Eu escrevo Deus com “D”

Esses dias, comentei um texto no Bule Voador sobre se essa questão de escrever “Deus”, com D maiúsculo, seria ou não uma contaminação ortográfica pela fé religiosa que se professa ao deus cristão, que, depois de virar Jesus, perdeu o nome que tinha — Jeová — e ficou sendo chamado de Deus mesmo. Contaminação essa à qual um ateu deveria ser imune.

Eu escrevo “Deus” com D mesmo. E, para isso, valho-me da mesma subserviência e fé que me faz escrever “Pinóquio”, com P maiúsculo. Ambos são personagens literários e eu os respeito imensamente como tal, e mais ainda a gramática normativa do português, que convencionou que os nomes próprios de seres reais ou fictícios devem ser escritos com a inicial maiúscula. Além disso, eu acho essa diferenciação ortográfica bastante útil, pois me ajuda a enfatizar bem, nos meus textos, as doenças mentais do deus cristão em frases do tipo:

Se você acha que um Deus maníaco-depressivo que se arrepende de sua obra e resolve afogá-la num dilúvio mundial é um deus de amor, então você não faz a menor ideia do que seja amor.”

Eu destaco o deus cristão no texto, quando escrevo o seu nome sacrossanto, Deus, com D, de forma que a ele fica mais fortemente vinculada a sua doença mental sacrossanta: a esquizofrenia.

Na minha opinião de condenado ao Inferno, a imposição gramatical religiosa que os ateus devem transgredir é a de se colocar em maiúscula a letra inicial de certos elementos gramaticais que se referem a Deus:

Deus é amor, mas se você não O amar, se não O seguir, se não puxar o Seu saco sagrado para tentar agradá-Lo; nem Lhe consagrar sua vida, passando toda a sua mísera existência molhando com a sua saliva o Seu ovo santo, Ele irá puni-lo eternamente.”

Aí sim: eu escrevo tudo isso com minúsculas. E se Deus não gostar… então ele que se dane! 


.

Anúncios

28 Respostas

  1. Você fez-me rir apesar de eu não suportar palavrões. Acho imensa graça aos seus escritos embora seja a primeira vez que o declaro. Acho que você tem muita razão no que diz embora eu tente contrariá-lo um bocadinho com as minhas poucas forças. Isto, não para ser chata, mas para tentar encontrar ainda algum sentido na religião.
    Faço-lhe uma sugestão: escreva um texto todo delicado, com muita educação mas com fina ironia. Vai ver que todos vão gostar e, ainda mais, opinar a seu favor. Até os religiosos extremistas não vão poder refutar.

  2. Barros,

    Segue trechos de um texto de Aldo Bizzocchi, que é doutor em Linguística pela USP:

    (…) As gramáticas determinam que também os pronomes pessoais referentes a Deus – e a Jesus, que para os cristãos é o filho de Deus – sejam grafados com inicial maiúscula (Ele, O, Lhe), o que dá origem até mesmo a esquisitices como as contrações d’Ele ou dEle. Trata-se obviamente de uma questão de respeito ao Ser Supremo a quem, segundo a crença dominante no Ocidente, todos devemos reverência. Mas por que devemos reverência ao Deus judaico-cristão e não a Alá, Osíris, Shiva, Jah, Zeus, Tupã, Oxalá e outros?

    Preconceito etnocêntrico

    Na verdade, essa prescrição ortográfica foge ao aspecto puramente gramatical da língua e adentra o aspecto religioso – do qual não é competência dos gramáticos se ocupar –, além de revelar um tremendo preconceito etnocêntrico: grafa-se com inicial maiúscula o Deus do cristianismo, mas com minúscula os deuses “pagãos”. O uso arbitrário, sancionado pela gramática, das iniciais maiúscula e minúscula quando se trata de nomear divindades mostra bem quanto respeito as sociedades cristãs têm pelas outras religiões. (…)

    (…) O fato é que a religião está tão arraigada em nossa cultura que, no Brasil, até os tribunais de justiça, que, mais do que qualquer outra instituição, deveriam primar pela imparcialidade, ostentam em suas paredes um crucifixo. Que tipo de julgamento será que um não-cristão recebe em nossas cortes?…

  3. Na mosca!!!

  4. Meu filho DEUS nao se importa com o que vc fala. DEUS É DEUS e ELE nao vai deixar de ser DEUS por causas de suas palavras. vc e um coitado e quando perceber seu erro espero que nao seja tarde demais. DEUS e AMOR e suas frases nao ira diminui-lo. DEUS e o unico e eu escrevo o todo o seu nome com letra maiuscula.

  5. E Alla é Alla ele tb não vai mudar pela insignificancia da sua fantasia de Deus!! se converta ao DEus verdadeiro Sr. Igor
    Alla seja louvado

  6. Vc que criou esse blog, procura a Deus, pois você não o conhece e nem sabe quem Ele é, em vez de ficar difamando seu nome. Peço a Deus que tenha misericordia de sua vida.

  7. ADAMANTDOG só existe um DEUS verdadeiro. eu nao irei discutir com vc pois isso e perca de tempo.

  8. vc so esta vivo pelo ar de sua graca,entao pare e pense no que esta fazendo e se arrependa por sua ignorancia porque mesmo que vc nao acredite nele mas ele acredita em vc tanto e que deu seu filho primogenito para nos salvar entao nao cuspam no prato em que vcs usa e se servem mesmo nao sabendo hj orarei por todos vcs que nao acreditam para que o senhor toque nos seus coracoes e lhe convertem porque so deus o senhor e verdadeiro fica o recado………..que o senhor os abencoe.amem

  9. Eu me divirto com esse povo!
    O Deus do Igor Henrique é AMOR, então o que está fazendo essa ameaça de se arrepender tarde demais no meio de tanto AMOR?

    Igor Henrique, que raio de DEUS é esse que se incomoda com um reles (desculpa o reles, Barros rsrsrs) mortal “difamando-o?
    E esse DEUS passou procuração a outro reles mortal, você, para defendê-lo?

    Que DEUS mais mixo…

  10. Maria, eu substituí o palavrão. Ou, pelo menos, “um” palavrão. Sugiro que você leia meu texto “Blasfêmia“… rsrsrsr

    Warlei Alves, concordo plenamente com o Sr. Bizzocchi.

    Shirley, sem problema. Mesmo porque acho que o “reles” significa apenas “simples”. Eu sou bem simples. rsrs

  11. João Victor,

    vc so esta vivo pelo ar de sua graca,entao pare e pense no que esta fazendo e se arrependa por sua ignorância

    Neste caso em particular, ignorância não é algo passível de arrependimento.

    porque mesmo que vc nao acredite nele mas ele acredita em vc

    Tão clichê!
    Leu isso aonde? No para-choque de um caminhão?

    tanto e que deu seu filho primogenito para nos salvar

    Nos salvar de quê? De quem? Dele mesmo?
    Sacrifício humano é algo louvável?

  12. Sacrifício humano é algo louvável?

    Sim para isto que viemos, seres evoluem para raça humana quando aprendem a se sacrificarem.
    existimos pelo sacrifício dos outros.

  13. Criaturo

    Sacrifício humano é algo louvável?
    Sim para isto que viemos, seres evoluem para raça humana quando aprendem a se sacrificarem.
    existimos pelo sacrifício dos outros.

    Que seres? De que planeta veio você Criaturo? rsrsrsr

  14. O Criaturo às vezes parece teísta, às vezes panteísta, às vezes ateu e agora parece que se converteu à cientologia.

  15. O Criaturo tem varias facetas!!

    so sei que se a teoria de evoluçao espirita estiver certa, nos fazemos parte de um jogo bem macabro!!

  16. se houver uma inteligencia que criou todo este sistema, quem diz, ou pode provar que é de amor, bondade, justiça e tudo o mais que é pregado pelos devotos das crendices!! ??
    Gostaria de saber porq Deus tem que ser bom? ou necessariamente justo e preocupado com as pessoas? – Nao pode ser apenas inteligente??

    quem se atreve a responder???

  17. greg preste bem atencao!
    se eu ti dizer que minha “ferida” esta doendo, voce ira sentir?
    r:nao!
    Eu nao posso te provar que DEUS e amor ou justo, mas posso te dizer que DEUS e amor e justo, pois eu ja senti. Pode alquem dizer que um bolo e ruim antes de provar?
    r:nao, pois a pessoa tem que provar para dizer se e bom ou nao.
    Entao eu ti digo que vc so vai saber se DEUS e bom ou justo se vc sentir ELE. Mas quando vc sentir ele, ai vc vai entender o pq que ELE se preocupa com as pessoas.

  18. Um ateu que se preze deveria estudar um pouco mais sobre Deus. Parece contradição, mas um sujeito se pautar apenas por uma imagem que até mesmo o Catolicismo vem se desvencilhando já há algum tempo: o de Deus vingativo e cruel. Barros, você “bate na mesma tecla” e, na sua raiva, não consegue enxergar além dessa visão ULTRAPASSADA há muiiiiiito tempo!
    Estude teologia, com ISENÇÃO, leia livros de Chico Xavier, por exemplo,com ISENÇÃO. Garanto que você terá, ao mesmo, EMBASAMENTO para continuar sendo ateu, mas um ateu que “não chove no molhado”….

  19. Culpar as religiões pelas mazelas do mundo é o mesmo que culpar a faca pelo ferimento de alguém… ou culpar a cadeira por ter sido arremessada contra alguém… ou culpar a barra de ferro pelo ferimento na cabeça de alguém…

  20. Agora não entendi se o Adamastor está dizendo que Deus é descartável (troca-se um por outro como quem troca um celular defasado por um modelo mais atual) ou se ele está dizendo que Deus é o Chico Xavier…rsrsrs

  21. Adamastor;
    Barros não se embasa somente nas ações dos religiosos muitos de seus textos que falam que Deus é cruel, bipolar, vingativo e infanticida tem base bíblica. Agora se a igreja católica e o protestantismo estão deixando esse Deus psicopata (jeová) de lado então vocês é que estão deixando de ser cristãos de verdade.

  22. Esse é o problema, Victor: se basear nos textos bíblicos, que foram escritos num OUTRO CONTEXTO. Além disso, as diversas traduções AFASTARAM o VERDADEIRO sentido das palavras.
    A visão do Barros é ultrapassada por não atentar para o caráter CIENTÍFICO do assunto. Talvez você, e o Barros, não saibam que ATUALMENTE, existem cientistas, muitos deles ateus, ESTUDANDO com ISENÇÃO sobre Deus. Atualizar-se não vai mudar a postura ateísta, mas vai evitar que bobagens sejam escritas…

  23. existem cientistas, muitos deles ateus, ESTUDANDO com ISENÇÃO sobre Deus.

    Ah, claro! Cientistas ateus estudando Deus. Por que não?

  24. Adamastor

    Esse é o problema, Victor: se basear nos textos bíblicos, que foram escritos num OUTRO CONTEXTO. Além disso, as diversas traduções AFASTARAM o VERDADEIRO sentido das palavras.

    Não seria mais honesto – de sua parte e de todos que pensam como você – assumir de uma vez que vocês adotaram o deus-Jesus (com adaptações várias) e mandaram definitivamente o deus-Javé às favas?

    Isso de ficar o tempo todo arrumando justificativas para o deus dos hebreus chega a ser constrangedor. Ele é mesmo uma criação bestial, própria de um povo com particular apreço por guerras e toda a miséria que vem junto com ela. Não é bem visto pelas culturas com umas tintas a mais de civilização.

    Outra coisa, associar “caráter científico” com crenças na existência seja do deus-Jesus, seja o deus-Javé ou quaisquer outros é no mínimo exercício de ingenuidade e no limite, vocação para a desonestidade intelectual.

  25. Deus com “D” maiúsculo é o caralhooo!!!! rs
    Porque o deus judaico-cristão não tem um nome, ou melhor, por que seus seguidores não querem lhe atribuir um nome?A palavra “Deus”, com maiúscula, pressupõe a existência de um único deus, o judaico-cristão. Deve ser justamente essa a ideia que seus seguidores querem incutir na mente das pessoas: “existe apenas um deus; o nosso! E esse deus é chamado de Deus“. Inspira temor e respeito! Passa a idéia de verdade e unicidade!Não se trata de um deuseco qualquer de alguma mitologia mambembe de um povúnculo desconhecido. Nããão! É O Cara! O Único! O Alfa e o Omega!“

    Um substantivo comum, não é um nome próprio, por isso deve ser escrita com letra minúscula e, de preferência, acompanhada de um determinante (“um deus”, “seu deus”, “o deus deles”, “os deuses”, “o deus cristão”, “o deus da guerra”, “a deusa do amor” e o deus do rock paulera,meu preferido etc) pois existem muitos deuses (na mitologia).

    Ótimo 2014 para todos vocês seus malditos hereges,e pra comemorar a passagem de ano,escutem Heavy Metal,som paulera,som do capirotis….
    Sou guitarrista de uma banda de rock pesado,sugiro esta lista especial para os meus camaradas ateus aqui desse blog…..Deixa qualquer crente com o zoião vermelho e os tímpanos do ouvido estourado….rsrsrs

    – Slipknot- Canibal Corpse- Dimmu Borgir- Six Feet of Under- Sepultura-Kreator- Bring me the Horizon- Black Label Society- Death- Inflames-Black Sabbath-Iron Maiden-Metallica-Manowar-Black Sabbath
    -Motorhead-Korn…etc \m/ \m/

    Beijo na bunda.rs

  26. “Cientistas, muitos deles ateus, ESTUDANDO com ISENÇÃO sobre Deus.”???

    Por gentileza fornecer a lista dos nomes… (pra não passar por mentiroso, por favor)

  27. Barros, você é ateu e passa boa parte do seu tempo escrevendo sobre Deus. O que o levou a achar que cientistas ATEUS não podem ESTUDAR sobre o tema? Você nunca leu sobre física quântica? Busque algo sobre isso…

  28. Fulano de tal
    otimo 2014 para vc tamebm!
    que o Metal esteja com vc!
    ja escutei minha dose diaria hoje: MAster of Pupets Album!
    ohhhh – que sonoridade, muito bom a gravaçao desta obra prima!
    Deus ta morrendo de inveja!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr
    ———————————- METAL————————-

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: