Deus significa outra coisa

jesus na cruz

Deus é uma invenção da mente humana. Um amuleto. Uma muleta.

Quando um cristão diz “Vá com Deus”, ele está expressando sua vontade de que o criador de todo o universo acompanhe a pessoa da qual ele se despede, visto que, sendo todo-poderoso, Deus supostamente daria um excelente guarda-costas. Mas, como Deus não existe, o crente está dizendo apenas isso: “Espero que você chegue ao seu destino sem que nada de mal lhe aconteça”.

Quando diz “Se Deus quiser”, o cristão aparentemente está sugerindo que tudo acontece de acordo com as vontades do ser onipotente que detém o controle sobre todas as coisas, e que, assim sendo, ele está esperando que algo que ele deseja que aconteça também faça parte dos planos divinos. Mas, como Deus não existe, você pode substituir “Se Deus quiser” por “tomara que”, que dá no mesmo.

Quando exclama “Deus me livre!”, o crente poderia fazer alguém supor que ele espera que a divindade na qual ele foi ensinado a acreditar irá intervir em seu favor, evitando que algum mal o atinja. Mas, como Deus não existe, ele está apenas manifestando sua predisposição de sequer imaginar-se vítima desse mal.

Quando diz “Deus te abençoe”, o crente tenta se sentir suficientemente íntimo de seu “pai celeste” para pedir favores para uma outra pessoa, de forma a que aconteça um monte de coisas boas na vida daquela pessoa, mesmo sem que ela se esforce para tal, ou mesmo que não mereça, do ponto de vista do próprio Deus. Mas, como Deus não existe, ele só está dizendo “Espero que dê tudo certo pra você”.

Quando diz “Deus escreve certo por linhas tortas”, ele está querendo dar a entender que, mesmo quando acontece algo de terrível, maléfico, injusto, etc., aquilo faz parte dos planos de sua divindade cósmica particular, e que essa divindade quer mesmo que aquilo ocorra para desdobrar tais eventos em algo de bom, positivo, benéfico, etc. Mas, como Deus não existe, ele está dizendo: “Uma vez que isso já é fato consumado, agora é fazer por onde superar o ocorrido e continuar tocando a vida”.   

Quando ele diz “Graças a Deus!”, o crente está supostamente afirmando que algo de bom lhe aconteceu devido à intervenção de um protetor onipresente que sempre ouve suas preces e o protege de perigos. Mas, como Deus não existe, o que ele quer dizer é, simplesmente: “Ainda bem!”.

Quando o crente diz “Deus te perdoe”, teoricamente ele está manifestando seu desejo de que o bondoso criador do universo não cumpra a ameaça de mandar torturar você por toda a eternidade, no caso de você se recusar a gostar dele. Na verdade, o crente quer mesmo que você se dane, mas, como Deus não existe, isso não faz a menor diferença. 


.

7 Respostas

  1. Engraçado esse te to, pois, no atual momento, mesmo eu tendo plena convicção do meu ceticismo em relação a existencência de deuses, me pego usando esses bordões.
    O que tento falar agora é: me livrem de Deus!

  2. Ouvimos esses bordões desde crianças. Mesmo sendo incrédulo, costumava usar o ”se deus quiser”. Esse foi o último que deixei de usar. Na época, um colega cristão sempre me alertava que eu não deveria usa-lo, então passei a usar ”se Zeus quiser”, e ele continuou irritado comigo. Hehehe!

  3. Mesmo sabendo tratar-se de “expressões idiomáticas”, ou seja, ferramentas do idioma, eu não uso, por coerência com a realidade, nada do tipo “Valha-me, Deus!”, “Se Deus quiser”, etc.

  4. Um colega meu já me disse que, se eu estiver dentro de um avião caindo, eu vou gritar “Me ajude, meu Deus!”.

    Eu disse que não faria isso, porque Deus não costuma ajudar nem os crentes, que dirá eu!!!

  5. Jesus se balançando na cruz, ateus são engraçados…kkkkkkkkkkkkk
    para o crente Deus representa o melhor então fiquem com Deus.
    possuimos uma família terrena e outra espiritual onde uns “tentam” ajudar os outros! Claro que sujeitos a ERROS!

  6. Barros afirma varias vezes q Deus nao existe, mas nao tem provar kkk ou sera q ja vascularam o universo inteirinho e nao o acharam? ele poderia esconder dum lado enquanto vcs vasculham do outro kkk Deus poderia “dar um perdido” em vcs, por isso nao tem como “garantir” q Deus nao exista.

  7. Meu querido, você está coberto de razão. Mas a questão não é essa, mas sim o fato de que você, que é o crente que tem fé em Deus, que vai à missa e faz orações, etc., você, crente, não poder, em face de alguém como eu, que diz que Deus é uma ilusão, não poder provar o contrário, ou seja: que eu estou errado.

    Deus não existindo, eu não teria mesmo como prová-lo, como você bem argumentou.

    Mas não lhe parece que deveria ser algo extremamente fácil provar que Deus existe se ele de fato existisse?

    Ora, Deus atende orações, salva de perigos, livra de feras, para inimigos, está sempre ao teu lado… Caramba! Como que ninguém consegue provar que ele existe?

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: