Aborto: a batalha entre fé, moral e razão (Pt. 3)

.

Interromper uma gravidez nos seus estágios finais não poderia ser outra coisa que não assassinato. Uma gestação de 38 semanas já produziu um novo ser humano. O bebê estar dentro da barriga da mãe e não nos braços dela é apenas um detalhe irrelevante. Uma avaliação racional, porém, não permite que se tenha esse mesmo pensamento com relação a um óvulo que acabou de ser invadido por um espermatozoide.

Uma pessoa joga fora mais material genético quando assoa o nariz do que o contido num zigoto, que é o nome que o óvulo recebe até conseguir se fixar na parede do útero — duas semanas após ter sido fecundado —, quando passa a ser chamado de embrião. Impedir que esse pequeno grupo de células venha a se transformar num ser humano, pela interferência direta no processo, é um atentado à vida tão grande quanto aquele que uma mulher comete quando recusa o convite de um homem para um jantar ou para um “cineminha”. Nos dois casos, levando-se em conta as possibilidades e potenciais, tudo passaria a ser uma questão de tempo até que um novo ser vivo viesse ao mundo.

A Igreja Católica entende que a vida começa na fecundação, pelo que justifica sua acirrada oposição ao aborto. Entretanto, ela não demonstra a mesma preocupação com os embriões descartados nas clínicas de fertilidade, onde de cada 10 óvulos fecundados em laboratório, em média, apenas 3 são selecionados para inseminar a futura mamãe. Os outros 7 podem ser congelados em Nitrogênio líquido, mas o mais provável é que sejam apenas borrifados com álcool comum.

E qual a diferença entre um óvulo fecundado no útero materno e outro fecundado num tubo de ensaio? Considerando-se apenas os óvulos: nenhuma. Por que, então, a Igreja parece não dar a mínima para esses últimos?

Porque a religião só se preocupa com ela mesma.

Acompanhe o raciocínio. Doutrinada no princípio moral de que uma gravidez não deve ser interrompida, uma família católica em que a mulher engravidou contra a vontade irá, obrigatoriamente, ganhar um novo membro e aumentar de tamanho. Já uma família católica em que a mulher não consiga engravidar, pelos meios normais, também poderá crescer em número, desde que ninguém se incomode em fazer barulho pelos 7 lindos “bebezinhos” que serão quimicamente dissolvidos em álcool de farmácia.

A Igreja Católica, como qualquer outro dirigente de um sistema de crenças, precisa exercer controle sobre seus crentes. Só através do controle, ela poderá manter-se no poder; e quanto mais gente para controlar, mais poder ela terá. Por isso a campanha mundial de oposição ao aborto, mesmo que nos primeiros dias de gestação. Por isso a proibição intransigente ao uso de métodos contraceptivos, mesmo que seja para evitar que as pessoas disseminem um vírus mortal.

No fim das contas, a polêmica do aborto para a Igreja é somente uma questão política. Do ponto de vista moral, não haveria como se justificar um respeito tão grande em relação a um embrião dentro de uma mulher, e um desprezo de igual tamanho a todos os outros que boiam em soluções estéreis, sem futuro e sem religião, dentro de frios túmulos de vidro.

…continua…

.

Anúncios

25 Respostas

  1. Barros:

    Você errou feio nessa. Falou uma mentira, talvez sem intenção:

    A Igreja Católica entende que a vida começa na fecundação, pelo que justifica sua acirrada oposição ao aborto. Entretanto, ela não demonstra a mesma preocupação com os embriões descartados nas clínicas de fertilidade

    A Igreja Católica é radicalmente contra fertilização in vitro. A oposição é a mesma que em relação ao aborto. Talvez muitos católicos não sintam o mesmo nível de oposição, mas a instituição Igreja Católica é consistente e se opõe a ambos igualmente.

    Como o artigo todo foi em relação a essa suposta inconsistência da igreja, sinto informar mas o artigo todo foi por agua abaixo.

  2. Sou ATEU e sou médico, ESPECIALISTA em FERTILIZAÇÃO, e afirmo com base na CIÊNCIA. A vida, senhor Barros, COMEÇA NA FERTILIZAÇÃO, sim! Você está equivocado.

    Suponho que, pelo que escreveu, não possua BASE CIENTÍFICA para escrever tamanha bobagem.

    E, só para reforçar: eu SOU ATEU, mas sou MÉDICO, eu ESTUDEI e tenho EMBASAMENTO CIENTÍFICO para AFIRMAR: vida TEM INÍCIO, SIM, NA FECUNDAÇÃO.

  3. Caps lock detected…

    It smells like …

    Oh no !

    CREEEEEEENTEEEEEEE !

  4. Senhor Médico&Ateu A.G.Dante escreveu:

    eu ESTUDEI e tenho EMBASAMENTO CIENTÍFICO para AFIRMAR: vida TEM INÍCIO, SIM, NA FECUNDAÇÃO.

    Embasamento científico para afirmar que a VIDA tem início na fecundação… Ok…

    Senhor Médico&Ateu, você poderia definir, cientificamente, o que você está chamando de “vida”?

  5. Não poderia não, meu caro Barros, pelo menos aqui, nesses espaço. Se você quiser, me envie um e-mail.Mas certamente o meu embasamento NÃO PASSA por nenhum Deus, pois não acredito nele, assim como você.

  6. Mas a vida TEM INÍCIO, SIM, na FECUNDAÇÃO. Você certamente NÃO TEM conhecimento científico nenhum para afirmar o contrário. Por acaso é médico? é cientista? já estudou fertilização?

    Só para lembrar: eu SOU ATEU também, e contesto o seu texto tosco, no que diz respeito ao assunto vida.

  7. Cara, você tá me lembrando muito o Deus cristão. No AT ele fica o tempo todo repetindo “eu sou Deus, eu sou Deus”. Eu já havia entendido na primeira vez que você disse isso.

    Pois você, que é tão sabido, se recusa a me dizer qual a definição que está usando para “vida”? Que estranho. Um especialista em FERTILIZAÇÃO diz que a vida tem início, SIM, na FECUNDAÇÃO, e não sabe definir “vida”?

    Eu vou te ajudar. Não deveria, afinal eu sou apenas um blogueiro ignorante que não tem nenhum embasamento científico. Mas vamos lá: um espermatozoide que está nadando feito louco na vagina de uma mulher está vivo?

  8. Ai ai ai, agora os ateus estão com o cú na mão, falando com o maior respeito com o Dr. Médico, afinal ele disse que é ATEU!.Se ele não fosse ateu, aí iam cair de pau, mas ele é ateu gente, é dos nossos….e agora? Fudeu.

  9. Se o início da morte de um corpo é a parada das ondas cerebrais, não seria mais do que justo dizer que o início da vida de um organismo feito de um amontoado de células seria o surgimento destas mesmas ondas cerebrais ?

  10. A.G.Dante
    Só tem uma coisa mais ridícula que crente falando imbecilidades com ares de conhecedor: é um crente tentando se fazer de sabido fingindo que é ateu e falando imbecilidades.

  11. Paul Muadib, não existe uma definição de “vida” que sirva para todos os organismos que conhecemos e, pior ainda, para os que ainda não conhecemos. Por isso eu dei aquela missão impossível para o A.G. Dante.

    Se alguém relaciona “vida” com atividade cerebral, por exemplo, vai ter que admitir que uma ameba, uma célula, um espermatozoide estão mortos. E passaríamos a precisar admitir a existência de zumbis, porque uma ameba, uma célula e um espermatozoide fazem muita coisa mesmo estando mortos.

  12. Barros, estamos falando de aborto humano, não ?

  13. A questão principal a robotização do ser humano é valida até que ponto e a qual preço ?
    o ovulo fecundado em vitro deve ser considerado um ser, ou apenas uma semente descartável ?
    Quando de fato inicia-se o principio do ser?ja na fecundação ou apenas com a formação do cérebro ?
    o homem é apenas uma maquina ? Não existe nele um principio inteligente independente ?
    Questões difíceis que por enquanto desconhecemos, o que torna o nosso juízo deficiente.

  14. Andre

    A Igreja Católica é radicalmente contra fertilização in vitro.
    em compensação é a favor de relações sexuais de anjos com humanos:

    4 Naquele tempo viviam gigantes na terra, como também daí por diante, quando os filhos de Deus se uniam às filhas dos homens e elas geravam filhos. Estes são os heróis, tão afamados nos tempos antigos.

    34 Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?
    35 Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.

    Depois disso Zeus tambem veio gozar as delicias da terra:
    Alcmena teve dois filhos, Hércules, filho de Zeus, e Íficles, filho de Anfitrião.
    , Zeus, assumindo a aparência deste, chegou à noite, em Tebas, e deitou-se com Alcmena, contando sobre a campanha. Quando, no dia seguinte, Anfritrião chegou e foi recebido com frieza, soube, através de Tirésias, que Zeus havia se aproveitado de sua esposa.8

    no popular deuses do tipo ” Fura olho”

    ja pensou se essa moda pega? certamente se no tempo de jesus existisse o teste do DNA, saberíamos de fato quem foi o pai biológico de Jesus, pois não podemos alimentar crenças baseadas em conto de fadas, a vida é cruel e isso é real.

    sds

  15. A.G.Dante

    E, só para reforçar: eu SOU ATEU, mas sou MÉDICO, eu ESTUDEI e tenho EMBASAMENTO CIENTÍFICO para AFIRMAR: vida TEM INÍCIO, SIM, NA FECUNDAÇÃO.
    Refere-se apenas a vida mecânica ?
    o que tem a falar sobre o principio da consciência da vida ?
    por exemplo julgamos licito ceifar a vida de um vegetal por considerar que ele seja um ser 100% irracional, este conceito seria valido tambem para óvulos fecundados ?

    sds

  16. Paul

    Se o início da morte de um corpo é a parada das ondas cerebrais, não seria mais do que justo dizer que o início da vida de um organismo feito de um amontoado de células seria o surgimento destas mesmas ondas cerebrais ?
    esta magnetoencefalografia é possível em qual fase da formação cerebral ?

  17. Paul, estamos falando de aborto humano, sim, mas, pra ir devagar com o andor, eu pedi pro A.G.Dante começar me explicando o que é vida.

  18. Criaturo,
    Você utilizar o exemplo do anjo que vei informar Maria de que ela teria um filho como exemplo de anjo transando com humanos, dessa vez vou ter de discordar de não concordo…

    A resposta de Maria é exatamente o contrário do que você disse, ela respondeu ao anjo: como é possível se eu não conheço nenhum homem (ou seja, não teve relações sexuais com nenhum homem).

    Portanto, ou você não acredita na Bíblia, o que é um direito seu, ou você tem que interpretar direito. Os cristãos acreditam na concepção sem a relação sexual, o que, é perfeitamente lógico se está falando dos poderes de Deus.

    Mas a propósito, se Jesus foi concebido com ou sem relação sexual, nada mudaria para mim minha opinião sobre ele. A relação sexual, quando feito com amor e dentro de um casamento, é algo perfeitamente divino, aprovado e incentivado pela Igreja Católica.

    Sobre os outros exemplos, eu não tenho conhecimento suficiente para comentar. Mas já de cara fico com um pé atrás quando alguém me traz um pedacinho descontextualizado do Velho Testamento e quer tirar conclusões por uma interpretação literal.

  19. Andre

    Você utilizar o exemplo do anjo que vei informar Maria de que ela teria um filho como exemplo de anjo transando com humanos, dessa vez vou ter de discordar de não concordo…
    fique a vontade, bom se o pai de Jesus não é o anjo Gabriel, nem é o José então quem foi que transou com a Maria , Deus ?
    por que Deus contrariaria suas Leis de concepção humana? Apenas para provar sua grandiosidade? o sexo natural diminuiu a grandeza de Deus ?o fato de Jesus ter sido gerado naturalmente diminui a grandiosidade dos seus ensinamentos?
    voce crê que Deus enfiou seu espirito santo no ventre de Maria e saiu de la em forma de homem ?
    Maria é mãe de Jesus ou de Deus como afirma a igreja católica ?
    A resposta de Maria é exatamente o contrário do que você disse, ela respondeu ao anjo: como é possível se eu não conheço nenhum homem (ou seja, não teve relações sexuais com nenhum homem).ela ainda não estava gravida

    Portanto, ou você não acredita na Bíblia, o que é um direito seu, ou você tem que interpretar direito. Os cristãos acreditam na concepção sem a relação sexual, o que, é perfeitamente lógico se está falando dos poderes de Deus.

    a fé do homem vai somente até a parte que o toca, por exemplo se voce tivesse feito uma vazequiotomia bem sucedida, e fosse agraciado com um inesperado rebento, pediria um teste de DNA ou daria graças ao espirito santo ?
    voce acha que este tipo de milagre tem graça ou é sem graça mesmo ?

    Mas a propósito, se Jesus foi concebido com ou sem relação sexual, nada mudaria para mim minha opinião sobre ele.
    agora sim falamos na mesma lingua

    A relação sexual, quando feito com amor e dentro de um casamento, é algo perfeitamente divino, aprovado e incentivado pela Igreja Católica.
    A verdadeira união é feita pela almas, e não pela boca, muito menos por papeis.

    Sobre os outros exemplos, eu não tenho conhecimento suficiente para comentar. Mas já de cara fico com um pé atrás quando alguém me traz um pedacinho descontextualizado do Velho Testamento e quer tirar conclusões por uma interpretação literal.
    o texto é bem claro os filhos de Deus transaram com as filhas dos homens e geraram os nifilins povos gigantes como golias.
    A pergunta que fica é o seguinte quem são esses filhos de Deus, supostamente seriam os anjos tarados.

  20. Criaturo,

    bom se o pai de Jesus não é o anjo Gabriel, nem é o José então quem foi que transou com a Maria , Deus ?

    Você está supondo que Deus não tem outras formas de criar um ser, que não seja pela penetração vaginal. Se até o homem faz fertilização in vitro, o que Deus não poderia fazer…

    por que Deus contrariaria suas Leis de concepção humana? Apenas para provar sua grandiosidade?

    Não sei, poderia simplesmente para que Maria estivesse segura que realmente ela estava esperando um ser especial.

    o sexo natural diminuiu a grandeza de Deus?

    Não, na minha opinião.

    o fato de Jesus ter sido gerado naturalmente diminui a grandiosidade dos seus ensinamentos?

    Não.

    voce crê que Deus enfiou seu espirito santo no ventre de Maria e saiu de la em forma de homem ?

    Não sei como ele fez, mas acredito que para Deus basta um pensamento, uma vontade, não preciso ficar imaginando se algúm espírito entrou no ventre, etc.

    Maria é mãe de Jesus ou de Deus como afirma a igreja católica ?

    A Igreja Católica diz que ela foi mãe de Jesus que era o próprio Deus na sua essência.

  21. Andre

    se Jesus é Deus quando conversava e fazia pedidos a si mesmo no céu , estava tendo crises esquizofrênicas ?
    Ser Deus e homem ao mesmo tempo pode ser considerado um transtorno bipolar, juntando o espirito santo ai teríamos a trindade tripolar ?

  22. esta magnetoencefalografia é possível em qual fase da formação cerebral ?
    Criaturo, com pelo menos com 28 semanas já é possível medir. Não sei te dizer exatamente a média do início do aparecimento.

  23. Então antes dos sete meses sem ondas cerebrais podemos considerar o feto sem vida ?

  24. “Então antes dos sete meses sem ondas cerebrais podemos considerar o feto sem vida ?”
    Leia bem: ” Não sei te dizer exatamente a média do início do aparecimento das ondas cerebrais.”

  25. Gente, acho que vocês estão confundido início da vida humana com início da consciência humana!

    Conforme o André Lopes falou, a Igreja Católica também é contra o descarte de embriões humanos congelados.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: