Santa Ceia Negra

 Santa Ceia Negra

.

Na parede da sala da casa da minha avó, havia um quadro do Sagrado Coração de Jesus, mostrando um Cristo de cabelos longos, com cachos sedosos e dourados, de olhos azuis, nariz afilado, e pele rosada. Eu lembro que minha avó amava aquele quadro, e dizia sem reservas que amava Jesus e que o achava “lindo”! Agora eu fico pensando onde estariam a alma da minha avó, que era racista, e o cristianismo, se o Jesus pintado no quadro dela fosse um Jesus negro.

Não posso nem arriscar o que teria acontecido com a alma da minha avó porque não há nada que possa me convencer de que a gente tem uma alma, muito menos de que há algo para além da morte; mas quanto ao cristianismo eu posso dar um palpite: teria morrido junto com os “escurinhos” da judeia que tiveram a audácia de imaginar que Deus teria um filho preto! 

 

 

 

 

Anúncios

13 Respostas

  1. Não, Barros, você tem que “interpretar” essas coisas. Tem que entender que o Jesus retratado como um dinamarquês refletiu a referência de mundo do povo daquela época, que mesmo depois das Cruzadas e do constante intercâmbio comercial entre europeus e asiáticos não conseguiu se dar conta que Jesus deveria ter a aparência dos asiáticos. Ô homem de má-fé!

  2. E o Brasil, hein? Já imaginou se seria possível os nossos senhores de engenho pregando na parede o quadro de um Jesus negrinho?

  3. Concordo que muitos quadros representam Jesus com uma aparência que provavelmente não corresponde a verdadeira. Mas também não acho que ele seria negro, ele provavelmente teve a aparência dos judeus da sua região, cabelo, olhos escuros, pele morena, estatura não muito alta…. E a mensagem dele foi exatamente de humildade, renúncia ao materialismo, portanto, em nada muda minha fé se ele não era nenhum modelo de revista, muito pelo contrário, me lembra que o mendido da esquina poderia ser Jesus.

  4. SS,

    para avacalhar com o Barros podemos chamá-lo ou pior, acusá-lo é de ser homem de pouca fé .

  5. Tem algumas matérias interessantes nesse site que podem ajudá-los: http://hebreuisraelita.wordpress.com/tag/imagem-de-jesus-negro-na-igreja-catolica/

  6. Embora o exterior não tenha nenhuma importância pois é uma aparência passageira e só importa as pessoas de pouco conhecimento das obras de Cristo, seu verdadeiro significado esta no seus ensinamentos não o busquem com os olhos mais com o coração. Quanto mais ele não era loiro mesmo e nem asiático já esta comprovado.

  7. o racismo chegou até a santa ceia ?

  8. Há muitos erros nos cristãos, é evidente, até porque antes de sermos Cristãos somos todos humanos e pecadores, e Deus nos deixou a responsabilidade de sermos a Igreja (no sentido amplo) mesmo com todas as nossas falhas.
    Quando o cristianismo se misturou com as outras religiões mediterrânicas (culpa talvez do império romano), atribuiu-se muito valor à imagem de Jesus, mas representado à maneira Europeia: um italo-germanico de 2 metros de altura, cabelos de propaganda de shampoo, olhos de dinamarquês e corpo de atleta; contrariando a profecia de Isaías 53:2 “Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.” e muito diferente da aparência de um judeu comum do século I.
    Não aprofundando em questões de iconoclastiaXidolatria e as divergências dentro da própria igreja acerca das imagens, realmente seu questionamento é interessante no ponto de tentar dissociar a imagem de Deus á tradicional pintura da capela sistina (quase um Zeus) e pensar Jesus diferente das pinturas renascentistas. Qual a reação dos Cristãos ao se depararem com um Deus negro (como foi representado por Morgan Freeman alguns anos atrás) ou um Deus menino, franzino e feio como na versão 2014 de “Êxodo”?

  9. Imagino a decepção de vocês racistas, quando descobrirem que a Israel verdadeira, não é nem nunca foi, essa dessa Bíblia falsificada desses Católicos Romanos de pedófilos e homicidas.

  10. Prezados, bom dia.

    Gostaria de saber a autoria desta afirmação de que não existe alma?

    Somos como os animais, sem espírito?
    Então o que nos torna diferentes dos animais e por que?

    Quanto a origem de Jesus, eu recomendo essa leitura. Talvez assim se consiga uma aparência mais aproximada do mesmo…

    Obrigada.

    http://formacao.cancaonova.com/biblia/estudo-biblico/o-que-e-uma-genealogia-na-biblia/

  11. primeiro justifique por que se acha mais importante que um animal ?

  12. Eu como churrasco, frango assado e linguiça suína na brasa.
    Logo, os animais não tem espírito!

  13. Quechocolatex

    aqui vê-se claramente que voce não possui um “espirito de porco” caso contrario demonstraria uma maior sensibilidade com o semelhante.me desculpe por esta porcaria de comentário!
    e logicamente só podemos comer animais sem espirito a não ser que pertençamos a família sauro.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: