Seu presente [fim]

 barros

Antes de considerar um texto “pronto para impressão”, você precisa ainda lê-lo em voz alta. É o pulo do gato. Só na leitura em voz alta que você vai perceber o que ainda não havia percebido no texto lido silenciosamente. É nessa etapa que se notam palavras repetidas muito próximas uma da outra, cacofonias e até erros de pontuação.

Por exemplo, no texto anterior eu escrevi: “Mas, surpresa das surpresas! Ainda não está”. Relendo de novo o texto em voz alta, concluí que a pontuação correta seria: “Mas surpresa das surpresas: ainda não está!”.

Sem falar que é pela leitura em voz alta que você nota se o texto está fluindo ou se está travado; se está leve ou difícil de digerir; se você escolheu palavras que não estão “encaixando”, ou que podem ser substituídas por outras para dar maior ênfase ou beleza; se há trechos desnecessários, ou se está faltando algo; se está ambíguo em algum ponto; enfim, é uma ferramenta indispensável. É nessa fase que você dá os retoques finais à sua obra. É o verniz, ou o perfume. Ou os dois.

Richard Dawkins costuma pedir para sua esposa, que é atriz, ler seus textos para ele antes de publicá-los. Ele destaca que o ator tem uma forma mais apurada de leitura em voz alta, em virtude da sua arte, que torna o trabalho de revisão final mais eficiente. Eu não tenho ninguém; leio eu mesmo, tentando fazer o melhor que posso.

É isso. Depois dessas etapas, eu me dou por satisfeito e publico o que escrevi. Um texto que você escreve e divulga é o seu presente para o mundo. E ninguém gosta de dar presente de baixa qualidade.

Sinto orgulho quando alguém elogia um texto meu; todo mundo adora receber elogios. Mas um texto que eu escrevo tem que agradar primeiro a mim. Se eu conseguir isso, já me sinto recompensado. Se não agradar a mais ninguém… Paciência!

Como facilitar a leitura

 

Anúncios

7 Respostas

  1. Valeu Barros, parabéns pelos seus textos, seu blog está salvo nos meus favoritos já faz alguns anos, sou viciado, entro todo dia para ver se tem alguma postagem nova. Seus textos me ajudaram e ainda ajudam a me abrir os olhos desde o dia que me tornei ateu…digamos que vc tem um pouco de culpa nisso rsrsrsrs…
    Que em 2014 vc continue nós oferecendo ótimos textos como sempre.
    Feliz ano novo!

  2. Obrigado, Rogério. Eu fico, de fato, muito agradecido.

    E vê só: o que me abriu os olhos para o ateísmo foi a leitura da Bíblia. Rsrsrsrssss

    Quanto mais eu lia, mais eu pensava: “Que merda é essa???”.

  3. Barros
    Prá mim cada texto seu já é um presente que eu alegremente venho recebendo cada vez que abro o meu e-mail diariamente. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos e experiências conosco. Espero que continue assim! E sobre a bíblia concordo com você pois como já dizia Isaac Asimov: “Lida propriamente, a Bíblia é a força mais potente para o ateísmo jamais concebida.”
    Um feliz 2014!

  4. Obrigado, Phelipe.

    E concordo plenamente com Mr. Asimov…

  5. FELICIANO; Textos para que não respeita a religião e as opiniões dos outros, e até para evitarmos cair no Fanatismo que não ajuda as pessoas crescerem; é preciso ter uma religião, e ler a Bíblia, apesar de suas contradições, porque foram os homens que as criaram; vamos supor que muitos de suas citações sejam inspiradas até acredito, más em muitos pontos existem contradições e digo; se Deus tivesse criado a religião e a Bíblia haveria apenas uma religião e uma unica Bíblia, ninguém teria coragem de modifica-las ou criarem tantas como existem por aí;. .
    CAPÍTULO IV – EVANGÉLIO SEGUNDO O ESPIRITISMO
    Assim diz hoje o Espiritismo aos seus adptos. Não violenteis nenhuma conciência; não forceis ninguém a deixar a sua crença para adotar a vossa; não lanceis o anátema sobre os que não pensam como vós. Acolhei os que vos procuram e deixeis em paz os que vos repelem. Lembrai-vos das palavras de Cristo: Antigamente o céu era tomado por violência, mas hoje será pela caridade e a docura. Quero seguir sempre este ensinamento que o Espiritismo nos ensina, para que eu não venha ferir sensibilidades ou seja respeitar nossos irmãos de outras crenças. Este texto diz tudo como devemos nos comportar, principalmente quando o assunto e RELIGIÃO. Fiquem com Deus e com o Mestre Jesus.

  6. é preciso ter uma religião, e ler a Bíblia

    Espero que você esteja sentado. Eu vou escrever algo aí embaixo, e quero que você leia duas ou três vezes, ok? É um tanto quanto chocante, mas você está quase um rapazinho e tem que aprender a ser homem.

    É o seguinte: exceto religiões cristãs, todas as outras religiões não têm a Bíblia como um livro sagrado.

    Tudo bem: você pode não querer acreditar em mim. Mas dá uma pesquisada num troço chamado Wikipedia.

  7. Yeaha! My spouse and i entirely like Hypem. The top in the ton I would state.
    New York Dress http://www.lovenewyorkdress.com

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: