Breviário de Decomposição


breviário de decomposição

Senhor,

Dá-me a faculdade de jamais rezar; poupa-me a insanidade de toda adoração; afasta de mim essa tentação de amor que me entregaria para sempre a Ti.

Que o vazio se estenda entre meu coração e o céu!

Não desejo ver meus desertos povoados com Tua presença, minhas noites tiranizadas por Tua luz, minhas sibérias fundidas sob Teu sol.

Mais solitário do que Tu, quero minhas mãos puras, ao contrário das Tuas que sujaram-se para sempre ao modelar a terra e ao misturar-se nos assuntos do mundo.

Só peço à Tua estúpida onipotência respeito para minha solidão e meus tormentos. Não tenho nada a fazer com Tuas palavras.

Concede-me o milagre recolhido antes do primeiro instante, a paz que Tu não pudeste tolerar e que Te incitou a abrir uma brecha no Nada para inaugurar esta feira dos tempos, e para condenar-me assim ao universo, à humilhação e à vergonha de existir.

______________________________

(Breviário de Decomposição, de Emile M. Cioran. Livro completo escaneado «Aqui»)

 

16 Respostas

  1. É um prazer receber novos e coerentes textos que nos faz sentir mais leve e conscientizados deste dogma que sempre vem amparado pelo medo, pela subserviência…Essa é minha oração preferida ao deitar rs

  2. Ainda não li o livro, mas deve ser bom, a se levar em conta o trecho acima.

  3. “Mais solitário do que Tu, quero minhas mãos puras, ao contrário das Tuas”.

    Nossa Barros você foi fundo na inutilidade de Deus perante o mundo, um ser que sempre permaneceu indiferente e calado diante das desgraças que tem atingido o homem, toda bondade atribuída a ele só pode ser fruto dos anseios do próprio homem e a tamanha magnitude aferida a ele só existe mesmo dentro da bíblia. Saindo dali é um Zero a esquerda.

    Sua posição mostra e prova sua grandeza, consciência e racionalidade diante das tantas coisas tidas com boa e certas conferidas a esse ser invisível. Até as piores desgraças eles alegam que foram por desígnio desse personagem fictício dono do bem e do mal.

    Não sei como os crentes não se sentem frustrados com tantas desgraças acontecidas dentro do seu próprio lar com a alegação de tudo estava escrito conforme a vontade de um ser superior e não adianta rezas e promessas, não adiantam suplicas e lágrimas, que as coisas acontecem da mesma forma.

    Acho que Deus é surdo e mudo, inclusive ele não fala com ninguém, só mesmo nas histórias bíblicas que isso acontecia, interessante não é?

    Um abraço e sigamos unidos

  4. Não sei como os crentes não se sentem frustrados com tantas desgraças acontecidas dentro do seu próprio lar

    Eu sei: a fé religiosa é um tipo de doença mental sui generis, pois não degrada as faculdades cerebrais por inteiro, nem o tempo todo; ao contrário, emerge apenas quando requerida, sob certas condições desencadeadas, intencionalmente ou não, pelo próprio crente.

  5. UMA PERGUNTA AO ATEUS:

    se não existem Deus nem espíritos, o que vcs teriam a dizer sobre as MANIFESTAÇÕES DE ESPÍRITOS EM em pessoas (POSSESSÕES), como as que deram origem a filmes como EMILY ROSE ???

    Pesquisem, assistam sobre o tema, e não venha me dizer q é algo puramente psicológico pq não é, a pessoa possessa sabe de coisas q não teria como saber !!!!!

  6. Elma Carneiro, Criaturo 1

    o que vcs teriam a dizer sobre POSSESSÕES DEMONÍACAS? Já fizeram uma pesquisa sobre o tema?? Qual sua opinião??

  7. Pergunta pra mim! Pergunta pra mim!

    Ah, tudo bem… eu falo assim mesmo.

    Possessão demoníaca: uma idiotice criada para enfeitar uma idiotice maior. Ora, toda história — mesmo as histórias da carochinha — precisa de um vilão para encher o saco do mocinho…

    Os demônios precisaram desembarcar na Terra na mochila de Jesus Cristos; do contrário, a chantagem dele — que os cristãos conhecem como Boa Nova ou Evangelho — não faria sentido. Como ameaçar as pessoas com o sofrimento eterno se o Inferno não estivesse funcionando?

    O Deus do Antigo Testamento não ameaçava ninguém morto; ele só fazia isso com quem tivesse bem vivinho da silva. Foi Jesus, com os seus demônios, que inauguraram a era de Satanás.

    O que eu acho cômico é o fato do cristão não perceber que — mesmo sendo o arqui-inimigo de Deus (o que já é estranho um ser todo-poderoso ter um arqui-inimigo) — Satanás precisa de pessoas para agir… Ele não faz nada por conta própria.

    Eu estou disposto a ceder minha alma a Satanás em troca de um Honda Civic. Quem tiver contato com ele, manda me procurar.

  8. Aí Barros, também estou afim dessa negociação aí…
    Preciso trocar de carro também.
    Já que com deus todo poderoso não tem barganha, então vou procurar outro estabelecimento…kkkkkkk

  9. Eu acordei hoje dizendo pra mim mesmo que não iria implicar com nenhum crente, mas daí entro neste blog e vejo essas “certezas” tão convictas…

  10. CRIATURO

    A minha opinião é a de que o homem criou Deus por saber-se mortal, não fosse isso, ele não o criaria e da mesma forma instituiu um seu desafeto para atribuir-lhe tudo que há de ruim, isto é: Da mesma forma que o homem criou Deus ele também criou um opositor tão poderoso quanto o outro, um inimigo que viria para disputar as “almas” com Dels.

    É mais ou menos um tipo de jogo como a queda de braço.

    Só que Deus é ruim pra capeta, ele bate de frente com o outro em igualdade: é cruel, vingativo, invejoso, aliás, ele na verdade reflete tudo que o próprio homem é. Uma hora ele é Deus e outra é o Diabo – a bondade e a maldade numa só pessoa, elas andam juntas.
    Deus e o Diabo são o reflexo do próprio homem e eles unidos tem sido um grande problema difícil de ter um fim, por encarnar o bem e o mal.

    Quando uma pessoa está possessa, estrebuchando pelo chão, nada mais é do que o descontrole do seu psicológico. Melhor tomar Rovotril.

    O personagem do mal, opositor ou adversário de Dels recebeu vários nomes dados pelo próprio homem, tais como: Satanás, Demônio, Capeta, Diabo, Lúcifer, Belzebu e mais uma infinidade, pois, quanto mais atrasado é um povo mais o Belzebu aparece, porém, na verdade eles não são nada mais que alegorias.

    Essas possessões demoníacas só acontecem à quem acredita no mal do Senhor Demo, na verdade, isso não passa de uma manifestação mental, um delírio, um tipo de curto circuito cerebral que se manifesta quando a pessoa está fraca, cheia de problemas de difícil solução, a sensibilidade a flor da pele, descontrolada emocionalmente, sucedida de vontades recalcadas e, sobretudo quando estão em grupo vem um transbordamento psíquico denominado pela psicanálise de “histeria coletiva” muito comum nas igrejas cristãs neo pentecostais inspiradas nos ritos dos deuses africanos.

    Satanás não aparece fisicamente para as pessoas da mesma forma que Deus ou Jesus nunca apareceu, eles são apenas um delírio ou uma visão que só os humanos sentem, por isso carregam o Diabo e Deus dentro deles, mas, os outros habitantes da terra como os denominados por animais estão por fora hahaha.

    O homem precisa se conscientizar de que ele pode ser bom é mau, que isso faz parte intrínseca da sua natureza e deixar de jogar a culpa em entidades que ele mesmo inventou.

    Criaturo pense nisso, seja um homem livre de demônios que certamente será mais feliz consigo mesmo.

  11. BARROS: a pergunta valeu pra vc tbem kkkk afinal vc é o dono da rua, ops, blogue kkkk

  12. Barros de Deus (kkkk), não fale uma coisa dessas:

    Barros, on 15/01/2018 at 11:22 said:

    Eu estou disposto a ceder minha alma a Satanás em troca de um Honda Civic. Quem tiver contato com ele, manda me procurar.

    Tá repreendido isso, em nome de Jesus, Jesus nos guarde, e te perdoe por sua ignorancia espiritual.

    Reflita, Barros, o carro passa, mas sua alma dura a eternidade.

    Quero pedir aki que todos cristãos q lerem orem pela conversão do Barros, um dia ele será um grande defensor e propagador de nosso patrão e mestre Jesus

  13. Gente do Céu, não brinkem com coisas espirituais kkk O sangue de Jesus q repreenda todo mal e nos guarde a todos.

    Wlamir Lobato, on 15/01/2018 at 16:10 said:
    Aí Barros, também estou afim dessa negociação aí…
    Preciso trocar de carro também.
    Já que com deus todo poderoso não tem barganha, então vou procurar outro estabelecimento…kkkkkkk

  14. Wlamir Lobato, on 15/01/2018 at 16:12 said:
    Eu acordei hoje dizendo pra mim mesmo que não iria implicar com nenhum crente, mas daí entro neste blog e vejo essas “certezas” tão convictas…

    Mas fidideus, não precisa implicar kkkk são pontos de vista, oxe kkk vcs ateus defendem a ideia q Deus não existe, nós cristãos (não me considero crente kkk só cristão memo) defendemos a ideia q existe kkk não precisaficar mordido nem fazer beicinho kkk

  15. Elma Carneiro, on 15/01/2018 at 19:20 said:
    CRIATURO
    Essas possessões demoníacas só acontecem à quem acredita no mal do Senhor Demo, na verdade, isso não passa de uma manifestação mental, um delírio, um tipo de curto circuito cerebral que se manifesta quando a pessoa está fraca, cheia de problemas de difícil solução, a sensibilidade a flor da pele, descontrolada emocionalmente, sucedida de vontades recalcadas e, sobretudo quando estão em grupo vem um transbordamento psíquico denominado pela psicanálise de “histeria coletiva” muito comum nas igrejas cristãs neo pentecostais inspiradas nos ritos dos deuses africanos.

    Concordo um poko com vc, dona Elma, pelo q peskisei do tema, geralmente quem fica possesso são pessoas problemas difíceis, mas me pergunto, será q os problemas dificeis não teriam sido causados pelo próprio Tinhoso??

    Acho q os piores capirotos são os q não manifestam, ficam encondidinhos na pessoas, induzindo-a a más condutas e pecados q desembocarão onde? No lago q arde com fogo e enxofre. Triste.

    Por isso temos q orar, pedir perdão e procurar ter uma vida nos padrões da bíblia, o q não é fácil alcnçar, mas devemos persistir nesse ideal.

  16. Pô Barros eu achando que voCE era um sem vergonhas , mas já que possui vergonha da própria existência, peça Desculpas a humanidade por ter nascido…..hihihihi

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: