Hífen maldito, mal dito, mal-dito

houaiss

 

“Pé de moleque”. Quantas palavras você lê aí?

Resposta: uma, duas ou três, dependendo da acepção que você der ao termo “palavra”. Apesar do ódio que sinto por ele, preciso admitir que o hífen descomplica tudo em que se soca no meio. Em “pé-de-moleque” só é possível contar uma única palavra, não importa a definição de “palavra” que você esteja usando.

Mas, então: é pé de moleque ou pé-de-moleque? Aí depende de que parte do Acordo Ortográfico você escolher levar a sério.

O Decreto n˚ 6.583 de 29 de setembro de 2008 promulgou o texto do Acordo entre os países de língua portuguesa para unificação da ortografia, elaborado em 1990. Esse texto constitui-se de dois anexos: o primeiro contém as chamadas Bases; o segundo, uma Nota Explicativa. Lendo o item 1 da Base XV, qualquer um entende que não se deve empregar o hífen em palavras* compostas que contenham forma de ligação, como é o caso de de moleque, que tem aquele de ligando a moleque, já fazendo o papel do hífen. Entretanto, lendo o item 6.2 da Nota Explicativa, que trata justamente da Base XV, qualquer um também vai aprender que as regras de emprego do hífen nos compostos continua sendo a mesma do texto do Acordo Ortográfico de 1945, que exige o emprego do hífen para ligar duas ou mais palavras que, mantendo a própria ortografia e acentuação, perdem o significado para formar um novo vocábulo na língua, como pé-de-moleque.

Os brasileiros escolheram seguir a Base (pé de moleque); os portugueses, a Nota Explicativa  (pé-de-moleque). Resultado: o número de palavras escritas de forma diferente no português brasileiro e no de Portugal é maior hoje do que antes do Acordo que pretendia que a gente escrevesse do mesmo jeito.

 

NOTA: não estou aplicando a regra da translineação porque o editor de texto não permite.

______________________

* Palavras compostas que designam espécies botânicas ou zoológicas são sempre escritas com hífen: pé-de-cabra (planta), pé-de-galinha (planta), bem-te-vi (pássaro).

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: