“Minha Deusilusão”, by Ana Júdice

Jave-Deus

 

Sou a Ana Júdice, do site Ponderável, um espaço que reflete meus pontos de vista sobre variados temas, agora por último mais voltado aos enigmas da fé religiosa, suas consequências, conforme minha visão, como também do estudo de outros autores, quando às vezes coloco minhas apreciações pessoais.

Antes de mais nada digo: sou uma aprendiz consciente das minhas proposições. Minha descrença nesse Deus gerado pelo homem se deu de forma gradativa; não foi por frustração ou revolta relacionada a súplicas ignoradas, apesar de que isso também somou pontos, mesmo porque nunca cheguei a ser fanática, eu diria moderada, tanto é que não me foi necessário sair confrontando opiniões daqui ou dali.

Como não tinha lá muita vocação religiosa, me foi  mais prático ligar o desconfiômetro e detectar sinais de ausência de conexões ou exatidões. Eu simplesmente não acho que Deus existe. Mas ele chegou a existir quando certamente meus neurônios se encontravam em estado de dormência, ainda imaturos para a racionalidade, e é neste espaço em que se detecta uma brecha, é nela que Deus passa a existir. Foi por aí, também, que o homem em transe o idealizou e é dessa mesma forma que se passa a acreditar e a amar um ser que nunca viu, nem ouviu, que permanece em silêncio há milênios, e você só sente sua aproximação quando a fé, que é a firme opinião de que algo é verdadeiro, o faz crer em histórias fantásticas e incrivelmente surreais, revelando que você está em fase de baixa autoestima, ignorante do seu próprio potencial.

Bastou-me questionar as estórias bíblicas, colocar em parâmetros com a realidade, para classificá-las como fábulas da mesma forma quando li Pinóquio com seu Grilo Falante, cujo estilo é quase o mesmo, apesar de que, na do Pinóquio, é literatura para crianças e a Bíblia é um livro de ficção ou lendas focadas no divino para passar conversa, coletar ofertas, ocupar a mente de adultos incautos, frágeis ou convergentes a transgressões éticas e morais presentes em algumas espécies que, quanto mais tendenciosas, mais místicas se tornam.

Certa vez me propus a ler a Bíblia pelo interesse histórico, na esperança de obter mais esclarecimentos sobre a origem da humanidade, visto que em seu relato há um retrocesso de para mais de 3.500 anos, a contar de Moisés. Ledo engano. Não encontrei nada proveitoso além de estórias surreais e a inocente fábula de Adão e Eva.

Adao-e-Eva- Iluminura- Manuscrito- Hunterian- séc-XII

Nasci numa família de evangélicos (Cristã Evangélica) que até hoje conserva a tradição como consolo espiritual, e as palavras com as quais aprendi a conviver foram: Deus, pecado e Diabo. Não sei em que parte física do universo Deus vive em guerra com esse seu desafeto (sim, ele possui um inimigo com o qual está em constante e ferrenha luta entre o bem e o mal), e nós somos usados como o motivo de suas disputas. E mesmo assim nunca vi qualquer ação de Deus e nem do Diabo, senão da boca dos crédulos.

Meu caminho até ao ateísmo iniciou quando minha percepção foi se ampliando com as indagações que me vinham e, então, como a lógica não oferecia respostas, a própria Bíblia foi o meu descaminho com estórias que eu julgava descabidas desde o livro de Gêneses (Origem, Princípio). O Livro de Josué foi a gota d’água. É aí que a gente nota que as razões de tantas  guerras santas não eram pela causa de um Deus e sim por disputa de territórios e riquezas, com muita matança e carnificina no extermínio de nações inteiras, incluindo saqueamento de bens dos inimigos (para serem consagrados ao Senhor e depositados em seu tesouro), comandados por Josué sob orientação verbal de  Deus — o maior paradoxo.

As contradições nem preciso enumerar porque até os crentes sabem quais são, tanto é que já possuem argumentos de defesa para todo e qualquer imprevisto.

maos-em-fé

Ao levar minha vida mais a sério, deixei de crer no inexistente para ressaltar o existente ante minha perplexidade ao assistir as tragédias, desigualdades sociais, fome, doenças mortais incuráveis, e esse ser coisa nenhuma nem ao menos demonstra a menor misericórdia. Seres inexistentes não compartilham vida, não possuem sentimentos, o nada não possui conteúdo porque ele é vazio como todos os outros deuses, sejam eles: Allah, Tupã, Olorum, Javé, Zeus, Júpiter, Mazda, Amon-Rá, Brähma, Vixnu, Shiva, o Monstro de Espaguete Voador. Com eles ou sem eles as coisas boas e más continuam acontecendo, não existem seres superiores abstratos, a não ser na  imaginação das pessoas.

Não busquei Deus ou deuses nem mesmo quando em 2012, após uma cirurgia, fui levada à UTI por 3 dias devido a uma complicação (pneumotórax) decorrente da anestesia, porque está intrínseco em mim: abstração é um estado de alheamento. E para mim Deus é abstrato; melhor ainda: é o NADA, o vazio total.

Pelo menos temos a ciência que trabalha para o bem da humanidade sem fazer alarde, sem arrogância, passeatas.

O que vemos por aí promovido em nome de Deus são templos de ares poluídos com o cheiro do sofrimento, repletos de pessoas carentes e charlatões da fé simulando milagres. É fácil conferir o prodígio psicológico e contagiante da fé. Basta observar dentro das igrejas neopentecostais: mais parece um estouro de boiada. E o que vem a ser isso? O contágio da fé ou histeria coletiva; um fenômeno antigo também conhecido como “doença psicogênica de massa”.

Meu desprezo maior é pelo Deus cristão/judaico que, dentre outros, é o mais discordante por transportar consigo todas as deformidades humanas e, de todos os deuses, ele é o maior em assassinatos e destruição em massa da humanidade, por prometer e não cumprir; por não ouvir os clamores de desespero; e ele, indiferente, sempre pedindo uma prova de fogo para enaltecer seu enorme e poderoso EGO. Não. Esse ser definitivamente não pode existir, ou melhor, o homem o criou mal, conveniente e adaptável à sua própria natureza, com óbvios vestígios do seu DNA cerebral,  tamanha a compatibilidade.

E ainda não falei de Jesus Cristo, filho de Deus, que veio para desequilibrar o conceito inicial do monoteísmo, por possuir três divindades. Devido a tantas contradições e imprevistos nessa trajetória, acredito que já está passando da hora dos cristãos pararem de pegar carona no Velho Testamento, deixá-lo aos Judeus, por direito, e desmembrar a Bíblia começando tudo pelo Novo Testamento, já que eles afirmam que Jesus é Deus.

________________

Ana Júdice  é leitora do blog, e resolveu compartilhar sua “deusilusão”, assim como já fizeram outros leitores:

Anúncios

22 Respostas

  1. “…e desmembrar a Bíblia começando tudo pelo Novo Testamento, já que eles afirmam que Jesus é Deus.”

    Sabe que há tempos também falo isso ? Sempre chamo os evangélicos de neo-judeus porque eles ainda se agarram ao velho testamento.

  2. O maior problema é que os crentes bíblicos sequer leem sua Bíblia, que dirá entender o que ela é.

    O outro lá diz que “Se mais cristãos lessem a Bíblia, haveria menos cristãos”. Eu concordo, mas, melhor seria se eles, em vez de ler, pelo menos soubessem o que a Bíblia é: uma coleção de estórias separadas dentre um monte de outras que não foram consideradas sagradas pela igreja que a compôs.

  3. O contágio da fé ou histeria coletiva; um fenômeno antigo também conhecido como “doença psicogênica de massa”.

    Quando eu quiser saber a religião de uma pessoa agora eu vou perguntar assim:

    — Ei, qual a designação que deram pra tua doença psicogênica de massa?

  4. Ana

    Você expôs de forma admirável o que mais incomoda o crente, em se tratando de ateus: assumir a responsabilidade pela própria vida, recusando a tutela da manipulação mental das crenças, manipulação essa sustentada pelo medo e a ignorância.

    Quanto a Jesus, há um problema sério para os crentes, eles precisam primeiro arrumar/inventar outra origem para ele.

  5. Barros

    Os crentes só leem na bíblia aquilo que lhes excitam ou interessam, principalmente para convencer os outros a acreditar no que eles creem com tanta convicção. Quando eles batem na sua porta ou na minha para falar da Palavra, estão ancorados num dos versículos muito impertinentes em qualquer situação porque está escrito que Jesus recomendou:
    Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. E esse versículo lhes dão o direito e obrigação de insistir, argumentar e impor suas crenças.

    Barros, obrigada pelo convite para um texto no seu site que aprendi a gostar porque aqui também tenho aprendido muitas coisas que foram e continuam sendo importantes para meu crescimento interior porque me faz sentir mais livre e feliz. Um abraço

  6. É isso mesmo Shirley, eu nunca soube de um crente que não fosse “pidão”. Fazem jejum, noites de vigília para pedirem graças.
    Eles pedem tudo para Deus e o teor de suas orações é exclusivamente para implorar bênçãos e mais bênçãos, ou então para adorá-lo em agradecimento. Não acredito que os crentes ou qualquer religioso de outras denominações vão aos templos apenas para adorar a Deus gratuitamente sem interesse por alguma coisa, e, por que então eles dão ofertas?
    Veja bem, os muçulmanos se armam de explosivos por uma causa, porque depois de mortos eles acreditam que terão no paraíso um átrio com 80.000 servos e 72 virgens, sobre o qual repousa um domo decorado com pérolas, aquamarinas e rubis etc… etc… etc…

    Os crentes oram pedindo pela saúde para si e todos da família ou amigos, por um casamento, para alguém de sua estima deixar a bebida, por um emprego bastante lucrativo, chuva por água ou chuva de bênçãos, para comprar um carro, para a cura de um câncer ou epilepsia, para que seu parente deixe de ser gay porque seus preconceitos são fortíssimos ao ponto de criar uma frase impregnada de muita soberba “Não me toque, sou ungido” indicando que a humildade passou longe e os pastores orientam seus fieis que não tenham amizade com pessoas incrédulas ou de outra religião.

    Um abraço

  7. SOBRE A EXISTÊNCIA DE DEUS OU NÃO TEMOS QUE PRIMEIRAMENTE FAZER UM DIVISOR DE ÁGUAS ENTRE – AQUELES QUE CEGAMENTE CREEM POIS NESCESSITAM QUE EXISTA UM DEUS PARA DAR SENTIDO E OBJETIVO PARA SUAS VIDAS E AQUELES QUE NÃO SÃO TOLOS E QUE COMO DIZ A PROPAGANDA DA SUKITA “NÃO ENGOLEM QUALQUER COISA”,
    – OS PRIMEIROS ACREDITAM EM DEUS PORQUE PRECISAM BUSCAR NO IRREAL A FORÇA QUE SÓ TEM SE FOREM COMANDADOS COMO ESCRAVOS E OBRIGADOS POR NECESSIDADE OU POR MEDO.
    – NESCESSIDADE PARA OBTEREM ALGUM MILAGRE OU OBTEREM ALGUMA VANTAGEM QUE PODE SER UMA CURA, AQUISIÇÃO DE UM BEM, UM EMPREGO OU QUALQUER OUTRA COISA QUE NÃO TENHAM E QUE PENSEM QUE SE NÃO LHES FOR DADO PELO ALÉM NÃO CONSIQUIRÃO PELAS SUAS PRÓPRIAS FORÇAS.
    – E AINDA EM MAIOR NUMERO E PROPORÇÃO MEDO DO DIABO, MEDO DE IR PARA O INFERNO OU MEDO DE RECEBEREM UM CASTIGO DE DEUS.
    – SEGUNDO DIZEM OS ENTENDIDOS DA BIBLIA (PASTORES E PADRES QUE NA REALIDADE SÃO UM BANDO DE SAFADOS VIGARISTAS), NINGUEM PODE DUVIDAR DAS PALAVRAS DA “SANTA BÍBLIA” POR SER ELA A PALAVRA DE DEUS E O TRANSGRESSOR SERÁ PUNIDO COM SEVERIDADE E IRA ARDER ETERNAMENTE NO FOGO DO INFERNO.
    – PARA A GRANDE MAIORIA DO POVO A RELIGIÃO É UM MAL NECESSÁRIO POIS ABAIXO DE MEDO VIVEM E SE CONDUZEM DENTRO DE PRINCÍPIOS DE AMOR AO PRÓXIMO E SOLIDARIEDADE.
    – OS SEGUNDOS DEIXAM DE LADO O MEDO E PROCURAM BUSCAR A VERDADE ATRAVÉS DA LEITURA E DO CONHECIMENTO. A UNICA COISA QUE PODE SER APROVEITADA NA BIBLIA É A MENSAGEM “CONHECE A VERDADE E ELA TE LIBERTARÁ”. A VERDADE QUAL É? A DE QUE TUDO ALI É MENTIRA E QUE DEUS NÃO EXISTE E NO MOMENTO QUE TU CONHECE ESSA VERDADE TU FICA LIBERTO DE SER ESCRAVO DA MENTIRA. É COMO EU DIGO NESSE MUNDO DOS HUMANOS “A VERDADE NÃO PASSA DUMA GRANDE MENTIRA E A MENTIRA NA REALIDADE É UMA GRANDE VERDADE.”
    – PARA QUEM NÃO SABE DA VERDADE PARTE DESSE SER CHAMADO DE HUMANO QUE HABITA O PLANETA TERRA NA REALIDADE MUITOS SÃO UMA MESCLA DE MACACO COM EXTRATERRESTE (ANUNNAKI) QUEM QUER SABER MELHOR DESSA AFIRMAÇÃO LEIA “O LIVRO PERDIDO DE ENKI” QUE PODE SER BAIXADO GRATUITAMENTE PELA INTERNET. ALÉM DESSES SERES EXISTEM OUTROS QUE TAMBEM SÃO EXTRATERRESTRES REPTILIANOS E MUITOS DELES SE ALIMENTAM COM SANGUE HUMANO E DE CARNE HUMANA. E AI EU ANALISO AS MORTES DA BOITE DE SANTA MARIA – RS., COMO UM VERDADEIRO “ATAQUE DE SERES REPTILIANOS” QUE A FICÇÃO ATRIBUI O NOME DE VAMPIROS.
    FINALIZO DIZENDO QUE NÃO ME JULGO SENHOR DA VERDADE MAS O QUE AFIRMO É COM SUPORTE NO CONHECIMENTO QUE ATÉ AGORA BUSQUEI E CONTINOU BUSCANDO EM LIVROS E VIDEOS DE ESTUDIOSOS E CIENTISTAS PESQUISADORES DO ASSUNTO.
    EU TAMBEM COMO TODOS JA FUI UM ILUDIDO IGNORANTE QUE TINHA MEDO DO DIABO, DO INFERNO E DOS “CASTIGOS TERRÍVEIS DE DEUS” PRINCIPALMENTE MEDO DO “FOGO DO INFERNO” MAS QUEM DISSE QUE ESSE INFERNO TEM FOGO? O PAPA A POUCOS DIAS JA COMEÇOU A DESMENTIR AS MENTIRAS DA BIBLIA AFIRMANDO QUE ADÃO E EVA NUNCA EXISTIRAM E QUE NO INFERNO NÃO TEM FOGO!!! QUASE FOI CRUCIFICADO PELO VATICANO!!! SE ISSO ACONTECE TODOS DIRIAM QUE ELE É A RESSURREIÇÃO DE CRISTO! E O POVO ACREDITARIA COM MEDO DO JUIZO FINAL! É UMA BARBARIDADE QUE COM TODA A EVOLUÇÃO DA CIENCIA E DA TECNOLOGIA AINDA EXISTAM PESSOAS CULTAS ACREDITANDO EM BOBOSEIRAS!!!

  8. Jandir

    A VERDADE QUAL É? A DE QUE TUDO ALI É MENTIRA E QUE DEUS NÃO EXISTE

    Deixou de ser crente e passou a ser “iluminado”, por favor compartilhe desta sua vidência.

  9. Criaturo, iluminado é você que descobriu o que Deus realmente é e como ele se manifesta: ou seja, Deus é tudo o que existe e se manifesta através das coisas que acontecem… Vige!

    Lembre-se de que, por conta disso, eu o proíbo de citar versículos bíblicos, de fazer orações e de falar sobre Jesus Cristo.

    Amém?

  10. EM OUTRA OCASIÃO EU LI QUE GOSTA MUITO DE LEITURA ENTÃO SE TU LER “O LIVRO PERDIDO DE ENKI” PARTE DESSE SER QUE SE DIZ HUMANO FOI CRIADO SOMENTE PARA SER ESCRAVO E SER DESCARTADO DEPOIS QUANDO NÃO PRESTA PARA MAIS NADA. NA VERDADE O SER DITO HUMANO É UM SER IMPRESTÁVEL E INÚTIL QUE LEVA UMA VIDA COMPLETAMENTE INÚTIL SEM OBJETIVO NENHUM! FOI CRIADO PRIMEIRAMENTE PARA SER ESCRAVO DOS ANUNNAKI QUE HABITAM O PLANETA NIBIRU E QUANDO PERDERAM SUA UTILIDADE PASSARAM A SER O QUE NA REALIDADE SÃO HOJE, COBAIAS DE EXTRATERRESTRES QUE ESTÃO ESTUDANDO A POSSIBILIDADE DE FAZER NOVAMENTE UM CRUZAMENTO COM SERES DE OUTROS PLANETAS E CRIAR OUTRO SER QUE VAI SUBSTITUIR A ESSE SER INÚTIL QUE HABITA O PLANETA TERRA. SE TU ANALISAR OS OBJETIVOS DOS ILUMINATI É EXTERMINAR 80% (OITENTA POR CENTO) DA CIVILIZAÇÃO E DEIXAR SOMENTE 20% (VINTE POR CENTO) PARA COBAIA. A FORMA DESSE EXTERMÍNIO JÁ ESTÁ EM PRÁTICA ATRAVÉS DA VACINA DA GRIPE SUINA H1N1, VACINA PARA OS VELHOS NÃO PEGAREM GRIPE E MAIS AINDA, NO ENVENENAMENTO EM MASSA ATRAVÉS DA CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS COM AGROTÓXICO QUE VEM CAUSANDO VÁRIAS DOENÇAS DESCONHECIDAS QUE OS MÉDICOS DIZEM SER CANCER. O QUE TU DEVE SABER É QUE OS ILUMINATI SÃO SERES EXTRATERRESTRES QUE ESTÃO AQUI DESENVOLVENDO ESSE TRABALHO DE EXTERMÍNIO DO SER DITO HUMANO. ELES NÃO MISTURAM A RAÇA E SÓ SE ACASALAM ENTRE ELES MESMOS E NÃO SE ALIMENTAM COM OS ALIMENTOS QUE O SER HUMANO USA E MUITOS DELES SE NUTREM COM O SANGUE HUMANO SENDO ESSES OS SERES REPTIILIANOS QUE UTILIZAM UM CORPO DE APARÊNCIA EXTERNA SEMELHANTE DO IDIOTA DO SER HUMANO E O QUE É PIOR ESTÃO EM NOSSO MEIO.! MUITOS ME DIZEM QUE TAIS AFIRMAÇÕES SÃO PARANOIAS DA MINHA CABEÇA E QUE NA REALIDADE SOU UM LOUCO MAS EU NÃO ME IMPORTO EU SEI QUE ESTOU CERTO E SE TU OBSERVAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO TUDO QUE EU DIGO SE TORNA REALIDADE. ACONSELHO A TODOS QUE LEIAM “O LIVRO PERDIDO DE ENKI” E VEJAM ATRAVÉS DO GOOGLE A REALIDADE DA VACINA DA GRIPE SUINA E FINALMENTE O QUE É O PROJETO HAARP E AS DESGRAÇAS QUE ESTÃO SENDO PRODUZIDAS CONTA A HUMANIDADE SOB O ESCUDO DA FARSA DO “AQUECIMENTO GLOBAL” E DA DOENÇA DO SÉCULO “DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS” QUE ACABAM COM O CÉREBRO HUMANO. mas tudo isso é apenas a ponta do iceberg.! O PROBLEMA É QUE TU TEM QUE TER UMA FORMAÇÃO E PREPARO PSÍQUICO PARA SUPORTAR O IMPACTO DO DESVENDAR DAS COISAS OCULTAS QUE MANIPULAM AS PESSOAS.!!!

  11. Barros

    Criaturo, iluminado é você que descobriu o que Deus realmente é e como ele se manifesta: ou seja, Deus é tudo o que existe e se manifesta através das coisas que acontecem… Vige!

    ja esqueceu que conseguiu encontrar um deus 20% maior que o meu?

  12. Lembre-se de que, por conta disso, eu o proíbo de citar versículos bíblicos, de fazer orações e de falar sobre Jesus Cristo.
    irmão Barros este seu fanatismo religiosos esta te tornando muito possessivo.

  13. este livro não foi perdido e sim jogado fora!

  14. Fora da mente e da imaginação aonde mais deus está ? Como encontra-lo fora do pensamento ?

  15. Ana Judice, eu sei que o mal e o sofrimento no mundo abala a fé de muita gente; mas, se fossemos levar em conta o sofrimento e a injustiça do mundo como prova da inexistência de Deus, o próprio cristianismo jamais teria existido; pois, seu próprio fundador foi cruelmente torturado e crucificado e foi germinado com o sangue dos mártires.

    Homens podem inventar estórias, criar lendas, escrever sábios pensamentos e lindos textos como os da Bíblia, etc.,, menos fazer duas coisas: PROFECIAS E MILAGRES AUTÊNTICOS!

    E se tem uma coisa de que a Bíblia e a Igreja de Cristo estão repletas, são de profecias e milagres que VIOLAM as próprias leis da natureza. Por isso, é IMPOSSÍVEL a Bíblia não ter sido inspirada por Deus.

    Mesmo o Livro do Gênesis, que mais parece um conto de fadas aos olhos da ciência moderna, contém profecias cumpridas séculos e séculos depois. Por exemplo, o artigo da Wikipedia sobre ‘CRISTO’ mostra dezenas de passagens do Antigo Testamento (escritas séculos antes do nascimento de Cristo) que se cumpriram na pessoa de Cristo, inclusive: que ele nasceria de uma virgem, falaria em parábolas, faria milagres, seria rejeitado e traído por trinta moedas de prata, seria acusado injustamente, seria rejeitado e ferido por nossas iniquidades, seria cuspido e esbofeteado, teria os pés e mãos transpassados, oraria pelos inimigos,lançariam sorte para repartir suas vestes, o fariam beber vinagre, não teria os ossos quebrados, um rico o sepultaria, ressuscitaria no terceiro dia, etc., etc., etc.

    Está lá para todo mundo ver! E a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto demonstrou que tais profecias, realmente, foram escritas séculos antes do nascimento de Jesus Cristo.

    Se Jesus não existiu ou não fez milagres quando veio ao mundo e nem ressuscitou, com certeza, também não faz milagres agora; e, portanto, todos (repito: todos) os milagres da Igreja têm de ser falsos!

    Por isso, insisto tanto no estudo dos grandes milagres da Igreja, tais como: Santo Sudário (que nada mais é do que a foto radiográfica e tridimensional de um homem ressuscitando), Imagem de Guadalupe (cujo olho reflete a cena do milagre e cuja pupila dos olhos reage à presença de luz como se fosse um olho VIVO, cuja imagem mantém a temperatura de um corpo humano e têm batidas de coração, etc.), Santa Casa de Loreto (a casinha onde viveu a Virgem Maria milagrosamente transportada de Nazaré até Loreto, passando por outras cidades, durante a invasão islâmica à Terra Santa), Milagre Eucarístico de Lanciano (cuja hóstia e vinho virou carne e sangue de uma pessoa viva atualmente), Sangue de São Genaro (que se liquefaz no dia do seu aniversário), Coxo de Calanda (cuja perna reapareceu após enterrada por quase três anos), Espinho da Coroa de Cristo (cujo sangue coagulado se liquefaz a cada 11 anos, toda vez que a sexta-feira da paixão ocorre num dia 25 de março, o suposto dia da crucificação de Cristo), corpos e órgãos incorruptos de santos (que exalam perfume e destilam água e óleo por séculos) e tantos outros espantosos milagres que, por incrível que pareça, só ocorrem na Igreja Católica e em nenhuma outra religião do mundo.

    Isso é um fato espantoso e extraordinário que existe no mundo e que não deveria ser ignorado ou desprezado por quem quer que seja.

    Mesmo os evangélicos (que não aceitam imagens) já estão admitindo a autenticidade do Santo Sudário, como exposto no excelente artigo do apologista evangélico Lucas Banzoli:

    http://apologiacrista.com/index.php?pagina=1078486453

    E cientistas (DE VERDADE!!!) já estão admitindo que o Santo Sudário se trata realmente da imagem do corpo crucificado de Jesus Cristo; embora os cientistas céticos ainda ficam tentando encontrar uma explicação natural para o suposto milagre:

    http://oglobo.globo.com/ciencia/nova-pesquisa-sugere-que-imagem-do-santo-sudario-foi-criada-por-terremoto-11586057

    Quem ainda não viu, não deixe de ver, por exemplo, o incrível documentário do History Channel “GUADALUPE: UMA IMAGEM VIVA”:

    e também o excelente e sério documentário do Discovery Channel “O MISTÉRIO DO SANTO SUDÁRIO”:

    e sua continuação “O SUDÁRIO DE TURIM”:

  16. Senhor D. R. eu entendo o seu interesse em fazer-me mudar o modo de pensar ou até evangelizar-me.
    Sou uma pessoa tranquila, de bem com a vida, não tenho nenhuma vocação religiosa, não creio em seres sobrenaturais ou de outro mundo, nem tampouco na santa de Guadalupe com seu olho VIVO, sudários, virgem imaculada, coroa de Cristo de sangue coagulado, Coxo de Calanda, Igreja Católica, Protestante e suas ramificações etc e tal…..
    Só tenho a acrescentar que a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto nada revelou sobre Jesus. Dos seus 825 a 870 rolos distintos, não há nenhuma referência, porém, nota-se alguma semelhança nos hábitos de vida de Jesus com a dos Essênios que, de acordo com o Novo Testamento ele viveu nessa época e pode até ser que tenha estado com eles nos seus anos ocultos (dos 13 aos 30 anos) e o sentido da palavra essênio provém da palavra síria “asaya” o que significa médico ou ‘therepeutes”, o que implica que Jesus poderá ter aprendido com eles noções de cura. Mas, não existe qualquer palavra nos manuscritos sobre Jesus e a existência desse grupo data no século II a.C.
    O que foi dito até hoje pelos historiadores são pressupostos de que poderia ter tido alguma influência dos costumes dos Essênios.
    Aliás, penso que os cristãos ficaram decepcionados ao perceber que não há nenhuma citação dele nos manuscritos para comprovação.

    Sobre as profecias, bem, as profecias são termos para pessoas com tendências místicas, o os Essênios eram extremamente ascéticos, esotéricos e místicos.

    E NÃO É VERDADE que os cientistas já estão admitindo que o Santo Sudário pode ser realmente da imagem do corpo crucificado de Jesus Cristo, pelo contrário, o Sudário de Turim tem sido objeto de grande polêmica até hoje.

    Ciente de suas boas intenções, admito que essas histórias repetidas há milênios não me convence.
    Não acredito em milagres, em recompensas divinas e sim no meu potencial tanto para solucionar maus momentos como para estar apta à felicidade, o para mim é uma questão de força pessoal, disposição, aceitação e otimismo.

    Abç

  17. Ana Júdice,

    quando me referi aos Manuscritos do Mar Morto, quis dizer que eles mostram que os textos bíblicos do Antigo Testamento (incluindo as profecias sobre o Messias) não foram adulterados pelos cristãos a fim de incluir neles as profecias sobre Jesus Cristo; já que foram encontrados trechos bíblicos (por exemplo, do livro de Isaías), datados até o III século antes da era Cristã, praticamente idênticos aos textos bíblicos atuais.

    “…

    Antes da descoberta dos Rolos do Mar Morto, os manuscritos mais antigos das Escrituras Hebraicas datavam da época do nono e do décimo século da era cristã. Havia muitas dúvidas sobre a confiabilidade dessas cópias. A análise dos textos encontrados mostra que os textos hebraicos eram bastante fluidos antes de sua canonização. Há textos que são quase idênticos ao texto massorético embora haja fragmentos do livro do Êxodo e de Samuel com diferenças significativas das cópias modernas.

    Mas o Professor Julio Trebolle Barrera, membro da equipe internacional de editores dos Rolos do Mar Morto, declarou: “O Rolo de Isaías [de Qumran] fornece prova irrefutável de que a transmissão do texto bíblico, durante um período de mais de mil anos pelas mãos de copistas judeus, foi extremamente fiel e cuidadosa.”

    O rolo mencionado por Barrera trata-se de uma peça com 7 metros de comprimento, em aramaico, contendo o inteiro livro de Isaías. Diferentemente deste rolo, a maioria deles é constituída apenas por fragmentos, com menos de um décimo de qualquer dos livros. Os livros bíblicos mais populares em Qumran eram os Salmos (36 exemplares), Deuteronômio (29 exemplares) e Isaías (21 exemplares). Estes são também os livros mais frequentemente citados nas Escrituras Gregas Cristãs.

    Embora os rolos demonstrem que a Bíblia não sofreu mudanças fundamentais, eles também revelam, até certo ponto, que havia versões diferentes dos textos bíblicos hebraicos usadas pelos judeus no período do Segundo Templo, cada uma com as suas próprias variações. Nem todos os rolos são idênticos ao texto massorético na grafia e na fraseologia. Alguns se aproximam mais da Septuaginta grega.

    …”.
    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuscritos_do_Mar_Morto

    Sobre o Santo Sudário, pelos últimos estudos, estão admitindo isso sim; mas, embora admitam que o único candidato histórico ao homem do Sudário seja mesmo Jesus Cristo, os pesquisadores céticos ainda tentam encontrar alguma explicação natural para o fenômeno.

    Por exemplo, em seu livro “O Sinal”, o historiador britânico Thomas de Wesselow defende que o Sudário de Turim é realmente o lençol que cobriu o corpo de Jesus Cristo; mas, defende uma teoria maluca de que tal imagem foi formada por vapor cadavérico (vaporografia) e que ela levou os cristãos à crença na ressurreição de Jesus.

    Porém, para quem acompanha os estudos do Santo Sudário, percebe que essa hipótese também não se sustenta; já que o Santo Sudário é, na verdade, uma RADIOGRAFIA 3D onde dá para ver até as raízes dos dentes e os ossos da vítima. Como bem mostrado no excelente documentário do Discovery Channel “O MISTÉRIO DO SANTO SUDÁRIO” (PARTE 5), entres os minutos 2:12 e 4:02:

    Agora, um novo estudo defende a ideia de que a imagem foi formada por radiação derivada de um terremoto ocorrido após a morte de Cristo:

    “…

    Publicada na revista “Meccanica“, a nova pesquisa sugere que um poderoso terremoto, de magnitude 8,2, ocorrido na Velha Jerusalém perto do momento da morte de Cristo, teria sido forte o suficiente para liberar partículas de nêutrons das britas. Para chegar à conclusão, a equipe de pesquisadores fez uma simulação do terremoto esmagando amostras de rochas frágeis.

    De acordo com a equipe, as emissões de nêutrons podem ter criado uma imagem parecida com a de um raio-X no pano de linho, reagindo com núcleos de nitrogênio. Os cientistas acreditam também que a radiação pode ter confundido os testes de carbono realizados em 1988, feitos por laboratórios de Zurique, na Suíça, Oxford, na Inglaterra, e da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

    …”.
    FONTE: http://oglobo.globo.com/ciencia/nova-pesquisa-sugere-que-imagem-do-santo-sudario-foi-criada-por-terremoto-11586057

    Uma das formas de saber se essa hipótese (também polêmica) é plausível, além de verificar se tal radiação pode gerar uma imagem com características parecidas com a do Sudário num pano de linho, seria ver se aparecem imagens de ossos também na parte traseira do homem do Sudário. Se sim, a única hipótese possível, seria uma radiação emitida a partir do interior ou de todas as células do corpo do Sudário; inviabilizando tal hipótese da radiação ter vindo debaixo do corpo.

    Seja lá que for, isso mostra que os pesquisadores já estão reconhecendo que o Sudário se trata mesmo do manto que cobriu o corpo de Jesus e que, por tabela, estão rejeitando o teste de datação por C14 que indicou ser o tecido da Idade Média e aceitando os estudos do STURP, do Dr. Raymond Rogers e dos físicos do ENEA, entre outros, que indicaram não ser uma falsificação medieval; além de, embora ainda alguns não reconhecerem o milagre, estarem reconhecendo que não pode ter sido obra de mãos humanas.

    A coisa é tão séria que, recentemente, o ENEA (Agência Nacional Italiana para a Energia e as Novas Tecnologias) reuniu nada menos do que 40 CIENTISTAS E PROFESSORES (!!!) de diversas especialidades e países – EUA, França, Áustria, Canadá, Dinamarca, Alemanha, México, Israel, Polônia, Espanha e Itália – para estudar os aspectos químicos, físicos, mecânicos e médicos das mais famosas imagens “aqueropitas” (quer dizer, não feitas por mãos humanas), a saber, o SANTO SUDÁRIO DE TURIM, o MANTO OU “TILMA” DE GUADALUPE e o VÉU DE MANOPPELLO:

    http://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com.br/2013/04/o-veu-da-veronica-2-o-que-dizem-os.html

  18. Depoimento de um ex-cético do Santo Sudário:

    (Obs.: traduzido pelo Google.)

    “…

    É O SUDÁRIO REAL? PROVAVELMENTE.

    O Sudário de Turim pode ser o pano de enterro real de Jesus . A datação por carbono , uma vez que aparentemente provando que era uma farsa medieval , é agora amplamente visto como suspeito e sem sentido. Mesmo o famoso ateu Richard Dawkins admite que é controverso. Christopher Ramsey, diretor do Laboratório de radiocarbono Oxford , acredita que é necessário mais testes. Assim como muitos outros cientistas e arqueólogos . Isso ocorre porque existem razões científicas e não-religiosos significativos para duvidar da validade dos testes. A análise química , tudo bem peer-reviewed em revistas científicas e, posteriormente, confirmada por numerosos químicos , mostra que as amostras testadas são quimicamente ao contrário de todo o pano . Foi provavelmente uma mistura de fios mais velhos e mais novos tópicos tecidas no pano como parte de uma reparação medieval. Estudos estatísticos robustos recentes adicionar peso a esta teoria. Philip Ball , o ex- editor de ciência física para a Nature, quando os resultados datação por carbono foram publicados , recentemente escreveu: ” . É justo dizer que , apesar de os testes aparentemente definitivas em 1988, o estado do Sudário de Turim é mais sombria do que nunca ” Se queremos ser científico , temos de admitir que não sabemos quantos anos o pano é . Mas se o segmento mais novo é cerca de metade do que foi testado – e algumas evidências sugerem que – é possível que o tecido é da época de Cristo.

    Ninguém tem uma boa idéia de como as imagens frontais e traseiras de um homem crucificado passou a ser sobre o pano . Sim, é possível criar imagens que parecem semelhantes . Mas ninguém criou as imagens que correspondem a química , a superficialidade peculiar e conteúdo de informação tridimensional profundamente misteriosa das imagens no Sudário. Mais uma vez, tudo isto é publicado em revistas científicas com revisão por pares .

    Nós simplesmente não temos informações confiáveis ​​o suficiente para chegar a uma conclusão cientificamente rigorosa. Anos atrás, como um cético do Sudário , eu vim a perceber que, enquanto eu poderia acreditar que era uma farsa, eu não poderia saber isso a partir dos fatos. Agora, como alguém que acredita que é o verdadeiro mortalha de Jesus de Nazaré , eu mesma forma perceber que um salto de fé sobre questões não respondidas é essencial.

    Meu nome é Dan Porter. Por favor envie-me a DanielRobertPorter@gmail.com
    “.

    FONTE: http://shroudstory.com/2013/06/07/the-shroud-of-turin-our-lady-of-guadalupe-tilma/

  19. Primeiramente, dou meus parabéns à Ana Júdice pelo excelente texto e testemunho pessoal. Gostei muito e externo minha plena concordância.

    Meus caros,

    Uma vez que se considera o relato dos evangelhos o testemunho de pessoas que vivenciaram os acontecimentos da vida, morte e ressurreição de Jesus, que depois foram transmitidos de forma verbal até serem finalmente escritos, como poderia um evento tão notório, extraordinário e sobrenatural, verdadeiro “milagre”, desse pano que, logicamente, estaria dentro do sepulcro visitado pelas mulheres e apóstolos após a suposta ressurreição, passar desapercebido e absolutamente nada se registrar sobre ele, quer nos evangelhos, quer no atos dos apóstolos, quer nas epístolas?

    E o mesmo se aplica com relação ao caso do lenço de Verônica.

    Desculpem-me os crédulos, mas certamente, alguma coisa há de errado e suspeito aí!

  20. Irineu

    O Velho e o novo Testamente estão impregnados de estórias e lendas sobrenaturais criadas pelo medo da mente humana.
    Essa do Santo Sudário é uma das maiores fraudes da Bíblia, assim como o lenço de Verônica, uma grande comédia. Será que ao enxugar o suor do rosto de Jesus ela usou a técnica da “carimbada”?

    Será que ela teve tempo para fazer esse procedimento?

    Obrigada.

  21. […] Larissa Mukkinha Ateuneu Beth Amorim Silene Shirley S. Rodrigues Ana Júdice […]

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: