Breviário de Decomposição


breviário de decomposição

Senhor,

Dá-me a faculdade de jamais rezar; poupa-me a insanidade de toda adoração; afasta de mim essa tentação de amor que me entregaria para sempre a Ti.

Que o vazio se estenda entre meu coração e o céu!

Não desejo ver meus desertos povoados com Tua presença, minhas noites tiranizadas por Tua luz, minhas sibérias fundidas sob Teu sol.

Mais solitário do que Tu, quero minhas mãos puras, ao contrário das Tuas que sujaram-se para sempre ao modelar a terra e ao misturar-se nos assuntos do mundo.

Só peço à Tua estúpida onipotência respeito para minha solidão e meus tormentos. Não tenho nada a fazer com Tuas palavras.

Concede-me o milagre recolhido antes do primeiro instante, a paz que Tu não pudeste tolerar e que Te incitou a abrir uma brecha no Nada para inaugurar esta feira dos tempos, e para condenar-me assim ao universo, à humilhação e à vergonha de existir.

______________________________

(Breviário de Decomposição, de Emile M. Cioran. Livro completo escaneado «Aqui»)

 

44 Respostas

  1. É um prazer receber novos e coerentes textos que nos faz sentir mais leve e conscientizados deste dogma que sempre vem amparado pelo medo, pela subserviência…Essa é minha oração preferida ao deitar rs

  2. Ainda não li o livro, mas deve ser bom, a se levar em conta o trecho acima.

  3. “Mais solitário do que Tu, quero minhas mãos puras, ao contrário das Tuas”.

    Nossa Barros você foi fundo na inutilidade de Deus perante o mundo, um ser que sempre permaneceu indiferente e calado diante das desgraças que tem atingido o homem, toda bondade atribuída a ele só pode ser fruto dos anseios do próprio homem e a tamanha magnitude aferida a ele só existe mesmo dentro da bíblia. Saindo dali é um Zero a esquerda.

    Sua posição mostra e prova sua grandeza, consciência e racionalidade diante das tantas coisas tidas com boa e certas conferidas a esse ser invisível. Até as piores desgraças eles alegam que foram por desígnio desse personagem fictício dono do bem e do mal.

    Não sei como os crentes não se sentem frustrados com tantas desgraças acontecidas dentro do seu próprio lar com a alegação de tudo estava escrito conforme a vontade de um ser superior e não adianta rezas e promessas, não adiantam suplicas e lágrimas, que as coisas acontecem da mesma forma.

    Acho que Deus é surdo e mudo, inclusive ele não fala com ninguém, só mesmo nas histórias bíblicas que isso acontecia, interessante não é?

    Um abraço e sigamos unidos

  4. Não sei como os crentes não se sentem frustrados com tantas desgraças acontecidas dentro do seu próprio lar

    Eu sei: a fé religiosa é um tipo de doença mental sui generis, pois não degrada as faculdades cerebrais por inteiro, nem o tempo todo; ao contrário, emerge apenas quando requerida, sob certas condições desencadeadas, intencionalmente ou não, pelo próprio crente.

  5. UMA PERGUNTA AO ATEUS:

    se não existem Deus nem espíritos, o que vcs teriam a dizer sobre as MANIFESTAÇÕES DE ESPÍRITOS EM em pessoas (POSSESSÕES), como as que deram origem a filmes como EMILY ROSE ???

    Pesquisem, assistam sobre o tema, e não venha me dizer q é algo puramente psicológico pq não é, a pessoa possessa sabe de coisas q não teria como saber !!!!!

  6. Elma Carneiro, Criaturo 1

    o que vcs teriam a dizer sobre POSSESSÕES DEMONÍACAS? Já fizeram uma pesquisa sobre o tema?? Qual sua opinião??

  7. Pergunta pra mim! Pergunta pra mim!

    Ah, tudo bem… eu falo assim mesmo.

    Possessão demoníaca: uma idiotice criada para enfeitar uma idiotice maior. Ora, toda história — mesmo as histórias da carochinha — precisa de um vilão para encher o saco do mocinho…

    Os demônios precisaram desembarcar na Terra na mochila de Jesus Cristos; do contrário, a chantagem dele — que os cristãos conhecem como Boa Nova ou Evangelho — não faria sentido. Como ameaçar as pessoas com o sofrimento eterno se o Inferno não estivesse funcionando?

    O Deus do Antigo Testamento não ameaçava ninguém morto; ele só fazia isso com quem tivesse bem vivinho da silva. Foi Jesus, com os seus demônios, que inauguraram a era de Satanás.

    O que eu acho cômico é o fato do cristão não perceber que — mesmo sendo o arqui-inimigo de Deus (o que já é estranho um ser todo-poderoso ter um arqui-inimigo) — Satanás precisa de pessoas para agir… Ele não faz nada por conta própria.

    Eu estou disposto a ceder minha alma a Satanás em troca de um Honda Civic. Quem tiver contato com ele, manda me procurar.

  8. Aí Barros, também estou afim dessa negociação aí…
    Preciso trocar de carro também.
    Já que com deus todo poderoso não tem barganha, então vou procurar outro estabelecimento…kkkkkkk

  9. Eu acordei hoje dizendo pra mim mesmo que não iria implicar com nenhum crente, mas daí entro neste blog e vejo essas “certezas” tão convictas…

  10. CRIATURO

    A minha opinião é a de que o homem criou Deus por saber-se mortal, não fosse isso, ele não o criaria e da mesma forma instituiu um seu desafeto para atribuir-lhe tudo que há de ruim, isto é: Da mesma forma que o homem criou Deus ele também criou um opositor tão poderoso quanto o outro, um inimigo que viria para disputar as “almas” com Dels.

    É mais ou menos um tipo de jogo como a queda de braço.

    Só que Deus é ruim pra capeta, ele bate de frente com o outro em igualdade: é cruel, vingativo, invejoso, aliás, ele na verdade reflete tudo que o próprio homem é. Uma hora ele é Deus e outra é o Diabo – a bondade e a maldade numa só pessoa, elas andam juntas.
    Deus e o Diabo são o reflexo do próprio homem e eles unidos tem sido um grande problema difícil de ter um fim, por encarnar o bem e o mal.

    Quando uma pessoa está possessa, estrebuchando pelo chão, nada mais é do que o descontrole do seu psicológico. Melhor tomar Rovotril.

    O personagem do mal, opositor ou adversário de Dels recebeu vários nomes dados pelo próprio homem, tais como: Satanás, Demônio, Capeta, Diabo, Lúcifer, Belzebu e mais uma infinidade, pois, quanto mais atrasado é um povo mais o Belzebu aparece, porém, na verdade eles não são nada mais que alegorias.

    Essas possessões demoníacas só acontecem à quem acredita no mal do Senhor Demo, na verdade, isso não passa de uma manifestação mental, um delírio, um tipo de curto circuito cerebral que se manifesta quando a pessoa está fraca, cheia de problemas de difícil solução, a sensibilidade a flor da pele, descontrolada emocionalmente, sucedida de vontades recalcadas e, sobretudo quando estão em grupo vem um transbordamento psíquico denominado pela psicanálise de “histeria coletiva” muito comum nas igrejas cristãs neo pentecostais inspiradas nos ritos dos deuses africanos.

    Satanás não aparece fisicamente para as pessoas da mesma forma que Deus ou Jesus nunca apareceu, eles são apenas um delírio ou uma visão que só os humanos sentem, por isso carregam o Diabo e Deus dentro deles, mas, os outros habitantes da terra como os denominados por animais estão por fora hahaha.

    O homem precisa se conscientizar de que ele pode ser bom é mau, que isso faz parte intrínseca da sua natureza e deixar de jogar a culpa em entidades que ele mesmo inventou.

    Criaturo pense nisso, seja um homem livre de demônios que certamente será mais feliz consigo mesmo.

  11. BARROS: a pergunta valeu pra vc tbem kkkk afinal vc é o dono da rua, ops, blogue kkkk

  12. Barros de Deus (kkkk), não fale uma coisa dessas:

    Barros, on 15/01/2018 at 11:22 said:

    Eu estou disposto a ceder minha alma a Satanás em troca de um Honda Civic. Quem tiver contato com ele, manda me procurar.

    Tá repreendido isso, em nome de Jesus, Jesus nos guarde, e te perdoe por sua ignorancia espiritual.

    Reflita, Barros, o carro passa, mas sua alma dura a eternidade.

    Quero pedir aki que todos cristãos q lerem orem pela conversão do Barros, um dia ele será um grande defensor e propagador de nosso patrão e mestre Jesus

  13. Gente do Céu, não brinkem com coisas espirituais kkk O sangue de Jesus q repreenda todo mal e nos guarde a todos.

    Wlamir Lobato, on 15/01/2018 at 16:10 said:
    Aí Barros, também estou afim dessa negociação aí…
    Preciso trocar de carro também.
    Já que com deus todo poderoso não tem barganha, então vou procurar outro estabelecimento…kkkkkkk

  14. Wlamir Lobato, on 15/01/2018 at 16:12 said:
    Eu acordei hoje dizendo pra mim mesmo que não iria implicar com nenhum crente, mas daí entro neste blog e vejo essas “certezas” tão convictas…

    Mas fidideus, não precisa implicar kkkk são pontos de vista, oxe kkk vcs ateus defendem a ideia q Deus não existe, nós cristãos (não me considero crente kkk só cristão memo) defendemos a ideia q existe kkk não precisaficar mordido nem fazer beicinho kkk

  15. Elma Carneiro, on 15/01/2018 at 19:20 said:
    CRIATURO
    Essas possessões demoníacas só acontecem à quem acredita no mal do Senhor Demo, na verdade, isso não passa de uma manifestação mental, um delírio, um tipo de curto circuito cerebral que se manifesta quando a pessoa está fraca, cheia de problemas de difícil solução, a sensibilidade a flor da pele, descontrolada emocionalmente, sucedida de vontades recalcadas e, sobretudo quando estão em grupo vem um transbordamento psíquico denominado pela psicanálise de “histeria coletiva” muito comum nas igrejas cristãs neo pentecostais inspiradas nos ritos dos deuses africanos.

    Concordo um poko com vc, dona Elma, pelo q peskisei do tema, geralmente quem fica possesso são pessoas problemas difíceis, mas me pergunto, será q os problemas dificeis não teriam sido causados pelo próprio Tinhoso??

    Acho q os piores capirotos são os q não manifestam, ficam encondidinhos na pessoas, induzindo-a a más condutas e pecados q desembocarão onde? No lago q arde com fogo e enxofre. Triste.

    Por isso temos q orar, pedir perdão e procurar ter uma vida nos padrões da bíblia, o q não é fácil alcnçar, mas devemos persistir nesse ideal.

  16. Pô Barros eu achando que voCE era um sem vergonhas , mas já que possui vergonha da própria existência, peça Desculpas a humanidade por ter nascido…..hihihihi

  17. ELMA
    É fraco argumento do mal contradizer Deus,
    mal grado a gregos e troianos o mundo continuará rodando, se ele fosse satisfazer toda as vontades humanas aí sim seria um deus insano, porque ser humano é ser contraditório.

  18. Criaturo de Deus,

    É fraco o argumento da existência de algum deus.
    Adquiri consciência de quem eu sou e estou vivendo minha vida normalmente, sem me apoiar em muletas metafísicas e sem ter medo de deus. Continuo agindo normalmente, tentando viver em harmonia com meus vizinhos seres humanos.
    Seu deus não serve pra porra nenhuma! Só para atrasar e limitar seus pensamentos.
    Se vocês crentes observassem o mundo animal, por exemplo, saberiam que os gatos matam certos bicho simplesmente para “oferendar” a seus donos, ou seja, para os gatos domésticos seus donos são seus deuses. E isso sendo animais irracionais, que agem simplesmente por instinto…
    Vocês querem agir pelo instinto animal ou querem pensar por si próprios?

  19. Criaturo 1 vc voltou, sempre bem humorado kkk

    Criaturo de Deus, on 19/01/2018 at 08:24 said:
    Pô Barros eu achando que voCE era um sem vergonhas , mas já que possui vergonha da própria existência, peça Desculpas a humanidade por ter nascido…..hihihihi

    O Barros é uma bênção kkkkk , pois ao modo dele, presta um bom serviço a coletividade, pois com esse blogue (escrevo blogue, aportuguesado, pq sou muito fã da língua portuguesa) leva as pessoas a refletirem sobre suas crenças, de modo q embora continuemos crendo em Deus, passamos a ficar atentos aos ensinos das igrejas, avaliandom se tem ou não coerencia.

  20. Cricri Baião de Dois
    Estou com dicas dados de postar no final do mês irei responder com mais ênfase o Barros é uma comédia cética no bom sentido ainda teremos Boas discussão

  21. Dificuldades em postar

  22. Lobato
    Responderei com detalhes sábado
    Crentes e descrentes somos todos iludidos animais sendo amestrados pela vida

  23. Esperando ansioso pela aula de teologia com uma pitada de sofismo do Criaturo de Deus…

  24. Wlamir Lobato

    É fraco o argumento da existência de algum deus.
    Adquiri consciência de quem eu sou e estou vivendo minha vida normalmente, sem me apoiar em muletas metafísicas e sem ter medo de deus. Continuo agindo normalmente, tentando viver em harmonia com meus vizinhos seres humanos.
    Seu deus não serve pra porra nenhuma! Só para atrasar e limitar seus pensamentos.
    Se vocês crentes observassem o mundo animal, por exemplo, saberiam que os gatos matam certos bicho simplesmente para “oferendar” a seus donos, ou seja, para os gatos domésticos seus donos são seus deuses. E isso sendo animais irracionais, que agem simplesmente por instinto…
    Vocês querem agir pelo instinto animal ou querem pensar por si próprios?

    quando voce sai correndo para ir ao banheiro esta agindo por instinto animal ou para para raciocinar a respeito da leis divinas que “te obrigam agir assim” ?
    Vejo todo o mundo como um lego divino, onde o Pai concede prazer as suas criancinhas em poderem descobrir “por si próprias”que a pecinha “A” se encaixa na “B” para poder formar uma terceira “C”.
    é disso que são formados os “gênios” humanos: e ficam todos feliz dizendo “olha pai ja consegui montar uma casinha, um carro , um aviãozinho, um foguetinho e até um robozinho parecido com a gente” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
    Crianças orgulhosas aprendendo descobrir apenas o ja existente Deus!
    Da mesma forma seu raciocínio vem da observação do mundo externo ja existente e são estas interpretações que irão formar o seu ser.
    me diga, seu coração bate pela sua vontade própria?
    Voce sabia que todo inseto é Ateu?
    Sim eles não acreditam ou ignoram a existência humana,mas ja que afirma sermos deuses dos animais tente convencer um verme da sua existência , ou então espere pela evolução dele e, perceber que voce existe!!

  25. Alma@ Baião de Dois

    é certo que que existe de tudo, que religiosos fanáticos tendem a loucura, tai os hospícios cheios deles!
    Tambem que exageros em crenças começam a criar interpretações de falso milagres,mas não da para querer generalizar todo fenômeno desconhecido apenas como pura crendice.
    os cientistas deveriam estudar as línguas estranhas dos pentecostais assim como as incorporações espiritas terapias de vidas passadas.
    conheci uma pessoa seria que afirmou que em um culto evangélico seu espirito se projetou para teto e só voltou ao corpo quando o pastor supostamente tinha expulsado um espirito do corpo dele.
    conheço casos verídicos de pessoas falecidas que de alguma forma conseguiram avisar que haviam morrido.
    ou seja não da para simplesmente querer denegrir todos esses fenômenos ainda desconhecidos resumindo ha loucura!

  26. Concordo plenamente com o Criaturo 1, pq apesar de farsas q existem, existem tbem muitos fenômenos espirituais misteriosos.

  27. Criaturo,

    Percebi pelo seu comentário que você segue uma linha agnóstica. Pelo seu avatar entendo também que acredita em aliens.
    Menos mau…
    Todos esses seus argumentos já foram rebatidos neste blog e em outros sites em outras oportunidades.
    Sinceramente nem esperava que você fosse trazer algo novo.
    Cientistas já tentaram estudar esses tais “fenômenos”. O primeiro que se tem conhecimento foi o francês Hippolyte Leon (famoso Allan Kardec). Na verdade ele não conseguiu provar porra nenhuma, mas estudou os supostos fenômenos.
    Vais pesquisar irmãozinho, pois isso eu já fiz…
    Hipóteses sobre a existência de algum deus existem várias.
    Para aceitar que existe algum deus eu preciso de provas irrefutáveis e não mera expectativa.
    Mostre-me as provas e aí nós conversaremos.
    Senão, nem precisa responder.

  28. Peça ajuda ao Indiana Jones.
    Ele achou a arca perdida do deus hebreu e o cálice sagrado de madeira do deus católico jesus.
    Mas ele também achou as pedras de Shiva, deus Hindu, comprovando assim a existência de três deuses de religiões diferentes…
    O interessante é que Spielberg é Judeu…
    E no último ele comprova a existência de aliens…
    Religiosos de qualquer crença deveriam contratar os serviços do Dr. Jones, pois somente ele descobre provas irrefutáveis da existência de qualquer divindade…mesmo sendo ateu, kkkkkkkk

  29. Senhores !
    Deu é improvável pelo menos para os limitados 5 sentidos humanos, mas podemos sentir sua existência através do sexto sentido da intuição!Na verdade não podemos provar a existência ou inexistência divina, então só nos resta crer que Deus existe ou não!
    assim é que ateísmo também é uma crença improvável!
    E ausência de prova também não prova inexistência!

  30. E ausência de prova também não prova inexistência!

    Claro que não prova. E é justamente graças a isso que vocês podem continuar brincado de Deus: porque ninguém pode estragar a brincadeira.

  31. Ateus são os que mais gostam de brincar de deus ao ponto se fazerem juizes de Deus!

  32. sabe aquela história” quem desdenha quer comprar” funciona assim ateus criam um espantalho divino e passam a descreditar sua proprias criações tolas, a ridicularizando, denegrindo querendo se passar por sabios?
    mas como assim ? querer parecer sábios diante de criações das suas próprias tolices? Assim fica muito facil! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  33. Deus previamente condenou ao inferno cada ser humano por causa de uma mulher que foi tirada da costela de um homem de barro ter dado ouvidos a uma cobra falante e comido uma fruta mágica.

    E você vem me falar em histórias tolas. Ok.

  34. Não tome a bíblia ao pé da letra. Adão representava o homem e eva era a terra. Deus escreve simbologicamente.

  35. Simbologia tolkieniana me agrada mais!
    Tem menos sangue…
    Colocaria a biblia em termos de pornografia e carnificina no mesmo patamar que Game of Thrones

  36. Deus previamente condenou ao inferno cada ser humano por causa de uma mulher que foi tirada da costela de um homem de barro ter dado ouvidos a uma cobra falante e comido uma fruta mágica.

    E você vem me falar em histórias tolas. Ok.

    ok se voce acha ser impossível tirar uma mulher da costela de um homem e do saco dele voce acreditaria?
    cobra falante tambem não acredita e passaros falantes ?
    ja sei voce só crê em shivas?

  37. Cacau Show
    Deus não escreve de jeito nenhum quem supostamente escreveu oque veio na sua telha teria sido Moisés,mas vai saber né?

  38. a biblia possui bons ensinamentos se voce só tem o olhos para o mal tai o seu deus!

  39. ok se voce acha ser impossível tirar uma mulher da costela de um homem e do saco dele voce acreditaria?

    Não. Na sua cidade as pessoas nascem saindo dos testítulos dos pais? Por aqui onde eu moro é de outro jeito.

    cobra falante tambem não acredita e passaros falantes ?

    Também não. Você já conversou alguma vez com um pássaro falante? Qual foi o assunto?

  40. Barros

    — ok se voce acha ser impossível tirar uma mulher da costela de um homem e do saco dele voce acreditaria?
    — cobra falante tambem não acredita e passaros falantes

    Desculpe Barros, mas, é por essas e outras que nem quero perder meu tempo com esse blá blá bla que não me leva a nada, a não ser para dar alimento a essas vidas tão vazias que acreditam nessas mitologias milenares tão em desuso para mim.

    Parece que eles vivem sempre em questionamentos com sua própria fé.

    Eu nem estico o assunto mais.

  41. Elma, eu não tenho esse sangue frio!! 🙂

  42. Ainda bem Barros, eu já sei que esse é um assunto que não tem fim e parece que os crentes nos usam para continuar debatendo suas ideias.
    inclusive com a intenção de salvar as “almas perdidas” que eles tem por convicção.

    Continuar no papo com eles é por lenha na fogueira, mas eu gosto dos seus argumentos nas respostas. Abç

  43. o papagaio é de uma vovó crente!
    eu disse: oi loro tudo bem?
    ele disse : Loro quer biscoito..currupaco!
    Depois desembestou a cantar : “glória ..glória aleluia…vencendo vem Jesus!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: