Teste seus amigos crentes (Parte 5)

#4 Deus é todo-poderoso?

Deus é descrito na Bíblia através de atributos que são completamente incompatíveis com suas ações, também relatadas na Bíblia.

Deus é descrito como sendo justo. Mas seria justo punir todo mundo pela desobediência de um casal pelado? Seria justo dizimar — via uma agonizante morte por afogamento — quase toda a raça humana por sua perversão e tendência ao “pecado”, poupando uma única família, cujas filhas, logo depois de escaparem ao castigo, dão prova de como Deus foi justo em salvá-las embebedando o próprio pai para poder transar com ele? 

Até Jesus Cristo revela numa parábola que Deus não tem nada de justo. É aquela do fazendeiro que, no início do dia, contrata operários para trabalhar nas suas terras a um preço fixo pelo dia de serviço. Quase no fim do “expediente”, aparece um malandro querendo dar uma ajuda e é aceito na lida. Na hora do pagamento, todo mundo recebe a mesma quantia: os que trabalharam o dia todo recebem o mesmo tanto do que chegou no finzinho da tarde. E quando os que se sentiram prejudicados levantam a voz pedindo justiça, o dono das terras (Deus, na parábola) diz que os que reclamavam estavam recebendo o que tinha sido combinado; e que o dinheiro era dele e que podia fazer com ele o que bem quisesse. Inclusive uma injustiça. 

Isso mesmo. Aquele que paga igualmente quantidades desiguais de trabalho está sendo injusto com quem trabalhou mais. E é exatamente esse o ponto-chave da parábola: todo mundo esperava que, como o homem que se juntou ao grupo no fim do dia, sendo pago primeiro, recebeu o valor previamente acordado para um dia todo de contrato, os que trabalharam desde o começo da manhã fossem receber mais do que ele.  

Mas a maior incompatibilidade entre os atributos de Deus e suas ações pode ser facilmente percebida no seu maior atributo: a onipotência.

Deus poderia, se quisesse, ter feito seu povo escolhido partir do Egito sem que ninguém precisasse ter morrido? Acho que sim, né? Bastava ter enviado um de seus anjos pra dar um recado simples ao faraó; algo como

Aê, tu tem 24 horas pra libertar o povo de Deus. E só como exemplo do que pode te acontecer se você não obedecê-lo, eu vou substituir o seu membro por uma vagina. Até amanhã.”

Um Deus que pode tudo precisaria suar a camisa pra “quebrar” a vontade de um latifundiário do deserto se obrigando a mandar uma sequência de pragas até conseguir fazer valer a sua vontade? (Pragas essas, diga-se de passagem, que trouxeram sofrimento a todo mundo, menos ao faraó…) Um Deus que pode tudo precisaria desses malabarismos simbólicos para se fazer entender e revelar? Um Deus que pode tudo poderia ter feito um mundo melhor para os seus amados filhos viverem? Sem doenças, sem vulcões, sem feras, sem mosquitos, sem terremotos, sem fome, sem eras glaciais? 

Olha só o meu caso. Eu não sou superpoderoso e nem mesmo sou muito inteligente. Mas, apesar disso, eu consigo bolar um mundo infinitamente mais compatível com as necessidades das pessoas que eu colocaria pra viver nele. Só pra citar um exemplo, eu teria acabado com esse negócio de um bicho se alimentar de outro pra poder sobreviver. Todo animal tiraria sua energia do Sol, como as plantas. Nossos dentes seriam só pra sorrir.

Mas o Deus cristão é só uma fantasia, e a Evolução não tem o menor senso de humor.

.

Anúncios

5 Respostas

  1. Barros, de todos os textos que já li, e não foram poucos, esse foi o que mais me deu vontade de dar e dei gargalhadas, achei maravilhoso a serie “Teste seus amigos crentes”, mas a parte 5 foi a melhor de todas até aqui, “eu vou substituir o seu membro por uma vagina. Até amanhã.”, essa foi demais, abraços, e estarei sempre por aqui.

  2. ola, bom dia, caro Barros e amigos..
    eu vim agradecer a vcs
    eu era evangelico, assembleiano, auxiliar e sentava la no pulpito
    pregava e orava pelos outros… mas eu achava tudo meio sem sentido, muitas passagens da biblia pra mim eram absurdos
    eu estava ali mais por impulso.. por achar que eu estava certo e todas as minhas indagações eu fingia que nao existiam, nao ousava questionar o Deus todo poderoso (kkkk)
    mas com algumas lidas em alguns textos do seu blog, eu pude me libertar e olha, quando algum amigo crente meu chega pra mim, meio que perguntando se eu estou bem, achando que nao estou, eu digo que estou maravilhosamente bem e que nunca estive melhor..

    Gostei muito do texto, ri litros aqui.. mas esse lance do Sol.. seria perfeito kkkk

    acho que o mundo precisa ler mais a bíblia, pq o mundo precisa de mais Ateus..
    abraços

  3. Obrigado, Boris. Seja bem-vindo ao mundo real. Mas cuidado com os crentes que eles matam e morrem para manter o delírio de Deus.

  4. Oi. Obrigado. Fico feliz que tenha gostado. Abraço!

  5. ola barros, que pergunta é essa? deus é poderoso? claro que é.
    para afirmar isso sem sombra de duvida é só citar uma unica parte da bíblia,a travessia do mar vermelho,precisa de muito poder pra fazer isso não acha,ou tu também consegue,faz aí que eu quero ver.
    E nem adianta dizer que é fantasia,pois já foi investigado e confirmado que isso aconteceu não acredita é só investigar que tu vai achar,e só pra constar a muito mais achados arqueológicos referentes a bíblia,tal como,a arca de noé,a arca da aliança,a destruição de sodoma e gomorra,as demais pragas que ocorreram no egito e por ai vai,então meu amigo vai se informar primeiro,pra não correr o risco de fazer perguntas absurdas como essa,valeu é só 1 conselho tá.
    quanto a essa parabola ele da a entender que a uma recompensa igual para todos,a parabola é só pra efeito de comparação entende.
    A promessa é a mesma para todos,todos terão o mesmo pagamento,que é a salvação,não importa quando tu começar a trabalhar para o senhor,se é com 15 anos,se é com 22,se é com 42,se é com 62,se é com 82,ou nem se é nos seus minutos finais de vida,ainda podes ser salvo,enquanto a vida a esperança,e isso não tem nada de mal,isso na verdade só mostra o quanto ele é bom e justo,ele não é homem pra ser injusto,entende,ele estende sua bondade a todos,todos podem ser salvos.
    Ladrões,assasinos, estrupadores,sequestradores ,políticos,banqueiros,prostitutas,homosexuais,e etc…porém,para isso acontecer eles tem que trabalhar para o senhor e cumprir os mandamentos,entende, aí receberão o seu denário,que é a salvação.
    Quanto ao seu comentário de 1 mundo perfeito,tá muito engraçado,muito,muito mesmo hahahahahaha não existiria mais equilíbrio biológico,o que é irrelevante, mais, ter os dentes só pra sorrir é 1 sarro.valeu e se esforça mais da próxima vez,talvez consiga idealizar 1 mundo perfeito,valeu e té mais………

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: