempo.

Um católico não praticante é aquela pessoa que foi visitar um parente preso e resolveu ficar morando no presídio, porque acabou descobrindo que toda a sua família, todos os seus amigos e todo mundo que ela conhecia já estavam lá dentro.

Sendo ateu e ex-católico, eu posso assegurar que sei praticamente tudo o que se precisa saber sobre Deus e sobre Jesus Cristo. Sério. E, hoje em dia, graças à internet, mesmo que você não esteja seguro de alguma coisa sobre Deus ou Jesus, basta dar umas três ou quatro dedadas no seu tablet, que a informação que você precisa lhe chega às mãos, em qualquer lugar e a qualquer momento. Informação de onde? Da Bíblia. Procure em qualquer outra fonte que você estará cometendo um pecado digital.

Agora, se você estiver procurando informações sobre Satanás ou sobre o Papai Noel… Aí é bom consultar em outro lugar. O livro sagrado do cristianismo não trata desses assuntos. E deveria! Não com relação ao Papai Noel, mas a Satanás.

Se não fosse por Satanás a gente estaria numa boa! Não teria havido nenhum despejo do Paraíso, nenhum dilúvio, nem caça às bruxas, nem Inquisição, nem Cruzadas, nem 11 de setembro… Nem as Testemunhas de Jeová viriam me encher o saco todo domingo de manhã… É: sem Satanás, a gente já estaria no Paraíso. Ou, melhor dizendo, a gente AINDA estaria no Paraíso.

  Pausa para algumas reflexões preocupantes… Se não fosse por Satanás, a gente nem mesmo estaria aqui. Deus teria ficado brincando de casinha só com Adão e Eva. Mas, como consequência desse pensamento, me ocorre que não há qualquer dica no relato bíblico de que aquela serpente era o Diabo. Lá só diz que a serpente era “o mais astuto dos animais…”. Talvez fosse “o único” animal astuto, na verdade. Em todo caso, não é seguro dizer que era o Cão.

Mas a questão é que a Bíblia não fala nada de aproveitável sobre o arqui-inimigo do Criador. E não quero nem entrar agora no mérito de um ser todo-poderoso ter um arqui-inimigo a lhe atrapalhar os planos o tempo todo… Mas, enfim… Tá querendo saber alguma coisa sobre Satanás? Vai lá na Wikipédia.

A essa altura, o cristão já deve estar fazendo força para lembrar do livro, capítulo e versículo da Bíblia em que leu alguma coisa sobre uma revolta das criaturas celestiais comandadas por Lúcifer, que culminou na expulsão do Céu da terça parte dos anjos e tal… Será que tem algo parecido em Apocalipse? Algo parecido, sim; mas esse livro supostamente trata do fim das coisas e não do seu início. O Anjo Caído é uma fábula hebraica que fazia parte de uma coleção de estórias contidas num livro reconhecidamente literário — leia-se: não divino — chamado Livro de Enoch.

Satanás não era o “Diabo” até Jesus Cristo ter vindo fofocar dele aqui na Terra. Antes de ter sido difamado pelo Filho do Homem, o Coisa Ruim era descrito na Bíblia como sendo um dos anjos que frequentavam o gabinete divino; quase um assessor, como bem demonstra o livro de Jó.

Nossa, mas por que Jesus teria feito isso?, você pergunta. E eu respondo. Quem escreveu as falas de Jesus Cristo, estava, na verdade, corrigindo um problema — um bug — que fatalmente não passaria desapercebido pelas gerações futuras: o Deus do Antigo Testamento, sendo único, fazia tudo sozinho: coisas ruins, principalmente. Foi Deus quem “tentou” Davi e Samuel, por exemplo; e foi Deus quem disse:

    Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. (Isaías, 45:7)

Ah, Deus… Que feio!!

Por isso que tiveram que inventar um… um… um o que, meu Deus?… Um negativo, um opositor, um rival, um desafiante, um oponente, um adversário, um bandido, um vilão. Enfim: uma desculpa.

Foi quando pegaram emprestado esse Satanás das fábulas que os hebreus já conheciam.

Nós, ateus, entendemos que o Jesus que andava sobre as águas é um personagem fictício. Os cristãos, por seu lado, entendem que Jesus foi realmente quem a Bíblia diz que ele foi. Mas como a Bíblia não diz que o Diabo é o que os cristãos achavam que era, eles acabaram se vendo diante de outro bug, só que esse impossível de se corrigir: toda a doutrina de “Salvação” sobre a qual se baseia a mensagem do Homem de Nazaré teria como objetivo nos livrar das garras de um ser tão mitológico quanto o Papai Noel.

.

Anúncios

52 Respostas

  1. A verdade e que o cristianismo deve sua existencia hoje em dia a Satã! se não existisse uma ameaça de danação eterna como foi posta no cristianismo as pessoas hoje em dia não engoliriam essa.

  2. papai noel existe ou então nesta época do ano eu tenho crises de esquizofrenia.
    aproveitando o tema : Feliz natal para todos!

  3. Mas ainda acho que a visão sobre ambos é equivocada:
    O diabo dá fama, mulheres e dinheiro, mas quem condena o homem para sofrer no inferno é deus. Afinal quem é o bom e o mau nesta história? :-P

  4. os ateus ?

  5. Todas as desculpas fajutas que os cristãos inventam para livrar a cara divina caem por terra quando as palavras bíblicas tais como estas de Isaias 45:7 contradizem-nos gritando bem alto para que TODOS ouçam que a responsabilidade por haver o Mal no mundo é de sua autoria e não do Diabo. Ou vão querer dizer que é questão de interpretação (exegese ou hermenêutica)? Para bom entendedor, meia palavra basta: “Eu formo a luz, e crio as trevas; EU FAÇO A PAZ E CRIO O MAL; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. (Isaías, 45:7)

  6. É complicado, porque Deus é o inicio e o fim, antes dele nada existia, ele criou tudo,Deus criou todas as coisas, então como pode dizer que ele não é autor do mal, ele mesmo diz que criou as trevas e o mal em isaías 45:7
    Então como Deus um ser perfeito criou imperfeição (falo de lúcifer)?
    Quando Deus colocou a arvore do bem o do mal e disse dela não comeras ele sabia que Eva ia comer e ia dar a Adão, mais a Bíblia diz que Deus não coloca prova que a pessoa não resiste,como explicar isso?
    Deus é onisciente, onipotente e onipresente…nada acontece sem Deus estar perto, sem sua permissão e seu conhecimento,permitir se você pode impedir não leva a uma certa culpa?
    EX: uma criança vai ser estrupada pelos pai e depois esquartejada e queimada, se você pudesse impedir você impediria uma ocasião dessa?
    Eu tenho uma frase que me faz me manter crendo no criador. ela é assim: DEUS É PERFEITO A BÍBLIA NÃO.
    Pra mim a Bíblia sofreu muito com influências de povos,culturas e guerras. então acreditar em cada letra como palavra de Deus é perigoso demais.

  7. Penso do mesmo jeito, viu Douglas, se não idolatrassem o tal livro sagrado seriam mais inteligentes e estariam mais proximo do que seja Deus e sua vontade.

    Não sei se ja conhece, mas aqui vai um video para meditar.

  8. ADAMANTDOG,

    Sou Deísta,mas também já fui ateu.Se não me engano,esse vídeo e da [U.B.D] União Brasileira dos Deístas,o blog o qual conheço a muito tempo e também participo do mesmo,que por sinal tem um ótimo conteúdo sobre o tema.

    O Deísmo é uma postura filosófica que admite a existência de um Deus criador, mas não nega a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e científicas.Os deístas, portanto, não acreditam num Deus interferente, como apregoam as religiões, nem mesmo acreditam que as religiões possam estar certas quanto a se dizerem conhecedoras da ‘Palavra de Deus’, ou da maneira como Deus quer que nós ajamos moralmente. Não há quaisquer comprovações científicas da veracidade de tais argumentos. Por exemplo, a ciência nunca provou que o Alcorão ou a Bíblia e nenhum dos textos ditos divinos são a palavra direta de Deus, e nunca provará (tendo em vista que a ciência trabalha apenas com objetos materiais e a concepção de Deus é metafísica). Como meio de investigação para comprovações metafísicas, os deístas tendem a aceitar a lógica. Para os deístas, as religiões denominacionais são apenas invenções humanas.

    O deísta acredita que a própria estrutura do universo, tão complexa como é, é a prova de que existe um deus criador, entretanto é importante ressaltar que o deísmo permite aos seus seguidores uma livre interpretação disso. Para alguns deístas, por exemplo, Deus pode ser um ser transcendental criador das coisas, para outros pode ser uma força completamente científica, não pensante, não sobrenatural, que gera e mantém o universo. Portanto, a concepção de Deus para um deísta pode ser completamente diferente da concepção que uma pessoa religiosa tem.

    O Deísmo pretende enfrentar a questão da existência de Deus através unicamente da razão.Deus Me Deu Razão e Não Religião.

    Esse o blog da [U.B.D] http://ubdeistas.blogspot.com.br/

  9. Douglas

    De fato também concordo com Isaías, Deus é o bem e o mal, com tudo tais conceitos não passam de referências humanas tentando entender Deus, mas que provavelmente não possam representar um Deus real.

    A finidade do ser, nos induz considerar a morte como um mal divino, principalmente quando acreditamos na possibilidade da morte ser eterna.
    Mas considerando que Deus tenha criado seres mortais , por que motivo impediria ele das pessoas morrerem ? Se o fizesse seria um deus lógico ?
    Se criou a dor e o sofrimento por quais motivos os anularia ?
    Deus não existe para ser agradável e sim necessário, doa quem doer literalmente, a vida é cruel , nós somos cruéis!
    Agimos como crianças ainda incapazes de compreender as razões do seus pais, mas quando chegarmos no estagio avançados de pais, entenderemos que a vida é mais sacrifício do que egoismo e quem optar mais pelo primeiro crescerá mais rapidamente.
    Pois para sermos felizes é necessário amadurecermos nossa visão tornando a mais justa, será mais feliz quem aprender a ver o lado bom das coisas.
    sds

  10. Obrigado pelo link, Douglas.

  11. Criaturo

    Acredito que seja a arrogância do ser humano racional de não aceitar a simples condição de ser apenas ser mais um ser vivo igual a qualquer animal da natureza sem nenhuma prerrogativa. A morte é o processo natural e inevitável e para tentar fugir inventaram deuses que oferecem a vida eterna (sonho dourado do ser humano) acatando regras e diretrizes por vezes bizarras.
    A maioria das respostas dos religiosos é que anseiam a “salvação” e se submetem as regras e dogmas impostos pelas doutrinas. O medo da morte é usado é impingido como marketing doutrinário para atrair e manter cada vez mais que são disputados em forma acirrada pelas diferentes correntes.

    Não só o homem criou Deus para amenizar seu medo da morte como também com o intuito de usá-lo para explicar os mistérios do mundo assim como utiliza-lo como muleta espiritual para suas angustias e medos.Os cristãos acreditam que a fé e as boas obras o faram viver eternamente no paraíso assim como o descumprimento da mesma o condenara ao inferno, as promessas de vida eterna servem de certa forma como instrumento de dominação psicológica das pessoas que se tornam submissas a figura de um líder ou de um Deus vivendo seus ensinamentos a risca com o intuito de receber o premio por obediência.São ilusões sobrenaturais como forma de mascarar suas aflições perante o mundo assim como seu medo da morte.

    Todas as crenças existentes foram criadas pelos homens. Eu acredito que possa existir uma força universal criadora, devido a complexidade e beleza que são o universo e a vida. Não creio que Deus algum já tenha falado com a humanidade e muito menos que livro ou religião alguma o represente e o fato é que humano algum pode provar que existe um Deus e por isso me afastei totalmente de religiões. Eles não podem sustentar absolutamente nada do pregam e são extremamente intolerantes com os que discordam. Viraram verdadeiros oceanos de balcões de negócios que só visam lucro e poder. Tudo em nome de Deus.

  12. Quanto mais próximo de uma religião,mais distante de DEUS.

    As primeiras religiões eram por qualquer definição, primitivas, por motivo de limitação de população, comunicação e regiões geográficas, elas nunca haviam crescido para nada além de uma preocupação loca,. mas as religiões sofreram mutação através dos tempos e se tornaram mais sofisticadas, como que a cada geração os homens sagrados aprendessem o que funcionava ou não, o que deixava as pessoas obedientes e o que causava revolta, quais idéias as pessoas podem facilmente evadir, e quais iriam assombrá-las até o ponto em que elas teriam de rezar para conter o medo crescente. Quando a população cresceu devido ao desenvolvimento lento, porém certo, do conhecimento, como se estivessem numa guerra, as religiões entraram numa corrida armamentista entre si, dos deuses do vento, do trovão e o mar, as ameaças e as escalas de poder dos deuses cresceram a níveis supremos, ao ponto de que toda religião organizada possuía um deus que era onipotente, onibenevolente, onisciente, e palavras como “infinito” e “eternidade” eram usadas sem escrúpulos, enquanto que todas as outras palavras são abertas à abuso até que signifiquem exatamente o que as religiões querem que elas signifiquem.

    A religião diz às crianças que elas podem ir para o inferno e que elas têm de acreditar, enquanto que a ciência diz que elas vieram das estrelas e apresenta motivos nos quais elas podem acreditar.

    O universo inteiro e tudo que há nele ainda pode ter sido feito por algum criador, mas a religião fez parecer que é algo desagradável, a religião define tudo que não a si própria como algo profano e pecaminoso enquanto embeleza e dignifica suas mentiras e erros, como um porco que veste a melhor das roupas. Em seu esforço de tentar nos impedir de enxergar a realidade, a religião se tornou a realidade que não podemos encarar, veja o que a religião já nos obrigou e nos obriga a fazer… com nós mesmos e para os outros., a religião roubou nosso amor e lealdade e a deu para um livro, para um pai telepático que diz às suas crianças que o amor significa se curvar diante dele…isso não é saudável para uma criança, ou para uma especie.

    Eu tirei este texto desse vídeo (esse vídeo é muito interessante assista que vale a pena)

  13. Douglas

    Acredito que seja a arrogância do ser humano racional de não aceitar a simples condição de ser apenas ser mais um ser vivo igual a qualquer animal da natureza sem nenhuma prerrogativa.

    concordo

    A morte é o processo natural e inevitável e para tentar fugir inventaram deuses que oferecem a vida eterna (sonho dourado do ser humano) acatando regras e diretrizes por vezes bizarras.

    Talvez a morte e a vida façam parte de um mesmo sonho

    A maioria das respostas dos religiosos é que anseiam a “salvação” e se submetem as regras e dogmas impostos pelas doutrinas. O medo da morte é usado é impingido como marketing doutrinário para atrair e manter cada vez mais que são disputados em forma acirrada pelas diferentes correntes.

    O instinto de sobrevivência é natural para manter a vida, a possibilidade do sofrimento é um sábio guia

    Não só o homem criou Deus para amenizar seu medo da morte como também com o intuito de usá-lo para explicar os mistérios do mundo assim como utiliza-lo como muleta espiritual para suas angustias e medos.

    A fé de uma forma “natural” consegue remover montanhas enquanto pessimismo é desculpa de preguiçosos criando obstáculos para auto justificarem suas covardia.
    O homem não criou Deus apenas conseguiu sentir que ele existe e agora naturalmente sente o desejo de redescobri-lo e de aproximar-se mais.

    Os cristãos acreditam que a fé e as boas obras o faram viver eternamente no paraíso assim como o descumprimento da mesma o condenara ao inferno

    Na pratica podemos comprovar que colhemos o fruto de acordo com o tipo de sementes a quais plantamos.

    , as promessas de vida eterna servem de certa forma como instrumento de dominação psicológica das pessoas que se tornam submissas a figura de um líder ou de um Deus vivendo seus ensinamentos a risca com o intuito de receber o premio por obediência.São ilusões sobrenaturais como forma de mascarar suas aflições perante o mundo assim como seu medo da morte.

    Como voce disse somos animais carentes de adestramento seja, por recompensas ou pela dor infligida todos devem aprender a trabalhar pelo bem comum, e para isso os sentimentos a dor , o prazer e o medo da morte são necessário, como um guia.

    Todas as crenças existentes foram criadas pelos homens. Eu acredito que possa existir uma força universal criadora, devido a complexidade e beleza que são o universo e a vida.

    E o que voce entende por criar ou ser criador ?
    Se o homem veio de Deus, o que sai do homem também faz parte de Deus “é por isso que o homem não consegue criar algo do inexistente”.
    Ou seja crenças só podem ser construídas a partir de coisas reais, mesmo quando apresentam um resultado ilógico.
    a crença espirita nasceu da observação da ação de espíritos no mundo físico, certamente nela também existem os dogmas, achismos e equívocos, mas se não podemos enxergar com os olhos do outro, também não podemos provar que o que ele vê não seja um espirito e sim uma alucinação ou simples esquizofrenia.

    Não creio que Deus algum já tenha falado com a humanidade e muito menos que livro ou religião alguma o represente e o fato é que humano algum pode provar que existe um Deus e por isso me afastei totalmente de religiões.

    E Deus ja falou com voce ? psicólogos e remédios existem mas, só os procura quem possui essas necessidades.

    Eles não podem sustentar absolutamente nada do pregam e são extremamente intolerantes com os que discordam. Viraram verdadeiros oceanos de balcões de negócios que só visam lucro e poder. Tudo em nome de Deus.

    Politicas de homens

    sds

  14. ninguém pode provar que Deus existe,mas podemos senti-lo, esse é o mistério que nos incita a querer descobri-lo.
    o local mais próximo é dentro de nós.

  15. Douglas

    Quanto mais próximo de uma religião,mais distante de DEUS.

    Religião seria religar o homem a Deus mas, muitos se desviam deste caminho e entram pela porta larga do egoismo.
    O homem primitivo diante da sua fragilidade tornou-se um adorador da imensidão do universo, passou a adorar a força mecânica da natureza como se fossem Deus, ou uma vontade superior , malandramente passou a tentar reverter esta situação comprando-a com sacrifícios, que bem pesados e medidos, seria mais ou menos como pedir dinheiro emprestado ao pai para assim “poder” comprar a casa dele.
    Como podemos tentar agradar alguém dando a ele o que ja lhe pertence.
    Como o diabo no deserto, tentava a Jesus , tentam comprar Deus oferecendo o que ja lhe pertence e quando ele rejeita essa barganhas ilógicas, o homem passa a usar o seu santo nome em vão para, comprar, corromper e manipular outros homens, para que se tornem seus semelhantes.
    Após o homem atual ter tornando-se liberto das crendices dos deuses mecânicos da natureza divina, passaram a usar essa ciência para dominar e manipular seus semelhantes, mas ironicamente também tornaram-se escravizados pela sua própria ciência.
    Antes tentaram comprar a forças inteligentes da natureza ao perceberem que se travavam apenas de mecanismos, passaram a se sentirem deuses, mas o mesmo conhecimento que liberta também escraviza.

    O universo inteiro e tudo que há nele ainda pode ter sido feito por algum criador, mas a religião fez parecer que é algo desagradável, a religião define tudo que não a si própria como algo profano e pecaminoso enquanto embeleza e dignifica suas mentiras e erros, como um porco que veste a melhor das roupas. Em seu esforço de tentar nos impedir de enxergar a realidade, a religião se tornou a realidade que não podemos encarar, veja o que a religião já nos obrigou e nos obriga a fazer… com nós mesmos e para os outros., a religião roubou nosso amor e lealdade e a deu para um livro, para um pai telepático que diz às suas crianças que o amor significa se curvar diante dele…isso não é saudável para uma criança, ou para uma especie.
    Eu tirei este texto desse vídeo (esse vídeo é muito interessante assista que vale a pena)

    Normalmente avatares mostram caminhos corretos a serem seguidos, são seres inspirados o grande problema é que seus discípulos não estão tão divinamente inspirados, Moisés é um bom exemplo disso, Deus disse explicitamente : “não matarás”, mas ele politicamente deturpou dizendo: “matem todos seus inimigos e roubem suas terras como se fossem um presente divino enfeitado com sangue de inocentes e culpados” como Jesus disse: Não foi Moisés quem deu a verdadeira doutrina (pão do céu) aos seus pais no deserto, E sou a verdadeira doutrina, o caminho e a vida, por isso : “toda planta que o meu ou sera arrancada do coração dos homens.”

    Douglas voce como deísta deveria ter entendido isso, como uma tendência de todo falso entendimento sobre Deus ir desaparecendo naturalmente.
    “se quiserem vir após mim pegue a sua cruz e me siga, quem tiver ouvidos que ouçam, quem estiver pronto que se habilite”.

  16. “Talvez a morte e a vida façam parte de um mesmo sonho”

    Morte e vida são os dois lados de uma única moeda.praticamos vida e morte como o caminho. O estágio do desenvolvimento purifica padrões habituais da vida; o estágio da consumação purifica padrões habituais da morte. Quando nossos padrões habituais são purificados,compreendemos que tanto a vida quanto a morte são como um sonho.Neste momento, podemos perceber vida e morte como opostos e ter fé convicta de que são reais, mas na verdade são fabricações da mente.Quando você compreende a verdadeira natureza da mente,você compreende a verdadeira natureza de tudo, e aí você está além da vida e da morte.

  17. A cara do moleque sentado no colo do bom velhinho rs,parece que sentou foi no colo do capeta.

  18. Morte e vida são os dois lados de uma única moeda.praticamos vida e morte como o caminho. O estágio do desenvolvimento purifica padrões habituais da vida; o estágio da consumação purifica padrões habituais da morte.

    como poderia ser isso ?

    Quando nossos padrões habituais são purificados,compreendemos que tanto a vida quanto a morte são como um sonho.

    o que voce entende por ser purificado ?

    Neste momento, podemos perceber vida e morte como opostos e ter fé convicta de que são reais, mas na verdade são fabricações da mente.

    Somente se considerarmos vida como existência e morte como inexistência, concordo que tais conceitos anulam o sentido do ser.

    Quando você compreende a verdadeira natureza da mente,você compreende a verdadeira natureza de tudo, e aí você está além da vida e da morte.

    e qual seria a verdadeira natureza do ser ?

  19. como poderia ser isso ?

    r-“Vida e morte são uma unidade, não se separam. Tudo, a cada instante, está nascendo e morrendo e logo não há nascimento a ser desejado nem morte a ser rejeitada. Dentro do quadro imenso do universo, os seres estão em movimento e cada um carrega uma personalidade perecível.

    o que voce entende por ser purificado ?

    r-“Praticar o bem, abster-se do mal e purificar seus pensamentos, são os mandamentos de todo iluminado.”A purificação é uma prática fundamental,é por ela que o homem se liberta, regressando ao seu estado inicial de pureza. Para a purificação, que antecede qualquer ato religioso, particular ou comunitário.

    e qual seria a verdadeira natureza do ser ?

    r-o desejo de atingir a felicidade duradoura e evitar a infelicidade é um sinal claro da presença da “mente natural“Porque a verdadeira natureza de todas as criaturas vivas já está completamente livre do sofrimento e inclui a felicidade perfeita: ao buscar a felicidade e evitar a infelicidade, independentemente de como fazemos isso, estamos só expressando a essência de quem somos.Assim, em vez de fechar seu coração para as pessoas que gritam com você ou agem de alguma outra maneira negativa, você se percebe se tornando mais aberto. Você reconhece que eles não são estúpidos, mas pessoas que, como você, querem ser felizes e estar em paz; eles só estão agindo de forma estúpida porque não reconheceram sua verdadeira natureza e estão dominados por sensações de vulnerabilidade e medo.

  20. r-”Vida e morte são uma unidade, não se separam. Tudo, a cada instante, está nascendo e morrendo e logo não há nascimento a ser desejado nem morte a ser rejeitada. Dentro do quadro imenso do universo, os seres estão em movimento e cada um carrega uma personalidade perecível.

    concordo em que os seres sejam mutáveis,mas a partir da consciência de si mesmo os seres passam a desejar nascer ou morrer.

    o que voce entende por ser purificado ?

    r-”Praticar o bem, abster-se do mal e purificar seus pensamentos, são os mandamentos de todo iluminado.”A purificação é uma prática fundamental,é por ela que o homem se liberta, regressando ao seu estado inicial de pureza. Para a purificação, que antecede qualquer ato religioso, particular ou comunitário.

    o que voce entende como sendo o bem e o mal ?
    considera a ignorância de si mesmo o estado inicial puro, neste caso regressar não seria regredir ?

    e qual seria a verdadeira natureza do ser ?

    r-o desejo de atingir a felicidade duradoura e evitar a infelicidade é um sinal claro da presença da “mente natural“Porque a verdadeira natureza de todas as criaturas vivas já está completamente livre do sofrimento e inclui a felicidade perfeita: ao buscar a felicidade e evitar a infelicidade, independentemente de como fazemos isso, estamos só expressando a essência de quem somos.Assim, em vez de fechar seu coração para as pessoas que gritam com você ou agem de alguma outra maneira negativa, você se percebe se tornando mais aberto. Você reconhece que eles não são estúpidos, mas pessoas que, como você, querem ser felizes e estar em paz; eles só estão agindo de forma estúpida porque não reconheceram sua verdadeira natureza e estão dominados por sensações de vulnerabilidade e medo.

    Seus pensamentos me parecem Budistas, de fato ignoramos a nossa própria natureza mas, vejamos:
    diria que, o que forma a personalidade do ser, exatamente são seus desejos a procura pelos sentimentos agradáveis , ou se preferir a busca felicidade própria mas, que será impossível de ser alcançada integralmente e definitivamente ou exclusivamente por detrimento a felicidade alheias .

  21. Quanta dificuldade pra aceitar que o deus bíblico sempre foi fraude… E a bíblia é a prova da fraude, basta lê-la. Quanto ao deísmo, não acho idiotice, pode ser mesmo que haja um criador acima de tudo isso, a entidade que botou as engrenagens pra rodar. Porém, como não há evidências desse criador, fico na minha, deixo tudo ao acaso.

    Algumas pessoas só querem ver o circo pegando fogo, parece o caso do criaturo.

  22. André @ Douglas

    extremismo nunca será a opção mais coerente, seja deísta, religioso, ou ateu, radicalismo nunca passará de orgulho,

  23. E quem está sendo extremista aqui?

  24. você: “Quanta dificuldade pra aceitar que o deus bíblico sempre foi fraude… E a bíblia é a prova da fraude, basta lê-la.”

    como seria isso, a biblia não pode provar que Deus existe,mas pode provar que ele não existe ?

  25. Exatamente, a bíblia e uma coleção de fábulas, histórias fantasiosas com muita tragédia. Experimente ler o livro de deuteronomio ou juizes do início ao fim, até mesmo o genesis. A mente “corrompida” pelo cristianismo não enxerga os absurdos, mas eles estão lá para qualquer um ver.

  26. “O que você entende como sendo o bem e o mal”…

    O Bem e o Mal estão misturados neste mundo e se manifestam sob diversos aspectos. A tragédia e a comédia, a infelicidade e a felicidade, a guerra e a paz, são sempre motivadas pelo Bem e o Mal. Mas porque existem homens bons e homens maus? Deve haver alguma causa fundamental que os origina e esta causa precisa ser conhecida.Evidentemente, todo ser humano deseja ser bom. Ninguém gosta de ser mau. Tanto no campo da política social como no terreno da família, todos, salvo algumas exceções, amam o bem por inclinação natural, porque sabem que a paz e a felicidade não nascem do Mal.

  27. Andre
    A mente “corrompida” pelo cristianismo não enxerga os absurdos, mas eles estão lá para qualquer um ver.

    Exato, este é o radicalismo bitolado ao qual me referi, pois la também estão verdades a serem seguidas.

  28. “O que você entende como sendo o bem e o mal”…
    O Bem e o Mal estão misturados neste mundo e se manifestam sob diversos aspectos. A tragédia e a comédia, a infelicidade e a felicidade, a guerra e a paz, são sempre motivadas pelo Bem e o Mal.

    o bem e o mal não passam de conceitos humanos tentando referenciar Deus, por isso são pessoais, ou seja a desgraça de um poderá ser considera a felicidade para outro.

    Mas porque existem homens bons e homens maus? Deve haver alguma causa fundamental que os origina e esta causa precisa ser conhecida.

    sim é Deus

    Evidentemente, todo ser humano deseja ser bom. Ninguém gosta de ser mau.

    admiro sua ingenuidade é carismática

    Tanto no campo da política social como no terreno da família, todos, salvo algumas exceções, amam o bem por inclinação natural, porque sabem que a paz e a felicidade não nascem do Mal.

    ninguém consegue ser totalmente mal nem bom o tempo todo é essa a natureza dos seres.

  29. Radicalismo bitolado… vc é uma piada, como todos os crentes.

  30. Criaturo

    Quando um homem pratica o Bem, seus pensamentos emanam do amor, da misericórdia, da justiça social e, em sentido amplo, do amor à humanidade,ajudar os outros por compaixão.Não desperdiçar as coisas, agir com simplicidade e frugalidade – são algumas das manifestações do Bem. O homem de fé sente-se grato a Deus. A atitude de agradecimento, o esforço para submeter-se à vontade de Deus – estão entre as principais manifestações do Bem.

    Vejamos agora a psicologia do homem mau,essas pessoas pensam que podem praticar qualquer maldade para se beneficiarem, desde que consigam fazê-lo às escondida. Têm pensamentos niilistas, iludem os outros como se tratasse da coisa mais comum, prejudicam o próximo sem pensar nas perturbações que causam aos homens e à sociedade. Em casos extremos chegam até a perpetrar assassínios. A guerra é um assassínio grupal. Os heróis da antiguidade provocavam grandes guerras para alimentar o seu desejo ilimitado de poder e procediam de acordo com o lema segundo o qual ” a razão está com quem detém o poder”.

  31. Andre

    relaxa e .me diz uma coisa foi você que fez uma sátira dizendo estar possuído pelo diabo , e que iria pegar uma crente ?

  32. Mariana

    Quando um homem pratica o Bem, seus pensamentos emanam do amor, da misericórdia, da justiça social e, em sentido amplo, do amor à humanidade,ajudar os outros por compaixão.Não desperdiçar as coisas, agir com simplicidade e frugalidade – são algumas das manifestações do Bem.

    a grande questão é, por que uns sim e outros não ? de onde emanam tais sentimentos, sejam bons ou maus ?

    O homem de fé sente-se grato a Deus. A atitude de agradecimento, o esforço para submeter-se à vontade de Deus – estão entre as principais manifestações do Bem.

    como saber distinguir a vontade própria da Divina ?
    E se ambas forem uma só ?

    Vejamos agora a psicologia do homem mau,essas pessoas pensam que podem praticar qualquer maldade para se beneficiarem, desde que consigam fazê-lo às escondida. Têm pensamentos niilistas, iludem os outros como se tratasse da coisa mais comum, prejudicam o próximo sem pensar nas perturbações que causam aos homens e à sociedade. Em casos extremos chegam até a perpetrar assassínios. A guerra é um assassínio grupal. Os heróis da antiguidade provocavam grandes guerras para alimentar o seu desejo ilimitado de poder e procediam de acordo com o lema segundo o qual ” a razão está com quem detém o poder”.

    o nome disso é egoismo, o conhecimento deveria ser usado para o bem comum e não para escravizar os seres, pois a mesma ciência que liberta também escraviza.

    Mas perceba que o mal nada mais é do que um sentimento pessoal de um fato que nos desagrada, no caso das guerras santas para o povo hebreu o gosto do sangue dos inimigos era algo agradável e bom e por isso davam graças ao deus deles “o sr dos exércitos”.
    Ja para as vitimas dela a dor causada pela guerra só poderia ser considerado um mal causado por demônios.

  33. Não sou de satirizar, mas a crente em questão era uma radical bitolada, ela pediu. Que bola vc quer levantar com isso?

  34. Andre

    calma ai amigão! é que achei a sátira engraçada,mas não lembrava mais do autor desta graça,nem do tópico, dai suspeitei que poderia ter sido você o autor .
    ta lembrado em qual tópico foi ?

  35. ta rapidinho heim ? Vou la conferir vale a pena rir de novo, alias desta vez vou por no meu arquivos, obrigado e feliz natal!

  36. Mariana & Criaturo

    Receio que o tema do vosso debate não seja suficientemente etéreo para alcançar as esferas metafísicas do ser ou não ser.
    A coisa toda de ser bom ou mau, do bem e do mal e por aí tem origens muito, como direi, humanas mesmo.
    Ser bom e praticar o bem é um eficiente mecanismo de auxílio à perpetuação da espécie. Costuma ser seletivo, tanto pelas limitações individuais quanto pelo grau de autossatisfação que possa gerar.

    Os maus são psicopatas ou sociopatas, (dá no mesmo) ou egoístas pura e simplesmente, características essas que são daninhas ao bem estar individual e coletivo.

    Caso houvesse um criador da humanidade , teria que ser um trickster muito barra pesada para juntar num mesmo lugar (no caso, planeta) um Ted Bundy, um Jeffrey Dahmer, ou Stalin, Hitler, Mengele, ad nauseam, com o resto de nós.

  37. Pobre Keli, tá no top five dos mais retardas que já passaram por aqui.

  38. Criaturo, em 13/12/2013 às 17:29 disse:
    André
    Criaturo, em 05/11/2013 às 14:07 disse:
    André, em 05/11/2013 às 10:47 disse:
    Keli, aqui é Satanás, eu me apossei do André, o meu próximo alvo é você e toda sua família UAHAHAHA enviarei o Saci e a Mula sem cabeça pra te pegarem de madrugada, e nunca mais verão a luz do sol UAHAHAHA, sua crente imbecil.

    cruz credo! irmã Keli, isto só pode ser mesmo coisa do capeta, acho que as sua orações não estão dando muito certo, tenha mais fé.
    mas ,não se preocupe caso o diabo for mesmo te pegar, não desanime na fé comece a orar e não pare mais, duvido que o diabo irá aguentar suas falações por muito tempo,mas não tenha dó não faça ele sofrer bastante, talvez ele se arrependa e volte a ser um anjo.

    ha..ha..ha..ha..agora lembrei!
    você é o cara esperto que fez ótimas observações a respeito de contradições bíblicas, também possui umas criticas bem humoradas.

  39. a irmã Keli cri-cri

    era muito engraçada!

  40. ssrodrigues

    Receio que o tema do vosso debate não seja suficientemente etéreo para alcançar as esferas metafísicas do ser ou não ser…

    Concordo.

    Criaturo:Vou la conferir vale a pena rir de novo, alias desta vez vou por no meu arquivos/André:Pobre Keli, tá no top five dos mais retardas que já passaram por aqui.

    Como é que éeee?! Quer dizer então que o seu criaturo e seu André possuem um banco de dados salvo,com os comentários de todos os crentes engraçados,só pra ficar rindo de vez em quando???

    Vou logo avisar pros dois,se meu nome constar no TOP FIVE dos crentes mais engraçados,eu pego vocês e meto a peiaaaa…..queimo os 2 na fogueira!!! hahahaha…

    Cuidado,quem avisa amigo(a) é.rs

  41. Mariana
    Você estava sendo eleita a crente mais meiga do blog,mas pelo visto
    la se foi a meiguice!

  42. SS

    Ser bom e praticar o bem é um eficiente mecanismo de auxílio à perpetuação da espécie.

    o que é ser bom ?

    Os maus são psicopatas ou sociopatas, (dá no mesmo) ou egoístas pura e simplesmente, características essas que são daninhas ao bem estar individual e coletivo.

    a questão é fomos criados assim ou nos fizemos assim ?

    Caso houvesse um criador da humanidade , teria que ser um trickster muito barra pesada para juntar num mesmo lugar (no caso, planeta) um Ted Bundy, um Jeffrey Dahmer, ou Stalin, Hitler, Mengele, ad nauseam, com o resto de nós.

    Deus não é sádico, nem somos anjos nem demônios, assim como eles somos todos ignorantes, como diz a Mariana a procura pela felicidade no equivocamos.
    Causando sofrimento próprio ou alheios.

  43. Vou logo avisar pros dois,se meu nome constar no TOP FIVE dos crentes mais engraçados,eu pego vocês e meto a peiaaaa…..queimo os 2 na fogueira!!!

    eitá! que a Mariana ta com a gota serena

  44. Criaturo

    Deus não é ´sádico.

    Pois, no sentido que você dá, Deus não é sádico e nem qualquer outra coisa. Só é possível “ser” qualquer coisa aquilo ou aquele/a que existe.
    Já a descrição dessa invenção humana específica, popularmente conhecida como Deus além de sádica é misógina, abusiva, despótica, violenta, chantagista…

  45. Criaturo
    “eitá! que a Mariana ta com a gota serena”

    Ruum! Isso mesmo,fique esperto Criaturo,vou ficar de olho em você e no André.E tem mais:Só te digo uma coisa: não te digo nada. … E ainda te digo mais: só te digo isso! rsrs

    A todos vocês um bom natal e um Ano Novo com muita saúde, prosperidade e paz.Talvez só volte a visitar o blog depois do carnaval….

    Xau Xau,Feliz 2014!

  46. ha…ha..ha…ha..ha…….filosofou…….filosofou e Endoidou!
    isso mesmo Mariana!vai descansar, antes que seja tarde de mais, pois ja esta começando a bater pinos.
    Boas férias, um feliz natal e um ano novo cheio de realizações!

  47. SS

    é impossível falarmos de coisas que não existem, assim limita-se a criticar o Deus biblico

  48. alias se não existisse a biblia, certamente você estaria criticando Buda,Brahma, Tupã………
    Se quiser descobrir Deus pode começar melhor se conhecendo.

  49. ou melhor dizendo , se reconhecendo!

  50. porque quando te chamei de “minha deusa” , não estava sendo totalmente irônico.

  51. Mariana: Como é que éeee?! Quer dizer então que o seu criaturo e seu André possuem um banco de dados salvo,com os comentários de todos os crentes engraçados,só pra ficar rindo de vez em quando???

    Não é bem um banco de dados, mas eu separei uma pasta no meu e-mail só para os comentários deste blog. Assim fica fácil voltar no tempo pra rir um pouco de vez em quando.
    Pode ficar tranquila, o “top five” é seleto, vc não viu nada ainda sobre crentes retardas, não precisa pensar em me por na fogueira.

    No mais, boas festas pagãs a todos e um 2014 cheio de impostos pra pagar!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: